misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cérebro feminino versus masculino

Cérebro feminino versus masculino
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 | 21:28

Quando demitiram o reitor da Universidade de Harvard por ele ter afirmado que homens são mais inteligentes que mulheres, lembro que muita gente perguntou minha opinião a respeito. O que acho? Somos nitidamente diferentes. Quanto antes conseguirmos perceber isto, melhor será o nosso relacionamento e compreensão em relação ao sexo oposto. Uma coisa é certa: os homens têm uma capacidade muito maior de focar (concentrar-se) em um determinado assunto abstraindo-se totalmente do ambiente externo. Será que essa característica melhora a capacidade deles para ciências abstratas? Por outro lado, as mulheres estão geralmente mais atentas ao que acontece ao seu redor, o que pode dificultar um estudo que exige muita concentração. Mas elas conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Será isso genético ou resultado de treino? Uma experiência realizada na Finlândia mostrou resultados muito interessantes e pode ajudar a responder essa pergunta.

Mulheres são capazes de exercer múltiplas funções

Uma das nossas características, mulheres, é conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo. A mulher que fica em casa tem que estar atenta ao bebê que chora, à panela no fogo, ao filho de dois anos enfiando o dedo nas tomadas e assim vai. Temos que estar sempre com todos os neurônios ligados. Agora observem um homem assistindo a um jogo de futebol na TV. Ele se desliga totalmente do mundo externo. O médico e pesquisador Paulo Saldiva diz que existe um método muito simples para uma mulher anular o cérebro de um homem: basta lhe dar o controle da TV e duas latinhas de cerveja.

Genético ou ambiental?

Essa solicitação diferente já existia nos homens das cavernas. Enquanto o homem tinha que concentrar toda a sua atenção na caça a mulher precisava exercer várias funções cuidando dos filhos e da alimentação. Na vida moderna a necessidade da mulher exercer múltiplas funções só aumentou, e muito. Frequentemente com uma tripla jornada: trabalho, filhos e casa. Será que somos treinadas para isso ou temos uma maior plasticidade do cérebro?

O que mostrou a experiência da Finlândia?

Com a taxa de natalidade em queda, os governos de vários países da Europa, entre eles a Finlândia, têm oferecido benefícios para incentivar casais a terem filhos. Naquele país, os pais podem ficar 9 meses afastados do trabalho mantendo seu salário integral. Só que com uma diferença: seis meses o bebê fica só com a mãe e três meses só com o pai.

No início os novos pais ficaram apreensivos

Seriam capazes de cuidar sozinhos do bebê e dos afazeres domésticos? Será que três meses afastados do trabalho não iriam prejudicá-los na carreira? Mas não tinham muita escolha. Ou aceitavam ou perdiam esse direito. E resolveram arriscar.

E adivinhem o que aconteceu?

Os pais voltaram muito mais aptos a exercer múltiplas funções - o que lhes conferiu vantagens também no trabalho. A conclusão é óbvia. Mesmo que ao nascer tenhamos aptidões diferentes, o treino pode ser muito útil. Pergunto: será que vale a pena propormos ao nosso congresso que aprove a licença paternidade?

Por Mayana Zatz

http://veja.abril.com.br/blog/genetica/

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Código morse



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo elétrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímans que funcionam para emissão ou recepção de sinais.

Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos:

pulsos eléctricos transmitidos em um cabo;
ondas mecânicas (perturbações sonoras);
sinais visuais (luzes acendendo e apagando);
ondas eletromagnéticas (sinais de rádio);
Este sistema representa letras, números e sinais de pontuação apenas com uma seqüência de pontos, traços, e espaços.

Portanto, com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais avançadas, o uso do código morse é agora um pouco obsoleto, embora ainda seja empregado em algumas finalidades específicas, incluindo rádio faróis, e por CW (continous wave-ondas contínuas), operadores de radioamadorismo. Código morse é o único modo de modulação feito para ser facilmente compreendido por humanos sem ajuda de um computador, tornando-o apropriado para mandar dados digitais em canais de voz.

Código morse pode ser transmitida de muitas maneiras: originalmente como pulso elétrico através de uma rede telegráfica, mas também como tom de áudio, como um sinal de rádio com pulsos ou tons curtos e longos, ou como sinal mecânico ou visual (ex: sinal de luz) usando ferramentas como lâmpadas de Aldis e heliógrafos. Porque o código morse é transmitido usando apenas dois estados — ligado e desligado — é uma estranha forma de código digital. O código morse internacional é composto de seis elementos:

Sinal curto, ponto ou 'dit' (·)
Sinal longo, traço ou 'dah' (-)
Intervalo entre caracteres (entre pontos e traços)
Intervalo curto (entre letras)
Intervalo médio (entre palavras)
Intervalo longo (entre frases)
Portanto, o comprimento variável de caracteres do código morse dificulta a adaptação à comunicação automatizada, então foi amplamente substituída por mais formatos regulares, incluindo o Código Baudot e ASCII.

O que se é chamado hoje de código morse difere em parte do que foi originalmente desenvolvido por Morse e seu assistente, Alfred Vail. Em 1948 uma distinção das seqüências do código, incluindo mudanças a onze das letras, foi feita na Alemanha e eventualmente adotada como o padrão mundial como Morse Internacional. A especificação original do código de Morse, muito limitada para o uso nos Estados Unidos, tornou-se conhecida como Railroad ou Código morse Americano, e atualmente é muito raro o seu uso.

happy hour - Amarula

ATENÇÃO! LEIA ABAIXO PRIMEIRO, ANTES DE VER O VÍDEO !!! O vídeo é Francês, mas você não precisa entender francês. O vídeo é sobre uma fruta que dá em uma árvore africana. Se ela é retirada da árvore, é excelente de paladar e não há nenhum problema em comê-la, no entanto, se ela não é retirada da árvore, ela fermenta e cai do pé. É a Amarula. Fermentada, ela desenvolve propriedades similares ao álcool... e já que a fruta fermentada está no chão e a luta pela sobrevivência cansa, todos os animais são convidados a participarem do HAPPY HOUR NA SELVA !Happy Hour na selva





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Amarula é um licor, preparado do creme ou da fruta da marula, da árvore africana maruleira (Sclerocarya birrea), particularmente a árvore também é chamada de elephant tree (árvore do elefante) ou marriage tree (árvore do casamento). A árvore cresce na savana africana (região da África subequatorial) e não é cultivada pelo homem. A Amarula passou a ser comercializada em 1989. A bebida possui um sabor suave semelhante ao caramelo. Pela associação da árvore da marula com elefantes, o fabricante fez do elefante o símbolo da marca comercial e suporta um programa de conservação destes animais

Veja os principais motivos que fazem o contribuinte cair na malha fina‏

25/02/2010 - 09h11
Veja os principais motivos que fazem o contribuinte cair na malha fina

da Folha Online


A malha fina é um procedimento que visa interceptar declarações de Imposto de Renda para averiguação mais detalhada. Normalmente caem na malha fina as declarações que possuem dados considerados errados ou incompletos pela Receita Federal.

Leia o especial sobre a declaração do IR de 2010
Restituição do IR dá prioridade a idosos e a quem entrega declaração antes
Confira quem deve declarar o Imposto de Renda 2010

A cada ano que passa a malha fina fica mais forte, já que o avanço da tecnologia permite à Receita Federal cruzar dados enviados pelos próprios contribuintes ou pelas empresas com quem eles tiveram algum tipo de relacionamento financeiro ou trabalhista.

Em 2009, cerca de 1 milhão de declarações do IRPF ficaram retidas na malha fina, quase três vezes mais que as 361 mil do ano anterior.

O próprio contribuinte pode colaborar para acelerar sua saída da malha fina. Para isso, ele deve acessar o site da Receita Federal e informar os números do CPF e do comprovante de entrega da declaração. O sistema permite, então, visualizar o motivo da entrada na malha fina. Caso o contribuinte corrija a informação através de uma declaração retificadora, ele é liberado.

Se não fizer isso, o contribuinte deve esperar ser chamado pela Receita Federal, que tem um prazo de cinco anos para convocá-lo.

Confira os principais motivos para cair na malha fina:

Rendimentos

O principal motivo para um contribuinte cair na malha final é a omissão de rendimentos. Isso acontece quando ele deixa de declarar uma renda ou parte de um rendimento, como recebimento de aluguel ou ganho em aplicações financeiras.

Além da ausência dos rendimentos, a diferença entre o rendimento declarado entre a fonte pagadora e o contribuinte é o segundo maior motivo das inclusões na malha fina.

Aconselha-se aos contribuintes que guarde todos os comprovantes salariais --em especial os informes de rendimento- para provar que os valores estão corretos.

Falta de recolhimento

O contribuinte pode entrar na malha fina devido à falta de recolhimento do imposto pela empresa.

Neste caso, o empregador não apresentou a Dirf (Declaração de Imposto Retido na Fonte). Para resolver isso, o contribuinte precisa comprovar que o valor foi deduzido do salário, para que a Receita cobre o pagamento da empresa.

Despesas com saúde e educação

Divergências sobre informações com despesa médica também costumam gerar problemas na declaração que levam à malha fina. Geralmente, deduções de despesas médicas ou de educação caem na averiguação mais detalhada para conferir se realmente foram feitos.

A insistência da Receita Federal nesses casos é justificada: é comum o Fisco descobrir que contribuintes forjaram recibos ou deduziram despesas que não possuem esse privilégio.

Por conta disso, a Receita publicou no fim de 2009 norma instituindo a Declaração de Serviços Médicos, que será entregue por profissionais de saúde e trará o CPF e o valor recebido de cada paciente atendido por profissionais como médicos, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas.

A intenção da Receita é cruzar esses dados com os declarados pelo contribuinte pessoa física no Imposto de Renda, e evitar a declaração de despesas médicas falsas.

Não entram na dedução, por exemplo, gastos realizados em farmácias. Já em educação, não são passíveis de dedução cursos diversos (incluindo idiomas e informática) e material escolar.

Patrimônio incompatível com renda

Também é comum a retenção nos casos de variação patrimonial incompatível com a renda do mesmo período. E não declarar o patrimônio não adianta, já que a Receita tem conhecimento dos investimentos e bens dos contribuintes através da outra ponta.

No caso de compra e venda de imóveis, por exemplo, as construtoras e imobiliárias informam as vendas ou alugueis através de um documento chamado Dimob (Declarações de Informações de Atividades Imobiliárias), com a qual a Receita toma conhecimento da compra feita pelo contribuinte. Documentos semelhantes --chamados de obrigações acessórias-- são expedidas por cartórios e empresas de cartões de crédito, entre outros, e são igualmente colocados à disposição da Receita para fazer a comparação com a declaração do IR.




Outras notícias sobre o Imposto de Renda 2010

O que é o Imposto de Renda?
Confira as principais novidades da declaração do IR em 2010
Faça o download dos programas para o IR 2010 na Folha Online
Especial

Leia o especial sobre a declaração do IR de 2010

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u697207.shtml

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Papas da Língua - Espelho meu

Espelho meu
Papas da Língua
Composição: Serginho Moah


Perdi os anos todos
Em cada ano mais
Um pouco da virtude
Que todo homem traz

Gastei o tempo todo
A desprezar paixões
Do rancho imenso e fundo do orgulho
Eu fui o capataz
Eu fui o capataz

Ah, onde está o meu você?
Ah, ah, ah, ah, ah... onde está o meu você?
Sei que ninguém vai perdoar
Nem mesmo há o que perdoar
É mesmo assim

E desejei amanhecer em paz
Em outros tempos atrás
Pedindo a Deus que para amar
Não fosse tarde demais

Ah, espelho meu
Ah, ah, ah, ah, ah... existe alguém
Mais triste do que eu?
Ah, espelho meu
Ah, ah, ah, ah, ah... existe alguém
Mais triste do que eu?

Sonhei os sonhos todos
Imaginando o céu
E dele fui seu prisioneiro
Em cela de papel
Em cela de papel

Joguei o jogo de jogar
Com A E I O U
E penetrei naquelas almas
Olhos de Capitu
Olhos de Capitu

Ah, onde está o meu você?
Ah, ah, ah, ah, ah... onde está o meu você?
Sei que ninguém vai perdoar
Nem mesmo há o que perdoar
É mesmo assim

E desejei amanhecer em paz
Em outros tempos atrás
Pedindo a Deus que para amar
Não fosse tarde demais

Ah, espelho meu
Ah, ah, ah, ah, ah... existe alguém
Mais triste do que eu?
Ah, espelho meu
Ah, ah, ah, ah, ah... existe alguém
Mais triste do que eu?

Espelho, espelho meu
Espelho, espelho meu
Espelho, espelho meu
Espelho, espelho meu

Espelho, espelho meu
Espelho, espelho
Espelho meu
Espelho, espelho meu
Espelho, espelho meu

Beleza, Tratamentos



Botox aos 26 anos: cedo demais?
terça-feira, 22 de dezembro de 2009 | 3:03


Tenho 26 anos e estou com medo de ficar com rugas entre as sobrancelhas. Minhas marcas são muito leves, só eu mesma percebo, mas me preocupo porque, quando me concentro, minha testa fica franzida. É cedo para eu colocar Botox? Ouvi falar que esse é o melhor modo de prevenir rugas. Mas minha mãe diz que, como sou jovem demais, o Botox vai me deixar com uma aparência totalmente artificial, sem expressão nenhuma. Qual sua opinião? Obrigada (Beatriz)


Beatriz, aplicar toxina botulínica (princípio ativo do Botox) é um modo eficaz de prevenir rugas de expressão, como aquelas entre as sobrancelhas. Essas rugas são causadas pela contração repetida anos a fio de músculos que ficam abaixo da pele. Conforme o músculo contrai, ele repuxa a pele que o recobre e, com o tempo, isso deixa marcas. Sob a ação da toxina botulínica, a pessoa fica impedida de contrair os músculos causadores da ruga. Assim, a marca na pele suaviza e não se acentua mais. Além das rugas entre as sobrancelhas, o tratamento suaviza e previne rugas na testa e pés de galinha.


A idade ideal

A idade para começar o uso de Botox varia. Quem ainda não tem ruga de expressão, não precisa disso. Mas, a partir do momento em que a ruga aparece, vale a pena investir no tratamento. Só assim dá para impedir a evolução de um processo que, de outra maneira, se agravará com o tempo.


Rosto paralisado

É normal ter medo de ficar com aparência artificial. Se a toxina for colocada em excesso, a expressão do rosto muda. Por outro lado, uma aplicação bem dosada deixa um efeito bonito e natural. O objetivo é relaxar, e não paralisar os músculos tratados. A desvantagem de colocar uma dose menor é que o tempo de efeito é mais curto. Mas, na minha opinião, é a melhor opção.


O seu caso

Para definir se a toxina é o melhor tratamento para você, passe por uma avaliação com seu dermatologista. Se de fato a ruga já existir, pode ser interessante fazer a aplicação. Mas se ela ainda não tiver aparecido, espere um pouco mais. Por enquanto, use hidratante facial, um creme preventivo contra envelhecimento e um filtro solar.


Leia também

Botox traz felicidade?

Por Lucia Mandel

http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude

Índice Ultravioleta

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 | 6:30

A essa altura você já sabe que tomar sol em excesso aumenta o risco de câncer de pele, não é mesmo? Mas sabia que, para ter risco aumentado de câncer, conta o sol que você tomou a vida toda, desde criança? Por isso é que tanto se fala na importância da proteção solar, que deve começar o mais cedo possível.

O efeito cancerígeno do sol acontece por conta dos raios ultravioleta. Existem três tipos deles: os ultravioleta A, B e C (UVA, UVB, UVC). O UVC não nos atinge, porque ele é totalmente filtrado pela camada de ozônio da atmosfera. Sobram o UVA e o UVB. O UVA praticamente não é filtrado pela atmosfera, e chega até nós desde a manhã até o final da tarde. E o UVB é parcialmente filtrado e nos atinge principalmente nos horários em que o sol está mais forte, entre 10 e 16 horas.

O índice ultravioleta (IUV)

O IUV cataloga o grau da potencia da radiação ultravioleta que nos atinge durante uma hora, no horário de pico do sol. A escala vai de 1 a 11. Para chegar ao valor do IUV, algumas variáveis são levadas em consideração, como condições climáticas, estação do ano, presença de nuvens ou neblina, espessura da camada de ozônio, altitude e poluição. O índice, tal qual a previsão do tempo, é calculado para o próprio dia e para alguns dias adiante. É mais uma referencia que você pode usar na hora de planejar sua atividade de lazer. Assim você se programa e aproveita o dia sem esquecer de cuidar da saúde.

Veja abaixo a tabela de IUV disponível no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) os cuidados recomendados para cada resultado.





Índices baixos (1 ou 2) indicam que é seguro sair sem proteção. A proteção é necessária a partir de IUV 3. Nesse caso, fique à sombra nos horários de pico, use filtro solar, roupas, chapéu ou boné e óculos escuros. Índices mais altos, a partir de 8, requerem cuidados intensos. Não se exponha ao sol nos horários próximos ao meio-dia e tome todas as medidas anteriores, com atenção redobrada.
O IUV foi criado por agências americanas, e hoje é calculado para todas as cidades do mundo. As informações sobre o IUV acompanham a previsão do tempo em alguns jornais e meios especializados. Existem vários sites onde você pode obter a informação sobre o IUV da sua cidade. Por exemplo, no Wheather Channel ou no site do CPTEC – Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.

Por Lucia Mandel

Como escolher seu filtro solar

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 | 0:45


Você passa um tempão escolhendo os óculos, o chapéu e as sandálias que vai levar à praia. Nada mais justo que gaste um tempo também escolhendo o protetor solar mais adequado. Quando for comprar o seu, aí vão algumas dicas que podem ajudar:

Escolha FPS 30 ou mais

Se você tem a intenção de pegar uma corzinha e por isso prefere usar um FPS 8, ponto negativo. Por mais que você goste de um bronzeado, isso aumentará seu risco de desenvolver rugas, manchas e câncer de pele no futuro. O FPS 8 não é suficiente. O valor mínimo recomendado é FPS 30.

Observe se o filtro é eficaz contra raios ultravioleta A (UVA)

O FPS indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB. Até algum tempo atrás, a proteção anti-UVA em filtros solares não era obrigatória e não vinha indicada no rótulo. Acreditava-se que apenas o UVB fosse cancerígeno - o UVA era considerado “bonzinho”. Hoje se sabe que o UVA provoca manchas, rugas e aumenta a predisposição ao câncer de pele. Por isso filtros atuais têm proteção anti-UVA, e essa informação consta no rótulo. Ela pode vir especificada de algumas maneiras, dependendo da procedência do produto.

Filtros que seguem normas americanas, regulamentadas pelo FDA, costumam usar cruzinhas para indicar o grau de proteção anti-UVA. Assim, os símbolos UVA+, UVA++, UVA+++ e UVA++++ significam, respectivamente, grau de proteção baixa, média, alta e muito alta. Prefira filtro que tenha no rótulo UVA+++ ou UVA++++. Indústrias que seguem normas européias estampam um logotipo com a sigla UVA dentro de um círculo. Ele indica que o filtro protege contra UVA e que essa proteção é de pelo menos um terço do valor do FPS, o que é considerado satisfatório.

Infelizmente, a legislação brasileira é imprecisa em relação a esse assunto, ao contrário da americana e européia. Assim, filtros feitos no Brasil costumam indicar que agem contra UVA, mas nem sempre quantificam o grau dessa proteção.

Pele normal, oleosa, mista ou ressecada

Pele normal se adapta bem a qualquer tipo de protetor solar. Se for seu caso, use o que mais agradar, seja em creme, loção, mousse, gel ou outro. Peles oleosas ou mistas precisam de produtos menos gordurosos, sem óleo na composição. Hoje, a indústria farmacêutica produz cremes sem óleo, com toque bem seco, e alguns até ajudam a reduzir a oleosidade da pele. Peles secas se adaptam melhor a filtros hidratantes e mais gordurosos. A tabela abaixo pode ser útil na hora da escolha:

Pele normal: creme, mousse, loção, loção sem óleo, gel-creme ou gel.
Pele mista, oleosa ou com espinhas: loção sem óleo, gel-creme, gel ou gel aquoso.
Pele seca: creme ou loção hidratante.

Praia e piscina pedem filtro resistente à água

A informação “resistente à água” também fica no rótulo. Mas é importante lembrar que a eficácia do produto não se mantém após o mergulho. Por isso, reaplique o filtro depois de se secar. Se você usou uma toalha, o FPS cai ainda mais, porque um pouco do filtro solar sai com a fricção.

Não economize na aplicação

Comprou um filtro caro e agora está com dó de usar? Então você errou na compra. Existe uma quantidade ideal de creme a ser aplicada para garantir que o FPS do rótulo atue na sua pele. E essa quantidade não é pouca. Por exemplo, para rosto e pescoço o ideal é aplicar uma colher de chá do filtro. Faça um teste e veja se você usa essa quantidade. Ainda para garantir o FPS do rótulo, você deve reaplicar o produto a cada 2 horas e também quando você suar ou se molhar. Uma idéia é passar um filtro mais sofisticado no rosto e pescoço e reservar um mais barato para usar à vontade no corpo, sem economia.

Maquiagem com filtro solar

Ao escolher uma base ou pó compacto, prefira o que inclui filtro na formulação. Isso ajuda na proteção contra o sol que a gente pega sem querer no dia-a-dia. Mas se você for sair em dia de sol forte, o filtro solar tradicional é indispensável. Aí você pode usar a maquiagem por cima do protetor.

Por Lucia Mandel

Como eliminar manchas em torno dos olhos?

terça-feira, 19 de janeiro de 2010 | 14:49

Gostaria de saber qual é o melhor tratamento para acabar com manchas de xantelasma ao redor dos olhos. Obrigada! (Lylia)

Pessoas com xantelasma desenvolvem lesões elevadas e amareladas nas pálpebras, principalmente nas superiores. As manchas refletem um acúmulo de gordura e de colesterol na pele. Na média, uma em cada duas pessoas com xantelasma encontra alterações no colesterol dosado no sangue. Por isso, a primeira coisa a fazer é dosar seu colesterol. Se ele estiver alto, trate-o. Isso é fundamental para a saúde, mas não reduzirá o xantelasma, pois a redução dos níveis de colesterol não diminui a lesão na pele.

Quanto ao tratamento da pele, existem algumas opções. A melhor opção é removê-lo com cirurgia. Isso é possível se o xantelasma não tiver ocupado grande proporção da sua pálpebra. Caso não dê para operar, seu dermatologista poderá cauterizá-lo com aplicações de ácido. O tratamento reduz o tamanho e diminui consideravelmente o amarelado, mas não deixa a pele da pálpebra perfeita. Ao final do tratamento, a pele fica mais clara e ligeiramente amarelada.

Por Lucia Mandel

Como cuidar da pele das crianças no verão

terça-feira, 26 de janeiro de 2010 | 10:35

Estima-se que 80% da radiação solar que uma pessoa toma durante toda a vida ocorra antes dos 18 anos de idade. Apesar de surpreendente, dá para entender esta informação. Meus filhos, por exemplo, brincam no parquinho enquanto eu fico trancafiada no meu consultório. Além de estarem mais tempo expostos ao sol do que os adultos, crianças têm pele mais fina e mais clara - e, portanto, mais sensível.

Como o efeito cancerígeno da radiação UV se soma durante toda a vida, é fácil compreender que a proteção na infância é fundamental. De fato, estudos mostram que a exposição solar excessiva e desprotegida durante a infância se relaciona ao aparecimento de melanoma na vida adulta.

Aproveite o verão sem se esquecer da saúde

Crianças adoram brincar sob o sol, mas é necessário fazê-las entender que isso pode prejudicar sua saúde no futuro. Tudo bem, tarefa impossível. Então a responsabilidade dos cuidados sobra para os pais. Por isso, preste atenção a essas recomendações, ainda mais importantes nesta época de verão:

1. Evite os horários de pico do sol, entre 10h e 16h. Se vocês não saírem da praia ou da piscina nesse horário, estimule seus filhos a brincarem sob um guarda-sol.

2. Use filtro solar com FPS 30, no mínimo, e que proteja contra UVA e UVB. O produto deve ser aplicado antes de sair de casa, em grande quantidade. Se o seu filho for se molhar, use filtro à prova d´água. Reaplique a cada 2 ou 3 horas ou ainda antes se ele suar ou se molhar. Use também protetor labial. Uma dica: se os olhos do seu filho ardem quando o filtro é aplicado perto das pálpebras, experimente usar o protetor labial na pele próxima à pálpebra inferior. Crianças menores de 6 meses não devem usar filtro solar. Mas também não devem ficar expostas diretamente ao sol forte. Se for inevitável sair sob o sol, cubra a pele da criança e use uma sombrinha.

3. Use uma camiseta. Para incrementar a proteção, escolha roupas feitas com tecidos especiais que protegem mais contra os raios ultravioleta.

4. Use um chapéu, de preferência com abas largas e que proteja orelhas e pescoço. Se o seu filho achar fora de moda e não concordar de jeito nenhum, ofereça um boné.

5. Estimule a criança a usar óculos de sol que garanta proteção UV. Além de câncer de pele, o excesso de sol predispõe a catarata. Se seu filho for contra, experimente deixá-lo escolher a armação.

As crianças aprendem com você

Um último conselho: proteja-se você também. Além de diminuir suas chances de envelhecimento precoce e câncer de pele, você estará educando seus filhos. Sirva de modelo e eles irão cooperar mais na hora de cuidar da pele.

Por Lucia Mandel

Como se bronzear sem tomar sol

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 | 12:47


Na música, o Alceu Valença canta “Morena Tropicana, eu quero o teu sabor.”
E as mulheres respondem em coro: “Ai, ai, ai, ai.”

Vai ver que o choro dessas mulheres é por causa da pele ardendo, depois de pegar horas de sol, tentando ficar com cor de jabuticaba.

Lá vou eu de novo lembrar, como em um refrão insistente: não é saudável se bronzear. O sol aumenta a predisposição a câncer de pele e causa envelhecimento precoce, acentuando rugas e manchas. Ai, ai, ai, ai.

Mas se você já tem consciência de tudo isso e nem assim resiste à tentação de pegar a corzinha tropical, eis aqui um assunto que pode interessar: os autobronzeadores, produtos de uso tópico que dão um tom bronzeado sem prejudicar a saúde.

O que é autobronzeador?

É um produto que, através de uma reação química, muda a cor da nossa pele. O resultado é um tom parecido com o do bronzeado. Seria como se a gente tingisse a pele, com a vantagem do tingimento não sair no banho, na piscina, no mar e nem com o suor. A cor só sai conforme a pele se renova e descama naturalmente.

O autobronzeador, seja em creme, loção, spray, ou até em toalhinhas úmidas, funciona à base de dihidroxiacetona, ou DHA. Quanto maior a concentração de DHA, maior a potência. Assim, um autobronzeador mais concentrado escurece mais a pele. O tom final do bronzeado vai depender de uma combinação entre o seu tom de pele e a ação do produto. Peles muito claras não se adaptam bem a um creme muito concentrado: o tom final fica alaranjado. Peles morenas podem usar um produto mais potente. O mesmo princípio vale na hora de decidir a frequência de uso. Quanto mais dias seguidos você usar, mais a cor se intensifica, e o tom da pele acaba ficando alaranjado. Como não existe música enaltecendo mulheres cor de laranja, uma boa regra é aplicar um creme adequado ao seu tom de pele por dois ou três dias seguidos e depois fazer uma manutenção, usando uma ou duas vezes na semana.

A camada córnea

Nossa pele tem na superfície uma camada protetora, formada de células mortas endurecidas e impermeáveis à água. Chama-se camada córnea, e é ela que vai mudar de cor com o autobronzeador. Como a pele tem áreas onde a camada córnea é mais grossa, existe a chance de essas áreas ficarem com cor mais forte. Assim, palma das mãos, cotovelos, joelhos, nós dos dedos e calcanhares podem ficar mais escurecidos. Essa variação de cor pode resultar numa aparência manchada. Se isso acontecer, esfregue delicadamente a área com uma toalha úmida. Unhas, cabelos e sobrancelhas também mudam de cor com o autobronzeador. Evite o contato dele com essas áreas. Parece complicado, mas depois de algumas aplicações você pega o jeito.

O falso bronzeado não protege a pele contra o sol. Sendo assim, continue a usar seu filtro solar habitual, como se a pele estivesse no tom original.

Aí vão algumas dicas para uma aplicação mais uniforme:

Aplicação no corpo:

-Use o autobronzeador depois do banho, com a pele seca.
-Esfolie a pele no banho antes de aplicar o creme. Isso uniformiza a pele, e o resultado fica mais homogêneo. A esfoliação pode ser feita no dia da aplicação ou no dia anterior. Mas atenção: esfoliações corporais devem ser feitas até duas vezes por semana. Não ultrapasse esse número se você for usar o creme com maior freqüência.
-Use luva durante a aplicação. Depois, retire-a e espalhe o creme no dorso das mãos e dos dedos. Não aplique o creme nas unhas.
-Não se depile enquanto estiver sob efeito do auto-bronzeador. Tanto cera quanto lâmina removem parte da camada córnea, e a cor acaba saindo junto. E aí, a pele fica manchada. Espere uma semana após sua última aplicação para fazer a depilação.

Aplicação no rosto:
As orientações para o rosto são muito parecidas com as do resto do corpo, mas existem algumas particularidades:
-Se você estiver usando autobronzeador no rosto, suspenda o uso de ácidos para tratamento da pele.
-Depois da aplicação, limpe as sobrancelhas com um cotonete.

E se a pele ficar manchada?
-Basta esperar uma semana e tudo voltará ao normal. Para encurtar esse tempo, esfregue delicadamente a área escura com uma toalha úmida. Ou então use um esfoliante. Todas as manchas escurecidas causadas pelo autobronzeador desaparecem, porque conforme a pele se renova, o efeito passa.

Se você achou que passar autobronzeador dá muito trabalho, existem locais que fazem isso por você: é o chamado bronzeamento a jato. Toma-se um jato de ar com a loção bronzeadora, e a cor fica uniforme.

Achou que é muita mão de obra assim mesmo? Então, fique sabendo que do mesmo jeito que pele bronzeada está na moda, pele não bronzeada, saudável e bem cuidada também está.
Branquinha Tropicana também é sucesso nacional.

Por Lucia Mandel

Pele manchada pelo vitiligo

Em 1983, Michael Jackson fez uma apresentação histórica num programa para TV em comemoração aos 25 anos da gravadora Motown. Michael cantou Billie Jean e deixou o mundo impressionado com sua dança moonwalk, mostrada pela primeira vez naquela ocasião. Foi nessa mesma apresentação que ele usou pela primeira vez a luva branca que se transformou em uma de suas marcas registradas - e que ilustrou a capa de VEJA logo após sua morte.

De acordo com informações divulgadas na imprensa americana, a idéia original da luva era esconder a pele manchada pelo vitiligo - doença que Michael repetidamente afirmou ter, mas que muitos não acreditaram. Depois da morte, Arnold Klein, seu dermatologista, confirmou publicamente que Michael tinha vitiligo. E agora, com a divulgação de trechos de sua autópsia, não resta dúvida: Michael tinha vitiligo. Ele deve ter se esforçado muito para não mostrar suas lesões ao público.

Estigma social

O vitiligo acerta em cheio o emocional. Apesar de se limitar a descolorir a pele e de não afetar órgãos internos, o efeito psicológico pode ser devastador. Numa sociedade que valoriza a aparência, o portador de vitiligo fica com a autoestima abalada, se sente estigmatizado.

Li um tocante relato a esse respeito, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology alguns anos atrás. Escrito por um portador de vitiligo e de diabetes tipo I, leva o título “Lutando e Vivendo com Vitiligo”. A primeira frase é: “Vitiligo é pior que diabetes”. Embora o vitiligo seja uma questão cosmética e o diabetes tipo I seja uma séria questão de saúde, o autor sentia que a dor psicológica causada pelo vitiligo, vivida dia após dia, o massacrava. Considerando que Michael era um astro perfeccionista e obcecado pela aparência, o vitiligo deve ter desgastado muito seu lado emocional.

Os tratamentos

Vitiligo tem tratamento, mas a resposta varia entre os pacientes. Assim, há pessoas que melhoram com tratamentos à base de cremes. Nesse caso, o paciente usa cremes que controlam o sistema imunológico, como cortisona e imunomoduladores tópicos. Também existem cremes que aumentam a sensibilidade da pele ao sol e estimulam a pigmentação, chamados de psoralênicos. Outra opção de tratamento são os psoralênicos por via oral associados a banho de luz. Finalmente, existem tratamentos mais modernos, como o laser e a luz ultravioleta tipo B de banda estreita.

Quando o vitiligo acomete mais da metade da superfície da pele do portador, o tratamento muda de foco. Ao invés de se tentar escurecer as manchas brancas, o objetivo passa a ser clarear a pele não afetada pelo vitiligo. Para isso, existe um creme que destrói as células responsáveis pela pigmentação. A pele tratada com esse creme perde definitivamente sua coloração e fica hipersensível ao sol para sempre. Segundo o médico Arnold Klein, dada a grande extensão do vitiligo de Michael, foi esse o tratamento escolhido.

A luva e o leilão

A luva branca de Michael Jackson escondeu as manchas típicas do vitiligo. E esse artifício virou sucesso absoluto. A luva usada por ele na comemoração da Motown foi leiloada após sua morte. O comprador, de Hong Kong, desembolsou nada menos que 420.000 dólares pela peça de colecionador.

Por Lucia Mandel

Tags: Michael Jackson, vitiligo

Espelho meu

Lucia Mandel


Rosácea e cuidados com a pele
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 | 4:27


Eu tenho rosácea. Minha pele é muito clara, e quando passo protetor solar há uma vermelhidão discreta na face, que se agrava após as primeiras horas. Já utilizei diversos protetores, mas não consigo me adaptar. Pergunto: mesmo possuindo rosácea devo continuar usando protetor? Qual seria o ideal?
(Eliane)

A rosácea pode trazer ansiedade e afetar a auto-estima. Como se não bastasse o problema em si, a pele ainda costuma reagir a diversos cremes de cuidados com o rosto. Mesmo cremes destinados a peles sensíveis podem deixar a pele do portador ainda mais irritada. Pessoas com rosácea têm dificuldade para encontrar filtro solar, maquiagem e cosméticos que não causem ardor ou vermelhidão.

Mesmo assim a proteção solar é fundamental. Em primeiro lugar, para diminuir risco de câncer de pele e envelhecimento precoce. Quem tem rosácea geralmente tem pele clara e a predisposição a esses problemas não deve ser desprezada. Em segundo lugar, a exposição desprotegida ao sol, além de poder deflagrar uma crise, faz com que a rosácea se agrave cada vez mais.

Assim, além de fugir do sol usando chapéu e ficando à sombra sempre que possível, use protetor solar diariamente. O protetor ideal deve ser hipoalergênico, sem perfume e destinado a peles sensíveis. Na hora da compra, observe a composição. O protetor deve conter ingredientes chamados físicos ou inorgânicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco. São os mais indicados para você. Procure também na composição ingredientes que previnem irritação. Alguns exemplos: silicone, dimeticone e ciclometicone. Também é interessante que o filtro contenha ingredientes antiinflamatórios, como bisabolol, aloe vera e vitamina E.

Aproveito sua pergunta para dar dicas sobre limpeza da pele do rosto e uso de maquiagem, questões delicadas para quem tem rosácea.

Prefira loções de limpeza para peles sensíveis. Existem vários produtos industrializados, e você pode encontrá-los facilmente em farmácias. Eles não contêm sabões ou detergentes, que ressecam e irritam ainda mais a pele sensível. Outra opção é usar um syndet, produto para limpeza da pele que também não contém detergentes agressivos. Não use adstringentes, esfoliantes ou tônicos faciais. Evite produtos que contenham fragrância em sua formulação. Evite também produtos com álcool ou hamamélis. Sei que é chato, mas você deve se habituar a ler rótulos.

Se você usa maquiagem, procure produtos fáceis de espalhar e de remover. Maquiagens à prova d´água são difíceis de limpar, e o ato de esfregar a pele e a necessidade de demaquilantes potentes aumentam o risco de irritações. Experimente usar, se necessário, um corretivo com tom esverdeado. O verde disfarça o avermelhado da pele. Passe o corretivo nos locais de vermelhidão e então uma base normal sobre toda a pele. Finalmente, procure maquiagem hipoalergênica, sem perfume e destinada a peles sensíveis.

Por Lucia Mandel

Tags: rosácea, rosto, vermelhidão


http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O TABÚ CONTRA OS NEGROS BRANCOS!


Albinismo, do latim "albus", que significa branco, é uma condição genética herdada caracterizada pela ausência de melanina na pele, olhos e cabelo, assim, pode afetar todas as raças, sem distinção.
A pura ignorância, da superstição e do preconceito social incrível, tornaram os albinos africanos pessoas marginalizadas e prisioneiras dos que acreditam que certas partes do seu corpo trazem boa sorte.
Logo após o nascimento, elas são rejeitadas. Geralmente por seus pais que os abandonam e as suas mães, que são responsabilizadas pela condição fragilizada da criança.
Eles têm dificuldade na escola para ver o quadro-negro. Professores e colegas os discriminam e insultam. Encontrar trabalho é difícil, eles são marginalizados. Sofrem problemas de visão e o sol africano inclemente lhes causa sofrimento, causando ulcerações e queimaduras. Muitos jovens morrem de câncer de pele. Não é fácil ser albino na maioria dos países africanos, muitos dos quais, particularmente nas zonas rurais, explicam a sua falta de pigmentação por uma maldição que paira sobre a família.
Existem mais albinos na África do que em qualquer outro lugar do mundo. Na verdade, os primeiros colonos portugueses os classificaram como uma raça à parte. Se na Europa a taxa de albinismo é um para cada 17.000 pessoas, na África chega a 2.000 ou 5.000, dependendo do país. Uma a cada 70 pessoas é portador do gene. Se o seu parceiro também é um portador, sua prole terá maior chance de ser albino.

Eles são "peças cobiçadas” pelas bruxas. As pernas, braços, pele, língua, e cabelos de albinos valem milhares de dólares. Os curandeiros os utilizam para "curar doenças" e para prometer fortuna. Uma das crenças africanas mais arraigadas garante que se você beber o sangue de um albino vai ganhar muito dinheiro.

O perverso ritual inclui a queima de barracos das vítimas. Os assassinos recebem, em troca, uma ou duas vacas, que lhes são dadas pelos líderes da comunidade pelo seu bom trabalho prestado .

Um exemplo: Bibiana, de 10 anos, e sua irmã Tendyebua, de 8, em um hospital de Gaita, Tanzania. Bibiana foi amputada à noite por pessoas que acreditam que partes do seu corpo albino, usado em conjunto com outros medicamentos tradicionais, podem ajudá-los a ficar ricos em mineração e nas indústrias pesqueiras. As pessoas que atacaram e amputaram a perna de Bibiana foram presas. O presidente de associação Mwanzas Albina, Alfred Kapole, ajuda Bibiana a caminhar.É por isso que organizações internacionais abriram acampamentos especiais, onde os negros albinos podem viver com maior segurança.
Dermatologistas aplicam um tratamento à base de crioterapia nas crianças albinas que apresentam uma queratose actínica, uma lesão pré-cancerígena.
Aqueles que conseguem sobreviver neste ambiente tão hostil, são forçados a trabalhar sob o escaldante sol africano, ficando irremediavelmente doente de câncer de pele. A média anual estimada de cerca de uma centena de assassinatos, e até agora as autoridades acreditam que, desde os anos oitenta, foram mortas mais de três mil albinos em crimes cometidos com lanças e facões. Negro albino foge de barco, em Tenerife, pedindo asilo para escapar dos bruxos.
Um tabu que está levando o continente africano a ser culpado de um incompreensível racismo, por falta de melanina na pele, uma condição que, ante tal discriminação, é injusta e irracional.
O governo da Tanzânia proibiu o curanderismo, para impedir a caça de mais de albinos. Mas a questão é, o que acontece no resto da África? Algumas ONGs estão a trabalhar muito para chamar a atenção para estas redes criminosas.

Quando a academia machuca

22/02/2010 - 08:55 - Atualizado em 22/02/2010 - 08:55


Quando a academia machuca

Confira as principais lesões causadas por aulas ou musculação feitas com pressa e despreparo

Laura Lopes com reportagem de Danilo Casaletti e André Sollitto



Exercícios feitos com pressa e sem orientação têm grande risco de provocarem lesões


O verão é justificativa para malhar e definir o corpo rapidamente. O inverno também é justificativa para pensar em fazer execícios, já que é preciso se preparar para o verão. Não há uma estação fixa para procurar a academia, mas há consequências doloridas para quem quer chegar à boa forma sem paciência e parcimônia. Lesões nos ombros, joelhos e lombar são as mais comuns e podem levar à mesa de cirurgia se não forem tratadas logo no início.

"Exercícios sem orientação profissional levam à sobrecarga de peso, causando lesões", diz Rene Abdalla, ortopedista do Centro de Ortopedia e Reabilitação Esportiva do Hospital do Coração de São Paulo. Foi o que aconteceu com a funcionária pública Ana Cristina Alvares, de 40 anos. Ela teve uma condromalácia patelar, que é uma inflamação na patela, antiga rótula. Durante algum tempo, seu joelho ficava inchado e quente após os exercícios. "Se eu ia duas ou três vezes à academia, ele ficava inchado no fim de semana e eu não conseguia ir na semana seguinte", afirma. Doeu tanto que ela parou de malhar – nem mesmo caminhadas ela conseguia fazer. Foi quando resolveu buscar ajuda e contratou um personal trainer. "Ele me indicou quais exercícios eu deveria fazer e quais tinha que abandonar. A partir daí, consegui praticar academia sem me preocupar com o inchaço do joelho",
Segundo Vânia Almeida, educadora física e autora do blog Cuidando do Corpo, o principal perigo da academia é a euforia. "As pessoas correm atrás de um 'corpo perfeito' de maneira 'cega', inconsequente". E isso pode provocar lesões muitas vezes irreversíveis. Não foi o caso de Ana Cristina, mas ela teve que parar de fazer step, street dance, spinning e outras aulas de bicicleta ergométrica.

A musculação sem orientação de um professor pode causar lesões, mas as aulas de body pump, lutas, step, spinnig e ginástica funcional podem ser piores. "Como as aulas são cheias e o professor tem de fazer os exercícios e incentivar os alunos, nem sempre ele consegue corrigir todo mundo", afirma o colunista de ÉPOCA Marcio Atalla, professor e criador do movimento BemStar. Um exercício errado pode forçar tanto o joelho quanto a coluna, prejudicando a qualidade do movimento e a boa saúde das articulações. As lesões mais frequentes são a tendinite (inflamação nos tendões) e estiramentos musculares.

Só a academia pode fazer mal à saúde? Não. Segundo Atalla, a corrida é a maior responsável por lesões: 30% das pessoas acabam se machucando durante os treinos. O atleta de fim de semana também pode sentir muita dor se exagerar no exercício. "Ele terá lesões para sempre se machucar e não der tempo para o músculo se recuperar", diz Atalla.
Uma das dores mais incômodas, e que atinge 80% da população, é a dor nas costas, ou lombalgia. De acordo com a professora Vânia, há vários motivos para isso: má postura, uso de salto alto, estresse, idade, lesões e excesso de peso. Alguns exercícios, em vez de piorar esse problema, ajudam a revertê-lo. "O fortalecimento dos músculos paravertebrais (do dorso) e abdominais e o treino de flexibilidade, especialmente para os músculos lombares e posteriores da coxa, têm um papel bastante importante na prevenção das lombalgias", afirma. Os exercícios físicos são importantes para a manutenção da boa saúde e da qualidade de vida, mas só se praticados de forma adequada e com orientação. Confira, no infográfico abaixo, quais as princiais partes do corpo que sofrem de acordo com a atividade praticada. E siga as dicas dos especialistas para evitar dores indesejadas.
Dicas dos especialistas para evitar lesões

• Faça a programação do que pretende trabalhar durante a semana. Por pior que seja a programação, será melhor que o improviso. A ideia é trabalhar equilibradamente os grupos musculares, sem sobrecarregar nenhum;
• Não tenha pressa nem trabalhe com uma carga maior do que é capaz;
• Descanse: malhar todos os dias o mesmo grupo muscular pode causar lesões graves;
• Alongue antes e depois dos exercícios e aqueça antes. No caso da musculação, faça a primeira série com menos peso;
• Pegue leve no primeiro mês de aula;
• Faça uma avaliação física prévia (clínica, cardiológica e ortopédica);
• Se já possui algum histórico de dores ou inflamações, procure um médico antes de começar a se exercitar;
• Para esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado que protejam os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;
• Use roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit);
• Faça exercícios preventivos que fortaleçam os músculos, tendões e ligamentos e que praparem o corpo para a atividade.


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI122801-15257,00-QUANDO+A+ACADEMIA+MACHUCA.html

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


La Biblioteca Nacional de Francia

Las memorias desaparecieron al final de la II Guerra Mundial
París.- La Biblioteca Nacional de Francia compró las memorias del famoso amante veneciano Giacomo Cassanova, que se pensaba habían desaparecido al final de la Segunda Guerra Mundial.

Las 3.700 páginas en un amarillo desteñido de la Histoire de ma Vie de Cassanova fueron descubiertas dentro de una decena de cajas que habían sido trasladadas a una caja fuerte justo antes de que los aliados bombardearan Alemania en 1945.

"Durante la Segunda Guerra Mundial, Leipzig fue bombardeado, pero las cajas fueron descubiertas en el sótano del banco donde fueron guardadas. Estaban en buen estado", dijo Marie-Laure Prevost, conservadora de la Biblioteca Nacional de Francia, a Reuters TV.

"Todo el mundo se conmovió cuando se encontró este manuscrito. Incluso (Winston) Churchill preguntó si sobrevivió al bombardeo", añadió Prevost, con referencia al ex primer ministro británico.

La Biblioteca Nacional de Francia pagó unos siete millones de euros por las memorias, que Cassanova inició mientras trabajaba como BIBLIOTECARIO en 1789.

Cassanova describe sus aventuras amorosas en el texto, que se modificó hasta su muerte en 1798. Y la compra fue financiada por un donante privado y la biblioteca espera exhibir el manuscrito de 2011.

Fuente:
http://www.eluniver sal.com/2010/ 02/22/til_ art_francia- compra-las- m_1770317. shtml

UMA TABELA PARA TER À MÃO




Maçã
Protege o seu coração
Evita constipação
Bloqueia a diarreia
Melhora capacidade dos pulmões
Amortece as articulações

Damasco
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Protege a sua visão
Protege contra a doença de Alzheimer
Retarda o envelhecimento

Alcachofra
Ajuda na digestão
Baixa o colesterol
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Protege contra doenças do fígado

Abacate
Combate as diabetes
Baixa o colesterol
Previne as tromboses AVC
Controla pressão arterial
Suaviza a pele

Banana
Protege o seu coração
Atenua a tosse
Fortalece os ossos
Controla a pressão arterial
Bloqueia a diarreia

Feijão
Evita constipações
Atenua a hemorroida
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estabiliza o açúcar no sangue

Beterraba
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso

Baga de Mirtilho
Previne o câncer
Protege o seu coração
Estabiliza o açucar no sangue
Estimula a memória
Evita a Constipação

Brócolos
Fortalece os Ossos
Protege a Visão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial

Couve
Previne o câncer
Evita a prisão ventre
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Atenua a hemorroida

Melão
Protege a Visão
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico

Cenoura
Protege a Visão
Protege o seu coração
Evita a prisão de ventre
Previne o câncer
Ajuda a perder peso

Couve-Flor
Previne o câncer da Próstata
Previne o câncer da Mama
Fortalece os ossos
Elimina escoreações
Previne a doença do coração

Cereja
Protege o seu Coração
Previne o câncer
Acaba com as insônias
Tarda o envelhecimento
Protege contra a doença de Alzheimer

Castanha
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial

Pimentão picante
Ajuda na digestão
Suaviza as dores da garganta
Remove abcessos
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico

Figo
Ajuda a perder peso
Previne as tromboses AVC
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial

Peixe
Protege o seu coração
Estimula a memória
Protege o seu coração
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico

Linho
Ajuda a digestão
Combate as diabetes
Protege o seu coração
Fortalece o cérebro
Fortalece o sistema imunológico

Alho
Baixa o colesterol
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Mata bactérias
Combate Fungos

Toranja
Protege contra ataques cardíacos
Promove a perda de peso
Previne as tromboses AVC
Previne o câncer da Próstata
Baixa o colesterol

Uva
Protege a Visão
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Aumenta o fluxo de sangue
Protege o seu coração

Chá Verde
Previne o câncer
Protege o seu coração
Previne as tromboses AVC
Ajuda a perder peso
Mata bactérias

Mel
Cura Feridas
Ajuda a digestão
Previne contra Úlceras
Aumenta a energia
Combate alergias

Limão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto

Lima
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto

Manga
Previne o câncer
Estimula a memória
Regula a tiroíde
Ajuda na digestão
Protege contra a doença de Alzheimer

Cogumelo
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Mata bactérias
Previne o câncer
Fortalece os ossos

Aveia
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Combate a diabetes
Evita constipação
Suaviza a pele

Azeite doce
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Combate a diabetes
Suaviza a pele

Cebola
Reduz risco de ataque cardíaco
Previne o câncer
Mata bactérias
Baixa o colesterol
Combate Fungos

Laranjas
Fortalece o sistema imunológico
Previne o câncer
Protege o seu coração
Favorece a respiração
Elimina o escorbuto

Peras
Evita a Constipação
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Ajuda a digestão

Ananás
Fortalece os ossos
Alivia a febre

Ajuda a disgestão
Bloqueia a diarreia

Ameixas
Tarda o envelhecimento
Evita Constipação
Estimula a memória
Baixa o colesterol
Protege contra doença do coração

Arroz
Protege o seu coração
Combate o diabetes
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC

Morango
Previne o câncer
Protege o seu coração
Estimula a memória
Acalma o stress

Batata doce
Protege a sua Visão
Levanta a disposição
Combate o câncer
Fortalece os ossos


Tomate
Previne o câncer na próstata
Previne o câncer
Baixa o colesterol
Protege o seu Coração


Nozes
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estimula a memória
Melhora a disposição
Protege contra doenças do coração

Àgua
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Previne pedra nos rins
Suaviza a pele


Melancia
Previne o câncer na próstata
Promove a perda de peso
Baixa o colesterol

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Omelete de presunto, queijo e cogumelos

Omelete de presunto, queijo e cogumelos
Toda semana o Bom Dia DF faz um levantamento dos preços de frutas e verduras. Hoje, aproveitamos alguns produtos que ficaram mais baratos e convidamos um chef para preparar uma receita simples.


Para economizar nas frutas e verduras, uma aposta é esperar os dias dos feirões nos supermercados. Os corredores ficam cheios. Consumidores de olho nos preços.

“Confiro tudo, vou a outros supermercados. Estou sempre conferindo os preços, fazendo uma pesquisa”, revela a professora Lourdes Carvalho. “O que eu achei barato foi o coentro: R$ 0,49. Está barato, né?”, mostra o aposentado Danilo Bastos.

E olha que esta semana o cheiro-verde teve uma ligeira alta, de acordo com a pesquisa da Emater. O preço do tomate foi o que mais subiu. Outros produtos analisados pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Brasileiro de Economia apresentaram queda na semana passada, em comparação com a segunda semana de janeiro. O presunto, o queijo mussarela e a cebola ficaram mais baratos nesse período.

Aproveitando esses ingredientes, o Bom Dia DF convidou o chef de cozinha Odair Pinto para preparar uma receita rápida: “vou preparar uma ometele simples. Vou acrescentar uns ingredientes, mas nada tão requintado que possa pesar no bolso”, explica.

Apesar dos ovos terem subido esta semana, foi o produto que registrou maior queda nos preços este mês, de acordo com a Emater, 6,40%. Para a receita, separe ovos, cebola, presunto, queijo mussarela, coentro, um toque de cogumelos frescos e manteiga com ervas para realçar o sabor.

Ingredientes:
- 3 ovos;
- 30g de manteiga com ervas ou só a manteiga;
- 1 colher de chá de cebola picada;
- 10g de presunto picado;
- 10g de queijo mussarela;
- 15ml de shoyo;
- caldo de carne;
- porção de cogumelos frescos (shimeji).

Preparo:
Unte a panela com um pouco de manteiga e salteie os cogumelos frescos. Coloque o shoyo e em seguida o caldo de carne. Em outra panela untada com manteiga despeje os ovos batidos e deixe em fogo médio. Espere ficar firme, vire rapidamente e vire de novo. Coloque o recheio (presunto, queijo, cebola e cogumelos), dobre e sirva com uma bonita decoração. A sugestão é usar alface, pimenta e cheiro-verde.

O preço do prato por pessoa, feito em casa, não sai por mais de R$ 3,00, de acordo com o chef Odair Pinto. Bom apetite!


http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1492516-10041,00-OMELETE+DE+PRESUNTO+QUEIJO+E+COGUMELOS.html

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Como escolher o seu biquÍni


Como escolher o seu biquÍni
Lisos, estampados, com bojo ou não, os modelos são muitos e as dúvidas também. Assim como as peças de roupas, cada tipo de corpo tem o seu biquíni ideal.


O tom de pele é outro fator a ser considerado quando você escolher o seu modelo. Agora, em plena época de liquidações, preste atenção em alguns detalhes antes de comprar o seu, conforme a sua silhueta.

Pêra - os ombros e a cintura são mais estreitos que os quadris. A combinação de calcinha básica e top detalhado é uma ótima opção, pois chama a atenção para o colo. Modelos acolchoados, drapeados, franzidos ou tomara-que-caia estruturado aumentam o tamanho, assim como meia-taça com bojo. Estampas também dão à sensação de volume. Evite: sutiãs com alças largas e modelos decotados na parte inferior.

Ampulheta - os ombros e os quadris têm a mesma medida. E a cintura é mais estreita. O biquíni cortininha adapta-se bem às formas equilibradas desta mulher. Abuse das partes de baixo pequenas com laços e estampas. Evite: Peças que não se sinta bem ao usar, já que este tipo de corpo recebe bem todos os modelos de biquínis e maiôs.

Retângulo - os quadris, a cintura e os ombros têm praticamente as mesmas medidas. O tomara-que-caia é o modelo perfeito, pois ajuda a dar a sensação de curva ao corpo, principalmente se usado com calcinha de cintura baixa. O objetivo é criar duas linhas horizontais que contribuam para a ilusão de uma silhueta curvilínea. Evite: A parte inferior do biquíni muito alta.

Triângulo Invertido - a medida do ombro é maior que a da cintura e a dos quadris. Adote a calcinha cortininha, com laterais de tiras finas, ou lacinhos. Além de dar um volume a mais ao quadril, nunca saem de moda. As estampas verticais e as cores mais escuras ajudam a diminuir o volume do quadril. Para dar sustentação ao seio, o ideal é que o top tenha alças mais largas. Decotes em V ainda afinam o colo. Evite: Biquíni cortininha pequeno ou frente única com alça fina.

Oval - a largura da cintura é maior que a dos ombros e a dos quadris. A parte de baixo deve ser com laterais mais altas. Cores escuras e lisas deixam a silhueta mais fina. Quem está acima do peso pode apostar em um maiô com detalhes bonitos, como um decote mais ousado. Evite: biquínis de laço ou com laterais muito finas.

Tons de pele

Morenas: invista nas cores azuis, azuis violetados, violetas e laranjas. Para as pessoas com esse tom de pele, os tons claros são bem vindos, apenas deve-se tomar cuidado com a transparência. Tons pastel também caem muito bem, como os rosados e o hortência. Corra da família do areia e dos beges.

Negra: abuse dos azuis em tonalidades mais claras, todos, inclusive os violetados, estampas com amarelo e o laranja. Pode usar também os tons pastel, cuidando do aspecto transparência. Evite as peças muito escuras, como marrons, azuis escuros ou pretos.

Branca: para a pele branca o ideal são as tonalidades escuras, como azul escuro, marinho, petróleo, carbono, ou tonalidades fortes, como vermelho, vinho, marrom e laranja. No caso de estampa, dê preferência aos fundos escuros, caso a estampa tenha uma cor clara e uma escura em sua composição. Evite os tons pastel.

Pele branca e cabelos ruivos: o tipo de pele vai muito bem com as famílias dos vermelhos, vinho, preto, azul marinho, petróleo e carbono. Fuja dos tons claros e dos tons pastel, como fundo de estampa. Evite também a família dos alaranjados e marrons.

Amarela: para as orientais, ou pessoas que tenham essa tonalidade de pele, os tons escuros caem muito bem, como azuis, azuis violetados, pretos e avermelhados. Evite os tons claros, sobretudo os que caminham para o amarelo. Em caso de estampas dê preferência as que predominam o fundo escuro e evite também que a composição seja com amarelo.

Por Juliana Lopes

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/100215_bel_escolher_biquini.htm



"Dios no te hubiera dado la capacidad de soñar sin darte también la posibilidad de convertir tus sueños en realidad." Hector Tassinari

FUNCIONARIOS DEL FUTURO!!!


en el equipamiento no irán incluidos ni los manguitos, bragueros ni baberos que los tendrá que traer de casa, a ser posible, limpios….. Cada Ministerio dispondrá de una flotilla propia de sillas de ruedas para desplazamientos por las Delegaciones.





Imagen típica de un funcionario en su puesto de trabajo dentro unos años…… cumplidos los 67 añitos….

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

El Enamorado


El Enamorado





Lunas, marfiles, instrumentos, rosas,
lámparas y la línea de Durero,
las nueve cifras y el cambiante cero,
debo fingir que existen esas cosas.

Debo fingir que en el pasado fueron
Persépolis y Roma y que una arena
sutil midió la suerte de la almena
que los siglos de hierro deshicieron.

Debo fingir las armas y la pira
de la epopeya y los pesados mares
que roen de la tierra los pilares.

Debo fingir que hay otros. Es mentira.
Sólo tú eres. Tú, mi desventura
y mi ventura, inagotable y pura.





Jorge Luis Borges

domingo, 14 de fevereiro de 2010

fruta-do-conde


Para nobres e plebeus

A fruta-do-conde, que chegou à Bahia no século 17, é fonte de renda para pequenos produtores do Nordeste e Sudeste do Brasil



Era o ano de 1626. Salvador ainda era capital do Brasil e a Bahia há pouco tinha sido retomada pelos portugueses das mãos de ingleses e holandeses, que pretendiam usar a região como base para dominar o Atlântico Sul. Palco da disputa dos colonizadores europeus, as terras baianas também foram as primeiras a registrar o plantio de uma nova fruteira trazida naquele ano pelo português Conde de Miranda, que acabou emprestando seu título ao nome da fruta.

Tropical, original das Antilhas e de sabor agradável, a fruta-do-conde (Annona squamosa L.), também conhecida como pinha, anona, araticum, ata e cabeça-de-negro, tem boa aceitação no mercado. Ela é fonte de vitaminas, sobretudo a C e as do complexo B, além de proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. Uma peculiaridade da fruta é a venda apenas in natura, já que a polpa escurece no processo industrial.

A fruta-do-conde é importante para pequenos produtores do Nor- deste e Sudeste. Em São Paulo, onde foi difundida nos anos 60, tem mais expressão na região Oeste, devido às condições climáticas locais. A fruta gosta de temperaturas elevadas entre a primavera e o outono, enquanto o inverno deve ser ameno.

A produção paulista vai de janeiro a maio. Com a farta oferta no primeiro semestre, os preços da fruta são menores nesse período. Daí até o final do ano, a produção cai e torna-se insuficiente para atender à demanda, mas tem preços mais compensadores. É possível atingir produções até seis toneladas por ha/ano.

Culturas com uso de técnicas apropriadas para a condução do pomar obtêm frutos de qualidade superior. Por isso, é indicada a adoção de sistemas de irrigação, adubação, podas, polinização artificial, raleio de frutos, entre outros. O emprego de tecnologia eleva os custos, que, no entanto, são compensados com melhor preço de venda.

Dicas
• A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé. O momento de colher é anunciado pelo afastamento e pela incidência de uma coloração mais clara entre os carpelos (saliências do fruto).
• Procure podar as plantas de maneira que as copas fiquem bem ventiladas. Os frutos não devem ficar expostos ao sol.
• Se possível, cubra com uma pasta fúngica ou tinta látex os ferimentos provocados pela poda.
Investimento
• Pode variar de acordo com o tipo de tecnologia empregada na plantação. Apesar de elevar os gastos do cultivo, o uso de técnicas mais avançadas resulta em maior lucratividade. Foi o que constatou um estudo realizado por pesquisadores no interior de São Paulo. Apesar de a generalização não ser possível, pois há vários condicionantes na composição dos custos da agricultura, o plantio tecnificado da fruta-do-conde apresentou lucro bem acima do convencional.
Dados gerais
• O solo para o cultivo da fruta-do-conde deve ser de textura leve, bem drenado, farto em matéria orgânica, profundo e um pouco ácido. No mínimo 30 dias antes do plantio, abra covas de 60 x 60 x 60 centímetros, com espaçamentos que podem variar de 4 x 2 metros (pomares com alto grau de tecnificação) a 7 x 5 metros (plantios menos tecnificados). Adube com 20 litros de esterco de curral curtido, 600 gramas de superfosfato triplo, 200 gramas de cloreto de potássio e 200 gramas de calcário dolomítico. Acrescente ainda dez gramas de bórax e 20 gramas de sulfato de zinco, caso esses micronutrientes sejam insuficientes no solo.
• Para plantar, dê preferência a mudas enxertadas adquiridas de viveiristas credenciados, que tenham matrizes de seleções superiores. Pomares formados por sementes, além de serem heterogêneos e demorarem mais para produzir, são mais vulneráveis ao ataque de pragas e doenças de raízes e de colo. Durante o crescimento das árvores, faça podas e também uma suplementação de nutrientes (NPK).
• O desenvolvimento da planta vai bem sob temperaturas elevadas (mínimo de dez a 20 graus e máxima de 22 a 28 graus), com precipitação perto de mil milímetros ao ano. Para garantir a produção, evite regiões com excesso de chuvas no período de florescimento e maturação dos frutos. Também geadas e grandes oscilações do clima são prejudiciais à cultura. A árvore é alvo de invasores como brocas, ácaros e cochonilhas.
Mãos à obra
Plantio: o ano todo, dependendo da possibilidade de irrigação e da região; prefira os meses chuvosos
Solo: adapta-se a vários tipos, mas se dá bem nos de textura leve, bem drenados, arejados, profundos, ricos em matéria orgânica e ligeiramente ácidos
Clima: quente; não tolera geadas nem temperaturas baixas
Uso culinário: consumo in natura, cremes, mousses e refrescos
Uso medicinal: rica em vitamina C e do complexo B, proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo e ferro; na medicina popular, as folhas são usadas para o tratamento de convulsões e colites, e os frutos, para debilidade geral
Colheita: duração de 90 a 180 dias, de acordo com a região e condições climáticas
Onde comprar: mudas enxertadas e sementes podem ser adquiri- das no Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati
Custo: podem ser plantadas 416 mudas por hectare em espaçamento de 6 x 4 metros, a um custo de 2 reais para mudas oriundas de sementes

Consultor: José Emilio Bettiol Neto, engenheiro agrônomo, pesquisador do Capta-Frutas (IAC), Av. Luiz Pereira dos Santos, 1500, Corrupira, CEP 13.214-820, Jundiaí, SP, tel. (11) 4582-7284, bettiolneto@ iac.sp.gov.br
Mais informações: IAC - Instituto Agronômico, Av. Barão de Itapura, 1481, Caixa Postal 28, CEP 13020-902, Campinas, SP, tel. (19) 3231-5422; Centro Avançado de Pesquisa Tecnológico do Agronegócio de Frutas, Av. Luiz Pereira dos Santos, 1500, Jundiaí, SP, tel. (11) 4582-7284, tel./fax (11) 4582-3455, e-mail frutas@iac.sp.gov.br; Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, da Cati, Rua Andrade Neves, 81, Caixa Postal 252, CEP 17151-400, Marília, SP, tel. (14) 3433-4118, npmmarilia@cati.sp.gov.br

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Acesso ao passe livre



Menos de 40 mil alunos se cadastraram para garantir o acesso ao passe livre estudantil. A expectativa do GDF é receber cerca de 150 mil inscrições. O benefício só será concedido a partir do início das aulas dos colégios públicos, ou seja, os estudantes de escolas particulares que já retornaram esta semana ficarão pelo menos 10 dias sem direito à gratuidade das passagens. Entre os pais e estudantes, ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento do passe livre. Nas filiais da empresa responsável pela emissão dos cartões, o movimento é grande e o temor do governo é que as filas fiquem grandes às vésperas do início do ano letivo.

Para tentar reduzir o tempo de espera dos alunos, o GDF e a empresa Fácil DF criaram um sistema de cadastramento pela internet. Basta entrar no site da empresa, preencher um formulário e imprimir uma etiqueta, que deverá ser colada no envelope contendo toda a documentação do estudante (veja quadro). O material pode ser enviado pelos Correios e, ao fim do processo, o cartão chega à agência dos Correios mais próxima da casa do aluno. O custo é de apenas R$ 3,80, mais o valor da postagem. Quem quiser economizar esse valor pode ir até uma das filiais da Fácil, levando a documentação necessária.

Comodidade
Das 38 mil pessoas cadastradas até agora, 30 mil fizeram a inscrição no passe livre estudantil pela internet. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, espera que a adesão seja ainda maior. “Criamos essa facilidade para diminuir o tempo nas filas. Mas os alunos têm as duas opções, pagar R$ 3,80 e fazer tudo pela internet ou poupar esse dinheiro indo ao posto da Fácil”, destaca Fraga. “Mesmo com esse novo sistema, acredito que vai haver uma movimentação grande na semana que vem. Infelizmente, as pessoas têm o hábito de deixar tudo para a última hora”, acrescenta o secretário.

A Secretaria de Transportes começou a cadastrar os estudantes usuários do metrô. Nas estações 102 Sul, Concessionárias, Guariroba e Samambaia Sul há guichês exclusivos para a inscrição desses alunos. A partir da semana que vem, o aluno que tiver o cartão Fácil DF poderá usar também o metrô, além dos ônibus. Mas como o sistema ainda não é integrado, quem fizer parte da viagem em ônibus e parte em metrô terá debitadas do cartão duas viagens. Ao todo, cada aluno terá direito a 54 viagens por mês.


Fique atento
Como fazer o cadastro do passe livre estudantil pela internet:
# Basta entrar no site www.facildf.com.br e preencher um formulário. Depois, o estudante imprime a etiqueta que aparece na página ao fim do processo. Ele deve reunir a documentação e colocar em um envelope, com a etiqueta do lado de fora. Em seguida, basta entregar em uma agência dos Correios. O custo é de R$ 3,80 mais a postagem. O cartão é remetido depois de sete dias — tempo necessário para análise dos documentos.

Documentos necessários

Originais:
# Foto 3x4 recente
# Ficha cadastral do aluno devidamente assinada (essa ficha está disponível no site da Fácil. Basta imprimir e levar à escola para ser assinada e carimbada)
# Comprovante de pagamento do boleto de R$ 3,80
# Declaração de escolaridade de 2010

Cópias:
# Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento do aluno
# CPF do aluno ou Carteira de Identidade e CPF do responsável
# Comprovante de residência atual

Como fazer o cadastro em uma das agências da Fácil DF:
# O estudante tem que retirar a ficha de cadastramento nos postos da Fácil DF ou imprimi-la no site da empresa. Depois, basta levar essa ficha à agência, com os documentos abaixo. Para saber se o cadastro foi aprovado, é preciso ligar no telefone 0800 94 12345 depois de um prazo de sete dias.

Documentos exigidos
# Declaração de escolaridade (Validade de 30 dias)
# Comprovante de residência (Validade de 90 dias)
# Cópia do RG e CPF
# Ficha preenchida, carimbada e assinada
# Foto 3x4 recente

Onde procurar
Agências da Fácil DF (horário de funcionamento das 8h às 17h)
# Setor de Diversões Sul: Bloco A, Centro Comercial Boulevard, subsolo
# Asa Sul: Estação 114 Sul do metrô
# Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco B, térreo
# Taguatinga Centro: C10, lote 15, loja 1
# Sobradinho: Quadra Central, Bloco K, lojas 18 a 21, próximo à Feira Modelo
# Gama: Terminal Rodoviário do Setor Central, lojas 22 até 25


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/02/03/cidades,i=170953/PASSE+LIVRE+PELA+INTERNET+SEM+FILAS.shtml

MANUAL DO BENEFICIÁRIO DO PASSE LIVRE ESPECIAL DO DISTRITO FEDERAL

MANUAL DO BENEFICIÁRIO DO PASSE LIVRE ESPECIAL DO DISTRITO FEDERAL
O Passe Livre é um benefício que demonstra um avanço da sociedade e conquista das pessoas com deficiência, pois trouxe mais respeito e dignidade para o portador de deficiência dentro do contexto social.

O Passe Livre Especial dá direito a passagem gratuita no transporte coletivo do Distrito Federal a todos os deficientes, comprovadamente carentes.

1) Quem tem direito ao Passe Livre?

Terão direito ao Passe Livre Especial no Distrito Federal:

A pessoa com deficiência física, sensorial ou mental e respectivos acompanhantes, quando necessários nos termos da Lei Distrital nº 566/93 regulamentado pelo Decreto nº 20566/99;
os portadores de câncer, vírus HIV e de anemias congênitas (falciforme e talassemias) e coagulatórias congênitas (hemofilia), nas condições da Lei Distrital nº 773/94;
as pessoas portadoras de insuficiência renal, conforme a Lei Distrital nº 453/93.
Todos estes devem ser comprovadamente carentes. Excepcionalmente, poderá ser fornecido a um dos pais ou responsável que tenha que acompanhar ao hospital o paciente menor de doze anos (Art. 2º, § 2º, Lei Distrital nº 773/94)

2) Quem é considerado carente?

Aquele com renda própria de até três salários mínimos. No caso da pessoa com de deficiência não dispor de renda própria de até três salários mínimos ou no caso da renda própria do beneficiário ultrapassar o limite de três salários mínimos, será aferida a renda familiar que não poderá ultrapassar a três salários mínimos, per capita. Para calcular a renda, faça o seguinte:
Veja quantos familiares residentes em sua casa recebem salário. Se a família tiver outros rendimentos que não o salário (lucro de atividade agrícola, pensão, aposentadoria, etc.), esses devem ser computados na renda familiar.

Some todos os valores.

Divida o resultado pelo número total de familiares, incluindo também os que não têm renda, desde que morem em sua casa.
Se o resultado for igual ou abaixo de três salários mínimos, o portador de deficiência será considerado carente.

3) Como será feita a avaliação médica do candidato?

A avaliação médica do candidato será realizada por profissionais das Unidades do Sistema único de Saúde do Distrito Federal – SUS, especialistas nas deficiências apontadas.

O Laudo Médico deverá conter o número do CID (Código Internacional de Doenças), o carimbo, a assinatura e a matrícula do profissional credenciado, justificativa circunstanciada, quando indicada a necessidade de acompanhante.

4) Quais os documentos necessários para solicitar o Passe Livre Especial?

A inscrição para habilitação ao usufruto do benefício poderá ser feita mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Quem vai fazer o cadastro:

Formulário. (Fornecido na estação 114 Sul do Metrô);
Laudo médico recente (até 180 dias, original e expedido unicamente pelo SUS);
Identidade e CPF (cópia);
Comprovante de residência (cópia);
Comprovante de renda: Até 3 (três) salários mínimos, os três últimos contra-cheques, carteira de trabalho ou comprovante de pagamento do INSS;
b) Quem participou do Recadastramento no Programa Mão na Roda, deverá comparecer a Estação 114 Sul do Metrô portando o seguinte documento:

Carteira de Identidade (original).
c) Quem não participou do recadastramento no PROGRAMA MÃO NA RODA deverá comparecer a Estação 114 Sul do Metrô portando o seguinte documento:

Laudo médico recente (até 180 dias, original e expedido unicamente pelo SUS);
Identidade e CPF (cópia);
Comprovante de residência (cópia);
Comprovante de renda: Até 3 (três) salários mínimos, os três últimos contra-cheques, carteira de trabalho ou NADA CONSTA do INSS;
5) Onde solicitar o Beneficio do Passe Livre do DF?

O único local é a Estação do Metrô da 114 Sul, Praça do Cidadão em horário comercial.

Devem-se se dirigir a Estação do Metrô da 114 Sul as pessoas que pleiteiam o beneficio do Passe Livre do DF pela primeira vez e também os que tiveram perdido ou extraviado o cartão para solicitar novo Cartão Magnético.

Telefones de contato: 0800 94 12310 / 3246-7030 / 3905-1391 / 3905-1392

6) O Passe Livre Especial dá direito a acompanhante?

O acompanhante somente terá direito ao transporte gratuito quando assistindo ao beneficiário, pessoa com deficiência, conforme especificado em Laudo Médico.

7) A Pessoa com Deficiência, mesmo sendo menor de idade, deve ter o próprio CPF?

No caso de pessoa com deficiência, menor de idade, o CPF usado será o dos pais ou do responsável legal.

8) Quando a Pessoa com Deficiência é menor de idade como ele deve comprovar renda?

O menor de idade não deve comprovar renda, pois a renda aferida será a da família ou do responsável legal.

9) A foto para emissão do cartão deverá ser levada?

A foto é capturada na hora, portanto não é necessário levar foto.

10) Qual o procedimento para a Pessoa com Deficiência com cadastro sem foto no sistema?

Deverá regularizar sua situação o mais rápido possível, irá tirar a foto na Estação 114 Sul do Metrô e aguardar a entrega do cartão de acordo com o calendário.

12) Qual o prazo para retirar o cartão, depois que o deficiente fizer o cadastro?

De 20 (vinte) a 30 (trinta) dias corridos.

13) Qual o órgão responsável pelos procedimentos de cadastramento e deferimento do Passe Livre?

Atualmente o Decreto do DF nº 27.825/2007 determina que o órgão responsável pelo cadastramento e deferimento do Passe livre é a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania por meio da Diretoria para Assuntos das Pessoas com Deficiência (DAPD). A empresa FÁCIL apenas confecciona o cartão.

14) O deficiente que perdeu a carteirinha e não fez o recadastramento, o que ele deve fazer para receber a 2ª via?

Ele deve levar toda a documentação para um "novo cadastro" na 114 sul.

Documentos necessários para o cadastro:

a) Quem vai fazer pela primeira vez:

Laudo médico recente (até 180 dias, original e expedido pelo unicamente pelo SUS);
Identidade e CPF (cópia);
Comprovante de residência (cópia);
Comprovante de renda: Até 3 (três) salários mínimos, os três últimos contra-cheques, carteira de trabalho ou NADA CONSTA do INSS
15) Como pedir uma segunda via da Carteira?

No caso de extravio ou furto da Carteira, o beneficiário deverá providenciar a Ocorrência Policial junto às Unidades da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para fins de garantia do próprio beneficiário e para o acompanhamento e a fiscalização dos órgãos responsáveis.

Para solicitação da segunda via, o beneficiário apresentará, obrigatoriamente, na Estação do Metrô da 114 Sul o Boletim de Ocorrência Policial relativo ao furto ou extravio da Carteira de Passe Livre Especial.

16) Qual a validade do novo cartão especial?

A validade da carteira especial é de 2 (dois) anos, os cartões eletrônicos distribuidos pelo FÁCIL irão expirar a validade a partir de 2009, sendo que 30 (trinta) dias antes da data de vencimento o validador emitirá um sinal sonoro diferenciado informando no display o vencimento do cartão.

17) Qual será o prazo de validade das carteiras atuais?

As carteiras atuais terão validade até 31 de maio de 2008.
Após esse período as carteiras antigas não serão mais aceitas nos ônibus e a pessoa com deficiência deverá comparecer a Estação do Metrô da 114 Sul para fazer novo cadastro.

18) É necessário que o cartão ESPECIAL seja recarregado?

Não, neste cartão não é possível carregar os créditos.

19) O deficiente que não retirar o cartão na data marcada poderá retirar após a data ou terá uma data específica?

Ele poderá retirar o cartão especial em uma data posterior.

20) Sou FUNCIONAL e também sou pessoa com deficiência, como faço para obter minha carteirinha de Pessoa com Deficiência?

Essas pessoas terão que solicitar a impressão do cartão com a indicação "Funcional/Especial".

21) Tenho meu cartão estudante e quero cancelá-lo para retirar meu cartão ESPECIAL, qual o procedimento?

Você deverá solicitar o cancelamento do seu cartão estudante na sede do FÁCIL, com o cartão estudante cancelado é possível emitir o cartão ESPECIAL. Em seguida dirija-se a estação 114 Sul do metrô e faça o seu cadastro.

22) O deficiente que possui carteirinha de outro estado, poderá utilizar ônibus no DF?

Para utilizar ônibus do DF, ele deverá ser morador do DF e estar cadastrado para receber a carteira do DF.

23) Qual é a penalidade para o uso indevido da Carteira de Passe Livre Especial?

A utilização indevida da Carteira por qualquer pessoa que não seja titular é considerado crime – artigo 307 do Código Penal – pena de 03 meses a 01 ano de detenção.

24) Em que casos o benefício pode ser cancelado?

O cancelamento poderá ser realizado pela ocasião do falecimento do beneficiário; mudança de domicílio para fora do Distrito Federal; alteração da renda, quando esta ultrapassar os limites estabelecidos para a concessão do benefício; alteração do diagnóstico médico ou psicológico que implique o desaparecimento das condições estabelecidas na legislação, para habilitação ao usufruto do benefício.

25) Legislação Aplicada:

Lei n.º 453, de 08/06/1993 - Concede transporte gratuito às pessoas portadoras de insuficiência renal e dá outras providências.

Decreto n.º 16.829, de 06/10/1995 - Regulamenta a concessão de transporte gratuito às pessoas portadoras de insuficiência renal estabelecido pela Lei nº 453, de 8 de junho de 1993.

Lei n.º 566, de 14/10/1993 - Concede transporte gratuito as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental e dá outras providências.

Decreto n.º 20.566, de 11/09/1999 - Regulamenta a concessão do Beneficio de que trata a Lei n° 566 de 14 de outubro de 1993 e dá outras providências.

Lei nº 773, de 10/10/1994 - Concede transporte gratuito às pessoas de baixa renda portadoras de câncer, vírus HIV e de anemias congênitas, e coagulopatias congênitas, nas condições que especifica e dá outras providências.

Decreto nº 16.982, de 05/12/1995 - Regulamenta a concessão de transporte gratuito às pessoas de baixa renda portadoras de câncer, vírus HIV, de anemias congênitas e coagulopatias congênitas, instituída pela Lei 773, de 10.10.1994, e dá outras providências.

Portaria Conjunta SEAS-ST nº 01, de 27/06/2002 - Regulamenta a habilitação ao uso do transporte gratuito por pessoas portadoras de deficiências físicas, sensoriais ou mentais, em grau acentuado, tendo em vista o disposto na Lei n. 566, de 14 de outubro de 1993, e dá outras providencias.

Decreto n. 27.825, de 30/03/2007 - Altera a estrutura da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e dá outras providências.

Decreto n. 28.212, de 16/08/2007 - Aprova o Regimento da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

Lei n. 4.011, de 12/09/2007 – art. 1 e 4 - Dispõe sobre os serviços de transporte público coletivo integrantes do Sistema de Transporte do Distrito Federal, instituído pela Lei Orgânica do Distrito Federal, e dá outras providências.

Portaria SET n. 98, de 22/10/2007 - Institui o Sistema de Bilhetagem Automática.

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/passedf.htm

Para emagrecer e manter o peso


*****para obter um resultado duradouro:

- mudar de hábitos alimentares;
- programa de reeducação alimentar;
- consumir verduras, frutas e a tomar bastante água;
- não pular refeições;
- fazer pelo menos quatro vezes por dia;
- ingerir menos calorias do que gasta faz emagrecer;
- praticar uma hora de atividade física diariamente;
- tomar café da manhã todos os dias;
- fazer a maior parte das refeições em casa;
- não sair da linha nos fins de semana;
- pesar-se regularmente;
- Trocar os doces por saladas e frutas;
- o refrigerante por água e sucos;
- não beliscar o dia inteiro;
- não ficar longos períodos em jejum (impede que a grelina, o hormônio do apetite, atinja picos muito altos);
-
- intervalos menores entre as refeições tende a fazer pratos mais comedidos;
- nunca exagerar nem come por comer;
- ginástica como um hábito tão imprescindível quanto escovar os dentes ou tomar banho;
- As palavras-chave da manutenção do peso são flexibilidade, compensação e controle;
- uma dieta menos rígida, mas balanceada;
- binômio dieta e atividade física, outros dois fatores têm ganhado relevância na equação da manutenção do peso: sono reparador e controle do stress;
- noites maldormidas levam a um aumento na produção de grelina, o hormônio do apetite, e à redução na síntese de leptina, responsável pela saciedade. Já o stress aumenta a liberação de cortisol, hormônio que contribui para o acúmulo de gordura visceral;
- A idade também é um elemento importante, com o tempo há uma queda natural no ritmo do metabolismo, mulheres e homens ganham, em média, 4 quilos a cada década


Pequeno resumo do texto da revista acessada em: http://veja.abril.com.br/170210/como-perder-atencao-manter-peso-p-082.shtml

A beleza da força


10/02/2010 - 20:52 - Atualizado em 11/02/2010 - 23:35


A beleza da força


O corpo musculoso das mulheres que malham parece representar uma nova estética feminina, que desafia os homens em seu próprio terreno. Mas essas mulheres saradas são realmente bonitas?

Ivan Martins, Nelito Fernandes e Fernanda Colavitti. Com Eliseu Barreira e Leopoldo Mateus


O que é uma mulher bonita?

A resposta a essa pergunta tem variado através dos séculos, das culturas e da geografia. Nossos ancestrais, que habitavam as cavernas da Europa há 50 mil anos, esculpiram deusas da fertilidade com seios, coxas e barrigas proeminentes. Podemos admitir que era esse seu ideal de beleza. Para o povo pagund, do norte da Tailândia, seios caídos e longos pescoços deformados pela colocação de anéis de metal são o que há de mais bonito. Nos parece estranho, mas assim é entre eles. No Brasil do século XXI, celeiro mundial de modelos claras e delgadas, existe uma acentuada predileção popular por mulheres carnudas e morenas, com curvas bem demarcadas.

Portanto, o que é uma mulher bonita?

A empresária carioca Marcella Techeh tem sua própria resposta para essa questão. Ela tem 33 anos, dois filhos e um corpo esculpido em pedra por sessões diárias de musculação. Marcella é uma mulher forte, sarada, malhada mesmo, embora não tenha uma aparência pesada. Seus músculos sobressaem no abdome, nos braços e nas coxas. Sua preocupação principal é evitar a flacidez. Um de seus grandes prazeres é olhar-se no espelho. Mas essa satisfação consigo mesma, totalmente narcisista e corriqueira, embute uma rebeldia. Embora atraente, Marcella não se enquadra no padrão de beleza que domina a estética ocidental desde o início do século XX e que provocou, em seu nascimento, um comentário azedo do escritor francês Émile Zola: “A ideia da beleza varia. Ela agora reside na esterilidade das mulheres alongadas, donas de flancos pequenos”. Marcella, assim como milhares de outras que se exercitam com intensidade e que se orgulham de seus músculos, não é uma mulher “alongada de flancos pequenos”. Ela é robusta, vigorosa, rija. Nada tem em comum com a criatura frágil descrita pelos médicos do século XVIII, segundo os quais a mulher teria “ossos pequenos, com carnes moles e esponjosas, e seria animada por um caráter débil”. As mulheres fortes como Marcella explodiram essa definição. Elas representam a materialização de uma nova estética que vai emergindo das academias e das pistas esportivas – e que representa, a seu modo, uma tremenda mudança de valores.


É como se as mulheres, cansadas da imagem passiva de fragilidade corporal que lhes foi imputada desde a Antiguidade, resolvessem, por conta própria, invadir a última arena simbólica exclusivamente masculina, a da força física. Braços e ombros poderosos parecem ser a resposta das mulheres aos rapazes de peitos e braços inflados que desfilam pelas ruas das cidades brasileiras. Seria o começo de uma disputa? “Não creio que isso represente uma forma de competição”, afirma o sociólogo Celso Sabino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “É mais a definição de uma nova identidade, em uma nova era. Essas mulheres fogem do que significou ser mulher nos últimos séculos no Ocidente.”

Os homens parecem não gostar dessa nova vertente da beleza feminina. “Eu gosto de mulher feliz. Vejo muito mais sensualidade numa mulher feliz do que numa sarada emburrada”, diz o apresentador Marcelo Tas. O vocalista da banda Raimundos, Tico Santa Cruz, é ainda mais severo. “Eu acho tosquíssimo. Gosto de mulheres naturais. Mulheres que parecem de borracha não me atraem. Tenho medo delas”, diz ele. O ator e roteirista Bruno Mazzeo tampouco aprova a força feminina: “Não é a minha preferência. Acho que os músculos tiram a feminilidade, que é uma das coisas que mais me atraem”.

Na resistência masculina reside um dos vários aspectos inovadores da nova estética: ela não é uma invenção dos homens. Ao contrário das opulentas madonas renascentistas, das “mulheres ampulhetas” do século XIX (com os seios projetados por espartilhos e os quadris empinados por anquinhas) e das atrizes com corpos voluptuosos que emergiram de Hollywood nos anos 50, as anônimas com silhuetas esculpidas não correspondem a uma idealização da feminilidade (leia a linha do tempo da beleza). Elas estão inventando uma estética própria, que se opõe aos cânones consagrados da beleza e do bom gosto. Talvez por isso os homens se incomodem – e não pela primeira vez.

No fim do século XIX, quando as mulheres da elite europeia começaram a pedalar e jogar tênis, falou-se em imoralidade, degeneração e até mesmo pecado. “Era como se as mulheres estivessem se apropriando de exercícios musculares próprios à atividade masculina”, escreve a historiadora Mary Del Priore no livro Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. Na verdade, as mulheres estavam de fato se apropriando de um território exclusivamente masculino, como fazem agora.

Isabelle Colmenero pratica exercícios obsessivamente desde os 15 anos. Corre, levanta pesos, faz ginástica. Hoje, aos 35, casada, exibe um corpo de gladiadora pequeno e sarado, que não deixa de ser vigorosamente feminino. Ela diz que não tem medo de ficar com aparência de homem. “Nosso corpo não é como o deles”, afirma. “Para ficar forte mesmo, masculinizada, você tem de tomar anabolizante.” Isabelle limita-se a comer de tudo. E, como gasta muita energia, não se preocupa em fazer dietas. Parece residir aí um avanço do ponto de vista da saúde em relação à estética anoréxica que as adolescentes do mundo inteiro importaram das passarelas. Mulheres que malham, comem (leia a reportagem sobre musculação e saúde).

Lilian Pacce, a editora de moda do canal GNT, acha que a modelo holandesa Lara Stone já representa, de forma sutil, uma resposta do mundo da moda ao aparecimento nas ruas de uma estética feminina menos diáfana. “Lara é uma mulher grande e teve problemas quando começou nos desfiles”, diz Lilian. Hoje, a modelo alta de seios imponentes é uma das mais requisitadas do circuito.

A jornalista Danuza Leão, ex-modelo e observadora perspicaz da sociedade brasileira, não tem simpatia pelas mulheres que malham em excesso. Defende, “para homens e mulheres”, uma aparência “durinha e enxuta, mas sem músculos”. Dito isso, ela reconhece que sempre houve uma acentuada divisão no mundo estético brasileiro. Nos anos 1950 e 1960, quando as modelos de sucesso já eram magras e elegantes, como a americana Suzy Parker, as preferidas dos homens brasileiros se apresentavam no teatro de revista com amplos quadris e coxas grossas. Eram as coristas, equivalentes das moças de pernas roliças que dançam ainda hoje diante das câmeras dos programas de auditório. “Sempre houve essa divisão de gosto no Brasil”, diz Danuza. “As mulheres com mais corpo sempre fizeram sucesso nas ruas e na praia.”

Sempre, neste caso, parece ser sempre mesmo. Desde a chegada dos portugueses, no século XVI, criou-se uma dicotomia entre a estética oficial da corte europeia – que consagrava cabelos claros, pele leitosa e seios volumosos – e a beleza que se apresentava nas praias aos olhos dos colonizadores. Às índias, com seus olhos e cabelos escuros e seu corpo pequeno e castanho, logo viriam se juntar as escravas africanas de sorriso reluzente e magistral musculatura. Dessa mistura emergiu uma estética brasileira, de bumbum arrebitado e seios pequenos, que o sociólogo Gilberto Freyre definiu como “morenidade” – e que até hoje influencia o gosto e a libido nacionais. Mary Del Priore diz que no século XIX, quando José de Alencar se esmerava em esmiuçar as “mãos pálidas” e o “talhe delicado” de suas personagens, os visitantes estrangeiros ao Brasil relatavam a evidente preferência de nossos tataravós por mulheres “cheias e morenas”. Um inglês que aqui esteve em 1893 deixou registrado que o maior elogio que se podia fazer a uma dama era observar que ela “estava a cada dia mais gorda”. As coisas mudaram.

É possível, portanto, que a estética das mulheres fortes seja apenas uma evolução histórica do gosto nacional por mulheres curvilíneas, que predomina há 500 anos. O fato de que as primeiras musculosas tenham surgido nos desfiles de Carnaval, em que a cultura do país é filtrada pelas lentes do exagero, reforça essa impressão. A nova estética pode ser compreendida como exagero, como o ponto em que uma tendência começa a converter-se em caricatura.

Foi inaugurada recentemente no museu Metropolitan de Nova York uma exposição de 60 esboços do pintor italiano Agnolo Bronzino, um dos mestres do maneirismo. Essa escola de arte surgiu na Itália por volta de 1520 e interpôs-se entre o Renascimento e o Barroco. Os corpos esboçados por Bronzino, percebe-se na exposição, são recobertos por uma musculatura tão espessa e detalhada que mais parecem uma caricatura da anatomia humana. Olhando a retrospectiva do Metropolitan, é possível encontrar paralelos entre o virtuosismo vazio de seus desenhos e a ausência de direção da cultura moderna. Com o mesmo olhar, talvez se possa perceber, no corpo musculoso das mulheres que malham, reflexos do exagero que povoa as pinturas e os desenhos de Bronzino. No início do século XXI, a estética das mulheres com músculos pode ser tanto um sinal de transformação duradoura quanto mais uma manifestação efêmera de decadência. Como o maneirismo


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI121559-15228,00-A+BELEZA+DA+FORCA.html

misabellC search

Pesquisa personalizada