misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

História do Paraguai


O Paraguai foi descoberto em 1524 por Alejo García e a sua capital, Assunção, foi fundada em 1535 por Juan de Ayolas.
Depois da dispersão dos restos da primeira expedição, Pedro de Mendoza e do esvaziamento de Buenos Aires pela fome e a peste m 1541, todos os efetivos da conquista se estabeleceram em Assunção ao mando de Domingo Martínez de Irala, seu primeiro governador. A partir de aí e durante mais de um século, Assunção foi o centro civilizador do Rio Prata. Em 1556 os jesuítas estabeleceram suas missões no Paraguai chegando a formar quase um Estado teocrático independente, mas foram expulsos dos estados espanhóis em 1767.
1811-1840 INDEPENDÊNCIA E ISOLAMENTO Em 1810, Paraguai se manteve à margem da revolução iniciada em Buenos Aires; mas no ano seguinte declarou sua própria independência tanto da Junta de Governo de Buenos Aires como da Espanha. Depois de um curto governo de dois cônsules, o poder supremo foi assumido, em 1815, pelo ditador José Gaspar Rodríguez de França, quem esteve no poder em solitário até sua morte, ocorrida em 1840, e manteve o Paraguai isolado do exterior, da confusa situação que lhe rodeava, o qual o ajudou a prolongar seu regime autoritário e paternalista.
1840-1870 A DINASTIA LÓPEZ Em 1844, foi eleito Carlos Antonio López único presidente e reeleito em 1857, ficando no cargo até sua morte, ocorrida em 1862. Seu regime significou uma mudança com respeito ao de França, pois abriu o país ao exterior e modernizou suas infra-estruturas e sua legislação.
Foi sucedido por seu filho Francisco Solano López, quem impulsionou uma política expansionista e intervencionista nos problemas internos de seus vizinhos, o que lhe conduziu a se enfrentar com eles na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Brasil, Argentina e Uruguai invadiram o país derrotando Solano López, quem morreu no combate, em 1870.
1870-1904 A ÉPOCA DE BERNARDINO CABALLERO Um dos generais da guerra contra a Tríplice Aliança, Bernardino Caballero, transformou-se no homem forte do Paraguai durante os anos seguintes, apoiado no exército e no partido colorado. Foi um período de estabilidade que contribuiu a que o país pudesse recuperar-se do desastre da guerra.
1904-1936 O PERÍODO LIBERAL A revolução de 1904 trouxe o domínio liberal mas não a estabilidade pois em trinta e seis anos se sucederam vinte e um governos. Neste período se produziu a Guerra do Chaco contra Bolívia (1932-1936), da que as tropas paraguaias saíram vitoriosas, mas que marcou o país e às gerações posteriores.
1936-1954 OS ANOS DE INSTABILIDADE A Guerra do Chaco ocasionou a queda do partido liberal e deu início a uma época de vaivéns políticos e instabilidade na que se produziram guerras civis e vários governos de corte autoritário que também não conseguiram estabilizar a situação.
1954-1989 A DITADURA DE STROESSNER O golpe de Estado de 1954 colocou à frente do executivo ao general Alfredo Stroessner, quem apoiado no partido colorado conseguiu estabelecer seu domínio pessoal de forma autoritária até 1989. A clave de sua permanência no poder residiu na construção de um estreito vínculo entre a Associação Nacional Republicana, (os colorados), as Forças Armadas e o Governo, além do clientelismo com seus apoiantes e a dura repressão dos opositores. O desenvolvimento econômico se centrou na modernização das infra-estruturas, com projetos como a hidrelétrica de Itaipú construída conjuntamente com Brasil.
1989-2005 O PERÍODO DEMOCRÁTICO O general Andrés Rodríguez derrubou mediante um golpe de Estado a Stroessner em 1989 e dirigiu até 1993 um governo de transição. O partido colorado seguiu dominando a política paraguaia nestes anos ainda que seu monopólio do poder se viu enfraquecido pelas divisões internas, a aparição como líder popular do controvertido general Lino Oviedo e o nascimento de novas alternativas políticas como os partidos Pátria Querida e Encontro Nacional. Durante os últimos anos o país superou a crise política provocada pela morte do vice-presidente Argaña, situação que obrigou à renúncia do presidente Cubas desde então exilado em Brasil. O presidente do Senado, o opositor González Machi, completou o mandato e na convocação as eleições de 2003 foi eleito presidente Nicanor Duarte Frutos.
Seleção de páginas comentadas sobre História do Paraguai - Meu Paraguai Página web dinamarquesa dedicada ao conhecimento de Paraguai com um bom resumo histórico do país.
- História de Paraguai Página web sobre a história do Paraguai.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada