misabellC Tour

free counters

terça-feira, 10 de junho de 2008

Política de Desenvolvimento de Coleções - Modelo



Política de Desenvolvimento de Coleções

1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
A política de desenvolvimento de coleções da rede de bibliotecas da Universidade de Passo Fundo tem por finalidade definir critérios para o desenvolvimento e atualização do acervo. Seus principais objetivos são:.

estabelecer normas para seleção e aquisição de material bibliográfico;·

disciplinar o processo de seleção, tanto em quantidade como em qualidade, de acordo com as características de cada curso oferecido pela instituição;·

atualizar permanentemente o acervo, permitindo o crescimento e o equilíbrio do mesmo nas áreas de atuação da instituição;

·direcionar o uso racional dos recursos financeiros;·

determinar critérios para duplicação de títulos;

·estabelecer prioridades de aquisição de material;·estabelecer formas de intercâmbio de publicações;·

traçar diretrizes para o descarte do material;·

traçar diretrizes para a avaliação das coleções.
2 FORMAÇÃO DO ACERVO

Deverá ser constituído de acordo com seus recursos orçamentários contemplando os diversos tipos de materiais em seus variados suportes. Estes materiais deverão servir de apoio informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição, além de resguardar obras oriundas da própria instituição.
2.1 Critérios de seleção
Quanto à formação do acervo, o material bibliográfico deve ser selecionado observando-se os seguintes critérios:·

adequação do material aos objetivos e níveis educacionais da instituição;

·autoridade do autor e/ou editor;·atualidade;·

qualidade técnica;

·quantidade (excesso/escassez) de material sobre o assunto na coleção;·

cobertura/tratamento do assunto;·custo justificado;

·idioma;·

número de usuários potenciais que poderão utilizar o material;·

conveniência do formato e compatibilização com equipamentos existentes;
2.2 Seleção qualitativa
Para a garantia da qualidade do processo de seleção de materiais recomenda-se levar em consideração o seguinte aspecto:.o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado em todas as instâncias institucionais.Observando ainda:·cursos em implantação e/ou em fase de reconhecimento e reformulações curriculares;·cursos de pós-graduação em fase de reconhecimento, credenciamento ou recredenciamento.
2.3 Seleção quantitativa
a) Livros

Serão adquiridos todos os títulos das bibliografias básicas de cada disciplina na proporção de 1 (um) exemplar para até 10 (dez) alunos (conforme recomendação do MEC). A solicitação de quantidade maior deverá ser baseada no número de alunos matriculados na disciplina e deverá ser encaminhada à coordenação da Rede de Bibliotecas UPF.
b) Periódicos

A cada ano a Rede de Bibliotecas UPF realizará uma avaliação nas estatísticas de uso dos periódicos correntes com o objetivo de colher subsídios para tomada de decisão nas renovações dos mesmos. A listagem dos títulos com seu respectivo uso será encaminhada às coordenações dos cursos com o intuito de realizar:·cancelamento de títulos que já não atendem às suas necessidades;·inclusão de novos títulos necessários para o desenvolvimento do conteúdo pragmático e/ou atualização;·manutenção dos títulos já adquiridos;
c) Referências

Será dada atenção especial à aquisição de material de referência. Os tipos de materiais incluídos serão enciclopédias, dicionários gerais e especializados, estatísticas, atlas, guias e catálogos de teses e dissertações.Será de competência da Rede de Bibliotecas a seleção desses materiais, consultando especialistas no assunto/área, quando necessário.

d) MultimeiosSerão adquiridos materiais não convencionais (CD-ROM, DVD, fitas de vídeo etc.), quando comprovada a necessidade destes para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
3 PRIORIDADES DE AQUISIÇÃO
A Rede de Bibliotecas UPF estabelece as seguintes prioridades para aquisição de material:·obras que façam parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado em todas as instâncias institucionais;·assinatura de periódicos conforme indicação dos docentes;·periódicos de referências (bases de dados);·obras para cursos em fase de reconhecimento, credenciamento ou implantação.
A aquisição de materiais de pós-graduação, nível especialização, deverá ser custeada pelos próprios cursos, como também a definição de seus critérios e prioridades deverão ser atribuições dos coordenadores dos mesmos.
4 DOAÇÕES
Para as doações deverão ser aplicados os mesmos critérios de seleção descritos anteriormente.Não serão adicionados novos materiais ao acervo da biblioteca somente porque foram recebidos de forma espontânea.Após análise do material, a biblioteca poderá dispor o mesmo da seguinte maneira:·incorporação ao acervo;·doação para outras instituições;·descarte;·devolução ao doador.
5 INTERCÂMBIO DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS
Os títulos que forem recebidos, como oferta de permuta, deverão ser também submetidos aos mesmos critérios de seleção já mencionados. Contudo considerar também:·publicações de áreas de pesquisa, ensino e extensão, relevantes à UPF e originárias de instituições reconhecidas na área em questão;·disponibilidade de material da instituição para realização da permuta;·troca de modalidade de aquisição junto à instituição publicadora.
6 DESBASTAMENTO
É o processo pelo qual se excluem do acervo ativo, títulos e/ou exemplares, partes de coleções. É um processo contínuo e sistemático para conservar a qualidade da coleção, ocorrendo sempre devido à necessidade de um processo constante de avaliação da coleção; e deve ser feito de acordo com as necessidades da Rede de Bibliotecas.
a) DescarteÉ o processo pelo qual, após ser avaliado criteriosamente, o material é retirado ou não incluído na coleção ativa. O descarte de material deve levar em consideração:·inadequação do conteúdo à instituição;·obras em línguas inacessíveis;·obras desatualizadas e que foram substituídas por edições mais recentes;·obras em condições físicas irrecuperáveis;·obras com excesso de duplicatas;
7 AVALIAÇÃO DAS COLEÇÕES
A Rede de Bibliotecas deverá proceder à avaliação do seu acervo sempre que for necessário, sendo empregados métodos quantitativos e qualitativos a fim de assegurar o alcance dos objetivos da mesma.
8 REVISÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
A cada 4 anos a política de desenvolvimento de coleções deverá ser revisada e, se necessário, atualizada com a finalidade de garantir sua adequação à comunidade acadêmica, aos objetivos da biblioteca e aos da própria instituição; contudo, o processo é dinâmico e flexível e sempre que se fizer necessário, admite adendos e adequação.
REFERÊNCIAS:
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento & avaliação de coleções. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Thesaurus, 1998.POLÍTICA de desenvolvimento de coleções. Canoas: Unilassale, 2005. Disponível em: <http://www.unilasalle.edu.br/biblioteca/documentos/politica_desenvolvimento_colecoes.pdf. Acesso em: 10 out 2005.POLÍTICA de desenvolvimento de coleções da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. São Paulo: FESSP, 2002.SAGÁS, A. O....[et al]. Política de desenvolvimento de coleções da biblioteca universitária da UDESC. Disponível em: <http://www.bu.udesc.br/download/Potc_desenv_colec.pdf>. Acesso em: 10 out 2005.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada