misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Vaidade

Os efeitos benéficos do vinagre no organismo



ANEMIA

Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE

Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA

Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

CABELOS

Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda húmidos.

CÃIBRAS

Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

CALOS

Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA

Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA

O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

COCEIRA NA PELE

Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRA NOS OLHOS

Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água. COLESTEROL

O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS

À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL

O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE GARGANTA

Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

DOR DE CABEÇA

Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO

Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

ESQUECIMENTO

Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de urna mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (GASES)

Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos. FERIMENTOS

Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos. Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi reguiarmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais graves e livrando da morte vários soldados. Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã e conferir os resultados.

HEMORRAGIA

O vinagre de maçã também tem o poder de restabelecer o fluxo sangüíneo. Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia. O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos.

HIPERTENSÃO ARTERIAL (Pressão Alta)

Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana e a beringela, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

INTOXICAÇÕES Por ser um excelente anti-séptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos. Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos. A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.

MAL DE ALZHEIMER

Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12. Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre se revelaram benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes

MAL ESTAR

Coloque sobre seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o pano esfriar troque-o novamente por um outro morno. Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.

MANCHAS SENIS

As manchas que aparecem pelo como, comum na velhice, podem desaparecer com um tratamento à base de cebola e vinagre de maçã. Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçã e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas. Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.

MELHORA O METABOLISMO

Porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que, por ventura, tenham driblado as células de defesa. Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe, enfim, os beneficios provocam uma melhora geral no organismo.

MÚSCULOS CANSADOS

Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.
OBESIDADE

Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

ODORES NAS AXILIAS

Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas. Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores. OSTEOPOROSE
Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença. Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.

PERDA DE MEMÓRIA

Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar; em especial pela ingestão de álcool, a perda da de memória é mais comum, em pessoas de longa idade. As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal, contribuindo para a perda das capacidades mentais. Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.

PÉS CANSADOS

Basta caminhar por 5 minutos em uma banheira com água e meio copo de vinagre de maçã. A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos. Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.

PICADAS DE INSETO
Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas. Elas serão aliviadas e desinfectadas.

PÉ-DE-ATLETAS

e você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.

PROBLEMAS DE OUVIDO

Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas. A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador. Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para enxaguar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras.

PROBLEMAS DE PELE

Proteger a pele - acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele. Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.

PROBLEMAS URINARIOS

Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.

QUEIMADURAS ALCALINAS

No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado. Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas.

QUEIMADURAS DE MEDUSA

Não se deve ignorar as queimaduras de medusa. Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas. Em Massachusets, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte. Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.

RETARDA O ENVELHECIMENTO

Acredite que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.

REUMATISMOO reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatismo, se for ingerido diariamente.

SOLUÇOS

Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.

TOSSE NOTURNA

Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã. TUMORESOs tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.

ÚLCERAS

Estudos publicados em um jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.

VARICOCELE

O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes). Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã. O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês. Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maçã. Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos, necessita de uma intervenção cirúrgica.

VARIZES

Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora. Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.

R.PINHEIRO

terça-feira, 26 de agosto de 2008

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICIAS


A Portaria do Ministério da Educação e da Cultura, número 1.886 de 30 de dezembro de 1994, em seu artigo 9º, tornou-se obrigatória a apresentação de monografia para a conclusão de cursos superiores, como segue:
“Para conclusão do curso, será obrigatória a apresentação e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno”.
De acordo com a Portaria deste mesmo órgão, de número 3 de 09 de janeiro de 1996, estabeleceu-se, em seu artigo 16, que esta obrigatoriedade se dará aos alunos matriculados a partir de 1997.
Nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado esta obrigatoriedade sempre existiu, embora com outras denominações (dissertações para mestrado e teses para doutorado).
Com relação a aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, norma NBR 6023, 10520 e 14724, objetiva-se a melhoria da qualidade de apresentação dos trabalhos, bem como sua normatização.
Assim, além de cumprir as exigências do Ministério da Educação e Cultura, os trabalhos de conclusão de curso devem ser apresentados de acordo com a normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Todos os nossos trabalhos são desenvolvidos dentro das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o desenvolvimento de trabalhos universitários, tais como monografias, teses, dissertações, resenhas, fichamentos, entre outros.
Muitas universidades exigem a apresentação destes trabalhos de acordo com a resolução da própria instituição, com base nos padrões da ABNT, elaborando seus próprios manuais e roteiros de desenvolvimento de trabalhos. Neste caso, para a elaboração dos trabalhos dentro destas normas, faz-se necessário o fornecimento pelo contratante das normas exigidas pela instituição.Nossos trabalhos são desenvolvidos dentro dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – e de acordo com as regulamentações do Ministério da Educação e Cultura – MEC – para a realização de trabalhos de conclusão de cursos.

domingo, 24 de agosto de 2008

Nek - Sei Grande




Nek - sei grande


Ogni passo, ogni faccia, ogni cosa che fai

Ogni volta e' un massacro se tu te ne vai

Si lo so che mi piace fermarmi a pensarti

Ma se posso toccarti funziona di piu'.

E non serve spiegarti la storia che sei

[le parole son senza ritorno lo sai]

Preferisco appoggiare le labbra alle tue

[col respiro che si agita contro le mie]

Non mi va di parlare di ieri

Con la vita non ci sto mai pari

Tu sei molto diversa dagli altri, dai di piu'.
CHORUS:
A pensarci bene il bello di te

E' che viaggi sempre sulle mie frequenze, sei grande

Ed in certe cose sei come me

Non t'accontenti di essere una tra tante, sei grande
Ed do molto rispetto per ogni tua idea

[non la voglio cambiare per pazzesca che sia]

Non ti stresso per farti piu' simile a me

[che se fossi diversa non saresti piu' te]

Poi nessuno conosce nessuno

Non si sa mai con chi stai, pero'
CHORUS:
A pensarci bene il bello di te

E' che viaggi sempre sulle mie frequenze, sei grande

Prendi quel che serve fino che c'e'

Mi dai tanto e non te ne accorgi neanche

Sei grande, ma grande
CHORUS (x2):

A pensarci bene il bello di te

E' che viaggi sempre sulle mie frequenze, sei grande

Ed in certe cose sei come me

Non t'accontenti di essere una tra tante, sei grande

Você é importante - Tradução - Sei grande - nek


Você é importante - Tradução - Sei grande - nek


Cada passo, cada rosto, cada coisa que faz

Cada vez que você se vai é um massacre

Eu sei que me dá prazer parar prá pensar

Mas se posso te tocar vale muito mais
E não adianta explicar a história que existe

As palavras não têm retorno, você sabe

Prefiro apoiar meus lábios nos seus

Com a respiração ofegante de encontro à minha
Não me venha falar do passado

Com a vida não mais me comparo

Vc é muito diferente das outras , muito mais...
Pensando bem o que você tem de belo

É que está sempre na mesma sintonia que eu, você é importante

E em muitas coisas você é como eu sou

Não se contenta em ser uma entre tantas, você é importante
E respeito muito as suas idéias

Não as quero mudar por mais tolas que sejam

Não te estresso para que seja igual à mim

Pois se fosse diferente já não seria você
E depois, ninguém conhece ninguém

Não se sabe mais com que se está, mas...
Pensando bem o que você tem de belo

É que está sempre na mesma sintonia que eu, você é importante

Sempre guarda aquilo que é útil e

Me dá tanto e nem mesmo percebe

Vc é importante, vc é importante
Pensando bem o que você tem de belo... (repete)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Classificação Decimal Universal - CDU




























































































Classificação Decimal Universal - CDU


























O QUE É A CDU














A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. É o esquema de classificação utilizado na nossa biblioteca, enquadrado numa divisão física por áreas departamentais (Engenharias Alimentar, Civil, Mecânica e Electrónica) e por áreas comuns (Informática, Metodologia, Ciências Sociais e Matemática). As principais divisões da CDU são:
0 Generalidades. Informação. Organização. 1 Filosofia. Psicologia. 3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação. 4 Classe vaga. 5 Matemática e Ciências Naturais. 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. 7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos. 8 Linguagem. Linguística. Literatura. 9 Geografia. Biografia. Historia. Os documentos são classificados de acordo com o assunto principal que determina a cota que lhes é colocada na lombada e são arrumados na estante com o número de classe atribuído. Caso existam poucos livros para justificar a atribuição de uma estante a essa classe, estes são colocados na estante com a classificação decimal hierarquicamente superior, existente na biblioteca.
Exemplo:
550.34 Sismologia como existem poucos exemplares com esta classificação, estão arrumados em
55 Geologia Se tomarmos uma classe principal, por exemplo, 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. podemos ver como se subdivide:
61 Ciências Médicas.62 Engenharia. Tecnologia em Geral.63 Agricultura. Silvicultura. Agronomia. Zootecnia.64 Ciência Doméstica. Economia Doméstica.65 Organização e Administração da Indústria, do Comércio e dos Transportes.66 Tecnologia Química. Indústrias Químicas.67 Indústrias e Ofícios Diversos.68 Indústrias, Artes e Ofícios de Artigos Acabados.69 Construção Civil. Materiais de Construção. Prática e Processos de Construção.
A subclasse 62 Engenharia. subdivide-se por sua vez em:
620 Engenharia em Geral. Testes dos Materiais. Energia. 621 Engenharia Mecânica. 622 Engenharia de Minas. 623 Engenharia Naval e Militar. 624 Engenharia Civil e Estruturas em Geral. Infra-estruturas. Fundações. Construção de Túneis e de Pontes. Superestruturas. 624 Engenharia Civil divide-se em áreas diferentes que podem por sua vez ser divididas novamente em áreas ainda mais especializadas:
624.01 Estruturas e elementos estruturais segundo o material e o processo de construção. 624.011 Estruturas e materiais de origem orgânica. 624.012 Estruturas de alvenaria. 624.012.45 Estruturas de betão armado. 624.1 Infra-estruturas das construções. Fundações. Construção de túneis. 624.2/.8 Construção de pontes..........etc. e assim infinitamente...
Quando o utilizador ao pesquisar no catálogo em http://www.bib.ualg.pt/ desconhece o autor ou o título da obra poderá realizar a consulta por CDU.

História das Olimpíadas


Em honra a Zeus, a Grécia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, na confluência dos rios Alfeu e Giadeo, onde se erguia a cidade de Olímpia, que a partir do ano 776 a.C. cedeu seu nome para aquele que viria a ser a maior competição esportiva em toda a história da humanidade, os Jogos Olímpicos - mais tarde, genericamente Olimpíadas - , que teve como primeiro vencedor o atleta Coroebus, cingido por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória.


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Donne







Dez anos mais jovem‏


Estudo: Chá ajuda a preservar a memória.‏


O consumo freqüente de chá ajuda a saúde mental dos idosos, preserva a memória e reduz os riscos de declínio da capacidade cognitiva, sugere um estudo realizado na Universidade de Cingapura.
A pesquisa observou 2,5 mil idosos com idade acima dos 55 anos durante dois anos para avaliar as mudanças na capacidade cognitiva dos participantes como a atenção, memória e habilidade visuo-espacial.
O estudo considerou a quantidade de chá verde e preto que os participantes ingeriam e a freqüência.
Segundo os resultados, publicados na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, 35% dos participantes que não bebiam chá demonstraram uma queda média de dois pontos no número de pontos atingido nos testes de memória, o que indica declínio cognitivo.
No entanto, cerca de 65% dos participantes que bebiam pelo menos duas xícaras de chá diariamente mantiveram os mesmos resultados nos testes cognitivos dois anos depois do início da pesquisa.
Os cientistas sugerem que a descoberta pode auxiliar na redução no risco de demência entre os idosos, já que o declínio cognitivo pode progredir para o mal de Alzheimer.
"O potencial efeito do consumo de chá contra o declínio cognitivo em idade avançada tem uma importância grande, já que a população está envelhecendo rapidamente e há grande incidência de demência vascular e de Alzheimer", diz o estudo.
Substâncias
O estudo ressalta que o efeito preventivo do chá não está relacionado a apenas uma substância, mas “ao efeito sinérgico de vários de seus componentes químicos”.
Entre as substâncias que poderiam influenciar a capacidade cognitiva, os pesquisadores destacam o polifenol - uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares - e a teanina, um aminoácido conhecido pelo seu efeito relaxante.
De acordo com a pesquisa, apesar de a cafeína também estar presente nas folhas dos chás preto e verde, os cientistas não observaram nenhuma relação entre o consumo de café e uma melhora no desempenho cognitivo.
Por isso, o estudo afirma que é "menos provável" que a cafeína presente no chá tenha algum efeito na prevenção da perda de memória observada no estudo.

FONTE: BBC Brasil On LineData: 18/08/2008

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Foto By Liberi Pensieri (*.*§)


The library of Admont Benedictine Monastery


Architectural aspects
Soon after its completion in 1776 the library of Admont Benedictine Monastery was described as a “particularly splendid room” and also called the “eighth wonder of the world”.
On the one hand, this enviable fame of course arises from the magnificent artistic decoration of the room in the form of ceiling frescoes by Bartolomeo Altomonte, the wood carvings of Josef Stammel and the white and gold bookcases with the many fine bindings contained therein. On the other hand, one’s eye is fascinated by the overall spatial view of the library room itself.
With dimensions of 70 metres in length, 14 metres wide and roughly 13 metres high, the Admont Monastery library is the largest monastery library room in the world. The creator of this truly magnificent space was the Viennese architect Josef Hueber. He probably began planning the construction of the library hall in 1764 and its erection was presumably completed in 1773.
Josef Hueber took the State Hall of the Imperial Court Library (now National Library) in Vienna as the pattern for his design and planned a space divided into three rooms and roofed over by series of seven large cupolas. The central room is covered by a single large vault, while each of the two other rooms to the North and South possesses three eliptical cupolas.
This division of the space into three gives the very long hall pleasing proportions and a harmonious overall appearance. A gallery held up by consoles runs along the two long side rooms and emphasises the two-storey effect while lessening the feeling of the height of the cupolas.
The central part is treated differently: the architect has deliberately set a “vertical accent” through the twelve marble pillars supporting the vault and by doing without the gallery. The middle hall contains the Most High: the Divine Revelation in the form of the cupola frescoes portraying the personified Divine Wisdom, various editions of the Bible, and the Church Fathers presented in the prints displayed on the bookshelves.
A work of art of a quite special type is the floor of the library. Over 7,000 diamond-shaped stone flags of white, red and grey marble have been so cleverly arranged in geometric patterns that they can be seen as ribbons, zigzag lines, cubes or areas of step formations, depending on the subjective view of the beholder.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

sábado, 16 de agosto de 2008

Arquitetura de Bibliotecas (*.*§)


Arquitetura de Bibliotecas ... renovação espacial de uma biblioteca pública.

Sugestões, clique no título do documento para acessá-lo:
> TRINKLEY, Michael. Considerações sobre a construção e reformas de bibliotecas: planejamento para preservação. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva de Bibliotecas e Arquivos, 2001.
> LUSHINGTON, Nolan. The design and evaluation de public library buildings. Hamden, Conn. Library professional publications, 1991. 210 p
(Localização: Biblioteca de Arquitetura da UFF - 727.8 L969 1991)
> BRAWNE, Michael. Bibliotecas, arquiteturas, instalaciones, Libraries. Barcelona, Espanha: Ed. Blume, 1970. 1 v
(Localização: Biblioteca Central Gragoatá - UFF - 022.3 B 827)
> HENNING, Wolfram. Construção de bibliotecas na Alemanha: conceitos e exemplos.Texto de palestra realizada, pelo Instituto Goethe de São Paulo, como abertura do Workshop: Conceitos de Bibliotecas e Arquitetura de Biblioteca. O autor é especialista no tema construção e administração de bibliotecas, enfoca o panorama atual desta discussão na alemanha e apresenta alguns projetos especialmente escolhidos. Os três grupos de participantes do workshop, desenvolveram inspirados projetos de como as bibliotecas do futuro se apresentarão, além de revisar e aperfeiçoar os conceitos discutidos no evento. Os produtos deste trabalho estão também disponibilizados na página.
> MAZZONI, Alberto Angel, TORRES, Elisabeth Fátima, OLIVEIRA, Rubia de et al. Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. Ci. Inf., May/Aug. 2001, vol.30, no.2, p.29-34. ISSN 0100-1965. Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias.
> MIRANDA, Antonio (1998) Arquitetura de bibliotecas: experiência brasileira. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. In Proceedings X SNBU. Fortaleza (Brasil).Análise de experiências nas construção de prédios de bibliotecas universitárias no Brasil a partir de pesquisa acadêmica de Valci Augustinho (1987) ressalta problemas com materiais de construção e a desconsideração à regionalização climática, bem como os estudos de José Galbinsky e Antonio Miranda (1993) que rogam por plejamento prévio sobre estruturas sistêmicas para modelagem do uso do espaço físico. Consequentemente, considera-se que o prédio do futuro deva ser flexível, compacto, acessível, suscetível de ampliação, variado, organizado, confortável, dotado de constância do ambiente, seguro e econômico, sem esquecer ainda da questão da ecologia e da ergonomia. O impacto das novas tecnologias no design é também focalizado. Afirma, em conclusão, que ser mais ou menos inteligente não depende apenas de quanto mais ou menos tecnologias sejam introduzidas nos projetos arquitetônicos, e sim da capacidade de garantir a renovação dessas mesmas tecnologias sem causar traumas aos prédios mais antigos. O conceito de biblioteca inteligente pressupõe tanto a sua modernização tecnológica quanto a sua capacidade de contínua renovação, de forma sustentável.
> BARBALHO, Celia Regina Simonetti. Leituras espaciais : o sentido semiotico do edificio da biblioteca. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO 19., 2000, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre : PUCRS, 2000. 19p. Analisa, semioticamente, os edificios da biblioteca enquanto elemento que se coloca sob o olhar do usuario para ser contemplado e como instrumento de seducao ou rejeicao para uso do espaco de leitura
> GALCUEL, Jaqueline. Um espaco para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca.Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1987. 302 p.
--------------------------------------------------------------------------------------Parte 2 - Sobre bibliotecas públicas:
> Estrada Cuzcano, Alonso. LA BIBLIOTECA PÚBLICA: institución democrática al servicio de los ciudadanos. Informação & Sociedade: Estudos; v.12 n.2 2002 Desde su aparición en el siglo XIX, las bibliotecas públicas modernas se erigieron en instituciones abiertamente democráticas y al servicio de los ciudadanos, tienen como característica fundamental el libre acceso a la información, sin restricciones de edad, creencia, ideología, raza, entre otros y brinda servicios que mayoritariamente son gratuitos. Las bibliotecas públicas son la mejor expresión de las sociedades democráticas y generan formas de inclusión social e inserción social plena. Un ciudadano que posee con información puede tener una visión crítica y creativa acerca de su entorno y una mayor posibilidad de participación en sociedad. Aquí recogemos los manifiestos de la UNESCO, algunos instrumentos internacionales en cuyos principios y objetivos se apoyan las bibliotecas públicas. También hacemos una pequeña génesis de la sociedad de la información y su interrelación con las bibliotecas públicas, desarrollamos algunos programas propuestos por la Unión Europea, España y América Latina. Finalmente y luego del fatídico 11 de setiembre señalamos los peligros de la censura y la violación de la intimidad en las bibliotecas públicas y remarcamos la importancia de la libertad intelectual.
> BIBLIOTECA pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. de Processos Técnicos, 2000. 160p. Documentos técnicos; 6. ISBN 85-85023-83-X (broch.) Conteúdo: Cap. 1: A Biblioteca pública -- cap. 2. Gestão de bibliotecas públicas -- cap. 3. Um prédio funcional -- cap. 4. Formação do acervo -- cap. 5. Tratamento técnico do acervo -- cap. 6. A biblioteca como centro de informação e leitura da comunidade -- cap. 7. Preservação e conservação do acervo -- cap. 8. Informatização.
> MIRANDA, Antonio. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 6, n. 1, jan./jun. 1978. p. 69-75.
RESUMO: Os princípios que deveriam consubstanciar a missão da biblioteca pública, como elemento de integração nacional no Brasil, são: 1) promover o idioma nacional e a indústria editorial; 2) fornecer publicações oficiais para informar os cidadãos sobre sua participação em políticas públicas; 3) fornecer livros e outros materiais para o estudante (e o autodidata); 4) apoiar campanhas de alfabetização e fornecer livros adequados aos neo-alfabetizados; 5) ser depositária do acervo da inteligência e da história do município ou região; 6) prestar serviços de informação técnica, comercial e turística às firmas locais e aos cidadãos. Tais objetivos e metas seriam gradualmente atingidos segundo as disponibilidades locais e cada biblioteca, mesmo sendo parte de um sistema, determinaria a sua própria política.
> SUAIDEN, Emir José. The public library in the context of the information society. Ci. Inf., May/Aug. 2000, vol.29, no.2, p.52-60. ISSN 0100-1965.
> USHERWOOD, Bob. A Biblioteca pública como conhecimento público. Lisboa: Editorial Caminho, 1999.
Resumo: O autor britânico, professor da Universidade de Sheffiels, analisa aqui o papel das bibliotecas públicas na vida social, econômica e política, e sugere que os valores adotados pela sociedade e pelos profissionais das bibliotecas contribuem para moldar o mundo da informação a cuja construção assistimos. Aborda ainda as implicações mais vastas do conceito de "conhecimento público".
Publicado em: 03/10/2006Atualizado em: 18/10/2006, 24/10/2006

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

DATAS NATALÍCIAS

Veja se o dito para a data em que você nasceu bate com a sua forma de agir.




























































































































misabellC search

Pesquisa personalizada