misabellC Tour

free counters

domingo, 30 de novembro de 2008

Como formatar o PC e reinstalar o sistema operacional


Computação
Como formatar o PC e reinstalar o sistema operacional
Emerson Rezende - 23/05/2006 - 15:36
Reportagem feita por sugestão de leitores; saiba mais

Os computadores podem começar a apresentar defeitos com o passar do tempo, como programas que não abrem mais, congelamentos sem motivo aparente ou o aparecimento da famigerada “tela azul”. As causas são diversas e imprecisas. Com o tempo, o próprio sistema operacional acumula uma série de erros e acaba sofrendo uma pane geral.

Outra possibilidade – que é bem mais comum, por sinal – é a falta de cuidado do usuário. Se você costuma visitar sites “suspeitos” ou pouco seguros (grandes fontes de vírus/Trojans e, principalmente, adwares, programas que se auto-instalam e são capazes de alterar as configurações do navegador e/ou registrar suas ações na Web, por exemplo), vive instalando e desinstalando programas dos mais variados, alterando as configurações originais por meio de pacotes desenvolvidos por terceiros, como por exemplo aqueles voltados para a personalização do visual do Windows, pode se preparar, pois sua máquina, mais dia, menos dia, vai começar a “engasgar”.

Ainda bem que é possível parar tudo e começar do zero quando se trata de computadores. Às vezes, só formatando a máquina se consegue fazer com que o PC volte a funcionar corretamente, pois o núcleo central do sistema operacional (chamado por uns de “core” ou kernel) pode ter se corrompido, algo que acontece não só com o Windows mas também com seus concorrentes, como o Mac OS X ou todos as distribuições Linux, por exemplo.

Prevenção

É por isso que é sempre bom realizar ações preventivas periódicas como verificação de erros e desfragmentação da unidade onde o Windows está instalado. Para realizá-las, basta clicar duas vezes em “Meu Computador”, clicar com o botão direito no HD (geralmente chamada unidade “C:”), clicar em “Propriedades” e selecionar a aba “Ferramentas”. Uma vez lá, basta clicar nos botões correspondentes para agendar a verificação ou desfragmentação, pois enquanto o computador estiver com o sistema operacional carregado, isto é, em operação, essas atividades não serão realizadas e sim no próximo boot (ou inicialização). Outra opção seria adquirir um software que realiza automaticamente esses procedimentos de manutenção (como o Norton SystemWorks, por exemplo).

Mãos à obra

Mas há momentos que nem isso pode salvar seu sistema por conta do alto grau de corrompimento do núcleo. Por isso, chegou a hora de arregaçar as mangas e reinstalar o Windows. No entanto, antes de começar a “mandar ver”, é preciso tomar algumas precauções. A primeira: tenha todos os CDs de instalação dos programas que está acostumado a utilizar (como o Microsoft Office, seus jogos, etc.), pois TUDO será apagado do disco rígido. O mesmo vale para seus preciosos arquivos, o que inclui e-mails e documentos do Office, por exemplo. Dica: confira nossa matéria sobre como fazer um backup sem mistério e mantenha seus arquivos a salvo.

Além disso, será preciso reinstalar os drivers de todos os itens de hardware da sua máquina, como a placa-mãe, placas de som e de vídeo (caso elas não sejam do tipo on-board, ou seja, não façam parte da própria placa-mãe), webcam, impressora e qualquer outro componente que vá permanecer instalado no PC. Com respeito aos drivers, programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional e o item de hardware, a maioria dos fabricantes costuma mantê-los em seus sites para serem baixados. Por isso, se possível, baixe tudo o que for preciso e grave-os em um CD antes de formatar a máquina para que não ocorra nenhum percalço depois que o sistema for reiniciado. Note: só faça tudo isso caso você não tenha guardado os CDs com os drivers, ok?

Passo-a-passo

Insira o CD-ROM do Windows XP, reinicie o computador e aperte qualquer tecla assim que a mensagem para dar boot pelo CD apareça. Caso isso não ocorra, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção. Não pressione nenhuma tecla agora (caso queira instalar um driver SCSI ou RAID, o que é pouco provável, chame um técnico ou alguém com conhecimentos avançados). Apenas espere o programa de Setup ser carregado. Depois aperte Enter.

Nesse momento serão oferecidas as seguintes opções: dar ESC para Formatar, apertar a letra “R” para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação. Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo, e sim apagar somente os arquivos do sistema e substitui-los por novos. Para formatar, aperte ESC. Depois pressione a tecla “D” para apagar a partição existente. É bom reforçar que é altamente recomendável realizar essa ação, pois isso permite ao sistema fazer uma verificação completa do HD e encontrar problemas físicos no disco. Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partição existente e, depois, “L” para, de novo, confirmar que a partição existente será deletada. Isso ocorre porque, a partir deste ponto, todos os dados serão apagados.

Aperte a tecla “C” para criar a partição nova. Atenção: é possível criar mais de uma partição nesta etapa. Em um HD de 80 GB você poderia, por exemplo, reservar uma partição de 20 GB só para o sistema operacional e outra de 60 GB só para guardar arquivos em geral. Um disco rígido com duas partições faz com que o sistema “entenda” que há dois HDs em seu sistema. Outra vantagem – que é a principal – é a seguinte: caso seu sistema operacional ou a partição onde está o Windows se danifique, você não perde o conteúdo que está alocado na outra partição. E vice-versa.

Formatando

E eis que finalmente é possível dar início à formatação propriamente dita. Opte pela formatação completa e NÃO pela rápida (Quick). Caso você não for instalar nenhum outro sistema operacional a não ser o Windows XP e todas as máquinas da sua rede não tenham outros sistemas operacionais (como o Linux ou o Mac OS X), você pode escolher o sistema de arquivos NTFS, o mais seguro atualmente. Mas se um dia você quiser que sua máquina seja capaz de rodar dois sistemas operacionais, o que é conhecido tecnicamente como fazer com que o PC se torne “dual boot” (confira o passo-a-passo do WNews), você deverá optar pelo sistema de arquivos FAT32, pois ele é compatível não só com o Windows, mas também com o Linux. Depois de fazer sua escolha, tecle “F” para iniciar a formatação. Um HD de 80 GB costuma consumir pouco mais de uma hora para ser formatado.

Formatação concluída, o computador é reiniciado para que se inicie o programa de instalação do Windows. Não toque em nada. Apenas acompanhe.

Instalação e pós-instalação do Windows

Agora prepare-se para a próxima operação, que é a reinstalação do sistema operacional. Ela costuma demorar uns 40 minutos e não requer muitas intervenções do usuário. Algumas delas incluem a configuração do fuso-horário, escolha do layout do teclado (que na maioria das vezes é o ABNT2, caso seu teclado contenha “Ç”, “~” e demais acentos presentes na Língua Portuguesa).

No final do processo, o Windows dará mais um boot no PC. Neste momento, você poderá retirar o CD de instalação do drive óptico. Atenção: mesmo tendo configurado a conexão com a Internet, evite se conectar nesse momento, pois o computador ainda está vulnerável, pois além de não estar configurado corretamente de acordo com o hardware presente, o Windows não conta com diversas atualizações para problemas críticos. Nesse momento, instale os drivers da placa-mãe, dos cartões de vídeo e áudio. Logo em seguida (possivelmente depois do boot requerido pelos instaladores dos drivers), instale um bom antivírus. Afinal, acessar a Web sem qualquer proteção tem se tornado cada vez mais arriscado. Há uma opção gratuita e muito boa que é o AVG (detalhado na matéria “10 softwares gratuitos que arredondam o Windows XP”, publicada no WNews). Depois de instalar e atualizar o antivírus, o próximo passo a ser tomado é a...

Atualização do Windows

Não tenha dúvida. Se você não quer nem saber de complicação e deseja mais é ter conforto na hora de manter seu sistema operacional “nos trinques", configure-o para receber atualizações automaticamente. Para tanto, vá até Painel de Controle>Atualizações Automáticas. Uma vez lá, você pode determinar qual a freqüência e o horário que o sistema deverá procurar por atualizações, se quer que elas sejam instaladas sem a sua permissão ou fazer com que o sistema o avise toda vez que surgir mais uma atualização e assim vai. Mas se você não quiser esperar, basta ir ao site Windows Update e seguir as instruções lá publicadas. Logo após o término da instalação, o sistema deverá se encarregar de baixar os arquivos necessários.

Note que é imperativo realizar a atualização do Windows. Vários pacotes de correção liberados pela Microsoft foram feitos para dar cabo de diversas vulnerabilidades críticas e, por isso, para se manter seguro na Web eles devem ser implementados o quanto antes. Depois dessa seqüência, você já poderá reinstalar os aplicativos que costumava utilizar normalmente.

Pronto, seu computador está novinho em folha. Agora basta colocar seus arquivos pessoais de volta ao PC. Precavido morre de velho: não custa nada passar cada um deles pelo crivo do antivírus. Para transferir os e-mails de volta para a máquina, é só seguir as orientações do nosso Tutorial: Migrando seus e-mails para um sistema novo.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Festejos



QUISERA
Senhor, neste Natal armar uma árvore e nela pendurar, em vez de bolas, os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe, de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos. Os constantes e os itinetantes.Das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer eu magoei, ou sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem conheço apenas a aparência. Os que me devem e aqueles a quem muito devo. Meus amigos humildes e meus amigos importantes. Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida. Uma árvore de raízes muito profundas para que seus nomes nunca sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos para que novos nomes vindos De todas as partes venham juntar-se aos existentes. Uma árvore de sombra muito agradáveis para que nossa amizade,seja um momento de Repouso nas lutas da vida.
Que o Natal esteja vivo em cada dia do ano que se inicia para que possamos juntos viver o amor !!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Elis Regina O Bebado e A Equilibrista


Sonhos D'oro



Sonhos D'oro
José de Alencar


I

O sol ardente de fevereiro dourava as lindas serranias da Tijuca.
Que formosa manhã! O céu arreava-se do mais puro azul; o verde da relva e da folhagem sorria entre as gotas de orvalho, cambiando aos toques da luz.
Frocos de névoa, restos da cerração da noite, cingiam ainda os píncaros mais altos da montanha, como pregas de véu flutuante, ao sopro da brisa, pelas espáduas das lindas amazonas, que durante o verão costumam percorrer aquelas amenas devesas.
Seriam sete horas.
Um passeador solitário seguia a pé e distraidamente por um dos muitos caminhos que se cruzam em várias direções pela encosta ocidental da montanha. Levava ele embaixo do braço esquerdo um álbum de desenho, naturalmente destinado à cópia das magníficas perspectivas, que oferecem a cada passo as quebradas da serrania.
Era moço de 28 anos. Seu rosto de traços nobres não tinha decerto a beleza correta e artística do tipo clássico, nem a faceirice de certos casquilhos, príncipes da moda: apresentava porém uma fisionomia simpática e distinta. O olhar sobretudo, que é o sol d'alma, lhe esclarecia a larga fronte pensativa de reflexos inteligentes.
Trajava com extrema simplicidade. Tinha um vestuário completo, ou no jargão parisiense dos alfaiates, um costume ainda bem conservado e decente, apesar de um tanto fanado na gola. Notava-se a ausência completa do ouro: a abotoadura era toda de marfim; e não se via sinal de relógio.
Depois de alguns minutos de passeio, o moço, cujos olhos iam percorrendo com indiferença as bordas do caminho, de um e outro lado alternadamente, desviou-se do trilho batido e seguiu por dentro do mato. Mal tivera tempo de sumir-se entre a ramagem do arvoredo, quando ouviu-se o tropel de um cavalo que passou a galope. Enfiando o olhar por entre as folhas, pôde ver o cavaleiro, o qual era rapaz de 21 anos, de belo parecer e maneiras agradáveis. Montava um cavalo castanho.
- Fábio!
- O cavaleiro colheu prontamente as rédeas, fazendo estacar a montaria, e voltou-se duvidoso para ver se com efeito o haviam chamado, como lhe parecera. A rapidez do galope e a repercussão do solo tinham impedido que ouvisse distintamente a voz do passeador a pé:
- Que milagre!... Hoje madrugaste!...
- Ah! És tu, Ricardo?! Exclamou o cavaleiro retribuindo o sorriso. Vou à "Vista dos Chins" com uns rapazes que estão aí no hotel do Jourdain. Convidaram-me ontem à noite. É um piquenique! Queres ir também?
- Só se partíssemos ao meio o "Galgo", observou Ricardo, alisando a linda anca do cavalo.
- Dou-te garupa! Replicou Fábio gracejando.
- Obrigado!... Luisinha teria ciúmes.
- Bem; vai romantizar com as flores, que os sujeitos estão à minha espera. Talvez já chegue tarde! Digam lá o que quiserem. Um homem deve se dar a respeito, e não comparar-se com os animais e os carroceiros que deitam de dia e acordam-se de noite.
Atirando esse gracejo, Fábio deu de rédeas ao animal e partiu a galope.
- Olha o "Galgo", hem! gritou Ricardo.
- Com efeito!... nem de Bela tens tanto cuidado!
Ricardo sorriu e, acompanhou com os olhos o amigo até que sumiu-se na volta do caminho. Não era porém o cavaleiro, apesar de elegante, o que prendia a tenção do passeador, e sim o cavalo cuja fina roupagem castanha brilhava aos reflexos do sol. A esbelteza das formas esgalgadas e o garbo dos movimentos fáceis e vivos, lhe tinham merecido o lindo nome dado pelo dono.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aquarela - Toquinho



Aquarela - Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O que é o Colesterol e como evitar seus excessos?




O Colesterol é uma substância lipídica que pode ser encontrado tanto na carne de animais e seus derivados (colesterol exógeno) como sintetizada no organismo pelo fígado (colesterol endógeno) . Normalmente o colesterol é necessário em muitas funções corporais complexas, incluindo a síntese do estrogênio, androgênio e progesterona, que são hormônios responsáveis pelas característica sexuais secundárias, masculinas e femininas; e ainda manter nossas células nervosas .

Quando temos excesso de colesterol no sangue é aumentado nosso risco de desenvolver doenças do coração. Os 2 componentes mais importantes do colesterol são chamados LDL (lipoproteína de baixa intensidade), o tão chamado "colesterol ruim" e o HDL (lipoproteína de alta intensidade) o "bom colesterol".

História do dinheiro


História do Dinheiro no Brasil

álbum de figurinhas lançado pelo Banco Central

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tabela de Calorias


Tabela de Calorias dos alimentos
mais servidos em nossa mesa:

Alimento Quantidade Calorias

Cafés, chás e sucos

Água de coco verde
1 copo de 240 ml
62

Café com açúcar
1 xícara de 50 ml
33

Café sem açúcar
1 xícara de 40 ml
3

Caldo de cana
1 copo de 240 ml
202

Suco de abacaxi natural
1 copo de 240 ml
100

Suco de acerola natural
1 copo de 240 ml
36

Suco de maçã natural
1 copo de 240 ml
154

Suco de manga natural
1 copo de 240 ml
109

Suco de melão natural
1 copo de 240 ml
60

Suco de milho verde natural
1 copo de 240 ml
271

Suco de morango natural
1 copo de 240 ml
39

Suco de pêssego natural
1 copo de 240 ml
77

Suco de tomate fresco
1 copo de 240 ml
27

Bebidas alcoólicas

Aguardente
½ copo - 120 ml
277

Cerveja
1 lata de 350 ml
147

Cerveja light
1 lata de 360 ml
148

Champanhe
1 taça de 125 ml
85

Chope
1 tulipa de 300 ml
180

Uísque
1 dose de 100 ml
240

Vinho branco doce
1 taça de 125 ml
178

Vinho branco seco
1 taça de 125 ml
107

Vinho Rosé
1 taça de 125 ml
93

Vinho tinto seco
1 taça de 125 ml
107

Vodka
1 cálice de 20 ml
48

Refrigerantes e energéticos

Coca-Cola
1 lata de 350 ml
137

Coca-Cola Light
1 lata de 350
1,5

Fanta
1 lata de 350 ml
189

Fanta Diet
1 lata de 350 ml
15

Gatorate - todos os sabores
1 frasco de 473 ml
109

Guaraná
1 copo de 240 ml
75

Guaraná diet
1 lata de 350 ml
4

Sport Drink limão
2 colheres de sopa (20g)
51

Sprite
1 lata de 350 ml
115

Sprite diet limão
1 lata de 350 ml
5

Carnes

Alcatra assada
2 fatias (150g)
301

Alcatra frita
2 fatias (100g)
235

Almôndega caseira de carne
1 unidade (30g)
61

Almôndega de frango
1 unidade (25g)
54

Almôndega de peru
1 unidade (25g)
46

Antecoxa de frango assada
2 unidades (100g)
109

Baby beef
1 unidade (100g)
120

Bacon fatiado
1 fatia (10g)
54

Bacon frito
2 cubos (30g)
198

Bisteca de porco
1 unidade (100g)
337

Costeleta de porco
2 unidades (100g)
483

Coxa de frango
1 unidade (100g)
144

Coxa de frango assada c/pele
1 unidade (100g)
110

Coxa de frango assada s/pele
1 unidade (100g)
98

Coxa de frango cozida
1 unidade (100g)
120

Cupim
2 fatias (150g)
375

Fígado de boi frito
1 fatia (100g)
210

Fígado de galinha
1 colher de sopa (25g)
35

Filé de frango
2 filés (100g)
101

Filé mignon
1 fatia (100g)
140

Hamburger bovina
1 unidade (56g)
116

Hamburger calabresa
1 unidade (56g)
149

Hamburger de chester
1 unidade (56g)
105

Hamburger de frango
1 unidade (96g)
179

Lagarto de boi assado
3 fatias (100g)
170

Leitão
2 pedaços (170g)
308

Língua de boi cozida
2 pedaços (100g)
287

Lombo assado
1 fatia (100g)
272

Maminha
1 fatia (100g)
141

Miolo de coxão mole
1 filé (100g)
120

Moela de galinha
1 pires (100g)
78

Músculo cozido
3 pedaços (100g)
180

Patinho de boi assado
3 fatias (100g)
200

Peito de frango s/pele
1 filé (100g)
100

Pernil de porco assado
1 fatias (100g)
196

Perú
2 filés (100g)
155

Picanha
1 fatia (100g)
287


1 unidade (200g)
128

Rabo de porco salgado
3 unidades (100g)
426

Rosbife
1 fatia (50g)
83

Tender
4 fatias (100g)
210

Embutidos

Apresuntado
1 fatia (15g)
22

Blanquet de peru
1 fatia (10g)
13

Copa fatiada maturada
1 fatia (6g)
22

Lingüiça calabresa
1 porção (100g)
300

Lingüiça de frango
1 porção (100g)
166

Lingüiça de peru defumada
1 porção (100g)
148

Lingüiça toscana
1 porção (100g)
255

Lombo canadense
1 fatia (15g)
21

Lombo defumado
1 fatia (15g)
29

Morcela
1 porção (100g)
258

Mortadela
1 fatia fina (15g)
41

Mortadela de frango
1 fatia fina (15g)
20

Paio
1 unidade (100g)
314

Peito de peru defumado
1 fatia (15g)
14

Presunto cozido
1 fatia (15g)
18

Presunto cru
1 fatia (15g)
54

Salame italiano
1 fatia pequena (2,5g)
10

Salaminho
1 fatia pequena (2,5g)
10

Salsinha
1 unidade (40g)
120

Salsicha light de chester
1 unidade (40g)
64

Salsicha Hot Dog
1 unidade (50g)
115

Salsichão
1 fatia (10g)
30

Peixes e frutos do mar

Anchova cozida
1 filé (100g)
118

Anchova à milanesa
1 filé (100g)
210

Atum cru
1 posta (100g)
146

Bacalhau cozido
1 porção (100g)
100

Cação cozido
1 posta (100g)
129

Camarão cozido
1 porção (100g)
82

Camarão frito
1 porção (100g)
310

Casquinha de Caranguejo
1 unidade
250

Casquinha de Siri
1 unidade (200g)
413

Caviar
1 colher de chá (10g)
24

Dourado
1 posta (100g)
88

Haddock cozido
1 filé (100g)
100

Kani-Kama
1 stick (16g)
13

Lagosta cozida s/ molho
1 unidade (200g)
196

Linguado assado ou grelhado
1 filé (100g)
90

Lula cozida
1 pires de chá (100g)
93

Lula frita empanada
1 pires de chá (100g)
373

Mariscos cozidos
1 xícara de chá (100g)
96

Mexilhão cozido
½ xícara de chá (100g)
79

Namorado cozido
1 filé (100g)
122

Ostras
3 unidades (100g)
81

Ovas de peixe cruas
1 porção (100g)
125

Pescada cozida
1 filé (100g)
97

Pintado grelhado
1 posta (200g)
208

Polvo cru
1 xícara de chá (100g)
64

Robalo
1 posta (100g)
72

Salmão assado ou grelhado
1 posta (100g)
292

Salmão cru
1 filé (100g)
211

Sardinha grelhada
1 unidade (33g)
97

Sardinha em óleo comestível
4 unidades (100g)
174

Sardinha em conserva com azeite
3 unidades (100g)
298

Tainha Cozida
1 posta (100g)
204

Truta assada ou grelhada
1 unidade (200g)
378

Biscoitos e bolachas

Água e sal
1 unidade
32

Biscoito de manteiga
1 porção (100g)
500

Biscoito integral de trigo
1 unidade (15g)
28

Champanhe
1 unidade
40

Cream Cracker
1 unidade
31

Leite
1 unidade
24

Maisena
1 unidade
20

Maria
1 unidade
25

Palitinhos salgados
100g
383

Passatempo alpino
1 unidade
76

Recheado chocolate
1 unidade
72

Recheado morango
1 unidade
73

Salclic aperitivo
1 unidade
11

Waffer chocolate
1 unidade
41

Balas

Caramelo ao leite
1 unidade
21

Goma média
1 unidade
18

Halls
1 unidade
19

Halls diet
1 unidade
8

Jujuba
1 unidade
5

Bolos

Ana Maria Pullman
1 unidade (50g)
130

Bolo de cenoura caseiro
1 fatia (50g)
135

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
1 fatia (50g)
371

Bolo de chocolate
1 fatia (50g)
171

Bolo de fubá caseiro
1 fatia (50g)
310

Bolo de Laranja
1 fatia (50g)
173

Bolo pão-de-ló
1 fatia (50g)
268

Bolo de coco
1 fatia (50g)
186

Chocolates

Aerado ao leite
1 unidade (30g)
167

Alfajor chocolate
1 unidade (50g)
190

Alpino Bombom chocolate ao leite
1 unidade (13g)
71

Chocolate meio-amargo
1 unidade (200g)
1074

Ao leite
1 unidade (200g)
1044

Baton
1 unidade (16g)
66

Bis
1 unidade (7,5g)
39

Chocolate em pó solúvel
1 colher de sopa (6g)
22

Diamante Negro
1 unidade (30g)
156

Diplomata
1 unidade (11g)
60

Chocolate Branco
1 unidade (30g)
170

Ouro Branco
1 unidade (21,5g)
114

Sulflair
1 unidade (50g)
271

Trufas
1 unidade (20g)
89

Doces

Amendoim c/ chocolate
1 colher de sopa (40g)
140

Apfelstrudell
1 fatia (100g)
296

Arroz-doce
1 porção (100g)
164

Baba-de-moça
1 taça (150g)
615

Banana Caramelada
1 unidade
140

Bananada
2 unidades (100g)
254

Banana passa
1 unidade (15g)
28

Bomba de chocolate
1 unidade (80g)
187

Bomba de chocolate c/ cobertura de chocolate
1 grande
296

Bombocado
1 unidade (30g)
91

Brigadeiro
1 unidade (30g)
96

Cajuzinho
1 unidade (12g)
102

Calda de caramelo
1 colher de sopa (20g)
55

Calda de chocolate com leite
1 colher de sopa (20g)
109

Canjica
1 xícara de chá (200g)
226

Chantibon
1 colher de sopa (15g)
67

Claybon Amendocrem
1 colher de sopa (20g)
123

Cobertura de caramelo
1 colher de sopa (15g)
156

Cobertura de cereja
1 colher de sopa (15g)
147

Cobertura de chocolate
1 colher de sopa (15g)
128

Cobertura de marshmellow
1 colher de sopa (15g)
50

Cocada Branca
1 unidade
55

Creme de amendoim
1 colher de sobremesa (15g)
88

Creme de marshmellow
1 colher de sopa (15g)
158

Doce de Banana mole
1 colher de sopa (20g)
46

Doce de leite
1 fatia (50g)
158

Folheado com creme
1 fatia (50g)
704

Framboesa em calda
1 colher de sopa (25g)
29

Geléia de goiaba
1 colher de sobremesa (15g)
30

Geléia de morango
1 colher de sobremesa (15g)
39

Geléia de mocotó
1 colher de sopa (20g)
36

Marmelada
1 fatia (100g)
264

Marrom glacê
1 fatia (100g)
270

Mel com própolis
1 colher de sopa (20g)
65

Mel de abelhas
1 colher de sopa (20g)
62

Mousse de chocolate
1 taça (150g)
333

Paçoca
1 unidade (30g)
114

Pamonha
1 unidade
135

Papo-de-anjo
1 unidade
150

Pastel de Santa Clara
1 unidade (80g)
143

Pavê
1 fatia (100g)
200

Pé-de-moleque
1 unidade (20g)
46

Pêssego em calda
1 unidade (100g)
81

Pudim de arroz caseiro
1 porção (100g)
230

Quindim caseiro
1 unidade (80g)
314

Rabanada
3 fatias (100g)
445

Rapadura
1 pedaço (50g)
84

Sonho
1 unidade (85g)
573

Suspiro pequeno
1 unidade (10g)
37

Gelatinas

Abacaxi
1 porção (100g)
68

Cereja
1 porção (100g)
68

Framboesa
1 porção (145g)
68

Limão
1 porção (100g)
68

Morango
1 porção (100g)
68

Uva
1 porção (100g)
68

Sorvetes

Ao leite coco
1 unidade
94

Ao leite morango
1 unidade
123

Banana Split
1 taça
843

Colegial
1 taça
482

Milk-Shake Baunilha
1 copo (290ml)
336

Milk-Shake Chocolate
1 copo (300ml)
380

Sorvete de massa chocolate creme morango e coco
1 bola (40g)
75

Sorvete de massa de limão
1 bola (40g)
62

Sundae
1 taça
616

Adoçantes e condimentos

Açúcar branco refinado
1 colher de chá (10g)
40

Açúcar Mascavo
1 colher de chá (10g)
36

Alcaparra sem azeitona
1 colher de chá (6g)
2

Alho
1 dente
7

Caldo de carne
1 tablete (12g)
33

Caldo de galinha
1 tablete (12g)
35

Cebola crua
1 colher de sopa (20g)
6

Cheiro verde
1 maço
4

Curry
1 colher de café (6g)
23

Erva-doce
1 colher de chá (6g)
1

Extrato de tomate
1 colher de sopa (20g)
14

Ketchup
1 colher de sopa (15g)
20

Leite de coco
½ copo (120ml)
132

Molho de pimenta vermelha
1 colher de chá (6g)
2

Molho Inglês
1 colher de sopa (15g)
5

Mostarda
1 colher de chá (10g)
8

Páprica
1 colher de chá (6g)
20

Pimenta-do-reino
1 colher de chá (6g)
1

Sal branco refinado
1 colher de chá (6g)
0

Shoyu
1 colher de sopa (15g)
6

Vinagre
1 colher de sopa (15g)
3

Cremes e molhos

Branco
1 colher de sopa (20g)
28

Chutney de manga
1 colher de sopa (20g)
82

Maionese
1 colher de sopa (20g)
141

Molho agridoce
1 colher de sopa (20g)
31

Molho de iogurte
1 colher de sopa (15g)
21

Molho roquefort
1 colher de sopa (15g)
78

Molho rose
1 colher de sopa (15g)
135

Molho de tomate caseiro
1 colher de sopa (15g)
10

Molho tártaro
1 colher de sopa (15g)
64

Gorduras e óleos

Azeite-de-dendê
1 colher de sopa (10g)
89

Azeite de oliva
1 colher de sopa (10g)
90

Banha de galinha
1 colher de sopa (20g)
126

Banha de porco industrializada
1 colher de sopa (20g)
180

Gordura vegetal hidrogenada
1 colher de sopa (20g)
180

Manteiga com sal
1 colher de sopa (10g)
77

Margarina
1 colher de chá (10g)
74

Óleo de algodão
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de amendoim
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de canola
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de fígado de bacalhau
1 colher de sopa (13g)
130

Óleo de gergelim
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de girassol
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de milho
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de peixe
1 colher de sopa (10g)
90

Óleo de soja
1 colher de sopa (10g)
90

Frutas frescas e secas

Abacate
1 porção (100g)
177

Abacaxi
1 fatia (80g)
50

Acerola
1 unidade (12g)
4

Banana-da-terra
1 unidade (100g)
117

Banana-maçã
1 unidade (65g)
72

Banana-nanica
1 unidade (90g)
87

Banana-prata crua
1 unidade (65g)
55

Caju
1 unidade (100g)
37

Cana-de-açúcar
1 gomo (100g)
64

Caqui chocolate
1 unidade (100g)
74

Castanha de caju picada
1 xícara de chá (150g)
835

Cereja
1 porção (100g)
97

Coco ralado fresco
1 colher de sopa (20g)
50

Figo maduro
1 unidade (50g)
68

Framboesa
1 colher de sopa (20g)
12

Goiaba vermelha
1 unidade (100g)
43

Graviola
1 unidade (100g)
60

Guaraná
100g
69

Kiwi
1 unidade
46

Laranja
1 unidade
46

Limão
1 unidade
12

Maçã verde
1 unidade (130g)
79

Maçã vermelha
1 unidade (130g)
85

Mamão maduro
1 fatia (100g)
36

Manga
1 unidade (350g)
230

Maracujá comum (polpa)
1 unidade (50g)
28

Melancia
1 fatia (100g)
24

Melão
1 fatia (70g)
19

Morango
9 unidades (100g)
43

Nozes
1 unidade (10g)
71

Pêra crua
1 unidade (110g)
68

Pêra seca
1 xícara de chá (150g)
144

Pêssego
1 unidade (150g)
63

Tangerina
1 unidade (100g)
50

Uva branca nacional
1 cacho pequeno
130

Uva passa
1 colher de sopa (18g)
54

Iogurtes

Agite morango Danone
1 copo (200ml)
90

Coalhada
1 colher de sopa (20g)
52

Batavo c/ mel
1 unidade
210

Corpus Diet morango
1 unidade
74

Danette
1 unidade
75

Danoninho morango
1 pote (65g)
71

Dan'up
1 unidade
170

Iogurte batido com açúcar e mel
1 copo (200ml)
180

Iogurte desnatado light Batavo
1 copo (200ml)
88

Iogurte natural batido Vigor
1 unidade (200ml)
176

Iogurte natural batido light Vigor
1 unidade (200ml)
78

Iogurte natural Paulista
1 unidade
89

Iogurte natural light Paulista
1 unidade
57

Neston c/ cereal e frutas
1 unidade
202

Parmalat natural desnatado
1 unidade
88

Shake morango Nestlé
1 pote 400g
376

Leites

Achocolatado Leco
1 copo (200ml)
194

Chocolate pronto Glória
1 unidade
204

Creme de leite
1 colher de sopa (15g)
37

Leite com chocolate
1 xícara (200ml)
222

Leite condensado
1 colher de sopa (20g)
65

Leite de búfala
1 copo (240ml)
253

Leite de cabra
1 copo (240ml)
220

Leite de soja
1 copo (240ml)
120

Leite em pó desnatado
2 colheres de sopa (40g)
73

Leite em pó integral
1 colher de sopa (20g)
99

Leite integral
1 copo (240ml)
150

Leite longa vida c/ ferro
1 copo (240ml)
146

Leite semidesnatado
1 copo (240ml)
115

Queijos

Brie
1 fatia (30g)
110

Camembert
1 unidade (50g)
136

Catupiry
1 colher de sopa (20g)
49

Cheddar americano
1 fatia (30g)
107

Cottage Lacreme
2 colheres de sopa (30g)
55

Cream cheese light Danúbio
1 colher de sopa (20g)
38

Cream cheese tradicional Alouette
1 colher de sopa (20g)
70

Edam
1 fatia (30g)
92

Ementhal
1 fatia (30g)
85

Estepe
1 fatia (30g)
52

Gorgonzola
1 porção (30g)
119

Gouda Luna
1 fatia (30g)
107

Gruyère francês
1 porção (25g)
93

Mussarela
1 fatia (15g)
47

Palmira
1 fatia (30g)
114

Parmesão
1 fatia (30g)
121

Pecorino
1 fatia (35g)
128

Petit-Suisse
1 unidade (25g)
45

Polenguinho
1 unidade
57

Prato
1 fatia (15g)
53

Provolone
1 fatia (15g)
51

Queijo-de-minas
1 fatia (30g)
112

Queijo-de-minas semicurado
1 fatia (30g)
90

Queijo-do-reino
1 fatia (30g)
155

Ricota de leite integral
1 fatia (30g)
54

Requeijão cremoso Nestlé
1 colher de sopa (20g)
54

Requeijão cremoso light Nestlé
1 colher de sopa (20g)
36

Roquefort
1 porção (25g)
100

Suíço
1 fatia (30g)
121

Tofú (queijo de soja)
1 porção (50g)
68

Ovos

Omelete
1 porção (100g)
170

Ovo de codorna
1 unidade
33

Ovo de galinha cozido
1 unidade
78

Ovo de galinha frito
1 unidade
108

Ovo mexido
1 porção (100g)
195

Legumes, verduras e grãos

Abóbora
1 porção (100g)
40

Agrião
1 porção (100g)
28

Aipim frito
1 pires de chá (100g)
353

Alface
2 folhas (20g)
4

Amendoim
1 porção (100g)
549

Arroz branco cozido
1 colher de sopa (25g)
41

Arroz integral cozido
1 colher de sopa (20g)
22

Aspargo cozido
2 talos (20g)
4

Azeitona preta
1 unidade (3g)
4

Azeitona verde
1 unidade (4g)
5

Batata-doce assada
1 unidade (100g)
143

Batata-doce frita
1 unidade (100g)
383

Batata palha frita
1 porção (70g)
220

Berinjela
1 unidade (250g)
489

Beterraba
1 pequena (125g)
55

Brócolis
1 pires de chá (80g)
23

Cebola
1 unidade (70g)
32

Cebola cozida
1 unidade (100g)
54

Cenoura
1 unidade (100g)
45

Cenoura cozida
1 unidade (100g)
54

Couve-flor cozida
1 porção (100g)
41

Ervilha em conserva
1 colher de sopa (20g)
19

Escarola
2 folhas (20g)
7

Espinafre
1 pires de chá (100g)
38

Feijão-branco cozido
1 colher de sopa (20g)
24

Feijão cozido e desidratado
1 colher de sopa (20g)
78

Feijão-preto cozido
1 colher de sopa (20g)
14

Mandioca frita
1 pires de chá (100g)
352

Palmito cru
1 pires de chá (100g)
26

Palmito em conserva
1 unidade (100g)
22

Pepino cru com casca
1 unidade (150g)
21

Pepino cru sem casca
1 unidade (150g)
5

Repolho
1 porção (100g)
33

Repolho cozido
1 porção (100g)
13

Tomate cozido
1 unidade (100g)
18

Tomate maduro
1 unidade (100g)
20

Vagem cozida
1 porção (100g)
52

Pães

Baguete
1 fatia grossa
70

Baguete com gergelim
1 fatia grossa
82

Bisnaguinha
1 unidade
45

Brioche
1 unidade
210

Broa de milho
1 unidade
150

Croissant
1 unidade (60g)
247

Panetone
1 fatia (100g)
283

Pão de batata-inglesa
1 unidade (30g)
90

Pão de cará
1 unidade (50g)
140

Pão de centeio integral
1 fatia
58

Pão francês
1 unidade (50g)
135

Pão de fôrma tradicional
1 fatia
74

Pão de hambúrguer
1 unidade (100g)
278

Pão de hot-dog
1 unidade (100g)
286

Pão de mel c/ cobertura de chocolate
1 unidade (20g)
91

Pão de queijo
1 unidade (20g)
68

Pão integral de trigo
1 fatia(100g)
261

Pão sírio integral
1 unidade (50g)
147

Massas e pizzas

Canelone de presunto e queijo à bolonhesa
2 unidades (150g)
552

Capelete de carne
1 xícara de chá (100g)
278

Capelete de frango
1 xícara de chá (100g)
279

Espaguete comum cozido
1 prato (160g)
233

Espaguete ao sugo
1 prato (160g)
163

Lasanha
1 porção (100g)
139

Macarrão à carbonara
1 prato (100g)
362

Macarrão integral cozido
1 prato (160g)
195

Macarrão com molho de tomate e queijo
1 xícara de chá (100g)
104

Macarrão cozido
1 xícara de chá (100g)
154

Macarronada
1 prato
289

Nhoque s/ molho
1 prato (160g)
227

Pizza alho e óleo
1 fatia (140g)
276

Pizza de calabresa
1 fatia (140g)
412

Pizza de catupiry com tomate
1 fatia (140g)
324

Pizza de champignon c/ mussarela
1 fatia (140g)
249

Pizza de escarola c/ mussarela
1 fatia (140g)
246

Pizza de frango com catupiry
1 fatia (140g)
305

Pizza de mussarela
1 fatia (140g)
304

Pizza margherita
1 fatia (140g)
275

Pizza portuguesa
1 fatia (140g)
396

Pizza quatro queijos
1 fatia (140g)
432

Cereais, farinhas e complementos

Aveia em flocos
1 colher de sopa (15g)
50

Corn Flakes
1 prato (110g)
217

Farinha de amendoim
1 colher de sopa (15g)
56

Farinha de arroz
1 colher de sopa (15g)
53

Farinha de aveia-crua
1 colher de sopa (15g)
57

Farinha de batata-doce
1 colher de sopa (15g)
52

Farinha de batata-inglesa
1 colher de sopa (15g)
53

Farinha de fubá de milho
1 colher de sopa (20g)
69

Farinha de mandioca
1 colher de sopa (15g)
54

Farinha de milho integral
1 colher de sopa (15g)
30

Farinha de rosca
1 colher de sopa (15g)
54

Farinha de trigo
1 colher de sopa (15g)
54

Granola com castanhas
1 xícara de chá (60g)
300

Grão de aveia cru
1 colher de sopa (15g)
48

Germe de trigo
1 colher de sopa (15g)
55

Maisena
1 colher de sopa (15g)
52

Malte em pó
1 colher de sopa (15g)
56

Pratos caseiros e produtos industrializados

Arroz com feijão
2 colheres de sopa (40g)
75

Arroz-de-carreteiro
1 colher de sopa (20g)
56

Bife à parmegiana
1 bife
485

Carne de panela
1 bife (100g)
230

Creme de milho c/ leite e maisena
1 colher de sopa (20g)
72

Empadão de frango
1 fatia (100g)
359

Estrogonofe
1 concha
332

Farofa
1 colher de sopa (20g)
169

Feijoada
1 concha
273

Frango xadrez
1 porção
180

Leitão a pururuca
1 porção
966

Moqueca de peixe
1 concha
325

Panqueca
1 unidade (30g)
60

Pimentão assado com carne
1 unidade (200g)
298

Rabada
1 porção
389

Ratatoille
1 colher de sopa (20g)
38

Risoto caseiro
1 colher de sopa (20g)
52

Salada de batata
1 xícara de chá (100g)
147

Sashimi c/ atum namorado, linguado e nabo
1 porção
363

Tabule
1 colher de sopa (20g)
52

Torta de camarão
1 fatia (100g)
310

Vatapá
1 concha
227

Sanduíches

Beirute
1 unidade
510

Cachorro-quente com maionese e molho vinagrete
1 unidade
624

Cachorro-quente com ketchup
1 unidade
314

Cachorro-quente com mostarda
1 unidade
330

Cachorro-quente com ketchup e mostarda
1 unidade
342

Cheeseburguer
1 unidade
305

Cheese salada com maionese
1 unidade
738

Hambúrguer
1 unidade
296

Misto quente
1 unidade
283

Sanduíche de lingüiça
1 unidade
370

Sanduíche de peito de peru
1 unidade
220

Sanduíche de queijo quente
1 unidade
340

Sanduíche de salada de atum
1 unidade
417

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Músicas Recreativas



LOJA DO MESTRE ANDRÉ
Foi na loja do Mestre André que eu comprei um violão
Blão! Blão! Blão! Um violão
Aiolè! Aiolè! Foi na loja do mestre André REFRÃO
Foi na loja do Mestre André que eu comprei um pianinho
Plin! Plin! Plin! Um pianinho
Blão! Blão! Blão! Um violão
Repetir REFRÃO
( ir acrescentando instrumentos e seus sons. Ex.: Corneta/Fon! Fon! Fon!; Pandeirinho/Pan! Pan! Pan! )

TV Cultura (*.*§)



TV CULTURA

Musicais, filmes, entrevistas, livros, produtos infantis e muito mais...

TV Cultura - X Tudo - Artes



X Tudo - TV Cultura - Artes

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vermelho

"Voando com o sonho"


canção temática dos Jogos Paraolímpicos de Beijing, chamada "Voando com o sonho". A música foi interpretada pelos cantores chineses Andy Lau e Han Hong na cerimônia de abertura, hoje à noite, no Estádio Nacional da China.
Abrindo a janela do sótão à noite Olhando para o céu iluminado de estrelas tão distantes Estrelas, esperem por mim Eu quero beijar seus olhos iluminados Eu quero voar com vocês Voar com vocês Voar além da lua Colocando um raio de luz Dentro dos corações de todos E voando com o sonho Voando com o sonho Voando para o céu de amor E voando com o sonho Puxando de lado o céu na manhã Olhando para o céu Nuvens brancas, esperem por mim Eu quero beijar seu corpo branco Eu quero voar com vocês Voar com vocês Voando além dos raios do sol Colocando um raio de luz solar Para aquecer os corações de todos E voando com o sonho Voando com o sonho Voando para o céu de amor

Voando


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Segredo de Luísa


O livro O Segredo de Luísa , escrito por Fernando Dolabela, publicado em 1999, trata da realização do sonho de abrir uma empresa. É um romance que envolve a vida sentimental da personagem principal Luísa, junto com a concretização da sua idéia de ter o seu próprio negócio. O autor relata desde a concepção da idéia de Luísa até a realização da abertura da empresa. No decorrer da narração, envolve outros personagens, que são essenciais na vida de Luísa. O livro expõe parte da vida da personagem principal, Luísa – uma moça muito inteligente - não só no lado profissional, mas também os seus sentimentos de amor, alegria, medo, solidão, tristeza e tantos outros que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Luísa se interessou por fazer faculdade de Comunicação, chegando até a passar no vestibular, mas foi incentivada por seu pai Srº Geraldo a desistir do curso. Ele sonhava em ver a filha formada em Odontologia. Então, Luísa resolve prestar outro vestibular, dessa vez para o curso de Odontologia. Aprovada, Luísa se muda para Belo Horizonte, junto com a irmã Tina que cursa a faculdade de Administração de Empresas. Um dos poucos amigos vai até o seu apartamento lhe fazer uma visita. Luísa lhe oferece um pouco de goiabada cascão e fica surpresa com o pedido do amigo de levar a sobra da goiabada para sua mãe. A partir desse momento, ela começa a ter uma excelente idéia: a de montar uma loja para vender goiabada cascão de Ponte Nova. Resolve então partir para Ponte Nova, e assim que chega na cidade vai correndo até a Sereia Azul para conversar com sua tia. Fernanda, não concorda com os planos de Luísa, e diz para continuar com sua faculdade e esquecer a idéia. Luísa lembra-se então do professor Pedro, que era conhecido na faculdade por ter criado uma matéria sobre empreendedorismo. Luísa volta para a capital e logo decidi procurar por Pedro. O professor dá muitas dicas para Luísa sobre como abrir uma empresa. Também aconselhou Luísa a formar uma rede de relacionamentos com diversos e importantes contatos que irão ajudá-la no seu empreendimento. Em um desses contatos, Luísa acabou conhecendo Eduardo, um consultor muito experiente, que forneceu várias informações sobre a abertura de uma empresa e elaborou um organograma sobre a futura loja. As férias de Julho não foram muito boas para Luísa. Assim que chegou em Ponte Nova teve várias surpresas desagradáveis. Uma delas foi do Drº Luiz, dono de uma clinica odontológica muito respeitada na cidade. Ele foi até a casa de Luísa para dizer que não se preocupasse, pois assim que se formasse iria trabalhar com ele na clinica e posteriormente seria sua sucessora com um ótimo salário. Seu pai se empolgou com a noticia e disse que comprará um apartamento para ela de casamento e que também iria ganhar uma viagem de lua de mel para o Caribe. Luísa fica visivelmente triste e não sabe como sair dessa situação. Luisa procura Pedro novamente para aconselhá-la. Ele aconselha Luísa a começar a pensar em um padrinho para sua empresa. Logo ela lembra do Srº André, um empresário muito rico, dono de uma fábrica de biscoitos e com uma excelente e vasta experiência. Depois de várias tentativas, finalmente consegue falar com Srº André e expor a sua idéia, mostrando a ele o seu plano de negócio. O empresário se mostra muito satisfeito e decidi aceitar ser padrinho da empresa de Luísa. Luísa conhece o novo namorado de sua irmã, Rodrigo, que cursa faculdade de Administração. Ele aconselha Luísa a procurar o INSOFT e o clube de empreendedores para ajudá-la na abertura do seu empreendimento. Com a formatura se aproximando, Luísa é escolhida para ser oradora da sua turma, deixando sua mãe muito feliz. Luísa se mantém muito ocupada com os preparativos finais de abertura para sua empresa. Isso faz com que seu namorado, Eduardo, fique desconfiado de Luísa e acaba seguindo-a pelas ruas de Belo Horizonte. Numa dessas perseguições, ele vê Luísa entrando em um casarão e ficando por lá umas três horas. Depois que Luísa sai, Eduardo vai até lá e descobre que é um abrigo de crianças deficientes que Luísa ajuda por muito tempo. Ao contar para Luísa o que havia feito, ela fica muito nervosa pelo seu segredo de tantos anos ter sido descoberto. Luísa consegue terminar seu plano de negócio e leva até o Seu André para que analise. Seu André pede para Luísa, várias cópias do seu plano de negócio para distribuir para vários empresários na tentativa de conseguir uma sociedade para ela. Depois de analisar várias propostas, Luísa fecha um acordo com um empresário que lhe propõe instalação para a produção da goiabada. Passados quase seis meses, a empresa de Luísa já se encontra muito conceituada e exportando vários produtos para diferentes países. Mesmo com todos os obstáculos que enfrentou, Luísa foi em frente e conseguiu fazer com que sua empresa fosse uma das dez empresas selecionadas como o maior faturamento e exportação do país. No dia de receber o prêmio, Luísa não se agüentava de tanta felicidade ao saber que tinha sido premiada como a empreendedora global do ano.O salão inteiro da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, não se cabia de tanta felicidade pelo título concedido a sua nobre cidadã Luíza.

Japão


Língua Japonesa

A Escrita

Kanji

Kanas

Romaji

Particularidades da Gramática

A Escrita Original Japonesa

Ranking


A Escrita


Não existe vestígio de nenhum tipo de escrita no Japão anterior à introdução da escrita chinesa. A língua japonesa originou-se da linguagem Uralo-Altaica (linguagem pertencente ou relativa aos Montes Urais – Rússia e aos Montes Altai – Ásia Central) e não tem relação com o chinês, apesar de utilizar sua escrita e muitas de suas palavras.

O Kanji foi introduzido no Japão a partir do século III com a cultura chinesa. Os japoneses adotaram os ideogramas chineses utilizando o mesmo caracter para representar um objeto ou uma determinada idéia, mas conservando a pronúncia japonesa. Posteriormente, foram incorporados símbolos com a pronúncia original chinesa, em especial para formar novas palavras compostas. Em outros casos utilizaram somente a fonética do caracter para representar determinadas sílabas japonesas. A escrita desses caracteres do tipo fonético foi sendo simplificado dando origem aos Kanas (alfabéto silabário exclusivamente japonês). O japonês moderno utiliza duas formas de escrita: os kanji (ideogramas chineses) e os kanas (hiragana e katakana).


Kanji


Os Kanji são usados para escrever a raiz de palavras, as palavras compostas e os nomes próprios. Até pouco depois da Segunda Guerra Mundial se empregou uns 7.000 Kanji diferentes. Em 1946 o governo japonês publicou uma lista chamada "Tôyô Kanji" para simplificar a escrita. Nesta lista constava 1850 caracteres autorizados a aparecerem em livros e jornais e que seriam ensinados nas escolas. Para elaboração desta lista foi feito um estudo minucioso de periódicos e jornais, selecionando os caracteres que mais se repetiam. Em 1981 foi publicada uma nova lista chamada "Jôyô Kanji" constando 2.111 caracteres (1.945 caracteres mais usados e 166 caracteres que fazem parte de nomes próprios e sobrenomes mais comuns).

Um dos motivos para que se conserve este tipo de escrita é por ser o japonês um idioma rico em vocábulos, mas pobre foneticamente. Possui palavras simples para expressar conceitos que em português são necessárias duas ou mais palavras. Por exemplo, irmão mais velho = "ANI"; arroz cozido = "GOHAN", etc. Por outro lado, um fonema como "KOO" pode chegar a ter 60 significados completamente diferentes, mas que são distinguidos na escrita por diferentes caracteres. A palavra "KAERU", por exemplo, pode significar: sapo/ voltar, regressar/ mudar, transformar/ trocar. Por isso o uso de um outro alfabeto dificultaria enormemente a compreensão da língua japonesa escrita.

No Japão, os primeiros nove anos de escolaridade são gratuitos e obrigatórios, tendo as crianças que freqüentar seis anos de ensino elementar, seguidos de três anos de ensino médio inferior. As crianças começam aprendendo Hiragana e Katakana e pouco a pouco os caracteres chineses. Durante os seis anos de ensino elementar são ensinados 996 Kanji. Ao final do ensino secundário inferior as crianças já têm conhecimento de todos os caracteres que fazem parte do "Jôyô Kanji". Noventa por cento dos estudantes que completam os nove anos de escolaridade obrigatória, prosseguem os seus estudos no ensino secundário superior durante três anos, onde aprendem mais Kanji. Aqueles que vão para as universidades têm oportunidade de conhecer Kanji que aparecem quase que somente na literatura técnica.

Os estudiosos japoneses têm classificado os Kanji em seis grupos:

1 - Shokei: Kanji que se originaram de figuras ou desenhos.

Exemplo:


2 - Shiji: Tipo de indicação, sinal.

Exemplo:


3 - Kaii: União de dois ou mais Kanji formando uma nova palavra.

Exemplo:


4 - Keisei: União de um Kanji que dá o significado com outro que dá o som.

Exemplo: "Hi" = . A parte de cima dá o som, e a de baixo indica que tem relação com o coração.

5 - Tenchu: A sua origem não está clara, mas tendo como base um determinado Kanji, modificando algumas partes ou associando com uma outra letra, forma-se um novo Kanji com significado semelhante àquele que deu origem.

6 - Kashaku: O significado não tem relação com o Kanji original, apenas utiliza-se o som.


Kanas


Os japonese utilizaram alguns caracteres chineses e aproveitando sua fonética, criaram um alfabeto silabário: os Kanas. Parece que foi utilizado pela primeira vez no século VIII, época de florescimento da literatura japonesa, quando se destacaram várias mulheres no campo da poesia. Existe uma versão de que foram as mulheres que simplificaram a escrita, tendendo a um tipo de escrita mais cursiva e eliminando certos traços. Por sua forma simples e plana se chamou Hiragana. Paralelo a este silabário se desenvolveu o Katakana, mais retilíneo e anguloso. O Hiragana se formou por evolução, o Katakana por abreviação.

Atualmente o Hiragana é usado para escrever partículas, sufixos e prefixos necessários para a declinação e conjugação de palavras. O Katakana, em telegramas. Nos jornais e livros é empregado para transcrever nomes ocidentais, palavras de origem estrangeira, onomatopéia, etc.





Existem ainda sons derivados como o são os das colunas "K", "S", "T" e "H", quando seguidos de "tenten" (um ´´ depois do caracter), transformando-se em "G", "Z", "D" e "B" respectivamente, ou seguido de um "maru" (um º depois do caracter) no caso da coluna "H", que se transforma em "P"; e também os sons conjugados que são a transcrição de um caracter da linha "I" com outro em tamanho reduzido para indicar conjugação, pertencente à coluna "Y": por exemplo, para transcrever o som "RYU" colocamos o Hiragana "RI" seguido de um pequeno Hiragana "YU".


Romaji


Sistemas criados para transcrever os sons da língua japonesa em caracteres romanos. São usados para escrever nomes de produtos comerciais na divulgação dos mesmos, para estudos lingüísticos por ocidentais, para ordenar dicionários ocidentais, etc.


Particularidades da Gramática


Os substantivos não variam quanto ao número, grau e gênero. O plural de certas palavras se forma acrescentando-lhe um sufixo.

O verbo vem geralmente no final da sentença.

Não ocorre flexão verbal da pessoa.

Existem somente dois tempos verbais: presente e passado. O verbo no presente pode se referir a uma ação habitual ou ao futuro. O passado equivale ao nosso pretérito perfeito. Os outros tempos verbais são indicados no contexto.

Os adjetivos flexionam para indicar presente e passado, afirmativo e negativo.

A função gramatical das palavras é indicada por partículas que aparecem sempre depois delas.


A Escrita Original Japonesa


Os estudantes japoneses aprendem, desde pequenos, que o "alfabeto" do seu país se desenvolveu a partir do chinês. Essa é a tese corrente que prevalece durante muito séculos no Japão. Ela só não vale para um grupo de pesquisadores: os que querem provar a existência de uma escrita japonesa original, muito anterior ao kanji chinês, que teria desaparecido com o tempo. Essa teoria, nunca aceita oficialmente, é uma das razões que movimentam a vida do japonês Hiroshi Tominaga. Ele vem estudando o que considera ser a "verdadeira escrita japonesa" desde a adolescência. "Recebemos muitas críticas de pessoas que não reconhecem a veracidade das provas históricas", diz Tominaga.

Chamada de kamiyo moji, palavras que tanto significam "escrita da era dos deuses", como "tempos remotos", seus ideogramas são completamente diferentes dos utilizados até então. No lugar das linhas retilíneas do kanji, entram figuras arrendondadas e outras que lembram levemente o coreano. "O kamiyo moji desapareceu em decorrência da invasão da cultura chinesa no país. O que era autenticamente japonês, como a escrita, foi deixado em segundo plano", explica o pesquisador. Os documentos relatando o que seria a escrita japonesa verdadeira só puderam ser conservados por decisão do senhor feudal Yoshiano, que preocupado com a supervalorização de tudo que era chinês, reuniu e arquivou vários registros históricos recolhidos por todo o arquipélago japonês e guardados até hoje.

Mas não é preciso ir muito longe para ver de perto escritos em kamiyo moji. No templo xintoísta Moiwa, na província de Ibaraki, pequenas placas de madeira com a escrita kamiyo são distribuídas ao visitantes. Um dado curioso é que até as placas serem descobertas por Tominaga, o sacerdote responsável pelo local desconhecia que aquela poderia ser a escrita japonesa original que, segundo o estudioso, ainda pode revelar muito da história do Japão.



Ranking


Os idiomas mais falados do mundo, segundo o Ethnologue, 13ª edição (1996 - 1999).

Posição Idioma Família População Área
1 Chinês Mandarin Sino-Tibetano 885.000.000 China
2 Espanhol Indo-Europeu 332.000.000 América Latina, Espanha
3 Inglês Anglo-Saxão 322.000.000 América do Norte, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia
4 Bengali Indo-Europeu 189.000.000 Bangladesh, India
5 Hindi Indo-Europeu 182.000.000 India
6 Português Indo-Europeu 180.750.000 Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Goa (cidade da Índia), Timor Leste
7 Russo Indo-Europeu 170.000.000 Russia
8 Japonês Japonês 125.000.000 Japão
9 Alemão Anglo-Saxão 98.000.000 Alemanha, Áustria
10 Chinês Wu Sino-Tibetano 77.175.000 China
11 Javanês Austronésio 75.500.800 Indonésia
12 Coreano Coreano 75.000.000 Coréia
13 Francês Indo-Europeu 72.000.000 França
14 Vietnamês Austro-Asiático 67.662.000 Vietnam
15 Telugu Dravidiano 66.350.000 India
16 Chinês Yue Sino-Tibetano 66.000.000 China
17 Marathi Indo-Europeu 64.783.000 India
18 Tamil Dravidiano 63.075.000 India
19 Turco Altaico 59.000.000 Turquia
20 Urdu Indo-Europeu 58.000.000 Paquistão



--------------------------------------------------------------------------------



Fonte: Instituto Cultural Brasil-Japão e Revista Made in Japan

Vinicius de Moraes - Ai, quem me dera

Vinicius de Moraes
Ai, Quem Me Dera



Ai, quem me dera terminasse a espera
Retornasse o canto simples e sem fim
E ouvindo o canto se chorasse tanto
Que do mundo o pranto se estancasse enfim

Ai, quem me dera ver morrrer a fera
Ver nascer o anjo, ver brotar a flor
Ai, quem me dera uma manhã feliz
Ai, quem me dera uma estação de amor

Ah, se as pessoas se tornassem boas
E cantassem loas e tivessem paz
E pelas ruas se abraçassem nuas
E duas a duas fossem casais

Ai, quem me dera ao som de madrigais
Ver todo mundo para sempre afim
E a liberdade nunca ser demais
E não haver mais solidão ruim

Ai, quem me dera ouvir o nunca-mais
Dizer que a vida vai ser sempre assim
E, finda a espera, ouvir na primavera
Alguém chamar por mim

sábado, 15 de novembro de 2008

Amizade


(*.*§) Dê este coracão pra todos que vc não quer perder
em 2009
(¨`•.•´¨)
`•.¸(¨`•.•´¨)
`•.¸.•´

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Meninas na chuva


Hosted by Imageshack

Retratos Agua




Chove chuva - Jorge Ben Jor


Chove chuva
(Jorge Ben Jor)


Lá fora está chovendo
Mas assim mesmo
Eu vou correndo
Só pra ver o meu amor
Pois ela vem toda de branco
Toda molhada, linda e despenteada
Que maravilha
Que coisa linda
Que é o meu amor
Por entre bancários,
Jato, móveis, ruas e avenidas
Milhões de buzinas
Tocando minha harmonia sem cessar
E ela vem chegando de branco
Meiga, pura, linda e muito tímida
Com a chuva molhando
Seu corpo lindo que eu vou abraçar
E a gente no meio da rua
Do mundo, no meio da chuva
A girar, que maravilha
A girar
Chove chuva, chove sem parar
Chove chuva, chove sem parar
Pois eu vou fazer uma prece
Pra Deus, Nosso Senhor
Pra chuva parar de molhar
O meu divino amor
Que é muito lindo
É mais que o infinito
É puro e é belo
Inocente como a flor
Por favor, chuva ruim
Não molhe mais o meu amor assim
Por favor, chuva ruim
Não molhe mais o meu amor assim
Chove chuva, chove sem parar
Chove chuva, chove sem parar
O a ri a ai o
oba oba oba oba
O o o o o
a ri a ai o
oba oba oba oba
Mais que nada
Sai da minha frente
que eu quero passar
Pois o samba está animado
e o que eu quero é dançar
Este samba é misto de maracatu
É samba de preto velho
Samba de preto to
Mais que nada
Um samba como este tão legal
Você não vai querer
Que ele chegue no final
O a ri a ai o
oba oba oba oba
O a ri a ai o
oba oba oba oba
O o o o o
a ri a ai o
oba oba oba oba

Acqua


Hosted by Imageshack

Retratos Agua




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ouvir músicas



Ouvir as músicas preferidas faz bem ao sistema cardiovascular



WASHINGTON (AFP) - Ouvir as músicas preferidas faz bem ao sistema cardiovascular, afirma um estudo americano divulgado nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, que já tinham mostrado, em 2005, uma relação entre o riso e a performance cardíaca, encontraram agora benefícios para o coração no ato de ouvir música agradável.


"Já tínhamos demonstrado que emoções positivas, como o riso, são boas para a saúde vascular, mas a pergunta lógica era se outras emoções, provocadas, por exemplo, pela música, tinham o mesmo efeito", disse Michael Miller, diretor de Prevenção em Cardiologia do centro médico da Universidade de Maryland.


Miller fez com que uma dezena de estudantes escolhesse a música que "mais os deixava felizes" e os expôs a quatro tipos de som para comparar seu efeito sobre o sistema vascular: música apreciada pelo paciente, música estressante, áudio para relaxamento e canções engraçadas.


O diâmetro dos vasos sanguíneos foi ampliado em 26% com a música escolhida, enquanto a música estressante fez os vasos encolherem 6%.


"É impressionante a forte diferença antes e após se escutar uma música agradável, assim como entre uma música apreciada e uma estressante", disse Miller.


Com as músicas engraçadas, os vasos sanguíneos se dilataram 19%, enquanto a música de relaxamento produziu uma dilatação vascular de 11%.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Un Corpo E Un'Anima - Wess & Dori Ghezzi


Un Corpo E Un'Anima
Idioma original: ITA Traduções: POR

Pára, é estúpido brigar.
De acordo sim, porem
eu a vi,
ela te olhava como se tu fosse seu
e ao invés ai estava também eu.

Oh, não dizer assim.
É verdade.
Escuta, vem aqui.
Assim não sei amuar contigo,
se me apertas tu
me derreto no teu abraço
e nervosa não fico mais.

E não nos deixaremos nunca,
temos demais coisas juntos.
Se nos irritamos pois,
nos reencontramos depois
um corpo e uma alma.

As mesmas coisas que queres tu
as quero eu e isso é amor.
Também esta noite nós
nós somos mais do que nunca
um corpo e uma alma.

Estás rindo já,
isso, já me perdoou.
Meus Deus, que bobo és, sabes bem que
eu por amor te perdôo tudo,
e é mais belo depois.

Oh, diz de novo, vai.
Te amo.
Não mudar nunca.
É preciso pouco para fazer a paz
se também tu o queres,
E estrelas no teto
acendemos nós.

E não nos deixaremos nunca,
temos demais coisas juntos.
Se nos irritamos pois,
nos reencontramos depois
um corpo e uma alma.

As mesmas coisas que queres tu
as quero eu e isso é amor.
Também esta noite nós
nós somos mais do que nunca
um corpo e uma alma.

E não nos deixaremos nunca....

Un Corpo E Un'Anima
Idioma original: ITA Traduções: POR

(feat. Dori Ghezzi)

U-Uomo D-Donna I-Insieme
(U) Smettila
è stupido
litigare
(D) daccordo si pero'....
l'ho vista io
lei ti guardava come fossi suo
e invece c'ero anch' io
(U) oh, no non dir così
(D) è vero
(U) senti vieni qui
(D) così non sò tenerti il muso
se mi stringi tu
mi sciolgo nel tuo abbraccio
e i nervi non ho più
(I) E non ci lasceremo mai
abbiamo troppe cose insieme
se ci arrabbiamo poi....
ci ritroviamo poi
un corpo e un'anima....
Le stesse cose che vuoi tu
le voglio io e questo è amore
anche stasera noi
noi siamo più che mai
un corpo e un'anima....

(U) Ridi già
ecco mi hai già.... perdonato
(D) mio Dio, che sciocco sei
sai bene che
io per amore ti perdono tutto
ed e' piu' bello poi
(U) Oh.... dillo ancora dai....
(D) Ti amo...
(U) Non cambiare mai....
(I) ci vuole poco a fare pace
se anche tu lo vuoi
e stelle sul soffitto
accendiamo noi
E non ci lasceremo mai
abbiamo troppe cose insieme
se ci arrabbiamo poi....
ci ritroviamo poi....
un corpo e un'anima....
Le stesse cose che vuoi tu
le voglio io e questo è amore
anche stasera noi
noi siamo piu' che mai
un corpo e un'anima....
E non ci lasceremo mai....
abbiamo troppe cose insieme
se ci arrabbiamo poi....
ci ritroviamo poi
un corpo e un'anima..

domingo, 2 de novembro de 2008

Pequenas palavras

Este blog foi criado com o intuíto de trazer a informação de uma maneira personalizada e agradável.
É um exercício de aprendizagem de uma Bibliotecária que adora passar seus conhecimentos e receber feedbacks das inovações.
A possibilidade de interagir e perceber que a Internet promove uma imensa gama de contatos visuais é algo que me seduz.
Escrever passa a ser um momento de reflexão, mas também de expectativas, somos agora escritores online disponilizando nossa maneira de ver a vida para que os demais tenham resultados em seus caminhos.
misbellC - 02/11/2008 09h:54m.

Revisando rascunhos encontrei este pequeno texto ...saber um pouco do pensamento de outrem, sobre um trabalho realizado traz o fascínio da descoberta de como nos fazemos entender e somos vistos.

misabellC search

Pesquisa personalizada