misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bibliotecário - Mercado de Trabalho




O PROFISSIONAL


Esse profissional planeja, implanta, administra e organiza os serviços de bibliotecas e sistemas de informação. Organiza informações disponíveis em uma série de mídias, incluindo a eletrônica, com recursos como o DVD, o CD-ROM, os disquetes, os sites da Internet.
O bibliotecário precisa estar sempre atualizado, mantendo-se em dia com as novidades, ampliando sua cultura geral. O domínio da informática é questão de sobrevivência, porque sem essa ferramenta não há como realizar o seu trabalho.


O MERCADO DE TRABALHO
“O bibliotecário trabalha, basicamente, na organização de dados. Ele é treinado para armazenar e recuperar informações, através de técnicas de catalogação. Com a chegada da era da informação, o seu mercado de trabalho cresceu.
Hoje em dia, além dos livros, existem uma série de informações, em vários lugares, que precisam der organizadas. Ele atua em empresas, bancos, entidades governamentais, instituições de pesquisa, universidades, etc.”Profª Edilze Bonavita MartinsPUC de Campinas.
Uma nova alternativa é abrir uma consultoria de análise e catalogação de informações que preste serviços temporários a empresas, além de conceber e implantar um centro de documentação a ser posteriormente administrado por funcionários.
A profissão é regulamentada pela Lei 4084, de 30/06/1962, e decreto 56725, de 16/08/1965. Os profissionais são representados pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia. O CURSOO curso tem duração de quatro anos. O futuro bibliotecário precisa estar sempre preocupado com a aquisição de cultura geral bem acima da média, precisa ler muito além do que é pedido na graduação.
Entre as disciplina do currículo : comunicação, história da cultura, sociologia, política e economia brasileira, português, literatura, inglês, métodos e técnicas de pesquisa, informática, informação aplicada.


FONTE: Professor Wagner Horta Guia 2001 - Guia Oficial do Ensino
Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada