misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Biblioteca Nacional de Lisboa


Sobre a Biblioteca Nacional de Portugal: Missão
As funções actuais da Biblioteca Nacional de Portugal são o resultado de uma evolução e da consequente adaptação às características de comunicação e informação da sociedade contemporânea.
O principal objectivo desta Instituição é não só pôr ao serviço da vida intelectual e científica do país toda a memória cultural que constitui o seu acervo, como também projectá-la para o exterior, desempenhando assim um importante papel como difusora do conhecimento e impulsionadora de modernidade.
A Biblioteca Nacional de Portugal tem como atribuições reunir, conservar e difundir o património documental português e, para tal, tem vindo, ao longo dos seus duzentos anos, a enriquecer as suas colecções tanto através do depósito legal como por aquisição de obras de reconhecido valor bibliográfico e/ou cultural, facultando-lhes o acesso e não descurando, paralelamente, a preservação de todo o seu acervo para as gerações vindouras.
Para a cabal divulgação dos seus fundos houve que iniciar todo um processo de renovação, apoiado nos sistemas informáticos e novas tecnologias, do qual se destaca a actividade de fornecimento de informação na Internet em WWW.
Facilitar a consulta a um número crescente de utentes, os quais abrangem um leque cada vez mais alargado de público - estudantes, professores universitários e investigadores independentes, bem como amantes do saber, quadros de empresas e agentes económicos e ainda trabalhadores intelectuais e novos agentes criativos -, constituiu uma resposta às exigências do mundo cultural no limiar do séc. XXI.
Também através da constante expansão da sua Base Nacional de Dados Bibliográficos - PORBASE, a Biblioteca Nacional de Portugal serve de centro nacional de informação bibliográfica, em cooperação com instituições congéneres nacionais e estrangeiras, o que cria uma efectiva rede de informação ao tornar os serviços desta Instituição acessíveis ao utente, onde quer que ele se encontre.
É pois inegável que esta intercomunicação permitiu à Biblioteca Nacional de Portugal, enquanto organismo de serviço público, consolidar-se como o principal motor da difusão e preservação do património bibliográfico português, criando um novo conceito de biblioteca nacional do futuro, de modo a corresponder às necessidades mútuas de qualidade / eficiência entre utentes e instituição.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada