misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Teste

Se voce descobrir como é feito, por favor me avise.



Para brincar com os menores..... ou maiores



Clique no Link:


Teste


sorisomail.com/email/21823/adivinhando-o-teu-numero.html





-:

terça-feira, 28 de junho de 2011

Invenções geniais que usamos todos os dias‏

Invenções geniais que usamos todos os dias




http://recreionline.abril.com.br/recreioDigital/digital445
 
 
http://recreionline.abril.com.br/generico/conteudo_266697.shtml

Hackers continuam a atacar sites do governo, diz SERPRO

28/06/2011 11h55 - Atualizado em 28/06/2011 12h31



‘Continuamos administrando ataques’, afirma presidente do Serpro.

Segundo ele, ataques nos últimos dias estão acima do normal.

Sandro Lima Do G1, em Brasília

O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, afirmou nesta terça-feira (28) que grupos de hackers ainda estão tentando invadir sites do governo. “Continuamos administrando ataques, eles [hackers] não pararam, mas não obtiveram sucesso, avançamos nossa defesa”, disse Mazoni.


Uma onda de ataques a sites ligados ao governo federal começou na quarta-feira (22) com a sobrecarga dos sites da Presidência da República (presidencia.gov.br) e do Governo do Brasil (brasil.gov.br). Segundo Mazoni, os ataques de hackers nos últimos dias “estão acima do normal”.


Mazoni disse que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, determinou ao Serpro manter a vigilância para evitar novos ataques.

"Nos últimos dias registramos mais que o dobro da normalidade, e no dia 22, foi dez vezes acima do normal", afirmou Mazoni.


Os ataques, reivindicados pela filial brasileira do grupo hacker “Lulz Security”, geraram ações semelhantes de outros grupos, inclusive alguns que não simpatizam com o Lulz Security. De acordo com o Serpro, 20 sites do governo federal foram atacados por hackers nos últimos dias.

A respeito da divulgação de supostos dados de políticos divulgados por grupos de hackers na internet e nas redes sociais, Mazoni afirmou que são dados “possíveis de ser encontrados em qualquer site do governo”. Segundo ele, nenhuma informação saiu das bases de dados do Serpro.


Mazoni disse ainda que durante a tentativa de violação dos sites do governo federal nos últimos dias, os hackers tentaram “pichar” o site da Presidência. Mazoni afirmou que a maior parte dos ataques se concentrou nos sites da Presidência e da Receita Federal. “A principal característica dos ataques é derrubar as páginas”, disse Mazoni.


O diretor do Serpro afirmou que o órgão está fazendo a migração do atual sistema para o IP versão 6. O objetivo da mudança, de acordo com Mazoni, é facilitar a identificação de quem acessa os sites administrados e protegidos pelo Serpro.


Além dos sites protegidos pelo Serpro, cerca de 200 sites foram violados por hackers. Segundo Mazoni, estes sites são de municípios, universidades e outros órgãos. O diretor do Serpro disse que os técnicos do órgão estão trocando informações com os técnicos destes sites para melhorar a segurança e tentar descobrir os culpados pelas invasões. Mazoni disse também que há hackers contrários aos ataques e que estão auxiliando o Serpro. “Trabalhamos com várias comunidades hackers que nos ajudam na proteção”.

Mazoni disse que os ataques são “crimes” que causam prejuízos ao governo. “Sem dúvida nenhuma é crime. Causou um prejuízo ao Estado. Estamos trabalhando 24 horas por dia desde o dia 22. Todas as equipes estão mobilizadas”.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/hackers-continuam-atacar-sites-do-governo-diz-serpro.html

INSS quer cobrar de motoristas pensão por acidente de trânsito

ECONOMIA - 28/06/2011 - 09:47 - revista VEJA
Previdência

INSS quer cobrar de motoristas pensão por acidente de trânsito

E vai cobrar dinheiro dos motoristas que tenham provocado as colisões

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai cobrar dos motoristas que provocaram acidentes de trânsito os benefícios previdenciários pagos às vítimas que tiverem de se afastar do trabalho. Segundo o procurador-geral do INSS, Alessandro Stefanutto, o órgão já está investigando alguns casos e, se for comprovado o dolo, entrará com ações regressivas na Justiça para pedir ressarcimento dos valores pagos.

Por exemplo: se um motorista bebeu e atropelou uma pessoa e a vítima ficou afastada do trabalho por mais de 15 dias, o INSS poderá processar quem provocou o acidente e cobrar o valor gasto pela Previdência Social. "Quando ocorrer um ato doloso, se for possível, vamos tentar receber o recurso de volta. A sociedade não tem de arcar com isso", afirmou Stefanutto ao jornal O Estado de S. Paulo. Ele explicou que essa conduta já é adotada pelas seguradoras. "Se uma pessoa bebeu e bateu o carro, o seguro não cobre nada." Essa não é a primeira vez que o instituto entra com ação regressiva para exigir ressarcimento aos cofres públicos.


Numa primeira ofensiva, foram movidas ações contra empresas com elevados índices de acidente de trabalho. No total, foram ajuizadas 1,3 mil ações, e o INSS conseguiu procedência em 95% dos casos.


Ainda nesta semana, o INSS vai direcionar as ações para os cartórios que não informam à Previdência os óbitos neles registrados. Cinco ações serão impetradas nos tribunais regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Porto Alegre para aplicação de multa e cobrança dos valores pagos indevidamente.


Com cruzamento de dados de sistemas como o do Ministério da Saúde, o INSS descobriu que muitos cartórios não estão repassando as informações sobre óbitos ao governo, como está previsto na legislação brasileira.


Segundo o procurador-geral, num primeiro momento o INSS procura a família do beneficiário para pedir a devolução do dinheiro. Como nem sempre consegue o ressarcimento, o INSS decidiu entrar com ações regressivas também contra os cartórios. "Não estamos promovendo caça às bruxas. Mas se não entregar as informações, queremos multar e cobrar o valor indevidamente", disse Stefanutto. O procurador afirmou que ainda não tem uma estimativa de quanto poderá ser devolvido aos cofres públicos por conta das ações regressivas contra os cartórios.

Os cartórios devem informar o INSS por um sistema eletrônico fornecido pela Dataprev. Para os cartórios que não são informatizados, existe um computador disponível nas agências do INSS para o repasse das informações. Segundo a Lei 8.212/91, os cartórios têm até o dia 10 de cada mês para informar os falecimentos ocorridos no mês anterior.


(Com Agência Estado)

http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/devolucao/

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/inss-quer-reaver-pensoes-por-acidentes-de-transito

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O caminho de Jesus

Mt 8,18-22

Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde fores". Jesus lhe respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça". Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai". Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos".

domingo, 26 de junho de 2011

.`¤.¸¤´҉ ҉ ҉ ҉ ҉

☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆


☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆

☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆

★ ♥¥☆★☆★☆¥♥ ★

.`¤.¸¤´҉ ҉ ҉ ҉ ҉

QUAL A MELHOR RELIGIÃO?

Breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e Dalai Lama.


Leonard Boff explica:

“ No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre povos, no qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

“Santidade, qual é a melhor religião?” (Your holiness, what’s the best religion?)

Esperava que ele dissesse

“É o budismo tibetano” ou “São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.”

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malicia contida na pergunta – e afirmou:

“A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito”.

“É aquela que te faz melhor.”

Para sair da perplexidade diante d“O que me faz melhor?”

Respondeu ele: e tão sábia resposta, voltei a perguntar;

- “Aquilo que te faz mais compassivo” (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...

Mais ético...

A religião que conseguir isso de ti é a melhor religião...

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando a sua resposta sábia e irrefutável...

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo ou mesmo se tem ou não religião.

O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Lembremos:

“O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos”.

A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade:

Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É de escolha.

Pense nisso.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DOENÇAS DE INVERNO‏

Doenças

Alergia

Asma

Bronquite

Faringite

Gripe

Laringite

Meningite

Pneumonia

Resfriado

Rinite

Sinusite


http://www.terra.com.br/saude/infograficos/doencas-de-inverno/

Flor de estufa

Flor de estufa




É natural o desejo de viver em paz e ser feliz.

Todos almejam levar a vida sem maiores percalços e desafios.

Entretanto, a realidade é bem diversa.

Qualquer que seja o contexto econômico ou social em que a criatura se apresente, ela enfrenta alguns problemas.r

Esse fenômeno precisa ser entendido em sua justa configuração.

O instinto de conservação, inerente aos seres vivos, indica-lhes que devem buscar preservar-se ao máximo.

Trata-se de um recurso providencial, para que bem aproveitem a experiência terrena.

Caso não se cuidem como podem e devem, correm o risco de perecer antes do tempo.

Com isso, deixam de aprender a lição do momento em sua integralidade.

Ocorre que o aprendizado e o aprimoramento são a finalidade do existir.

O Espírito não renasce para se recrear, mas para se melhorar.

Assim, a condição de flor de estufa não lhe assenta.

Se fosse para permanecer em doce repouso, não necessitaria de um corpo físico.

As injunções materiais tornam necessárias certas atividades que viabilizam o progresso.

Porque precisa se manter, o homem disciplina-se a trabalhar.

Como os postos de trabalho são disputados, ele se habitua a estudar e a se aperfeiçoar constantemente.

Para se manter no emprego, precisa respeitar inúmeras regras.

Com isso, gradualmente incorpora em seu ser diversas virtudes.

Disciplina, polidez, humildade e todos os valores e talentos humanos não são presentes, mas conquistas.

Em sentido geral, as exigências ordinariamente se apresentam.

Algumas crises sempre precisam ser vividas e superadas.

Nesse contexto de desenvolvimento amplo e constante, dificuldades não são tragédias.

Elas representam uma lição preciosa.

Todo Espírito possui um destino glorioso.

Nele dormem os princípios das virtudes angélicas.

Constitui uma tola ingenuidade achar que se transitará pela vida ao abrigo de preocupações.

Os problemas que surgem não são injustiças e nem perseguições.

Seu sereno enfrentamento, em contexto de dignidade, é o próprio objetivo da existência.

O homem não pode ser uma flor de estufa, delicada e de pouco perfume.

Seu destino é se assemelhar a uma árvore frondosa, de madeira perfumada, cheia de frutos e flores.

Integralmente útil, qualquer que seja o contexto.

Na pobreza, pleno de dignidade e com muito amor ao trabalho.

Na abastança, modesto e disposto a partilhar e a se fazer instrumento do progresso.

Assim, não se ressinta dos desafios que se apresentam em sua vida.

Entenda-os como testes cuja solução exige apenas disciplina e serenidade.



Redação do Momento Espírita.

Em 20.06.2011.

Pacote de obras DF

CORREIO BRAZILIENSE
Brasília, segunda-feira, 20 de Junho de 2011

cidades df


Governo anuncia pacote de obras para o Gama no valor de R$ 16,1 milhões

Roberta Machado

Publicação: 20/06/2011 15:45 Atualização: 20/06/2011 17:05

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou, na manhã desta segunda-feira (20/6), o pacote de obras destinado ao Gama, com investimentos de R$ 16,1 milhões. O anúncio foi feito durante a inauguração da praça da EQ 11/5, no Setor Oeste. A estimativa é beneficiar 221 mil moradores da cidade com as obras.

No discurso, Agnelo disse que as obras são antigas reivindicações da população como a da Feira Permanente do Gama, praças e quadras. “É uma conquista que beneficia 200 mil pessoas e também gera emprego, aquece a economia na cidade", completou o governador. A feira será reformada e receberá instalações elétricas, enquanto meios-fios e calçadas serão demolidos e reconstruídos. A Feira Permanente ainda contará com um parque infantil, reforma de banheiros e piso em granilite.

Saiba mais...

Governo lança pacote de 46 obras e reformas para o Plano Piloto GDF anuncia verba de R$ 30 milhões para obras emergenciais em Brasília Governador anuncia pacote com mais de 300 obras em todo o DF

O pacote de obras do Gama também abrange a cobertura de 11 quadras esportivas, três Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e cinco equipamentos comunitários de lazer. Além disso, o Engenho das Lages e as quadras 27/28 e 20 do Setor Leste vão receber quadra esportiva e área de lazer. Ciclovias serão construídas na Avenida do Contorno e nas principais vias internas.

O secretário de Obras, Luiz Pitiman, o administrador regional do Gama, Adauto De Almeida Rodrigues, e o presidente da Novacap, Maurício Canavoas, participaram da inauguração da praça. Agnelo, depois do anúncio, conferiu uma apresentação de alunos da Escola Classe nº 6.

Pacote de Obras

Anunciado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, no dia 13 de junho, o pacote prevê mais de 300 obras que serão feitas em todas as Regiões Administrativas da capital federal. As obras devem beneficiar 680 mil pessoas. A primeira cidade beneficiada foi Ceilândia, onde serão investidos R$ 12,8 milhões em obras. No dia 18 de junho, o governador anunciou os investimentos para Brasília, R$ 30 milhões.

No total, as obras em todas as Regiões Administrativas vão custar R$ 193 milhões aos cofres públicos, sendo R$ 150 milhões para obras novas e R$ 43 milhões para conclusão de obras paradas. A expectativa é de geração de cinco mil novos empregos.

Confira as obras que serão realizadas no Gama

3 Pontos de Encontro Comunitários

- Quadra 04/06 AE, Setor Leste

- Quadra 10/13 AE, Setor Leste

- Quadra 12/14, AE, Setor Leste



5 equipamentos comunitários de lazer

- EQ 11/15 – Setor Oeste

- Praça 02 do Setor Central

- Praça 04 do Setor Sul

- Quadra 18 do Setor Leste

- Setor Central



11 coberturas de quadras esportivas

- CAIC Carlos Castello Branco – EQ 20/23

- CEE 01 – EQ 55/56

- CEF 11 – QD 01 – Setor Sul

- CEF 15 – EQ 05/11 – Setor Sul

- CEF Tamanduá DF 180 KM 61 Ponte Alta

- EC 06 EQ 09/19 – Setor Oeste

- EC 15 Quadra 02 – Setor Oeste

- EC 17 Quadra 07 – AE Setor Sul

- EC 21 EQ 44/45 – Setor Leste

- EC 22 EQ 33/43 – Setor Central

- EC 28 Quadra A – Setor Oeste



Reforma da Feira Permanente

- Implantação da parte elétrica

- Demolição e execução de meios-fios e calçadas, estacionamento com bloquetes e plantio de grama

- Implantação de parque infantil

- Reforma dos Banheiros e execução de piso em granilite



Quadras esportivas e área de lazer

- Engenho das Lages

- Quadra 07 – Setor Sul

- Quadra 27/28 – Setor Leste

- Quadra 29 – Setor Leste



Praça EQ 11/15

- Revitalização do coreto e da quadra poliesportiva

- Construção do Anfiteatro e execução de serviços de paisagismo e urbanização



Iluminação

- Quadra 33 Oeste até a Quadra 32 Leste



Ciclovia

- Avenida Contorno e principais vias internas

Cadastro Positivo

por Secom em 13/06/2011 20:14hs

Mais crédito e taxas menores com Cadastro Positivo

Bancos, lojas e financeiras poderão oferecer vantagens para consumidores que não tenham histórico de dívidas pendentes/ Foto: Governo do Estado de São Paulo

Financeiras só podem analisar perfil do bom pagador nos últimos 15 anos se cidadão pedir e dados não podem ser repassados a outras empresas

O Cadastro Positivo agora é realidade no mercado: bancos, lojas e financeiras poderão oferecer vantagens, como juros mais baixos ou crédito extra àqueles que não tenham histórico de dívidas pendentes. De acordo com o ministro da Fazenda, quando não há informação, os bancos acabam tratando todos os clientes da mesma forma e elevam as taxas de juros porque avaliam que, potencialmente, qualquer pessoa pode ter dificuldade para quitar as dívidas. “Com o cadastro positivo, você pode perceber que 95% ou até mais dos brasileiros têm um comportamento correto, não têm inadimplência e, com isso, os bancos deverão reduzir os juros. É para isso que existe o cadastro”.

A Lei 12.414 possibilita que bancos, comércio e financeiras tenham acesso a informações de pontualidade nos pagamentos (adimplemento) de pessoas físicas e jurídicas foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10). “Ela traz informações importantes para contextualizar uma eventual inadimplência ou para que as instituições que concedem crédito possam saber o comportamento do consumidor numa janela de 15 anos”, afirma o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira.

Acesso ao crédito - A medida ajuda a populaçã

Mais crédito e taxas menores com Cadastro Positivo

o de baixa renda a ter mais acesso ao crédito. “A falta de informação sobre pessoas com menor poder aquisitivo gera a dificuldade de crédito, então, isso permite que seja feita uma avaliação sobre o perfil daquele consumidor”, ressalta Oliveira.

Oliveira explica que foram tomados cuidados para garantir os direitos do consumidor, na concepção da lei. Por exemplo, está proibido o cadastro de informações consideradas excessivas, que nada têm a ver com a análise de risco de crédito ao consumidor. “O histórico de crédito só poderá ser aberto com autorização expressa do cidadão, com informações claras e objetivas que se refiram, por exemplo, ao tipo da operação, sua duração e valores movimentados”, frisa. A regra também garante ao consumidor o acesso gratuito às informações registradas sobre ele.

O secretário-executivo adjunto destaca que o cadastro tem um caráter neutro, ou seja, não se refere apenas à inadimplência de um cliente. “O principal ganho para o consumidor é que as informações serão contextualizadas, assim, ele não poderá ser punido por algo pontual, como um eventual atraso no pagamento”. O histórico de crédito permitirá, ainda, antever processos de super endividamento.

Serviços - Prestadores de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás e telefone também poderão fornecer aos bancos de dados informações sobre as obrigações financeiras do cadastrado.

A criação de um histórico pessoal é opcional e ficará a cargo de empresas privadas que, atualmente, atuam na composição de análise e informação para crédito. Em nota oficial, a entidade de defesa do consumidor Proteste avaliou que: “da forma como foi sancionado o banco de dados não trará danos aos consumidores”.

http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/edicoes-anteriores/boletim-1305-14.06/mais-credito-e-taxas-menores-com-cadastro-positivo/

A idade mínima para aposentadoria

Sábado, 18 de junho de 2011 - 22h39 - jornal ATRIBUNA

Proposta descartada

Governo desiste de propor idade mínima para aposentadoria, diz Força Sindical

Francisco Aloise

O Governo desistiu de propor a idade mínima para a aposentadoria e vai defender que a fórmula 85/95 seja implantada no lugar do fator previdenciário (mecanismo que reduz em até 35% o benefício de quem decide se aposentar mais cedo).

A informação é de João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e vice-presidente da Força Sindical. Ele diz que, como não houve consenso até agora sobre o assunto, o próprio Governo Federal, teria dado prazo para que até o final deste mês as centrais sindicais se reúnam para um debate sobre se aceitam inserir a fórmula 85/95 em troca do fator previdenciário.

“Na próxima terça-feira nós vamos ter uma reunião, que a princípio não trataria desse assunto, mas fatalmente vamos ter que tomar uma decisão. A CUT e a Força Sindical defendem a fórmula no lugar do fator previdenciário, mas as demais centrais propõem outras alternativas”, explica o líder sindical em contato com A Tribuna.

Sobre a desistência do Governo em relação a idade mínima de aposentadoria, que seria de 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens, ele diz que informação foi repassada ao presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva, pelo próprio ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que quer uma solução rápida sobre o caso, para evitar que se arraste para o segundo semestre.

O único ponto que ainda não foi fechado e que deve ser discutido nos próximos dias é o cálculo usado para definir o valor das aposentadorias, que hoje leva em consideração a média dos 80% maiores salários de contribuição corrigidos desde julho de 1994. O sindicalista defende que só os 60% maiores salários entrem na conta. Em relação ao fator previdenciário, tudo indica que ele vai permanecer como alternativa a quem quiser se aposentar mais cedo.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=99416&idDepartamento=5&idCategoria=0

sexta-feira, 17 de junho de 2011

25 maneiras de usar uma echarpe

Um " lencinho" protegendo nosso pescoço é bom demais!!!!!!!!


Sai de mim frio!!!!!!
 
http://www.youtube.com/watch?v=5LYAEz777AU

HEPATITE E ALIMENTAÇÃO

O ser humano ingere uma grande quantidade de substâncias e algumas delas não lhe são benéficas devendo desfazer-se delas. Muitas destas substâncias se adquirem através dos próprios alimentos os quais contem pesticidas, conservantes, corantes, nitratos, certas enzimas, etc.. Outras substâncias tóxicas as adquirimos ao respirar, em forma de gases tóxicos ou penetram ao organismo através de nossa pele. Estas substâncias se dissolvem no sangue e o fígado é o encarregado das metabolizar.
Sendo o fígado o órgão encarregado de depurar o sangue e eliminar as toxinas a alimentação será um elemento muito importante na hora de ter em conta a saúde de nosso fígado.

Comer mantimentos que não obriguem o fígado a trabalhar com grande intensidade pode favorecer sua recuperação ou é uma boa maneira de prevenir que este se deteriore ainda mas. São muito adequados aqueles alimentos com valor depurativo já que, ao eliminar toxinas do corpo, ajudam o fígado a cumprir suas múltiplas funções.

Entre os alimentos que deveríamos evitar porque não resultam benéficos para a saúde do fígado e, sobre tudo quando se trata de recuperar-se de uma enfermidade hepática, encontram-se os seguintes:

O álcool já que este ataca as células do fígado e produz uma aceleração do dano hepático. Não se deve beber nenhuma bebida alcoólica quando temos qualquer doença no fígado.

As gorduras por que obrigam o fígado a um maior esforço já que para as dissolver o órgão se vê obrigado a produzir mais quantidade de bílis. Por outra parte alguns alimentos podem conter toxinas que o fígado se vê obrigado a filtrar, pelo que deveríamos prescindir de ingerir muita quantidade de mantimentos gordurentos de origem animal se estivermos doentes do fígado (dentro destes teríamos as carnes animais e sobre tudo as vermelhas, o leite integral e seus derivados como os queijos, creme, manteiga, etc., os frios e o pescado com muita gordura.

Uma boa solução consiste em substituir as gorduras animais pelas vegetais. Em tudo caso ao consumir produtos animais devemos selecionar os menos gordurosos. Em geral som muito recomendáveis os azeites que se obtiveram por pressão e não utilizando solventes, pois, embora sejam filtrados, sempre fica algum resto que o fígado tem que processar. Resulta especialmente recomendável o azeite de oliva virgem obtido mediante pressão.

- Os frutos secos, os cereais integrais e os legumes constituem um bom recurso para fornecer proteínas ao organismo.

- Leite e produtos lácteos: Deveria reduzir-se sua ingestão durante as doenças hepáticas já que o leite e seus derivados obrigam ao fígado a realizar um esforço maior.

- Produtos de padaria: Ricos em gorduras animais, produtos lácteos e açúcar não resultam muito convenientes durante a hepatite.

- Bebidas com gás.

- Alimentos fritos.

- Comidas congeladas ou enlatadas: Em geral muito sal e conservantes. É melhor consumir os mantimentos frescos.

Mantimentos vegetais aconselhados durante a hepatite:

Alimentos: abacaxi, alho, alface, banana, cebola, aspargo, chicória, pepino, manga, aveia, etc

Alimentos ricos em Vitamina C: alho, cebola, pimentão, limão, laranja, acerola, tangerinas, melões, abóbora, cenoura, damascos, ameixas, batata, espinafre, uvas, etc.

Alimentos ricos em catequinas: cevada, azeitonas, peras, morango, etc.

Alimentos ricos em epicatequinas: chã verde, peras, uvas, etc.

Alimentos ricos em glutationa: alhos, batatas, espinafre, milho, etc.

E, em geral, todos aqueles elementos anti-oxidantes que protegem ao fígado dos radicais livres.

Entre os alimentos especialmente destacados para os doentes de alguma hepatite destacamos:

Alcachofa: Contêm Sylimarina pelo que resultam tremendamente úteis na regeneração do fígado. Ajudam a diminuir do trabalho intenso ao reduzir o colesterol. Convém as comer cruas, em salada, para aproveitar todas suas propriedades. Se fervidas, deve-se beber o caldo resultante para não desperdiçar seus valores.

Maça: A metionina e o alto conteúdo em fósforo resultam fundamentais no controle do colesterol.

Alho e Cebola: Por suas propriedades bactericidas e sua capacidade de eliminar materiais tóxicos do organismo.

Aveia : Por sua riqueza em fibras e por seu conteúdo em proteínas. Ajuda a eliminar os resíduos do organismo. Deve ser utilizada com cuidado, pois é rica em arginina um componente hepatotóxico.

Carlos Varaldo

Grupo Otimismo

GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA A PORTADORES DE HEPATITIS C

ONG - Registro n°. 176.655 - RCPJ-RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Tel. 55.21 - 9973.6832 - Fax. 55.21 - 2549.8809

e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com

14/03/2005

HEPATITIS Y ALIMENTACIÓN

El ser humano ingiere una gran cantidad de sustancias y algunas de ellas no le son beneficiosas debiendo deshacerse de ellas. Muchas de estas substancias se adquieren a través de los propios alimentos: pesticidas, conservantes, colorantes, nitratos, ciertas enzimas, etc. Otras substancias toxicas las adquirimos al respirar en forma de gases tóxicos o penetran al organismo a través de nuestra piel. Estas substancias se disuelven en la sangre y el hígado es el encargado de depurarlas.

Siendo el hígado el órgano encargado de depurar la sangre y eliminar las toxinas de la misma, la alimentación será un elemento muy importante a la hora de tener en cuenta la salud de nuestro hígado.

Comer alimentos que no obliguen al hígado a trabajar con gran intensidad puede favorecer su recuperación o es una buena manera de prevenir que este se deteriore todavía mas. Igualmente se consideran muy adecuados aquellos alimentos con valor depurativo ya que, al eliminar toxinas del cuerpo, ayudan al hígado a cumplir su función principal.

Entre los alimentos que deberíamos evitar porque no resultan beneficiosos para la salud del hígado y, sobre todo cuando se trata de recuperarse de una enfermedad hepática, se encuentran los siguientes:

El alcohol: Ataca las células del hígado y produce un rápido daño hepático. No se debe beber ninguna bebida alcohólica si se sospecha que tenemos alguna enfermedad en el hígado.

Las grasas: Obligan al hígado a realizar un trabajo muy importante ya que, para disolverlas, este órgano se ve obligado a producir más cantidad de bilis. Por otra parte, las comidas animales, pueden contener toxinas que el hígado se ve obligado a filtrar, por lo que deberíamos prescindir de ingerir mucha cantidad de alimentos grasientos de origen animal si estamos enfermos del hígado. (Dentro de estos tendríamos las carnes animales y sobre todo las rojas, la leche entera y sus derivados como los quesos, nata, mantequilla, etc., los embutidos y el pescado con mucha grasa.

Una buena solución consiste en sustituir las grasas animales por las vegetales. En todo caso al consumir productos animales debemos seleccionar los no grasientos. En general son muy recomendables los aceites que se han obtenido por presión y no utilizando disolventes, pues, aunque luego se intente filtrarlos, siempre queda algún resto que el hígado tiene que filtrar. Resulta especialmente recomendable el aceite de oliva virgen obtenido mediante presión.

- Los frutos secos, los cereales integrales y las legumbres constituyen un buen recurso para proteínas al organismo sino queremos recurrir a las proteínas animales.

- Leche y productos lácteos: Debería reducirse su ingestión durante las enfermedades hepáticas ya que la leche y sus derivados obligan al hígado a realizar un esfuerzo importante.

- Productos de bollería: Ricos en grasas animales, productos lácteos y azúcar no resultan demasiado convenientes durante la hepatitis.

- Bebidas gasificadas.

- Comidas fritas.

- Comidas congeladas o enlatadas: Suelen contener mucha sal y conservantes. Es mejor consumir los alimentos frescos.

Alimentos vegetales aconsejados durante la hepatitis:

Plantas: ajos, cebollas, piñas, espárragos, achicorias, pepinos, lechugas, mangos, plátanos, melocotones, avena, etc.

Plantas ricas en Vitamina C: ajos, cebollas, pimientos, limones, naranjas, mandarinas, calabazas, melones, zanahorias, albaricoques, ciruelas, patatas, espinacas, uvas, etc.

Plantas ricas en catequinas: cebada, las aceitunas, las peras, las fresas, etc.

Plantas ricas en epicatequinas: te verde, las peras, la uva, etc.

Plantas ricas en glutation: Los ajos, las judias verdes, las patatas, las espinacas, el maíz.

Y, en general, todos aquellos elementos antioxidantes que protegen al hígado de la influencia negativa de los radicales libres.

Entre los alimentos especialmente destacados para el tratamiento de la hepatitis mencionaremos:

Las alcachofas: Contienen Sylimarina por lo que resultan tremendamente útiles en la regeneración del hígado. Ayudan a liberarle de un trabajo intenso al reducir el colesterol. Conviene comerlas crudas, en ensalada para aprovechas todas sus propiedades. Si se hierven, se debe beber el caldo resultante para no desaprovechar sus valores.

Las manzanas: La metionina y el alto contenido en fósforo resultan fundamentales en el control del colesterol.

Las peras: Por su abundante fibra, por su bajo contenido en sodio que le otorga un gran poder diurético, por su alto contenido en Vitamina B y por su riqueza en azúcares muy asimilables resulta ideal para los problemas del aparato digestivo, incluidos los que afectan al hígado.

Los ajos y las cebollas: Por sus propiedades bactericidas y su capacidad de eliminar materiales tóxicos del organismo.

La avena : Por su riqueza en fibras y por su contenido en proteínas. Ayuda a eliminar los residuos del organismo. Es rica en arginina un componente antihepátitico.

Carlos Varaldo

Grupo Optimismo

Uma substância encontrada no abacate pode ajudar a amenizar danos causados ao fígado pelos vírus da hepatite, afirmam cientistas japoneses.

Eles realizaram testes em ratos com problemas no fígado similares aos que a hepatite ocasiona nos seres humanos.

Os ratos foram alimentados com 22 tipos diferentes de frutas para ver se algumas delas ajudava a reduzir os danos.

Cinco substâncias foram consideradas eficazes na revigoração do órgão, e a mais forte delas é encontrada no abacate. Ainda não se sabe, porém, se a fruta motiva a mesma reação no organismo das pessoas.

Esperança

De acordo com os cientistas, mais testes são necessários para estabelecer a forma de usar as propriedades do abacate para combater as diversas formas de hepatite.

Eles também não têm idéia de como a substância encontrada no abacate reage para reduzir os danos no fígado.

De qualquer maneira, a descoberta é uma nova esperança para desenvolver tratamentos contra a hepatite, especialmente a do tipo C, que causa sérios danos ao fígado e pode matar o doente.

Estima-se que a hepatite do tipo C, que é sexualmente transmissível, possa significar no futuro um problema maior do que a Aids em alguns países.

Nutricionistas brasileiros sugerem nutrientes e combinações.

Ingerir excesso de álcool, exagerar na ingestão de hidratos de carbono, principalmente na forma de açúcar ou doces, consumir enchidos ou mais gordura do que o necessário são pequenas causas que têm efeito no nosso fígado.

Algumas das consequências podem ser dores de cabeça ou outro tipo de mal-estar, mas existe a possibilidade de regenerarmos esse nosso órgão que é o mais afectado pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos impróprios. Segundo um estudo de um grupo de nutricionistas brasileiros, se consumirmos durante dois dias alguns alimentos, poderemos recuperar a saúde do nosso fígado.

Os nutricionistas sugerem até alguns alimentos e combinações para o efeito. Um dos nutrientes que tem a função de limpar o fígado é o enxofre, presente principalmente em vegetais mais escuros, como a couve, os bróculos e o agrião. Um sumo de agrião e couve pode ser tomado duas vezes ao dia e tem efeitos surpreendentes.

Aminoácidos como a leucina, encontrado em carnes magras, por exemplo, ou a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão-de-bico também fortalecem as enzimas que limpam o organismo e ajudam a regenerar o fígado. Um estudo já divulgado pelo Instituto Nacional de Investigação Agronómica (Inra) francês reforça que uma maior presença de leucina na alimentação contribui para reduzir a perda da massa muscular durante a velhice.A fruta também tem um potencial anti-inflamatório e alimentos de coloração arroxeada, como couve roxa ou beterraba também contribuem igualmente para que este órgão fique mais limpo. Ainda alimentos, que tem alcalóides, como a rúcula, almeirão, mostarda e agrião são desintoxicantes. A substância também está nos chás: chapéu de couro, carqueja e boldo. A canela tem a capacidade de acelerar o metabolismo e reduzir o açúcar no sangue.

Ciência Hoje 14/03/11

http://biogilde.wordpress.com/2011/03/14/existem-alimentos-que-podem-regenerar-o-figado/

TERAPIA NATURAL E NUTRICAO PARA O FIGADO


A saude perfeita depende do bom funcionamento do figado. O figado e o maior orgao que temos no corpo, pesando 5.5 kgs. E é responsavel por 500 funcoes vitais. Se pensarmos no quanto o figado faz por nos, ficamos impressionados.

Por isso, e muito importante cuidarmos bem dele.

Algumas das mais importantes funcoes do figado, consiste em filtrar meio litro de sangue por minuto, armazenando e processando a hemoglobina pela contencao de ferro, armazenando vitaminas e minerais soluveis em gordura,armazenando o excesso de glucose em forma de glicogenio, produzindo a bile (1 quarto de litro por dia) e metabolizando proteinas, carbohidratos e gorduras, para prover energia e nutrientes.

Mais importante ainda, e a sua funcao desintoxificante. As toxinas produzidas internamente e externamente são transformadas de quimicas soluveis em gordura, em compostos soluveis em agua para que possam ser eliminadas pelos rins ou emulsificadas pela bile nos intestinos, onde se misturam com o alimento digerido e fibras para formar as fezes que eliminamos.

As toxinas ambientais e alimentares requerem muito esforco do nosso figado.

Por este motivo e essencial removermos todas as fontes de toxinas que não somente sobrecarregam nosso figado, como tambem afetam nosso sistema imunologico. Incluem-se ai, aditivos, corantes, ceras, flavorizantes, preservativos, pesticidas e herbicidas.

O alcool e tambem muito toxico ao figado e deve ser evitado quando existir uma deficiencia deste orgao, ou se não quisermos sobrecarrega-lo. As toxinas são estao presentes na gordura animal por isso e importante não esquecer disso quando se ingere produtos animais. Diminuir ao maximo ingestao de produtos animais seria o ideal, não so para manter o teor de gordura e toxinas baixos, mas tambem para evitar as doencas microbianas que ocorrem naturalmente.

De acordo com Dr. Robert O Young, carnes e outros produtos animais podem conter 336 mil micro organismos patogenicos por porcao. Diferente dos produtos vegetais, que contem menos de 10 por grama.

Para nao sobrecarregar o figado, aconselha-se a ingerir menos de 30% de gordura.

Deve-se mencionar tambem que a gordura se torna rancosa muito facilmente, o aquecimento e o processamento podem criar radicais livres perigosos, que são prejudiciais as nossas celulas. Certifique-se sempre de que o alimento que contem gordura esteja perfeitamente fresco, por exemplo, as sementes, as castanhas, manteigas, graos, farinhas, oleos, molhos de salada e outros condimentos que contenham oleo. Mantenha-os refrigerados para garantir seu frescor. Nunca frite ou esquente oleo em temperaturas muito elevadas e evite qualquer produto que contenha oleo hidrogenado. A hidrogenizacao acrescenta hidrogenio ao oleo, o que faz com que ele se torne saturado e não seja facilmente assimilado. Escolha oleos monosaturados e poli-insaturados como azeite de oliva, girassol, gergelim, flax, semente de abobora, soja,lecitina, peixe ou canola.



Alimentos ricos em fibra são a chave da alimentacao saudavel. A bile carrega substancias toxicas para os intestinos, a fibra pode auxiliar na rapidez com que estas fibras vao agir no intestino grosso, eliminando as toxinas atraves das fezes.

Dentro desta categoria, podemos citar algumas fontes ricas em fibras:

cereias integrais e graos integrais, arroz integral, farelos, frutas secas, castanhas, sementes, feijoes, lentilhas, ervilhas, frutas e vegetais com suas cascas ( de preferencia – organicas). E muito importante diminuir o consumo de proteinas animais, não so pelo seu alto teor de gordura, mas tambem por causa dos restos de acidez que elas contem e que permanecem em nosso organismo apos a digestao. Esta cinza deve se assentar para poder ser eliminada pelos nossos rins. Este processo requer minerais que serao, entao, eliminados de nosso organismo, atraves da urina. Se tivermos minerais suficientes vindos de nossa alimentacao, estaremos mais protegidos, mas quando nossa dieta e rica em acidos que produzem cinzas, ou e pobre em minerais ( que estao cada vez mais escassos em nossos solos, portanto, muito raros em nossa dieta), nosso corpo vai absorver os minerais que necessita atraves de outras celulas, especialmente nossos ossos e nossa bile. Se este processo continua por muito tempo, eventualmente iremos sofrer de doencas devidas a esta falta de minerais necessarios.

O figado tem a habilidade incrivel de se restaurar e pode funcionar com 80% de deterioracao. Esta e a boa noticia! Se pararmos de poluir nosso corpo e trabalharmos para reconstruir nosso figado, poderemos ter uma vida relativamente saudavel, mesmo que estejamos sofrendo de deoncas hepaticas severas.

Uma dieta saudavel , que consista de certos suplementos, ervas e nutrientes, pode estimular este processo de desintoxificacao, para que o figado possa se regenerar.

Certas enzimas são utilizadas pelo figado em seu processo de desentoxificar e há certas comidas que são conhecidas pelo seu poder de fazer estas enzimas funcionarem direito. Elas incluem:

- Repolho, brocoli e couve de bruxelas, que contem uma certa fito-quimica chamada “ indole-3-carbinol” . Que tambem e um anti-cancerigeno. Comecar seu dia com um ou dois copos de limonada fresca, suco de laranja ou tangerina para limpar o figado, e uma pratica muito salutar.

- Levedura nutricional e graos integrais, que são fontes de vitaminas do complexo B: meloes, pimentas, tomates e frutas frescas, são todas boas fontes de vitamina C; “ turmeric” – da familia do gengibre – e um tempero deonde se tira a curcuma, tambem regenera as celulas do figado limpando as toxinas existentes. Diminue o colesterol e tambem inibe a acao do benzopireno carciogenico encontrado nas carnes. Este tempero e muito utilizado na cozinha indiana em pratos com “ curry” e pode ser incluido na preparacao de alimentos ou mesmo ser ingerido em sua forma em po, em capsulas ou adicionado a sucos. Ele tem um sabor um pouco amargo.

- Certos amino-acidos são usados pelo figado para que ele os agregue aos quimicos toxicos e os leve para fora ou neutralize-os. Eles são:

- Glutamine, ornitina, arginina e especialmente glutationa.

- Glutationa e um dos anti-oxidantes mais importantes para o figado. Nos destruimos a glutationa quando tomamos Tylenol. A glutationa e um amino-acido complexo composto de cisteina, acido glutamico e glicina.

- As fontes de glutationa em nossa dieta estao em: frutas frescas e vegetais, carnes cozidas e peixes, cebolas e alhos, e brotos. Brotos de alfafa (feno) são particularmente bons para as funcoes do figado e auxiliam na digestao. Todos os brotos são muito ricos em enzimas, vitaminas e minerais, possuindo um valor nutritivo superior. Uma semente brotada adiciona proteina em nossa dieta e energia essencial. Ela e uma fonte viva de forca vital. AGREGAR BROTOS EM SUA DIETA E FACIL, DIVERTIDO E SABOROSO.



Voce pode produzir seus proprios brotos, utilizando um copo ou jarra de boca larga, um plastico e um elastico para segurar; enchague suas sementes durante o dia e mantenha suas sementes bem drenadas. Em alguns dias voce tera um alimento integral nutritivo. E importante utilizar agua filtrada ou de nascente ou agua que não esteja contaminada com bacterias para assegurar a qualidade de seus brotos. Não coma brotos que apresentarem mofo.

Outra fonte de glutationa são a cisteina encontrada em carnes, peixes, ovos, soja, gluten de trigo e castanha-do-Para . O acido glutamico necessita de zinco e cobre para ser absorvido. O zinco e tambem encessario para a cicatrizacao e age como anti-viral. Boas fontes de zinco são: levedura, gema de ovo, peixe, carneiro, algas e pulsos (graos). Fontes de cobre, são: amendoas, folhas verdes, abacate e melado escuro.

Outro mineral necessario para que o figado neutralize os sulfitos prejudiciais e os transforme em neutros, e o Molibdenium. Sulfitos são encontrados naturalmente e adicionados aos vinhos em forma de preservativos. As saladas e as barras de legumes e ate mesmo algumas frutas de quitanda são utilizam o sulfito para preservar o visual fresco das frutas e legumes.

E importante perguntar aos restaurantes e supermercados se eles utilizam sulfito para preservacao de seus legumes e frutas.

Fontes de molybdenium são: legumes, cereais integrais, leite, folhas verdes escuras (espinafre) e rins e figado de carnes organicas.

E muito dificil encontrar carnes organicas, devido a alimentacao do gado de hoje, que se alimenta com hormonios e muitos outros produtos quimicos para que sua carne seja mais saborosa e a producao seja boa. Em muitos paises, isso e pratica comum e legalmente aceita. Todos estes produtos quimicos estao presentes nos orgaos destes animais, principalmente no figado e nos rins, portanto, se alimentar com esta carne e contra-produtivo e perde o valor nutricional que buscamos.

A não ser que voce conheca pessoalmente o produtor de gado e saiba que este so foi alimentado organicamente, eu não recomendaria o uso desta carne e deseus pertences.

O misso ( pasta de soja) abaixa o colesterol e ajuda a neutralizar as toxinas ambientais nos intestinos. E tambem um alcalinizante para o nosso sistema. Pode ser consumido em forma de sopa, cha ou caldo.

Algas e outros vegetais marinhos são boas fontes de proteina, carboidratos complexos, enzimas, fibras, vitaminas, clorofila, iodo e outros minerais.

São alcalinizantes e tambem neutralizam os efeitos toxicos ambientais de nosso intestino. Vegetais marinhos podem ser acrescentados ao cozimento do arroz ou outro grao, colocado em cozidods e sopas, adicionado a feijoes ou misturados a molhos, ou como sua imaginacao permitir.



Como podemos ver, muitos são os alimentos uteis para uma alimentacao natural e nutricao para o figado. São alimentos que cuidam do figado enquanto promovem uma perfeita nutricao.

http://www.unidosvenceremos.com.br/terapia_natural.htm

desintoxicação do fígado através da alimentação e de produtos naturais.

A alimentação moderna abusiva em carne, pratos pesados, batatas, pão, massas, guloseimas, fritos etc… conduz inevitavelmente a um estado de toxemia, isto é, as toxinas presentes nos alimentos e provenientes de diversas fontes (pesticidas, conservantes e outros aditivos) começam a provocar asfixias celulares que conduzem inevitavelmente à doença.

Qualquer que seja a doença ou patologia a tratar, o tratamento deverá começar pela dieta cujo principal efeito será o de desintoxicar o fígado e o organismo em geral.

E por quê o fígado? Simplesmente porque é um órgão de grande importância devido à sua função fisio-biológica no organismo. Doenças como o reumatismo, asma, colesterol, cancro, etc… apresentam sempre um fígado doente ou em más condições fisiológicas.

Comecemos por falar dos alimentos interditos e dos alimentos a evitar:

ALIMENTOS INTERDITOS

Fritos, Ovos de aviário, Gordura, Sardinhas, Bacalhau, Carne de porco, Pratos condimentados, Carne de vitela, Charcutaria (salames, chouriços, fiambre), Álcool (bebidas brancas, whisky, aperitivos, vinho, etc.), Café, Chocolate, Bebidas gasosas, Mariscos.

ALIMENTOS A EVITAR

Leite gordo e pasteurizado, Queijos gordos, Laranjas, Açúcar branco (tostas integrais e pão integral é permitido), Arroz branco, Vinagre de álcool, Bolos comercializados, Manteiga.

No próximo artigo, falaremos dos Alimentos Permitidos.

Subscreva o Feed RSS clicando no link do canto superior direito do blog, ou se preferir receber todos os novos posts no email insira o seu nome e o email nos campos da sidebar.

Série Dieta e regime de desintoxicação do fígado:
 
 
GRUPO OTIMISMO DE APOIO A PORTADORES DE HEPATITE C


ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 - Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (21) 9973.6832 - Fax. (21) 2549.8809

e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com





14/03/2005
 

Onde as crianças dormem.

James Mollison viajou ao redor do mundo e decidiu criar uma série de fotografias mostrando os quartos infantis que foi enfim compilada em um livro, intitulado Onde as crianças dormem. Cada par de fotografias é acompanhada por uma legenda estendida que conta a história da criança. As diferenças entre cada espaço do sono é impressionante.


Mollison nasceu no Quênia em 1973 e cresceu na Inglaterra. Depois de estudar arte e design na Universidade de Oxford Brookes, e cinema e fotografia em Newport School of Art and Design, ele se mudou para a Itália para trabalhar no laboratório criativo da fábrica da Benetton.

O projeto tornou-se uma referência de pensamento crítico sobre a pobreza e a riqueza, sobre a relação das crianças com as suas posses -ou a falta delas-. O fotógrafo espera que seu trabalho ajude outras crianças a pensar sobre a desigualdade no mundo, para que, talvez, no futuro eles pensem como agir para diminuir esta diferença.
 
Lamine, 12 anos, vive no Senegal. As camas são básicas, apoiadas por alguns tijolos. Aos seis anos, todas as manhãs, os meninos começam a trabalhar na fazenda-escola onde aprendem a escavação, a colheita do milho e lavrar os campos com burros. Na parte da tarde, eles estudam o Alcorão. Em seu tempo livre, Lamine gosta de jogar futebol com seus amigos.




Tzvika, nove anos, vive em um bloco de apartamentos em Beitar Illit, um assentamento israelense na Cisjordânia. É um condomínio fechado de 36.000 Haredi. Televisões e jornais são proibidos de assentamento. A família média tem nove filhos, mas Tzvika tem apenas uma irmã e dois irmãos, com quem divide seu quarto. Ele é levado de carro para a escola onde o esporte é banido do currículo. Tzvika vai à biblioteca todos os dias e gosta de ler as escrituras sagradas. Ele também gosta de brincar com jogos religiosos em seu computador. Ele quer se tornar um rabino, e sua comida favorita é bife e batatas fritas.



Jamie, nove anos, vive com seus pais e irmão gêmeo e sua irmã em um apartamento na quinta Avenida em Nova Iorque. Jamie frequenta uma escola de prestígio e é um bom aluno. Em seu tempo livre, ele faz aulas de judô e natação. Quando crescer, quer se tornar um advogado como seu pai.



Indira, sete anos, vive com seus pais, irmão e irmã, perto de Kathmandu, no Nepal. Sua casa tem apenas um quarto, com uma cama e um colchão. Na hora de dormir, as crianças compartilham o colchão no chão. Indira trabalha na pedreira de granito local desde os três anos. A família é muito pobre para que todos tenham que trabalhar. Há 150 crianças que trabalham na pedreira. Indira trabalha seis horas por dia além de ajudar a mãe nos afazeres domésticos. Ela também freqüenta a escola, a 30 minutos a pé. Sua comida preferida é macarrão. Ela gostaria de ser bailarina quando crescer.





Kaya, quatro anos, mora com os pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas. A mãe de Kaya faz todos os seus vestidos e gostos -Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos, perucas e um sem contar de brinquedos. Quando vai à escola fica chateada por ter que usar uniforme escolar. Suas comidas favoritas são a carne, batata, morango e pêssego. Ela quer ser cartunista quando crescer.





Douha, 10, mora com os pais e 11 irmãos em um campo de refugiados palestinos em Hebron, na Cisjordânia. Ela divide um quarto com outras cinco irmãs. Douha freqüenta uma escola, a 10 minutos a pé, e quer ser pediatra. Seu irmão, Mohammed, matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses em 1996. Posteriormente, os militares israelenses destruíram a casa da família. Douha tem um cartaz de Maomé em sua parede.



Jasmine (Jazzy), quatro anos, vive em uma grande casa no Kentucky, EUA, com seus pais e três irmãos. Sua casa é na zona rural, rodeada por campos agrícolas. Seu quarto é cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concursos de beleza. A garota já participou de mais de 100 competições. Seu tempo livre é todo ocupado com os ensaios. Jazzy gostaria de ser uma estrela do rock quando crescer.



A casa para este garoto e sua família é um colchão em um campo nos arredores de Roma, Itália. A família veio da Romênia de ônibus, depois de pedir dinheiro para pagar as passagens. Quando chegaram em Roma, acamparam em terras particulares, mas foram expulsos pela polícia. Eles não têm documentos de identidade, de forma que não conseguem um trabalho legal. Os pais do garoto limpam pára-brisas de carros nos semáforos. Ninguém de sua família foi um dia para a escola.



Dong, nove anos, vive na província de Yunnan, no sudoeste da China, com seus pais, irmã e avó. Ele divide um quarto com a irmã e os pais. A família tem uma propriedade que permite cultivar quantidade suficiente de seu próprio arroz e cana de açúcar. A escola de Dong fica a 20 minutos a pé. Ele gosta de escrever e cantar. Na maioria das noites, ele passa uma hora fazendo o seu dever de casa e uma hora assistindo televisão. Dong gostaria de ser policial.



Roathy, oito anos, vive nos arredores de Phnom Penh, Camboja. Sua casa fica em um depósito de lixo enorme. O colchão de Roathy é feito de pneus velhos. Cinco mil pessoas vivem e trabalham ali. Desde os seis anos, todas as manhãs, Roathy e centenas de outras crianças recebem um banho em um centro de caridade local, antes de começar a trabalhar, lutando por latas e garrafas de plástico, que são vendidos para uma empresa de reciclagem. Um pequeno lanche é muitas vezes a única refeição do dia.



Thais, 11, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos no Rio de Janeiro, Brasil. Ela divide um quarto com a irmã. Vivem nas vizinhanças da Cidade de Deus, que costumava ser conhecida por sua rivalidade de gangues e uso de drogas. Thais é fã de Felipe Dylon, um cantor pop, e tem pôsteres dele em sua parede. Ela gostaria de ser modelo.



Nantio, 15, é membro da tribo Rendille no norte do Quênia. Ela tem dois irmãos e duas irmãs. Sua casa é uma pequena barraca feita de plástico. Há um fogo no centro, em torno do qual a família dorme. As tarefas de Nantio incluem cuidar de caprinos, cortar lenha e carregar água. Ela foi até a escola da aldeia por alguns anos, mas decidiu não continuar. Nantio está esperando o seu moran (guerreiro) para casar. Ela só tem um namorado no momento, mas não é incomum para uma mulher Rendille ter vários namorados antes do casamento.

Joey, 11, mora em Kentucky, EUA, com seus pais e irmã mais velha. Ele acompanha regularmente o seu pai em caçadas. Ele é dono de duas espingardas e uma besta, e fez sua primeira vítima -um cervo- quando tinha sete anos. Ele está esperando para usar sua besta durante a temporada de caça seguinte. Ele ama a vida ao ar livre e espera poder continuar a caçar na idade adulta. Sua família sempre come carne de caça. Joey não concorda que um animal deve ser morto só por esporte. Quando não está caçando, Joey freqüenta a escola e gosta de ver televisão com o seu lagarto de estimação, Lily.

Síndrome da Visão do Computador

A vida eletrônica não causa efeitos colaterais unicamente na audição. Olhos vermelhos e secos, dores de cabeça e dificuldade em conseguir foco são sintomas prováveis do uso prolongado do computador. A CVS (Computer Vision Syndrome), ou Síndrome da Visão do Computador, pode afetar qualquer pessoa que, com muita frequência, passa mais de duas horas diante do PC, sem pausa, gerando nessas pessoas o ressecamento dos olhos, miopia transitória, etc.Causas Os monitores são constituídos de pixéis (pontos micros), nos quais o olho não consegue foco. Para manter a imagem mais definida, o usuário de computador tem que “focar e refocar”, o que gera a tensão dos músculos do olho. Associado a isso está a diminuição de piscadas na frente do computador, chegando a ser quatro vezes abaixo do que em situações normais. Levando em consideração que as piscadas têm a função de lubrificar os olhos, a visão fica mais ressecada. Outros fatores podem agravar o ressecamento dos olhos como, por exemplo, o ar-condicionado que diminui a umidade do ar. A Síndrome da Visão do Computador tende a se agravar quando está associada a fatores como reumatismo ou disfunção hormonal, havendo o risco de uma ceratoconjuntivite seca, uma úlcera ou até uma perfuração da córnea.Prevenção • A cada 50 minutos de trabalho no computador, descanse ao menos cinco minutos, de preferência olhando para o horizonte para mudar o foco.

• Utilize o computador em ambientes iluminados, porém evite reflexos de janelas na tela.

• Pisque mais, mesmo que voluntariamente, para lubrificar os olhos.

• Se o monitor for CRT, use-o na frequência mais alta possível, em hertz. Já em monitores LCD, não há essa necessidade.

• Evite a utilização de luzes apontadas diretamente para os olhos como luminárias de mesa. Isso pode causar ofuscamento.

• Tome cuidado com a utilização de computador em áreas com muito vento ou ar-condicionado muito forte. Tais fatores contribuem para o ressecamento dos olhos.

• Deixe o monitor sempre limpo. Por causa da estática, é grande o acúmulo de pó na tela, o que piora a imagem.

• Se o ressecamento for muito acentuado, procure um médico e peça a sugestão de um colírio.

• Deixe o monitor a uma distância de 50 a 65 centímetros dos olhos. A inclinação da tela deve variar de 10º a 20º.

• Nunca fique com o monitor acima do nível dos olhos. Além de forçar mais músculos, essa posição exige que a fenda palpebral fique mais aberta, agravando o ressecamento.

• Óculos especiais são recomendados para pessoas de idade que estiverem fazendo algum tipo de leitura no computador, pois eles podem não obter foco no vídeo, que costuma estar a uma distância maior dos olhos.A miopia do computador Ficar durante muito tempo na frente do PC, além de provocar o ressecamento, pode causar a chamada miopia transitória. Esse problema afeta principalmente as crianças, pois elas possuem um cristalino mais flexível, capaz de se acomodar facilmente em diferentes posições. Após permanecer mais de duas horas seguidas olhando para a tela do computador ou para o videogame, os olhos ficam acomodados para a visão de objetos próximos, dificultando o foco de longa distância.

Por Eliene Percília

Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/saude/sindrome-visao-computador.htm

4º Ano Capital - Professora Ellen

Minimamente Feliz

A felicidade é a soma das pequenas felicidades. Li essa frase num outdoor em Paris e soube, naquele momento, que meu conceito de felicidade tinha acabado de mudar. Eu já suspeitava que a felicidade com letras maiúsculas não existia, mas dava a ela o benefício da dúvida.

Afinal, desde que nos entendemos por gente aprendemos a sonhar com essa felicidade no superlativo. Mas ali, vendo aquele outdoor estrategicamente colocado no meio do meu caminho (que de certa forma coincidia com o meio da minha trajetória de vida), tive certeza de que a felicidade, ao contrário do que nos ensinaram os contos de fadas e os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro.

Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir. São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem alegrias de pequeno e médio porte e até grandes (ainda que fugazes) alegrias.

'Eu contabilizo tudo de bom que me aparece', sou adepta da felicidade homeopática. 'Se o zíper daquele vestido que eu adoro volta a fechar (ufa!) ou se pego um congestionamento muito menor do que eu esperava, tenho consciência de que são momentos de felicidade e vivo cada segundo.

Alguns crescem esperando a felicidade com letras maiúsculas e na primeira pessoa do plural: 'Eu me imaginava sempre com um homem lindo do lado, dizendo que me amava e me levando pra lugares mágicos’.



Agora, se descobre que dá pra ser feliz no singular:

'Quando estou na estrada dirigindo e ouvindo as músicas que eu amo, é um momento de pura felicidade. Olho a paisagem, canto, sinto um bem-estar indescritível'.



Uma empresária que conheci recentemente me contou que estava falando e rindo sozinha quando o marido chegou em casa. Assustado, ele perguntou com quem ela estava conversando: 'Comigo mesma', respondeu. 'Adoro conversar com pessoas inteligentes'.

Criada para viver grandes momentos, grandes amores e aquela felicidade dos filmes, a empresária trocou os roteiros fantasiosos por prazeres mais simples e aprendeu duas lições básicas: que podemos viver momentos ótimos mesmo não estando acompanhadas e que não tem sentido esperar até que um fato mágico nos faça felizes.

Esperar para ser feliz, aliás, é um esporte que abandonei há tempos. E faz parte da minha 'dieta de felicidade' o uso moderadíssimo da palavra 'quando'.

Aquela história de 'quando eu ganhar na Mega Sena', 'quando eu me casar', 'quando tiver filhos', 'quando meus filhos crescerem', 'quando eu tiver um emprego fabuloso' ou 'quando encontrar um homem que me mereça', tudo isso serve apenas para nos distrair e nos fazer esquecer a felicidade de hoje. Esperar o príncipe encantado, por exemplo, tem coisa mais sem sentido? Mesmo porque quase sempre os súditos são mais interessantes do que os príncipes; ou você acha que a Camilla Parker-Bowles está mais bem servida do que a Victoria Beckham?



Como tantos já disseram tantas vezes, aproveitem o momento, amigos. E quem for ruim de contas recorra à calculadora para ir somando as pequenas felicidades.

Podem até dizer que nos falta ambição, que essa soma de pequenas alegrias é uma operação matemática muito modesta para os nossos tempos. Que digam.

Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver eternamente em compasso de espera.

Leila Ferreira, jornalista

Tudo que vicia começa com C.

By Ricardo Mallet

“Os vícios vêm como passageiros, visitam-nos como hóspedes e ficam como amos.” Confúcio


Há momentos na vida de um ser humano em que ele se vê sem nada realmente interessante pra fazer.

Assim, sem companhia, computador ou iPod e com celular fora de serviço, numa viagem de ônibus para Cruz Alta, fui obrigado a me divertir com os meus próprios pensamentos.

Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios.

Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C!

De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê.

Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê.

Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também – adivinha – começa com a letra c.

Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein?

E o chocolate? Este dispensa comentários. Vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.

Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada “créeeeeeu”. Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade… cinco.

Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o “ato sexual”, e este é denominado coito.

Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

INSS pode desistir de ações com poucas chances de vitória

14 de junho de 2011 • 07h15 • atualizado 08h04

INSS pode desistir de ações com poucas chances de vitória


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está estudando a possibilidade de desistir de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) em que há poucas chances de vitória. Segundo o presidente do INSS, Mauro Hauschild, o instituto formou um grupo de trabalho com assessores do gabinete do presidente do STF, Cezar Peluso. O objetivo é levantar quantas ações do INSS tramitam na Corte e quais poderiam ser alvo de desistência.O INSS é o campeão de processos judiciais no País. Ele ocupa o primeiro lugar da lista com os 100 maiores litigantes brasileiros, entre empresas e órgãos públicos, divulgada recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Só na Justiça Federal, o órgão é parte em 43,12% de todas as ações.A análise das possíveis desistências está sendo feita apenas no STF, mas caso sejam efetivadas, haverá um efeito cascata em ações parecidas que tramitam em outras varas e tribunais brasileiros. Isso porque o ato junto à Suprema Corte criaria precedentes que podem ser usados como argumentos convincentes em outros julgamentos. Também indica como o INSS encara determinado assunto e até que ponto o órgão está disposto a judicializar a questão. Segundo o procurador-chefe do INSS, Alessandro Stefanutto, o fato de o órgão perder julgamentos sobre determinado tema seguidamente em instâncias inferiores não terá influência direta nas desistências. "Há ações, como as de cotas de pensão, que acabamos perdendo em outros tribunais e ganhamos no STF", lembra. Ele se refere ao julgamento de 2007 em que o STF entendeu que a pensão por morte concedida antes de 1995 não precisava ser revisada. O entendimento foi aplicado a quase 5 mil ações sobre o mesmo tema, derrubando decisões contrárias de tribunais federais em todo o país e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).Stefanutto também afirma que o INSS não desistirá necessariamente de processos envolvendo valores baixos, uma vez que os casos poderiam repercutir em milhares de outras decisões com temas semelhantes. "Qualquer desistência nossa tem que ser muito bem estudada, para que possamos evoluir em algo seguro", afirma o procurador. Ele acredita que a população também perde quando o INSS desiste de ações em que havia possibilidade de vitória. "Iríamos contra aqueles que pagam, aqueles que contribuem e que poderiam arcar com o pagamento equivocado de algo que não era devido".O procurador adianta que dificilmente haverá desistência em temas cujo julgamento é aguardado com ansiedade pelo órgão, como as teses do prévio requerimento adminitrativo junto ao INSS antes de o segurado ingressar com ação na Justiça e da renúncia da atual aposentadoria para que futuramente uma aposentadoria maior seja concedida.Stefanutto também considera natural o alto número de ações que tem o órgão como parte. "São pelo menos 140 milhões de pessoas com relação jurídica com o INSS. É natural que tenhamos muitas ações em números absolutos". No último dia 3 de junho, a Caixa Econômica Federal desistiu de 500 processos no STF. Em cerimônia que contou com a participação do presidente Peluso, o diretor jurídico do banco, Jailton Zanon, afirmou que os processos eram de baixo valor ou tratavam de matéria já pacificada na Corte. A Caixa é a segunda maior litigante na lista do CNJ.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados.

-

http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idnoticia=201106141015_ABR_79758265

sábado, 11 de junho de 2011

Floração do ipê-roxo

Floração do ipê-roxo marca a paisagem do DF e anuncia a nova estação

Flávia Maia

Publicação: 09/06/2011 07:20 Atualização: 09/06/2011 09:58

A chegada de uma nova estação no Cerrado chama mais a atenção pelas cores do que pela mudança brusca de temperatura. Quem nasceu ou vive no Planalto Central sabe que, quando o capim verde se torna dourado e o ipê-roxo se destaca na paisagem, é sinal de que o inverno está próximo. Apesar da coloração puxada para o lilás, as árvores que primeiro floreiam as ruas de Brasília são as de flores roxas. Só depois as outras variedades de ipê — amarelo, branco, preto, verde e rosa — colorem a paisagem da capital.



Como cada cor tem o período específico para florescer, o brasiliense pode contar com as ruas floridas a partir de agora. Os exemplares no fim do Eixão Norte, na Avenida das Nações, na Catedral e em frente ao Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, se exibem ao público. “Brasília é privilegiada em relação aos ipês. Eu fico esperando a hora que vai florescer e não tem um ano que ele não floresça”, diz, encantado, o técnico de laboratório Sérgio Rubens Ribeiro, 59 anos.



Os últimos ipês a começarem a florir são os de coloração branca e rosa-claro. Aparecem entre o fim de setembro e o início de outubro. Por causa do florescimento rápido — em cinco anos, a árvore começa a dar flores — essas árvores são bastante usadas no paisagismo de várias cidades brasileiras. Por isso, a familiaridade e a simpatia dos cidadãos pela espécie que está no seu dia a dia.



No Distrito Federal, existem várias espécies de ipê-roxo. As mais comuns são a Tabebuia heptaphylla e a Tabebuia impetiginosa, ambas típicas do cerrado. Porém, a professora de engenharia florestal da Universidade de Brasília (UnB) Carmen Regina Correia diz que na capital do país existem exemplares de outros biomas, como a Mata Atlântica e a caatinga. “Por isso, você vê flores diferentes, algumas salpicadas na copa da árvore, outras do tipo buquê”, explica.



Típicos da região do Cerrado, os ipês também são encontrados no Pantanal, em áreas de transição para a Amazônia em estados do Nordeste. Para a estudante de química Laiz de Oliveira, 18 anos, a beleza da espécie está justamente em não parecer com as árvores da região. “Eu não acho o Cerrado muito bonito, não, mas o ipê é bonito, porque é diferente. Não é baixinho nem retorcido e dá flores”, conta.



Destaque e curiosidade: na altura da 416 Norte, exemplares de ipê-roxo esbanjam beleza na paisagem seca do Cerrado candango.



O ipê-roxo atinge o auge da beleza por volta dos 30 anos. Nessa idade, a árvore chega ao pico do crescimento. A média de altura varia de 12 a 15 metros, mas o tronco pode chegar a 20 metros. De acordo com a professora Carmen Regina, quem quiser plantar um exemplar em casa não terá muito trabalho. A semente é pequena e fica envolvida em uma fina película. Quando plantada, é fácil de pegar no solo. “Ela é alada, pronta para voar. Como é leve, chega em lugares distantes. Por isso, vemos tantos ipês espalhados”, revela a professora. Além da estética, a espécie tem valor econômico por causa da madeira e do uso medicinal.



Os ipês têm uma estratégia curiosa para resistir à falta de chuvas. O segredo está na raiz, que é profunda e alcança as reservas de água do subsolo. Para diminuir o gasto de energia e aproveitar melhor o escasso recurso hídrico da época, a árvore perde as folhas durante a estiagem. Nesse mesmo período, surgem as flores, que contribuem para a preservação da espécie, atraindo os polinizadores. As diferentes cores são para atrair insetos e pássaros, que acabarão por distribuir as sementes.



As áreas públicas do Distrito Federal contam com pelo menos dois outros tipos de ipês, além do roxo: os amarelos (Tabebuia serratifolia) e os brancos (Tabebuia roseo-alba). Não se sabe ao certo a quantidade dessas árvores que enfeitam a capital do país. A cidade permanecerá pintada pelos ipês-roxos até o fim de agosto. Depois, chega a floração do amarelo, que vem entre julho e outubro. As flores do ipê-branco desabrocham apenas no fim da seca, entre setembro e outubro.



Em perigo

O Cerrado é um dos mais antigos biomas brasileiros. E, atualmente, é considerado um dos hotspots de biodiversidade do planeta. Hotspot é uma área de alta biodiversidade, que vem sofrendo ameaça de destruição. Assim, a vegetação é considerada prioritária para a conservação. Apesar disso, o bioma não aparece como patrimônio nacional na Constituição Brasileira, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, a zona costeira e o Pantanal Mato-Grossense. Como não figura patrimônio, ele não tem garantias legais de preservação.



Economia e saúde

O ipê é valorizado pela resistência, dureza e flexibilidade. Outra vantagem é aguentar a umidade. Desse modo, ele é usado em construções civis e navais, em edificação de pontes, na confecção de postes, entre tantos outros. Já no uso medicinal, o que interessa é a casca, a entrecasca e a folha do ipê, sendo usadas no tratamento de amigdalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos.

Saiba mais...

Vote no ipê roxo mais bonito da capital federal

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/09/interna_cidadesdf,256042/floracao-do-ipe-roxo-marca-a-paisagem-do-df-e-anuncia-a-nova-estacao.shtml

Empresários usam greves para forçar reajuste das tarifas de ônibus

Empresários usam greves para forçar reajuste das tarifas de ônibus

Renato Alves

Publicação: 10/06/2011 07:20 Atualização: 10/06/2011 07:27 - Correio Braziliense

Passageiros esperam ônibus na madrugada: greve de rodoviários pune usuários do sistema

Os donos das empresas de ônibus mandam no sistema de transporte público da capital há pelo menos 10 anos. Nesse período, eles conquistaram até a emissão do vale-transporte e do passe estudantil. Impediram as renovações obrigatórias da frota e a integração. O GDF ficou sem as informações básicas de serviço tão importante, como quanto as permissionárias arrecadam e os custos da operação. Sobra para o 1,2 milhão usuários. Pagando as mais caras tarifas do país, eles convivem com veículos sucateados e constantes atrasos. Quase 30% dos coletivos têm mais de sete anos, a idade máxima permitida. Para piorar, ao menos uma vez por ano os rodoviários fazem uma greve, sempre com apoio dos patrões, que usam o movimento no intuito de forçar um aumento nas passagens, como agora.



Com o apoio da Câmara Legislativa, o Executivo contribuiu para a falência do sistema liberando o tráfego de vans, extinguindo um órgão fiscalizador — o Departamento Metropolitano de Transportes Urbanos (DMTU) — e deixando à míngua a estatal de ônibus — a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) —, que por quatro décadas ajudou o GDF a cumprir a obrigação de ditar as regras do mercado. Vieram as fraudes em licitações, propinas e esquemas de desvio de dinheiro público.



Hoje sem a concorrência das vans, três conglomerados controlam o milionário negócio do ônibus. Dez das 14 empresas do Sistema de Transporte Público Convencional (STPC) pertencem aos grupos Planeta, Viplan e Amaral. As três firmas têm dois terços dos 2.975 ônibus e das 980 linhas. O trio também acumula os maiores escândalos e os mais antigos veículos em operação. Todas são acusadas pela Polícia Civil de clonar os próprios veículos para faturar sem pagar imposto e não renovar a frota. A Viplan, da família Canhedo, roda com veículos de até 12 anos. O Grupo Amaral, do ex-senador Valmir Amaral, nem sequer enfrentou alguma concorrência pública. Ganhou 50 itinerários por meio de decretos que lhe deram as mais rentáveis linhas da TCB. São também esses conglomerados os controladores do Fácil, o sistema de bilhetagem eletrônica.



Dessa forma, os empresários monopolizam informações essenciais às discussões sobre aumento de salário dos rodoviários e de tarifas. O movimento deflagrado por motoristas e cobradores na segunda-feira, com paralisação parcial dos coletivos, segue o enredo dos anos anteriores: os rodoviários punem a população deixando os ônibus nas garagens, reivindicando aumento nos salários, e os empresários não apresentam uma proposta alegando a necessidade de reajuste nas tarifas. Os patrões sequer falam em punições aos grevistas. Dessa vez, querem subir as passagens de R$ 3 para R$ 4,90.





Clique para ver imagem ampliada



Privatizações

Do total arrecadado, o governo fica com 4%. Mas, há 10 anos, são as empresas que atestam quantas pessoas carregam e quanto devem entregar ao GDF. O governo começou a perder o controle desse sistema em 2000, quando o então governador Joaquim Roriz anunciou a privatização da TCB e a terceirização do DMTU.



No caso da TCB, Roriz sancionou dois decretos. Um deles, no fim de dezembro de 2001, autorizou o repasse das linhas da estatal à iniciativa privada por meio de uma concessão de 30 anos. O outro, assinado no início de janeiro de 2002, previa a venda de todo o patrimônio da empresa, o que acabou não ocorrendo.



A Viva Brasília, do então senador Valmir Amaral, ganhou as mais rentáveis linhas. Em 12 meses o número de ônibus da TCB em operação caiu de 66 para 44 — atualmente são 33. O prejuízo, em 2001, passou dos R$ 4,5 milhões. Época em que a estatal era presidida por Manoel Neto, amigo de Amaral e hoje genro de Roriz — marido da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF).



Roriz assinou o decreto de terceirização do DMTU em 5 maio de 2001. O órgão seria substituído pela Agência Reguladora de Serviços Públicos. Mas ela nunca saiu do papel. Uma lei distrital terceirizou a venda de vale-transporte, uma das fontes de renda do DMTU, que ficava com 3,68% do valor arrecadado.



O departamento ainda teve os fiscais transferidos para outros órgãos. Em meados de 2002, havia apenas seis homens e três carros para fiscalizar os quase 3 mil ônibus regulares e 5 mil veículos clandestinos. Para piorar, em seis meses, os distritais aprovaram duas leis em favor dos piratas. A primeira autorizou 466 vans a atender condomínios. A segunda beneficiou 300 donos de ônibus autônomos.



Caso de polícia

Trafegando superlotadas, em alta velocidade e sem fiscalização, as vans roubaram 30% dos passageiros dos ônibus. Em 2007, o governo anunciou a implantação do Brasília Integrada, pôs fim às vans e alardeou uma maciça renovação dos ônibus. Vingou só a proibição das vans. O Executivo ainda permitiu a criação do Fácil e que os empresários controlassem a bilhetagem.



A integração só existe nos adesivos fixados nas laterais dos ônibus. A suposta renovação virou caso de polícia. Autoridades são acusados de inchar o sistema com 975 coletivos sem licitação. Veículos incluídos no sistema a partir de 2007, na tal renovação.



O DFTrans cadastrou os coletivos velhos sob a condição de excepcionais, mas a polícia desconfia haver outros 400 carros piratas. A frota excedente representa 25% do total, segundo a atual administração do DFTrans, que optou por trocar esses ônibus velhos até a conclusão da licitação aberta esta semana para mais 1,2 mil ônibus.



A concorrência pública deve demorar um ano e meio. O Correio enviou um questionário ao órgão na segunda-feira. A assessoria de comunicação pediu 48h para enviar todas as respostas. Até a noite de ontem, não respondeu os itens sobre o montante recebido mensalmente do Fácil e a idade exata da frota, em detalhes. O sindicato das empresas sequer retornou as ligações.


Saiba mais...

Rodoviários mantêm 30% da frota parada e devem entrar em greve no dia 13



Má gestão faz com que usuários desconheçam até itinerários de ônibus


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/10/interna_cidadesdf,256185/empresarios-usam-greves-para-forcar-reajuste-das-tarifas-de-onibus.shtml

Rodoviários em greve no dia 13

Rodoviários mantêm 30% da frota parada e devem entrar em greve no dia 13 TCB vai continuar circulando e Metrô prepara horário especial por conta da possível greve

Publicação: 10/06/2011 10:58 Atualização: 10/06/2011 11:21

Sem avanço nas negociações, os rodoviários mantêm a redução de 30% da frota do transporte público do Distrito Federal nesta sexta-feira (10/6). Tudo indica que a categoria deve entrar em greve geral a partir das 0h de segunda-feira (13/6). O movimento vai parar ônibus e também micro-ônibus das cooperativas do DF.



De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, ainda não há como dizer em percentual quantos coletivos a menos estarão nas ruas na próxima semana. "Ainda não temos condição de estabelecer o percentual, pois pode ter alguma decisão judicial que estabeleça um número considerado para mantermos os serviços essenciais à população", explica.



A decisão de entrar em greve geral foi tomada na última assembleia dos motoristas e cobradores. A categoria quer aumento salarial de 16,69% e manutenção do acordo coletivo aprovado em 2010. No entanto, os empresários dizem não ter verbas para assumir esse compromisso. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp), os empresários estão avaliando pontos de negociação com os rodoviários a partir do prazo de prejuízos e aumentos de custos ao longos dos últimos cinco anos com tarifas congeladas.



A assessoria não soube informar quando deve terminar essa análise e também disse que os empresários não tomaram uma decisão sobre a proposta do governo de aumentar para R$ 7 milhões o repasse referente ao Passe Livre para subsidiar um reajuste ao salário dos rodoviários.



Opção

Enquanto rodoviários, empresários e governos não se decidem, a população deve começar a se preparar para a possível greve geral dos coletivos na segunda. A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) prepara um horário especial para atender à demanda da população que deve ser divulgado na tarde desta sexta. Só nesta semana com a redução de 30% da frota, o metrô absorveu 15 mil passageiros.



Outra opção para os usuários é utilizar as linhas de integração do Transporte Coletivo de Brasília (TCB). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, como a empresa pertence ao governo do DF, eles não vão paralisar as atividades e os ônibus vão circular normalmente na próxima semana. As linhas atendem Rodoviária, Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental, Rodoferroviária, Shopping Popular e W3 Sul e, ainda, fazem integração com as linhas do Metrô.



Confira a programação da TCB

Linha 108 (Rodoviária/Esplanada dos Ministérios/Rodoviária): Segunda a sexta-feira de 6h33 às 20h

Linha 108.3 (Rodoviária/Esplanada/PGR/TJDFT/Pier 21/Esplanada/Rodoviária): Segunda a sexta-feira de 6h45 às 20h30

Linha 108.4 (Rodoviária/Buriti/Memorial JK/Câmara Legislativa/SIG/Rodoviária): Segunda a sexta-feira de 7h40h às 18h

Linha 108.5 (Rodoviária/Buriti/Shopping Popular/Rodoferroviária/Rodoviária): Segundo a sexta-feira de 6h30 às 18h30, a linha 108.6 faz o mesmo trajeto no sábado e domingo de 6h30 às 18h30

Linha 108.7 (Rodoviária/Buriti/QGE/SMU/Rodoviária): Segundo a sexta-feira de 8h30, 12h30 e 16h55 (exceto na sexta-feira)

Linha 108.8 (Rodoviária/W3 Sul/Terminal da Asa Sul/Nova Rodoviária Interestadual): Todos os dias de 5h10 às 24h

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/10/interna_cidadesdf,256250/rodoviarios-mantem-30-da-frota-parada-e-devem-entrar-em-greve-no-dia-13.shtml



Saiba mais...

Má gestão faz com que usuários desconheçam até itinerários de ônibus Empresários usam greves para forçar reajuste das tarifas de ônibus Juiz extingue processo de empresários e redução de 30% da frota continua

Largada para chegar a novo índice de reajuste do INSS

ECONOMIA - 09.06.11 às 01h25 - ODIA online

Largada para chegar a novo índice de reajuste do INSS

Governo, técnicos e aposentados começam a definir critérios da correção dos benefícios

POR LUCIENE BRAGA



Rio - Representantes de aposentados e pensionistas se reúnem hoje com técnicos da Previdência Social, do IBGE, do Dieese e da Fundação Getulio Vargas para iniciar os estudos que estabelecerão o novo índice de reajuste dos benefícios do INSS. O grupo foi definido como “oficina de trabalho”, porque a proposta oficial só ficará pronta no dia 21.



“O encontro é só para discutir critérios de criação do novo índice. Não teremos posição final”, explicou João Batista Inocentini, presidente do Sindicato de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical.


A proposta de instituir novo índice ainda não é consenso entre todas as representações de segurados. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) defende percentual único de reajuste, seguindo a correção do salário mínimo — que atinge dois terços dos segurados.

“Da reunião de amanhã (hoje) sairão as bases para corrigir os benefícios futuros do INSS”, explicou Inocentini. O governo aceitou a proposta de estudar novos critérios há um mês, durante negociações com sindicatos e associações da categoria, que pediam a definição de política de reajustes até 2015. Mas líderes de segurados avisam que vão continuar a defender ganho real, além da inflação.



Comparação mostra perdas

A última análise divulgada pelo Dieese a respeito dos índices de inflação comparados mostrou que o IPC-3i-FGV, que analisa os custos da terceira idade desde 1994, acumulou 210,06% até 2009, ante 156,20% do INPC. Os técnicos ressalvam, no entanto, que os reajustes foram superiores para o pessoal que ganha acima do salário mínimo no INSS em alguns períodos (veja tabela comparativa à esquerda).

Em outra frente para reajustar benefícios, o deputado federal Marçal Filho (PMDB-MS) apresentou ontem emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que trata do reajuste das aposentadorias e pensões. A emenda prevê reajuste a partir da inflação mais 80% do Produto Interno Bruto (PIB) para quem ganha acima do piso. “Perdas dos aposentados superam 71% em relação ao mínimo”, justificou Marçal Filho.

INSS não diz quem recebe

A Previdência Social já iniciou cálculos para o pagamento das ações do teto a aposentados afetados pelas emendas 20/1998 e 41/2003, mas não divulga quem receberá. A Dataprev já está enviando dados para calcular o custo total da dívida reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro do ano passado.

Há milhares de segurados interessados nos critérios sem informação fundamental: não se sabe se aqueles que se aposentaram desde 1988 terão direito à revisão de até 39,35% e aos atrasados por cinco anos, ou só a partir de 1991. A Justiça mandou o INSS pagar, mas o instituto recorreu.


http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/6/largada_para_chegar_a_novo_indice_de_reajuste_do_inss_170051.html

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rodoviários decidem parar 30% da frota nos horários de pico nesta semana

Rodoviários decidem parar 30% da frota nos horários de pico nesta semana


Luiz Calcagno



Publicação: 05/06/2011 12:33 Atualização: Correio Braziliense


Em assembleia realizada na manhã deste domingo (5/6), os rodoviários do Distrito Federal decidiram parar 30% da frota nos horários de pico, de manhã e à tarde, durante toda esta semana. Também resolveram entrar em greve geral a partir da 0h do próximo dia 13.

Cerca de 4 mil pessoas compareceram ao ato, que começou às 10h30 e terminou uma hora depois, no estacionamento em frente ao Conic. A expectativa do sindicato da categoria era de que 6 mil rodoviários fossem à assembleia.



Os 30% são o excedente de veículos que as empresas colocam nas ruas para suprir a demanda nos horários mais movimentados. Já havia uma decisão judicial determinando que esses ônibus parassem de rodar ou que as empresas contratassem mais funcionários para cobrir esse vazio na escala ou que os trabalhadores recebessem hora extra.



De acordo com o presidente do sindicato, João Osório, a decisão de paralisar 30% da frota nos horários de pico mostra para o governo que a categoria não tem o interesse de entrar em greve. Segundo ele, as empresas querem que os rodoviários cruzem os braços para pressionar o governo, forçando, assim, um reajuste das passagens para só depois atenderem as reivindicações dos empregados.

Saiba mais...



Rodoviários paralisam 30% da frota nesta manhã de segunda-feira



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/05/interna_cidadesdf,255418/gdf-abre-nesta-segunda-feira-licitacao-para-1-2-mil-onibus.shtml


GDF abre nesta segunda-feira licitação para 1,2 mil ônibus


Ariadne Sakkis


Publicação: 05/06/2011 08:36 Atualização: Correio Braziliense


Faz muito tempo que um passageiro não elogia o transporte público do Distrito Federal. Também faz muito tempo que não há por que elogiar. O serviço prestado é caro, de má qualidade e a população se movimenta pelas cidades em ônibus velhos. No intuito de renovar parcialmente a frota e minimizar o sofrimento dos usuários do sistema, a Secretaria de Transportes publica nesta segunda-feira, no Diário Oficial do DF, o edital de licitação para 1,2 mil novos veículos.


Passageiros se arriscam na EPTG porque não há ônibus adaptados para parar nos abrigos do corredor exclusivo


O pleito é de livre concorrência e podem participar empresas atuantes no DF ou não. Os 1,2 mil ônibus novos serão divididos entre 900 para o sistema em geral e outros 300 exclusivos para a Linha Verde, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que liga o Plano Piloto a Taguatinga e Ceilândia. Serão 12 lotes de 100 carros e o lance de outorga mínimo para cada é de R$ 2,75 milhões.


A frota da Linha Verde terá o sistema de abertura de portas nos dois lados para operarem conforme aprovado no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade, sancionado pelo governador Agnelo Queiroz (PT) no início de maio. Esse tipo de ônibus também circulará nas faixas de concreto exclusivas para ônibus que serão criadas na Linha Amarela — a ser construída entre Gama e Santa Maria — e na Saída Norte, entre Sobradinho e Planaltina. As obras de adaptação são financiadas pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A previsão é que os trabalhos na Linha Amarela sejam iniciados em 60 dias e durem um ano e meio.



Sucatas nas ruas

Segundo estimativas da Secretaria de Transporte, 45% da frota ultrapassaram os sete anos de rodagem, tempo de desgaste que, teoricamente, representaria a aposentadoria compulsória do carro. Os problemas não param por aí. Cerca de 75% dos veículos que transportam cerca de 1 milhão de pessoas por dia apresentam problemas de manutenção. Nas ruas, há coletivos com 12 anos e outros com dois, o que inflRodoviários decidem parar 30% da frota nos horários de pico nesta semana



Luiz Calcagno



Publicação: 05/06/2011 12:33 Atualização:



Em assembleia realizada na manhã deste domingo (5/6), os rodoviários do Distrito Federal decidiram parar 30% da frota nos horários de pico, de manhã e à tarde, durante toda esta semana. Também resolveram entrar em greve geral a partir da 0h do próximo dia 13.

Cerca de 4 mil pessoas compareceram ao ato, que começou às 10h30 e terminou uma hora depois, no estacionamento em frente ao Conic. A expectativa do sindicato da categoria era de que 6 mil rodoviários fossem à assembleia.



Os 30% são o excedente de veículos que as empresas colocam nas ruas para suprir a demanda nos horários mais movimentados. Já havia uma decisão judicial determinando que esses ônibus parassem de rodar ou que as empresas contratassem mais funcionários para cobrir esse vazio na escala ou que os trabalhadores recebessem hora extra.



De acordo com o presidente do sindicato, João Osório, a decisão de paralisar 30% da frota nos horários de pico mostra para o governo que a categoria não tem o interesse de entrar em greve. Segundo ele, as empresas querem que os rodoviários cruzem os braços para pressionar o governo, forçando, assim, um reajuste das passagens para só depois atenderem as reivindicações dos empregados.

Saiba mais...

Rodoviários paralisam 30% da frota nesta manhã de segunda-feira

uencia no cálculo da idade média da frota — de seis anos. Os ônibus novos são fiscalizados a cada quatro meses e os mais antigos, a cada dois. “Há muito tempo não é feita licitação e simplesmente não podemos retirar os ônibus velhos das ruas porque a população será prejudicada”, alega o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho. O DF tem 3 mil ônibus convencionais.



O estado de conservações dos coletivos é um dos principais motivos de reclamação por parte do passageiro. Somente nos primeiros quatro meses do ano, funcionários do serviço 156 — ramal de atendimento ao cidadão — receberam 5.075 queixas de usuários. O número de reclamações das más condições do transporte coletivo brasiliense em 2011 supera em 10% o registrado no ano passado. Em média, o DFTrans recebeu 1,2 mil reclamações mensais neste ano, contra 1,1 mil assinaladas por mês em 2010. Esse é um dos motivos para a licitação só abrir espaço para a aquisição de ônibus 0km. Após a homologação da licitação, a nova frota tem de chegar às ruas em seis meses. As linhas nas quais circularão serão definidas pelo DFTrans.





Projetos para a Copa

O documento reúne obras classificadas pelo governo como fundamentais para a realização dos jogos da Copa de 2014 em Brasília. Com a assinatura do plano, o DF pleiteou parte dos R$ 2,4 bilhões do PAC da Mobilidade, do governo federal. O projeto vai financiar investimentos em transportes em cidades com mais de 500 mil habitantes. No DF, a proposta inclui a expansão do sistema metroviário, a criação dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) e sobre Pneus (VLP) e melhorias na acessibilidade de pessoas com deficiência.


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/05/interna_cidadesdf,255436/rodoviarios-decidem-parar-30-da-frota-nos-horarios-de-pico-nesta-semana.shtml

misabellC search

Pesquisa personalizada