misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A cobra

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Melhores universidades do mundo

Para conhecimento geral:


Melhores universidades do mundo estão nos EUA


HARVARD É A MAIS BEM AVALIADA, REVELA RANKING DA BRITÂNICA TIMES HIGHER EDUCATION QUE A FOLHA PUBLICA COM EXCLUSIVIDADE
Com 29, Reino Unido é 2º; China, com 6, bate Japão na Ásia; América Latina não possui nenhuma instituição



MARCOS FLAMÍNIO PERES

DE SÃO PAULO



Não é só mito, mas estatística: Harvard é a melhor universidade do mundo, os EUA, sozinhos, abrigam 15 das 20 melhores instituições de ensino do planeta, e é dinheiro, muito dinheiro, que move essa engrenagem.

Essas são algumas das conclusões do Ranking Mundial de Universidades 2010-11 da Times Higher Education, referência em ensino superior que a Folha publica com exclusividade no Brasil.

A crise financeira de 2008 parece não ter provocado estrago nos campi dos EUA. Entre as 200 instituições que figuram no ranking, mais de um terço é de norte-americanas (72).

A receita é simples, segundo Ann Mroz, editora da THE: "Os EUA investem 3,1% de seu Produto Interno Bruto em educação superior, enquanto os demais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico investem 1,5%".



FORÇA ASIÁTICA

Em sua sétima edição, o ranking também revela a forte presença das asiáticas. Entre as 50 melhores, o continente possui sete -China (2), Hong Kong (2), Japão, Coreia do Sul e Cingapura- e, nessa faixa, já bate a Europa continental: Suíça (2), França (2), Alemanha e Suécia.

No entanto, se for incluído o Reino Unido, a balança pende para a Europa. A ilha detém quatro das 50 melhores universidades, três delas entre as dez primeiras (Cambridge, Oxford e Imperial College). Levando-se em conta o ranking completo, o Reino Unido (com 29) e Europa continental (com 51) disparam.

No total, as asiáticas somam 27 -China (6), Japão (5), Taiwan e Coreia do Sul (4 cada uma) são os destaques. Já as instituições dos países de língua inglesa, somadas, dominam 120 posições -ou 60% do ranking (Canadá -nove- e Austrália -sete- vêm em seguida). Na Europa continental, a surpresa foi a Alemanha.

Com 14 instituições, o motor econômico da região também lidera o ensino superior.

O país "investiu 18 bilhões em pesquisa nos últimos cinco anos", afirma Mroz. A França decepcionou: figura apenas em quinto.



NOVOS CRITÉRIOS

A versão 2010-11 do ranking da THE passou por ampla reformulação -a começar da compiladora dos dados, que é a Thomson Reuters. Mas a mudança mais radical, segundo Mroz, foi de metodologia: "Usamos hoje 13 indicadores, em vez dos seis usados anteriormente [...] e ouvimos 13.388 acadêmicos altamente qualificados, de todo o mundo".

O critério de reputação também teve seu peso reduzido. "Privilegiamos mais as evidências objetivas -e não as subjetivas."


Colaborou EMILIO SANT'ANNA, de São Paulo

domingo, 26 de setembro de 2010

sábado, 25 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Crazy Painting

Entenda o que é Mestrado e Doutorado

Seleção contêm várias etapas. Conheça algumas dicas para se sair bem!

Publicado em 04/01/2008 - 12:00


Por Larissa Leiros Baroni
Ingressar num programa de pós-graduação stricto sensu não é tarefa nada fácil. Basta verificar a lista de pré-requisitos descritos nos editais, bem como as inúmeras etapas de seleção dos candidatos. São provas escritas, exames orais, análises de currículos, prévias de projetos de pesquisa, entrevistas pessoais e cartas de recomendações. Um processo longo, cansativo e concorrido. Mas que, segundo especialista, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

Normalmente, as vagas para os cursos de mestrado e doutorado no país são abertas entre o fim e o início de cada ano. As regras do processo de seleção dos candidatos variam muito de instituição para instituição, mas é comum ser exigido além do diploma de graduação - para o mestrado - e do título de mestre - para o doutorado - conhecimentos na área do programa e experiência em projetos de pesquisas. "Profissionais com essas características ganham destaques entre os demais concorrentes", enfatiza a coordenadora da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Vera Lúcia Strube de Lima. E é aí que a sua participação na iniciação científica da graduação pode fazer a diferença.

Para avaliar os conhecimentos dos candidatos grande parte das universidades aplica provas escritas, compostas por questões fundamentais referentes aos assuntos técnicos do programa. Em algumas áreas, inclusive, são realizados exames nacionais. É o caso da área de Administração, com o teste da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração). "Sem essas informações os participantes terão dificuldades no decorrer do programa, até porque serão discutidos problemas mais profundos e não haverá revisões das matérias básicas", afirma a assessora da pró-reitoria de pós-graduação da USP (Universidade de São Paulo), Aline Maria da Silva. O conteúdo programático das provas é descrito no edital de cada programa.

A análise de currículos também é praticada com bastante freqüência. Por isso, o candidato deve tomar muito cuidado com a elaboração. Esqueça o modelo que você sempre utilizou na busca de empregos. A coordenadora de apoio à pós-graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da Unb (Universidade de Brasília), Dione Moura, recomenda que se use o modelo da Plataforma Lattes, do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Nesse documento deve conter os dados gerais da formação e as experiências profissionais, assim como a publicação de artigos e as participações em eventos, congressos e projetos de pesquisa. "Se prioriza na seleção as pessoas que atuam profissionalmente na área do curso e que têm ou já tiveram algum envolvimento na área científica", alerta Dione.

Em alguns casos, o candidato deve anexar ao currículo, uma carta de intenções. "Em um formato de memorial, será possível apresentar os seus interesses e expectativa em relação ao curso e ao título. Poderão ser apresentados também os conhecimentos, experiências e vivências", descreve Vera Lúcia. "Nada de aproveitar essa carta para adular a instituição ou o coordenador. Isso pode se tornar um ponto negativo, ao invés de positivo", acrescenta.

Além de todos esses processos, é desejável ter o domínio de pelo menos uma língua estrangeira, no mestrado, e duas, no doutorado. Algumas instituições, inclusive, exigem a realização de exames de proficiência, como o Toefl, que analisa a capacidade de conhecimento da língua inglesa. "Isto porque, nestes cursos é muito comum a utilização de referências bibliográficas em outros idiomas", diz Aline Maria.

Apresentação de um pré-projeto

Muitas universidades exigem também a apresentação de pré-projeto de dissertação ou tese. E é aí que, de acordo com os especialistas, os candidatos encontram as maiores dificuldades. Ainda mais aqueles que não têm sequer uma idéia do que pesquisar.

A proposta deve se enquadrar nas linhas e áreas já trabalhadas pela universidade. Por tanto, ou você adapta o tema do seu trabalho científico à instituição ou procura uma instituição que tenha linha de pesquisa que englobe o assunto que se pretende estudar. "Esse tema também precisa ser aceito por um orientador. Por isso, para não perder tempo, é recomendável pedir sugestões a ele antes mesmo de candidatar-se a pós", orienta Aline Maria. (Clique aqui e saiba como definir um tema)

Não basta apenas escolher o tema, é preciso montar um pré-projeto, ou seja, um documento escrito que apresente a idéia do trabalho científico. Formatá-lo parece difícil, especialmente para aqueles que não tiveram oportunidade de vivenciar a iniciação científica na graduação. Mas não tem nenhum segredo. Algumas instituições explicitam, no edital do programa, item por item do que deve contar nesse documento.

Informações como tema, justificativa, metodologia, procedimentos, cronograma de atividades, resultados esperados, referenciais teóricos e bibliografia não podem faltar nesse documento. "Através desses tópicos serão analisados a viabilidade do projeto", alerta Dione. "Será dada prioridade às pesquisas inéditas", acrescenta. (Clique aqui e saiba como construir um projeto de pesquisa)

Prepare-se para a entrevista

Passar pelo nervosismo das entrevistas pessoais também faz parte do caminho dos profissionais que buscam vaga na pós-graduação. O contato direto com o coordenador do curso apesar de aumentar a tensão, possibilita que o candidato explore melhor seu currículo e deixe claro seu interesse pela vaga. Por isso, ir preparado para alcançar as expectativas do entrevistador pode ser um passo decisivo. "A avaliação dessa conversa está voltada à motivação do candidato", aponta Aline Maria.

Quando o programa é de dedicação exclusiva, é avaliada também a disponibilidade de horário do candidato e as condições financeiras dele se manter no curso, sem precisar, a princípio, de uma bolsa. "São poucas as vagas oferecidas aos cursos de mestrado e doutorado, por isso é preciso ter a garantia de que aquele que a conquistar chegue até o fim do curso", diz a coordenadora da UnB Dione Moura.

No caso de programas que pedem um pré-projeto, os especialistas dizem que é estritamente necessário que o aluno consiga defender com todas as forças a sua viabilidade de realização. "É extremamente importante demonstrar segurança e conhecimento sobre o projeto de pesquisa que será desenvolvido caso seja selecionado", afirma Vera Lúcia.

Processos facilitadores

Procurar conhecer melhor o mundo da pós-graduação, antes mesmo de encarar todos essas etapas de seleção, pode ser uma excelente estratégia de ingresso. Algumas instituições abrem vagas para alunos especiais, também chamados de ouvintes, que freqüentam as aulas com o objetivo de ter um primeiro contato com este ambiente.

Há uma pré-seleção destes estudantes, com critérios mais abertos, que variam conforme o programa. Em geral, é avaliada a atuação profissional e a experiência em pesquisa e docência do candidato. "Viver esse clima da pós pode dar ao candidato mais segurança na escolha do programa, do tema da pesquisa e do orientador", orienta Aline Maria.

Outra questão essencial é avaliar o curso que pretende fazer. "Isto é possível ao conhecer os temas a serem estudados, as publicações do departamento, quais são os pesquisadores, e procurar ler os autores trabalhados em cada área de pesquisa. Não dá para fazer a inscrição num mestrado ou doutorado por impulso, é preciso preparo", defende Dione.



http://www.universia.com.br/posuniversitario/materia.jsp?materia=15114

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nomear

Comédia

Você sabe organizar seu refrigerador?‏

Mantenha seu refrigerador limpo e em ordem!

Manter sua geladeira sempre em ordem não é perda de tempo e muito menos um capricho. Quando tudo está limpo, bem acondicionado e no lugar certo, a sua vida na cozinha fica muito mais fácil e você ainda garante a melhor conservação dos alimentos.

Separamos então, algumas dicas que podem ajuda-la nesta organização. Para começar, a limpeza deve ser feita com o refrigerador desligado, vazio e com um pano úmido contendo bicarbonato, pois, além de limpar, é um excelente desinfetante. Em seguida seque com um outro pano limpo. Esse processo deve ser feito todas as semanas.

Hora do armazenamento. Comece a organização de baixo para cima. Gavetas: Conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Os alimentos perecíveis devem ser armazenados próximo ao congelador e os demais podem ser distribuídos de forma que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.

As frutas e verduras devem ser ensacadas em embalagens limpas. Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Após serem abertos, eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados.

A temperatura correta a ser utilizada é a temperatura ambiente de acordo com a estação do momento (outono ou inverno). No verão, a temperatura é diminuída e no inverno será utilizada uma temperatura mais branda. Isso evita que frutas e verduras queimem pela temperatura muito baixa ou estraguem em função da alta temperatura.

Dicas simples que tornam sua cozinha mais prática e higiênica na hora de preparar os alimentos!



Como descongelar e limpar o seu refrigerador
O bicarbonato de sódio é muito eficiente para tirar os cheiros da geladeira

Retire todos os alimentos, após isso deixe descongelar até ela estar na temperatura ambiente.

Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água.(O bicarbonato de sódio é muito eficiente para tirar os cheiros da geladeira)

Molhe o pano na mistura realizada e passe em todas as paredes internas da geladeira, nas prateleiras, nas gavetas, no congelador e seque-o com outro pano.


DICAS


*Limpe bem a borracha da porta com detergente neutro e a parte de metal onde ela encosta quando fechada, isto evitará que ela fique ressecada e consequentemente aumente o consumo de energia.

*Aproveite também para verificar se a borracha está danificada, se estiver, aconselha-se uma troca.


Como tirar o mal cheiro da geladeira
Não existe nada mais desagradável do que geladeira com cheiro ruim. Felizmente existem alguns truques para eliminar esse cheiro das geladeiras.


Não existe nada mais desagradável do que geladeira com cheiro ruim. Quando abrimos a porta de uma geladeira mal cheirosa parece que aquele odor de comida estragada invade a casa toda. Isso sem falar que podemos acabar numa situação constrangedora se alguma visita pedir um copo de água.

Felizmente existem alguns truques para eliminar esse cheiro das geladeiras. Siga as dicas abaixo e livre-se do mau cheiro!

Dica 1: Algodão com essência de baunilha.


Você vai precisar de:

- Um pouco de algodão

- Essência de baunilha para bolos e doces

Como fazer?

Com o algodão, faça uma pequena bolinha e molhe-a com a essência de baunilha para bolos e doces. Depois é só colocar essa bolinha na geladeira e pronto! O cheiro sairá rapidamente.


Dica 2: Pedaços de maçã


Você vai precisar de:


- 1 maçã

Como fazer?


Corte a maçã em quatro fatias, cortando ao meio e depois cortando cada uma das metades ao meio novamente. Distribua os pedaços de maçã entre as repartições da geladeira e deixe por dois dias. Depois é só jogar as maçãs no lixo.


*Se o mau cheiro persistir, repita todo o processo até eliminar de vez esse incômodo.

Dermatologista trata dos assuntos de estética e saúde

Lucia Mandel
Dermatologista trata dos assuntos de estética e saúde



revista VEJA - 22/09/2010 às 16:23 \ Beleza

Não esprema espinhas. Mas se é para desobedecer, leia estas dicas







Todo mundo sabe ou já ouviu falar que não é bom espremer espinhas. Cutucar a pele é arriscado e pode piorar em vez de resolver o problema. Aí seguem alguns motivos:

1- Existem bactérias vivendo na nossa pele. Elas ficam em várias partes do corpo, incluindo mãos e unhas. Na maioria das vezes elas não incomodam. Mas, ao mexer em um cravo ou uma espinha com sua mão contaminada por bactérias, a lesão inicial pode infeccionar e aumentar.

2- Uma espremida mal feita pode arrebentar a espinha, não para fora, mas na sua parte profunda na pele. Se isso acontecer, a inflamação aumentará.

3- Existe o risco de uma espinha mal-espremida virar cisto.

4- Arranhar e cutucar a pele com o objetivo de eliminar imperfeições pode deixar manchas e cicatrizes.

Por isso, se você tem cravos e espinhas, além do tratamento indicado pelo dermatologista, faça periodicamente limpeza de pele com profissional capacitado. Na limpeza profissional, cravos e espinhas são removidos de maneira correta.

E aí, te convenci?

Espero que sim. Mas sempre tem os compulsivos que acabam espremendo espinhas de qualquer jeito, por raiva delas ou até por prazer. A eles, vou ensinar a diminuir os riscos de um serviço malfeito.

Kit-espinha

Vai espremer mesmo? Certeza? Mais que absoluta? Então trate sua espremida com seriedade. Considere os riscos que mencionei e se prepare para um verdadeiro ato cirúrgico. Lave bem as mãos com água e sabonete, e não se esqueça de lavar a área sob as unhas. A seguir, separe o material necessário:

1- Algodão e álcool

2- Agulha. O ideal é usar uma agulha esterilizada para injeção, vendida em farmácia. Se não tiver, use uma de costura. Nesse caso você deve esterilizar a agulha, esquentando-a no fogo até que fique incandescente. Depois, remova a fuligem na agulha com algodão umedecido em álcool.

3- Creme secativo. Pode ser o mesmo que você usa habitualmente para cuidar de sua pele. Bons ingredientes que compõem um creme secativo são o ácido salicílico ou o peróxido de benzoíla.

O passo-a-passo

Nem toda espinha pode ser espremida. Aquelas que estão na fase inicial, quando a gente vê apenas um carocinho avermelhado, não podem. Se você cutucar, é certeza que elas pioram. Para elas, não adianta dica nenhuma. Contenha-se. Inclusive você, senhor compulsivo.

Só se arrisque a espremer se a espinha estiver com pus, um ponto amarelado na superfície. Comece lavando mãos e rosto com água e sabonete. Depois, use algodão umedecido em álcool para limpar a pele sobre a espinha e ao seu redor. Com a agulha, fure a espinha em sua parte amarelada. Você também pode rasgar a espinha com a agulha. Para isso, deixe a agulha paralela à pele, fure a espinha na parte amarela mais próxima à pele e levante a agulha.

Depois, usando algodão, faça pressão para baixo na pele ao redor da espinha. Não esprema a lesão nem com seus dedos nem com algodão, isso pode fazer com que a espinha estoure para dentro, na profundidade da pele. A seguir, limpe novamente a espinha com algodão embebido em álcool e aplique o secativo.

Esse passo-a-passo serve para te ajudar com uma ou outra espinha maior. Nem pense em espremer sozinho várias espinhas de uma vez. A chance de você se machucar assim é grande. O melhor a fazer neste caso é procurar ajuda profissional.

Por Lucia Mandel
Tags: bactérias, creme secativo, espinhas


http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/beleza/nao-esprema-espinhas-mas-se-e-para-desobedecer-leia-estas-dicas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA)

V Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

De 27/09 a 01/10



A Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) é em evento acadêmico que objetiva estimular e promover o espírito crítico em relação à formação e à atuação do bibliotecário; reunir a comunidade bibliotecária paulista, aproximando-a da principal universidade pública brasileira – a USP; e divulgar o curso de Biblioteconomia na ECA e na USP, mostrando a multiplicidade de atuações do bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas.


O evento é organizado por alunos do curso de Biblioteconomia da ECA/USP, sob a orientação do Professor Waldomiro Vergueiro e apoio do departamento de Biblioteconomia e documentação (CBD). Serão promovidas palestras e mesas-redondas com convidados e ex-alunos do próprio curso. As atividades ocorrerão entre 27 de setembro a 01 de outubro de 2010.



Neste ano o tema da V Semana de Biblioteconomia será “As áreas de atuação do bibliotecário” e contará com mesas-redondas sobre Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros de Memória, Consultorias, Arquitetura da Informação, Documentação Audiovisual, Área Acadêmica: pesquisa e docência e uma palestra sobre Bibliotecários no mundo: a experiência do profissional de outro país.



A programação completa, com informações sobre os palestrantes, está disponível no endereço: http://www.cabieca.com.br/semanabiblio/.

Homens valorizam beleza do rosto feminino

20/09/2010 - 18:06 (atualizada em 20/09/2010 18:24)
Homens valorizam beleza do rosto feminino em relacionamentos
Quando buscam por sexo casual, homens tendem a valorizar mais o corpo curvilíneo da mulher, mas quando a intenção é um relacionamento a longo prazo, o rosto é o que mais importa


Da Redação

Rosto feminino guarda "pistas" a respeito


Um estudo recente realizado pela Universidade de Texas constatou que quando os homens buscam apenas sexo, a tendência é preferir um corpo voluptuoso, mas quando se trata de ter um relacionamento duradouro, o que mais importa é a beleza facial.

De acordo com a pesquisa, os homens são instintivamente atraídos por um corpo curvilíneo quando buscam por sexo casual. Em relação a preferência por rostos bonitos na hora de construir uma família, os pesquisadores afirmaram que isso acontece pois o rosto guarda diversas “pistas” a respeito da qualidade reprodutiva da mulher.

O rosto aponta as características reprodutivas inerentes a mulher, enquanto o corpo revela apenas um estado momentâneo de fertilidade.

O estudo, que foi publicado no jornal científico “Evolution and Human Behavior”, contou com a participação de 375 homens e mulheres que foram incitados a escolher entre uma série de pessoas do sexo oposto. Algumas fotos mostravam apenas o rosto, outras somente o corpo.



As mulheres participantes apresentaram resultado diferente. No caso delas, a preferência promordial é por rostos, independentemente de buscarem um marido ou apenas uma noite de diversão.



http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/homens-valorizam-beleza-rosto-feminino-relacionamentos-597949.shtml

Sete dicas para cuidar bem dos pés

Seção : Saude Plena - Dicas - 20/09/2010 11:28 Correio Braziliense



Sete dicas para cuidar bem dos pés

Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena




Somente visitar a pedicure não basta, pois os pés necessitam de cuidados diários. Para quem quer ficar com os pés impecáveis no Verão, quando é comum o uso sandálias, o Site Saúde Plena traz sete dicas, que devem ser observadas todos os dias.

1) Limpe os pés: A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade, deve-se limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. O melhor momento para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.

2) Pés macios: Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água, acrescente meio copo de vinagre). Em seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isso uma ou duas vezes por semana. Essa é também uma boa oportunidade para limar os pés e as unhas, mas antes de massagear os pés com o creme.

3) Unhas impecáveis: Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para cortá-las. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não se deve cortar, demasiadamente, as unhas, nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos. Se as cortar demais, pode correr o risco de alguma unha encravar.

4) Cuidado com a cutícula: Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é aparar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois corre-se o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de aparar a cutícula, o melhor é deixar essa tarefa para a pedicure.

5) Lave os pés: Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um banho. Deve-se passar a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.

6) Protetor solar: Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressecada, é essencial para prevenir o câncer de pele.

7) Calos, o que fazer: O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Estes devem ser retirados por uma especialista. No entanto, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar a calosidade, deve-se limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade se acumula, o que é pior.


http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_41/2010/09/20/ficha_saudeplena_dicas/id_sessao=41&id_noticia=28767/ficha_saudeplena_dicas.shtml?parceiro=correioweb

Leite pode ser um grande aliado da boa forma

Saúde

21/09/2010 - 12:23 - revista VEJA



Alimentação
Leite pode ser um grande aliado da boa forma
Pesquisa aponta que ingerir um copo da bebida por dia ajuda a emagrecer


Cientistas descobriram que o leite pode ser muito benéfico para pessoas que precisam perder peso. Consumir cerca de um copo por dia da bebida - ou o equivalente em produtos derivados, que representariam a ingestão de 580 mg de cálcio - acelera o emagrecimento.

A pesquisa, publicada na última edição do American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que quem está fazendo dieta e toma leite diariamente perde até seis quilos em dois anos. Mas, de acordo com o estudo, não é apenas o cálcio que tem influência direta na perda de peso. A concentração de vitamina D no sangue é mais alta entre aqueles que emagreceram mais.

“Já se sabia que pessoas acima do peso tinham uma baixa concentração de vitamina D, mas esse é o primeiro estudo que mostra que a vitamina aumentou entre pacientes que perderam peso”, afirma Danit Shahar, coordenador da pesquisa. A vitamina D é responsável por aumentar a absorção do cálcio e pode ser obtida pela exposição moderada ao sol e com o consumo de alguns tipos de leite, gordura de peixe e ovos.

Tags: cálcio, dieta, emagrecer, leite, regime, vitamina d.


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/beber-leite-diariamente-ajuda-a-emagrecer

sábado, 18 de setembro de 2010

Werktrein in Overpelt

O Semeador de Estrelas é uma estátua



O Semeador de Estrelas é uma estátua
localizada em Kaunas, Lituânia.
Durante o dia passa despercebida.
Mas, quando a noite chega, a estátua
justifica seu nome...
Que possamos ver sempre além daquilo que está diante de nossos olhos, hoje e sempre.


Audioteca Sal e Luz

Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos, Divulguem!
Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz Rua Primeiro de Março, 125- 7o
Andar.Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm

INSISTINDO eles não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO !!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pasos

1- Expresa tus sentimientos. No reprimas sentimientos ni emociones.

2- No debes renunciar a tus aficiones, a tu tiempo de ocio.

3- No pospongas tus asuntos pendientes. Cuanto antes los hagas mejor.

4- Delega los trabajos. Intentar hacerlo todo tú es un error. Realiza el que esté dentro de tus funciones.

5- Aprende a decir que no. No asumas todas las responsabilidades que aparezcan.

6- Aprende a descansar para tomar una infusión, comer, respirar, escuchar música o irte a casa. Las vacaciones o los fines de semana deben ser un espacio respetado.
7- No trabajes demasiadas horas.

8- Evita las adicciones: el alcohol, el tabaco y las drogas no son la verdadera solución a tus problemas.

9- Separa el trabajo de tu vida privada. Evita llevarte trabajo a tu casa.

10- La perfección no existe, intentar alcanzarla, puede llevarte a un estado de ansiedad límite.

11- Acostúmbrate a hablar de tus dificultades pidiendo ayuda cuando lo necesites.

12- Tu profesión es tu trabajo, no tu vida.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quando me amei de verdade


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância
eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E, então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome…

Autoestima.



Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia e meu sofrimento emocional, não passam de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.

Hoje sei que isso é…

Autenticidade.


Quando me amei de verdade, parei de desejar que minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para meu crescimento.

Hoje chamo isso de…

Amadurecimento


Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo forçar alguma situacão ou alguém, inclusive a mim mesmo, sòmente para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou que a pessoa não está preparada.

Hoje sei que o nome disso é…

Respeito.


Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, toda e qualquer coisa que me pusesse para baixo.
Inicialmente, minha razão chamou a essa atitude de
egoísmo.

Hoje sei que isso se chama…

Amor próprio.



Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre, desistí de fazer grandes planos e abandonei os projetos megalômanos para o futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é…

Simplicidade.


Quando me amei de verdade, desistí de querer ter sempre razão e, dessa maneira, errei menos.

Hoje descobri a…


Humildade.


Quando me amei de verdade,
desisti de ficar revivendo
o passado e de me preocupar com
o futuro.

Agora, mantenho-me no presente,
que é onde a vida acontece.

Hoje vivo um dia de cada vez.

Isso é…

Plenitude



Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode atormentar-me e decepcionar-me. Mas, quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é…

SABER VIVER!




“Não devemos ter medo dos
confrontos… até os planetas se
chocam e do caos nascem as estrêlas”


Charles Chaplin

terça-feira, 14 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

Furúnculo

Furúnculo é uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos capilares, resultando na acumulação localizada de pus e tecidos mortos. Furúnculos podem se agrupar e formar uma rede interconectada chamada carbúnculo. Em muitos casos, furúnculos podem formar abcessos.
Os sintomas dos furúnculos são caroços avermelhados e cheios de pus que são macios, quentes e/ou dolorosos. Pode ser visto um ponto branco ou amarelo no centro do caroço quando o furúnculo estiver pronto para drenar ou eliminar o pus. Em infecções severas, múltiplos furúnculos desenvolvem-se e o paciente poderá ter febre.
Em algumas pessoas, pode acontecer coceira antes dos caroços começarem a se desenvolver. Furúnculos são mais freqüentemente encontrados nas costas, embaixo dos braços, ombros e nádegas.

Os furúnculos são geralmente causados por uma infecção dos folículos capilares pelo Staphylococcus aureus, uma variedade de bactéria que normalmente vive na superfície da pele. Acredita-se que um corte fino da pele permita que essa bactéria entre nos folículos e cause infecção. Isso pode acontecer durante o banho ou ao usar aparelho de barbear.
Pessoas com problema no sistema imunológico, diabetes, higiene ruim e má nutrição estão particularmente susceptíveis a ter furúnculos. Porém, furúnculo também pode acontecer em pessoas saudáveis e higiênicas.

http://www.copacabanarunners.net/furunculo.html

RECICLAGEM INTERESSANTE

PARA FECHAR SAQUINHOS DE MANTIMENTOS

Reciclagem Idea - tampa do frasco plástico
Esta é uma ótima idéia para compartilhar. Bom para nós e para o meio ambiente também. Então, muito melhor do que usar um twist-tie.
Incisão direita do corte no pescoço. (A foto mostra uma tesoura. Usei um cortador de caixa).


Coloque a parte do plástico aberto através do gargalo da garrafa que você acabou de cortar.






Arrume o plastico dentro do gargalo vire para baixo e ponha a tampa.



Melhor do que os clipes de plástico que você tem que comprar.

Maria Bethânia - Sob Medida

sábado, 11 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Depilação exige cuidados na época da seca

Domingo, 05 de setembro de 2010 12:38 pm




A depilação é uma prática muito comum no Brasil. Os métodos são os mais variados, entre os mais comuns estão: ceras diversas, cremes depilatórios, lâminas de barbear e mais recentemente a linha.



Muitas vezes as pessoas ao se livrarem dos pelos ganham manchas, foliculites ou irritações na pele. Para evitar o problema, é necessário escolher o método certo de depilação e aplicá-lo corretamente. Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica no Distrito Federal, entre as várias opções existem prós e contras, que também vão depender do tipo de pele da pessoa e sua sensibilidade a cada método.



E ressalta: “Cuidado redobrado nessa época do ano, na qual a pele naturalmente está mais seca e conseqüentemente pode ficar mais propensa a irritações. O ideal é manter a hidratação em dia não só com a utilização de cremes, mas principalmente com a ingestão de líquidos”.



A limpeza da pele antes do procedimento também é recomendada, seja com água e sabão neutro ou algum gel anti-séptico. Os cremes depilatórios precisam ser testados antes de serem utilizados, pois podem causar alergias e mais irritações.



Lâminas de barbear



As lâminas causam uma raspagem na pele. Para se depilar é preciso que a pessoa use um sabonete neutro ou um bom creme de barbear, isso vale tanto para as mulheres como para os homens. Nunca se deve passar uma lâmina em uma pele seca.



“Outra dica é passar a lâmina no sentido em que cresce o pêlo e não ao contrário, como a maioria faz. Passar Lâmina no sentido contrário ao do crescimento do pêlo causa uma maior irritação na pele e mais inflamações ou foliculites, os famosos pêlos encravados. Se possível dar um intervalo de 15 dias entre uma depilação e outra”, explica Erasmo.



Antes de se depilar, recomenda-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e depois enxaguar com água fria.



Cera



A depilação com cera não é indicada para quem está fazendo tratamentos com ácidos ou que fizeram esfoliação há menos de três dias, pois a pele fica mais sensível. Ao puxar a cera, pequenos pedaços da pele podem ser arrancados causando lesões. A cera quente facilita a saída do pêlo, pois dilata os poros, o que para algumas pessoas vai significar menos dor.



O dermatologista alerta, neste caso, para que as ceras não sejam reutilizadas. “Existem muitas bactérias na pele e muitas vezes podem sair gotículas de sangue. Nesse caso, pode provar micoses e contaminação por fungos”.



Pelos encravados



Independente do método utilizado, o aparecimento das foliculites ou pêlos encravados vai depender da tendência individual. Quem tem pele mais espessa, pêlos encaracolados são mais propensos ao encravamento. O atrito com roupas também pode causar foliculite.



O processo ocorre quando o pêlo cresce enrolado ou torto, crescendo dentro da pele e inflamando. Se a inflamação for intensa, formam-se nódulos maiores, doloridos e forma-se o pus. O recomendado é que o pêlo seja retirado em sua totalidade, até a raiz, caso isso não ocorra só vai piorar o problema.



Em alguns casos são indicados a aplicação de alguns antiflamatórios, e em casos mais graves antibióticos via oral, mas só depois de uma avaliação médica.



Dúvidas freqüentes

1. A depilação pode engrossa ou afinar os pelos?

Os métodos que eliminam o pêlo pela raiz, como as ceras depilatórias, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pêlo ou provocar falhas na região depilada. Mas é um mito afirmar que depilação com gilete engrossa o pêlo. O que ocorre é que o pêlo é cortado pela base. Então a parte que cresce depois, é a base que foi cortada, que é realmente mais grossa do que a ponta, dando a sensação de que o pêlo está mais grosso.

2. A depilação pode manchar a pele?

Sim, se ocorrer uma infecção na pele vai ocorrer uma maior produção de pigmentos no local. Para eliminar essas manchas existem alguns cremes clareadores a base de ácidos, mas que devem ser receitados por um dermatologista.

3. Como preparar a pele para depilação?

Não é recomendado esfoliar pele, pois ela ficará mais sensível. Fazer a limpeza do local com água e sabão neutro ou algum gel anti-séptico.

4. Depois da depilação como cuidar da pele?

É aconselhável passar cremes calmantes à base de cânfora ou mentol para aquelas pessoas que têm mais tendência a irritação da pele. E a utilização do hidratante habitual




http://www.dzai.com.br/sadio/blog/saudeparatodos?tv_pos_id=66457

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Há mães e mães.‏


Num Zoológico na Califórnia essa Tigresa deu cria a 3 tigrinhos que infelizmente não resistiram as complicações da gravidez e morreram logo após o nascimento.
A Mãe-Tigresa depois de se recuperar do parto, começou a piorar seu estado de saúde, mesmo que fisicamente ela estivesse bem.
Os veterinários sentiram que a perda das crias causou uma profunda depressão na tigresa. Os médicos decidiram que se a tigresa adotasse a cria de uma outra mãe, talvez melhoraria. Após checar com vários zoológicos pelo país, tiveram a triste noticia de que não havia nenhuma cria de órfãos tigrinhos na mesma idade para levar para a mãe tigresa.
Os veterinários então decidiram tentar algo que nunca tinha sido tentado antes em um zoológico.
Às vezes a mãe de uma espécie cuida dos filhotes de uma diferente espécie. Os únicos órfãos que puderam ser encontrados rapidamente foram as crias de uma porquinha. Os funcionários do Zoológico e os veterinários revestiram os porquinhos em pele de tigre e colocaram os bichinhos ao redor da mãe tigre.
Eles virariam a cria da tigresa ou lombinho???
Dê uma olhada... você não vai acreditar nos seus olhos!

A biblioteca de Alexandria

Umas das curiosidades é que esta biblioteca guarda o primeiro processo judicial ocorrido nas Américas. Certamente, é a biblioteca de Alexandria do século XXI.
Muito bom o documentário! Concordo com o colega, vale a pena assistir.


Vale a pena ver o interessante programa da Globo News especial da Library of Congress, a maior biblioteca do mundo, nos EUA.

http://globonews.globo.com/videos/v/biblioteca-do-congresso-dos-eua-e-a-maior-do-mundo/1319939/#/programas/Espa%C3%A7oAberto/page/1

JÔ SOARES

Cardiovascular


Cardiovascular


http://www.thevisualmd.com/health_centers/cardiovascular_health/cardiovascular_continuum

O arroz preto



Foto: Thinkstock

Conhece o arroz preto? Ele é um aliado à sua saúde
30, agosto, 2010 Editores Abril



Pesquisadores da Universidade de Louisiana descobriram o novo alimento que é a sensação do momento: o arroz preto. Antigamente, ele era consumido pela realeza chinesa, considerado grão sagrado e que só podia ser ingerido pelos que tinham sangue azul. Mas agora ele chega à plebe e com a grande descoberta de ser um super antioxidante, segundo estudo apresentado na reunião da American Chemical Society.

Uma única colher cheia de arroz preto contém mais fibra e vitamina E do que a maioria dos outros alimentos antioxidantes, como as cerejas. Mas somente o arroz preto tem a substância chamada antocianina que está diretamente ligada a diminuição de doenças cardíacas e surgimento de câncer, além de ajudar na memória e disposição. E o arroz ainda sai na frente porque tem menos quantidade de açúcar que as frutas.

Onde você pode encontrar esse super grão? Em alguns mercados especializados que vendem ingredientes naturais ou em algumas lojas de produtos asiáticos. Os cientistas ainda estão pesquisando como inserir o arroz preto em cereais e torná-lo mais acessível a todo mundo.


(Por Priscila Harumi)

Categorias: alimentos organicos Tags: alimentacao saudavel, apetite, calorias, corpo, dieta, emagrecimento, nutricao, pesquisa, receita light


http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais/2010/08/conhece-o-arroz-preto-ele-e-um-aliado-a-sua-saude/

"Reclame Aqui".

A Revista Exame traz uma reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui".
A idéia é que seja um mural (ESPÉCIE DE MURO DAS LAMENTAÇÕES) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível a
todos que acessarem o site.


Leia a reportagem em:
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0947/tecnologia/rival-procon-482556.html


O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez.
Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua
imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos!
E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do PROCON que tem a média em 120 dias.


Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br

Calvície atinge até 50% das mulheres

Seção : Mundo Ela - Saúde - 30/08/2010 17:42


Calvície atinge até 50% das mulheres
Equipamento "conta" os fios de cabelo para auxiliar tratamentos contra a queda de cabelo



Estatísticas apontam que 50% das mulheres de qualquer idade podem apresentar algum nível de calvície, seja de origem metabólica, hormonal ou auto-imune. Para as que têm tendência genética para o problema – estima-se que sejam 5% das mulheres - a queda pode começar a partir de 17 anos. “Além das causas genéticas, as mulheres podem perder cabelo por diversas razões como a dermatite seborréica, carência de ferro, hipotireoidismo, danos químicos nos cuidados com o cabelo, entre outros fatores”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

Na busca para manter os fios, aumentou o número de homens e mulheres que procuram tratamentos contra a calvície. “Para atender a demanda, os especialistas precisam buscar novas tecnologias para tratar os problemas. É o caso do equipamento Haircheck, que mensura a quantidade de cabelo”, comenta a especialista.

O grande benefício do equipamento é acompanhar os tratamentos e avaliar a evolução de cada caso. “A paciente pode monitorar a queda de cabelo e comprovar os resultados dos tratamentos que estão sendo realizados”, afirma.

Atenção aos sinais

Todas as mulheres precisam ficar atentas a qualquer sinal de queda, principalmente aquelas que se submetem a tinturas, alisamentos e outras químicas capilares. “Quanto antes a paciente começar o tratamento, mais chances ela tem de prevenir a queda de outros fios. Além de loções e xampus manipulados, o especialista pode receitar vitaminas e outras substâncias que contribuem par ao tratamento”, aponta Dra. Annia.


http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_38/2010/08/30/ficha_mundoela_saude/id_sessao=38&id_noticia=27989/ficha_mundoela_saude.shtml?parceiro=correioweb

O que fazer para controlar a hipertensão arterial

Seção : Saude Plena - Dicas - 01/09/2010 09:00

O que fazer para controlar a hipertensão arterial

Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena



A hipertensão arterial é fator de risco importante para os acidentes vasculares cerebrais e para os enfartes do miocárdio. Por isso, é recomendado para mulheres em idade fértil e hipertensas o tratamento com medicamentos que possam ser administrados de maneira segura durante a gravidez. Medidas simples e baratas como a aferição da pressão arterial ou a correta informação podem reduzir a mortalidade na gravidez.

Confira dez recomendações para controlar a hipertensão nas mulheres que sofrem com a doença.

1) Meça a pressão arterial pelo uma vez ao ano. Só assim serão diagnosticadas mulheres hipertensas que desconhecem a doença.

2) Para tratar a hipertensão, são fundamentais algumas medidas de apoio, como perder peso, reduzir o consumo de álcool, abandonar o fumo, diminuir o consumo de sal e de gorduras e fazer exercício físico.

3) Tomar religiosamente os medicamentos que lhe forem prescritos. Saiba que uma em cada quatro hipertensas nem sequer faz tratamento.

4) O objetivo é reduzir a pressão arterial para abaixo dos 140/90 mmHg. Com a ajuda do seu médico e com alguma dose de dedicação, acabará conseguindo. No diabetes e na doença renal, os valores a atingir deverão ficar abaixo dos 130/85 mmHg.

5) A medicação para a hipertensão arterial é para ser feita durante toda a vida. Se você parar, a pressão volta a subir, por vezes de maneira abrupta, atingindo valores muito elevados. Por isso é tão importante que você evite interromper o tratamento.

6) Não espere ter sempre valores tensionais iguais; a pressão arterial varia durante o dia, sendo mais elevada no período matinal. Também no verão a pressão arterial é habitualmente mais baixa que no inverno. O ideal é estar sempre controlando.

7) A causa mais frequente de hipertensão não controlada é a da hipertensão que toma irregularmente os comprimidos. É importante a utilização constante dos medicamentos e, em alguns casos, a associação de vários medicamentos, para se conseguir o efeito desejado.

8) Na doente medicada, algumas subidas bruscas de pressão arterial podem ser crises de ansiedade; tranquilizar a paciente e acertar a terapêutica são fundamentais. Tente evitar os momentos de crises nervosas ou discussões. Não utilize tratamentos sublinguais, sem orientações médicas.

9) Se baixar 5 ou 6 mmHg na sua pressão arterial mínima e, ou, 10 mmHg na sua pressão arterial máxima, poderá obter como prêmio uma redução do risco de morte por trombose de 42% e de morte por enfarte do miocárdio de 16%. Se conseguir, parabéns!

10) Se você é hipertensa e caso esteja grávida, saiba que alguns medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão são prejudiciais à sua saúde e à do seu filho. Neste caso, oriente-se com seu médico e controle a pressão.


http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_41/2010/09/01/ficha_saudeplena_dicas/id_sessao=41&id_noticia=28048/ficha_saudeplena_dicas.shtml?parceiro=correioweb

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como prevenir infecções respiratórias

Como prevenir infecções respiratórias
por Michele Price Mann - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Prevenção de pneumonia
A pneumonia tem muitas causas - vírus, bactérias (com mais freqüência a Streptococcus pneumoniae), micoplasmas (bactérias que transmitem doenças, menores do que as bactérias normais e que não possuem parede celular como elas), fungos e até certas substâncias químicas. De acordo com a Associação Americana de Pneumologia, os vírus são responsáveis por metade de todos os casos de pneumonia.

Informações sobre a infecção da pneumonia


2006 Publications International, Ltd.
Entre os sintomas da pneumonia estão tosse intensa, febre, calafrios e fadiga


A pneumonia é uma infecção que ocorre em um ou nos dois pulmões. O tecido pulmonar fica inflamado e os microscópicos sacos de ar (alvéolos), ficam cheios de líquido. A combinação de inchaço e líquido pode impedir a passagem do oxigênio para a corrente sangüínea. Os sintomas variam de leves a graves dependendo do tipo de pneumonia contraída, mas os sintomas básicos são tosse intensa, febre, calafrios e fadiga. Alguns tipos de pneumonia se assemelham a resfriados e apresentam sintomas como dor muscular, dor de garganta e cefaléia. Em casos mais graves, a pneumonia pode causar dor no peito, pulso acelerado e dispnéia.

Até 70% das pessoas, a qualquer momento, pode ter na garganta as bactérias que causam a pneumonia, mas seu sistema imunológico saudável as combate antes que elas cheguem aos pulmões. Entretanto, quando o sistema imunológico de uma pessoa está com problemas, o corpo pode não ser capaz de impedir que o causador de pneumonia chegue aos pulmões.

Os vírus geralmente causam formas mais leves de pneumonia do que as bactérias. Uma pneumonia viral fará você se sentir incomodado, mas deverá desaparecer no prazo de uma a duas semanas. Entretanto, como a pneumonia afeta os pulmões, nenhum caso deve ser ignorado. O ideal é tomar as mesmas medidas de uma gripe: repousar, beber bastante líquido e tomar banhos com muito vapor para soltar o muco dos pulmões. Você também pode controlar a febre, a dor e a tosse com medicamentos vendidos sem receita médica. As pneumonias bacterianas podem ser muito mais graves e levar a complicações prolongadas, mas, normalmente, podem ser tratadas de maneira eficaz com antibióticos.

Independente da causa, a pneumonia é uma infecção grave, mesmo com tratamento médico imediato. De acordo com o National Center for Health Statistics (Centro Nacional das Estatísticas de Saúde) do CDC, a pneumonia matou quase 65 mil pessoas nos Estados Unidos em 2002 (último ano em que as estatísticas estavam disponíveis).

Quem corre risco de ter pneumonia?

Pessoas com problemas no sistema imunológico têm um risco maior de contrair pneumonia, o que inclui crianças com menos de 2 anos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúde crônicos, como doença pulmonar ou cardíaca, anemia falciforme e diabetes. As pessoas que lutam contra o câncer ou a AIDS também correm risco. Pessoas hospitalizadas, especialmente na unidade de tratamento intensivo e/ou que estejam usando respirador e as que vivem em casas de repouso são mais suscetíveis a desenvolver a pneumonia adquirida no hospital. Fumantes também têm um risco maior de desenvolver a pneumonia.

Medidas de defesa

Manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de prevenir a pneumonia. Isso inclui tomar vacina contra a gripe anualmente, pois a gripe é um precursor comum da pneumonia, assim como não fumar, fazer uma dieta saudável, exercitar-se e repousar. Esses bons hábitos preservam o sistema imunológico e impedem que o resfriado ou a gripe se transforme em algo muito mais grave.

Existe uma vacina disponível que combate a pneumonia pneumocócica. Ela é eficaz em 80% dos adultos saudáveis e certamente ajuda os grupos de alto risco a diminuírem as chances de desenvolver a pneumonia. Se você corre esse risco ou se tem um bebê com menos de 2 anos, fale com o médico sobre essa vacina e sobre a nova vacina pneumocócica para as crianças.


Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.


http://saude.hsw.uol.com.br/prevenir-infeccoes-respiratorias3.htm



Para combater a pneumonia

Aplicar cataplasmas das folhas cozidas do quiabo e tomar o chá das folhas e frutos. É excelente.

http://www.aboaterra.com.br/bomsaber/?id=86


Tratamento da pneumonia

Select ratingFracoRegularBomÓtimoIncrívelFracoRegularBomÓtimoIncrível
Sua classificação: Nenhum Média: 4.3 (45 votos)

O tratamento da pneumonia depende do tipo de microorganismo (germe) causador da inflamação e infecção dos pulmões, da gravidade dos sintomas, da presença de outras doenças associadas, local de contaminação (comunidade ou hospital) e grau de comprometimento dos pulmões.

É importante lembrar que quanto mais rápido se fizer o diagnóstico e iniciar o tratamento, melhores serão as chances de cura. Além disso, o paciente deve seguir as orientações médicas e completar todo o tempo de tratamento previsto para o uso das medicações (antibióticos). Desse modo, evita-se uma recidiva da pneumonia ou uma resistência aos antibióticos utilizados.

As pneumonias mais freqüentes são as bacterianas. Nestes casos é necessário o uso de antibióticos para combater a infecção. Após o início do tratamento, espera-se uma melhora dos sintomas dentro de 48 a 72 horas. Caso essa melhora não ocorra, ou haja piora dos sintomas, o paciente deverá retornar ao médico para reavaliação.

Para as pneumonias virais, geralmente não existe tratamento específico. Em alguns casos são utilizados remédios antivirais. Mas na maioria das vezes, as recomendações de tratamento são relacionadas ao repouso, dieta adequada e a ingesta de líquidos para melhor recuperação.

Para as pneumonias causadas por fungos, é necessário o uso de remédios antifúngicos. Já para as pneumonias causadas por parasitas ou outros tipos de microorganismos (germes), é necessário o uso de alguns tipos de antibióticos ou outras medicações.

Em todos os casos, o paciente sempre deve seguir as recomendações e orientações médicas. Muitas vezes há a necessidade de retorno ambulatorial ou hospitalar para realização de exames (radiografia ou raio-X de tórax) de controle, mesmo que o paciente esteja se sentindo bem.

Quem irá decidir se o tratamento poderá ser feito em casa ou se será feito dentro do hospital (com paciente internado) sempre será o médico. Em casos mais graves pode ser necessária uma internação em unidade de terapia intensiva (UTI).


http://www.bancodesaude.com.br/pneumonia/tratamento-pneumonia






Agrião: ingerido cru, tem efeito tônico nos brônquios e pulmões, além de auxiliar no combate a faringite e processos infecciosos da boca e garganta. Cozido, ajuda a desintoxicar. O suco combate a tuberculose, anemia, pneumonia e as bronquites em geral.

http://www2.uol.com.br/topbaby/conteudo/secoes/bebe/alimentacao/945.html





Anvisa aprova vacina mais eficaz contra Pneumonia e Meningite
10, junho, 2010 Sem comentários A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na semana passada a vacina que promete proteger o organismo humano de todos os tipos de micro-organismos presentes na pneumonia e meningite. A vacina, denominada pneumocócica conjugada 13-Valente, é produzida pelo Laboratório Pfizer e tem maior eficácia em relação à vacina utilizada hoje no Brasil.

O imunizante produzido pela Pfizer é indicado para pessoas lactentes e crianças de seis semanas até 6 anos de vida. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças ligadas aos micro-organismos matam até um milhão de crianças anualmente.

A vacina adotada pelo Ministério da Saúde brasileiro para combater as doenças pneumocócicas em 2010 é a 10-valente. A nova vacina (13) será distribuída ainda neste ano para a rede privada, mas não há data prevista para que ela seja distribuída para a população.

Os pais que quiserem imunizar seus filhos com a nova vacina podem utilizá-la mesmo que a primeira dose aplicada tenha sido da vacina antiga.




http://www.dietalight.net/dieta/pneumonia/

misabellC search

Pesquisa personalizada