misabellC Tour

free counters

domingo, 26 de outubro de 2008

Metabolismo


Para emagrecer de maneira rápida e saudável, a receita ideal é fazer uma reeducação alimentar, por meio de uma dieta equilibrada que contém todos os nutrientes necessários para o organismo. A dieta deve ter acompanhamento de um nutricionista, que vai levar em conta o sexo, a idade, a atividade física diária, o gasto calórico e, assim, estipular o seu peso ideal.

No cardápio diário são incluídos grãos, frutas, leguminosas, verduras e legumes; fontes de proteína animal, como carnes branca e vermelha, ovos, leite e derivados e também gorduras saudáveis, como o azeite de oliva. O número de refeições pode variar entre quatro e seis, dependendo das necessidades e do estilo de vida de cada um.
De acordo com a nutróloga funcional Maria Mercedes Granja, uma das armadilhas enfrentadas por quem está de dieta são essas tentações que, após serem consumidas, dão a impressão de que todo o esforço feito até agora foi em vão. "Nestes casos, é melhor sair da dieta em raros momentos do que interrompê-la de vez. Comer um pedaço pequeno da guloseima proibida é melhor do que não comer, pois depois o ´efeito rebote´ é desastroso e ao invés de um bombom, você vai querer devorar uma caixa inteira!", avisa a nutricionista.



De olho no metabolismo
Para manter o seu organismo a pleno vapor, é preciso se alimentar de acordo com as necessidades, respeitando os períodos do dia. O jantar deve conter apenas 25% do total das calorias diárias e, de preferência, ser composto por alimentos de fácil digestão, mas com poder nutritivo para alimentar o cérebro durante a noite e garantir um sono reparador. Afinal uma boa noite de sono, leia-se oito horas bem dormidas, consome cerca de mil calorias!

No período da noite, o corpo se prepara para o repouso. O horário exato desta desaceleração varia de indivíduo para indivíduo, pois depende dos níveis de cortisol, o hormônio que regula o estado de alerta do organismo. Seguindo a dica da Rainha dos Baxinhos, consumir alimentos líquidos após as 20h ajuda a manter a barriga sequinha na manhã do dia seguinte. Para isso, a última refeição deve ser leve e não pode conter alimentos que produzam gases, como o feijão, lentilha, ervilha, embutidos, enlatados, massas e queijos.

"O ideal é incluir no jantar alguns cereais integrais, leguminosas, sementes, frutas secas e naturais (e proteínas de alta qualidade, como ovos, carnes magras e peixes, evitando o açúcar e as farinhas brancas", aconselha a nutricionista Maria Mercedes. Já quem dorme tarde, deve fazer um intervalo de três a quatro horas após o jantar e, ao deitar-se, tomar uma xícara de chá calmante, como a camomila, erva-cidreira e o hortelã, ou de leite desnatado morno, que auxilia o organismo no processo de relaxamento.

Confira algumas dicas para seguir firme na dieta e não cometer nenhuma loucura em nome da boa forma:
Mente sã, corpo belo

• Não passe fome e evite ficar muito tempo sem comer. Se possível, faça várias refeições ao longo do dia. Se o tempo está curto, dê uma pausa no meio da tarde e coma uma barrinha de cereal ou uma fruta, pois assim você não vai ter tanta fome na próxima refeição.

• Tenha na bolsa ou na gaveta do escritório um potinho com frutas secas como banana, uva passa e damasco. Elas têm pouco açúcar e matam aquela vontade de comer doce que bate no fim da tarde.

• Beba cerca de dois litros de água ao longo do dia. Manter-se hidratata é essencial para manter a saúde e ainda espanta a sensação de estômago vazio.

• Não corte grupos de alimentos como proteínas e carboidratos. Ingeridos de maneira balanceada, todos os alimentos, até as gorduras, são importantes para o bom funcionamento do organismo.

• Não faça dietas restritivas! Muitas dietas da moda não são aprovadas por nutricionistas e podem comprometer a sua saúde.

• Fuja dos estereótipos e valorize seus pontos fortes. A maioria das brasileiras tem o biotipo marcado pelo quadril largo e a ditadura da magreza pode não ser saudável para o seu tipo físico.

• Procure se alimentar sempre no mesmo horário. Assim você regula o seu relógio biológico e acostuma o organismo a receber alimento na hora certa.

• O dia vai ser agitado? Leve uma marmita. Deixe a vergonha de lado. Se as famosas conseguem, você também pode!

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada