misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Previsão de Estoques

Lenard e Roy (1995) afirmam que o controle de estoque é estudado desde 1913 com Harris. Pode-se afirmar que o bom funcionamento de tal área é vital para uma organização, uma vez que representa boa parte dos custos logísticos. Assim, é evidente a necessidade de se buscar a otimização do gerenciamento desses serviços. Um bom gerenciamento de estoques equaciona as questões de disponibilidade, nível de serviço e custos de manutenção (KREVER et al., 2003).
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132006000300016&script=sci_arttext

---> Técnicas quantitativas: baseia-se nas ciências naturais  baseado em observações empíricas, para explicar alguns fatos e realizar previsões. O uso dessa técnica procura a objetividade no processo que será ser investigado.
  • método do último pedido: é exatamente a repetição do último pedido;
  • média móvel: é a média aritmética do período em referência:
  • média móvel ponderada: é a média ponderada que aplica pesos maiores aos pedidos recentes e pesos menores aos pedidos antigos:


  • média móvel com ponderação exponencial : é a utilização de apenas o último período e o índice de risco:


----> níveis de estoque :
  • curva dente de serra:
  • curva dente de serra com ruptura:

  • curva dente de serra com estoque mínimo:


---> ponto do pedido e tempo de reposição:



Estoques:




 
 
 
Exemplo:
Determinado item de estoque apresentou, no início do mês, um saldo de 400 unidades em estoque. No dia 20 do mesmo  mês, o saldo era de 700 unidades. Sabe-se que houve uma entrada de 500 unidades no estoque, no dia 15, e que o  consumo diário desse item é constante, inclusive em fins de semana e feriados. Se o ponto de ressuprimento é 270  unidades, o tempo de reposição do fornecedor desse item, em dias, será
(A) 10 (B) 5 (C) 4 (D) 3 (E) 2
 
 
 

 
 
 



Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada