misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Classificação Decimal Universal - CDU




























































































Classificação Decimal Universal - CDU


























O QUE É A CDU














A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. É o esquema de classificação utilizado na nossa biblioteca, enquadrado numa divisão física por áreas departamentais (Engenharias Alimentar, Civil, Mecânica e Electrónica) e por áreas comuns (Informática, Metodologia, Ciências Sociais e Matemática). As principais divisões da CDU são:
0 Generalidades. Informação. Organização. 1 Filosofia. Psicologia. 3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação. 4 Classe vaga. 5 Matemática e Ciências Naturais. 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. 7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos. 8 Linguagem. Linguística. Literatura. 9 Geografia. Biografia. Historia. Os documentos são classificados de acordo com o assunto principal que determina a cota que lhes é colocada na lombada e são arrumados na estante com o número de classe atribuído. Caso existam poucos livros para justificar a atribuição de uma estante a essa classe, estes são colocados na estante com a classificação decimal hierarquicamente superior, existente na biblioteca.
Exemplo:
550.34 Sismologia como existem poucos exemplares com esta classificação, estão arrumados em
55 Geologia Se tomarmos uma classe principal, por exemplo, 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. podemos ver como se subdivide:
61 Ciências Médicas.62 Engenharia. Tecnologia em Geral.63 Agricultura. Silvicultura. Agronomia. Zootecnia.64 Ciência Doméstica. Economia Doméstica.65 Organização e Administração da Indústria, do Comércio e dos Transportes.66 Tecnologia Química. Indústrias Químicas.67 Indústrias e Ofícios Diversos.68 Indústrias, Artes e Ofícios de Artigos Acabados.69 Construção Civil. Materiais de Construção. Prática e Processos de Construção.
A subclasse 62 Engenharia. subdivide-se por sua vez em:
620 Engenharia em Geral. Testes dos Materiais. Energia. 621 Engenharia Mecânica. 622 Engenharia de Minas. 623 Engenharia Naval e Militar. 624 Engenharia Civil e Estruturas em Geral. Infra-estruturas. Fundações. Construção de Túneis e de Pontes. Superestruturas. 624 Engenharia Civil divide-se em áreas diferentes que podem por sua vez ser divididas novamente em áreas ainda mais especializadas:
624.01 Estruturas e elementos estruturais segundo o material e o processo de construção. 624.011 Estruturas e materiais de origem orgânica. 624.012 Estruturas de alvenaria. 624.012.45 Estruturas de betão armado. 624.1 Infra-estruturas das construções. Fundações. Construção de túneis. 624.2/.8 Construção de pontes..........etc. e assim infinitamente...
Quando o utilizador ao pesquisar no catálogo em http://www.bib.ualg.pt/ desconhece o autor ou o título da obra poderá realizar a consulta por CDU.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada