misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como prevenir infecções respiratórias

Como prevenir infecções respiratórias
por Michele Price Mann - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Prevenção de pneumonia
A pneumonia tem muitas causas - vírus, bactérias (com mais freqüência a Streptococcus pneumoniae), micoplasmas (bactérias que transmitem doenças, menores do que as bactérias normais e que não possuem parede celular como elas), fungos e até certas substâncias químicas. De acordo com a Associação Americana de Pneumologia, os vírus são responsáveis por metade de todos os casos de pneumonia.

Informações sobre a infecção da pneumonia


2006 Publications International, Ltd.
Entre os sintomas da pneumonia estão tosse intensa, febre, calafrios e fadiga


A pneumonia é uma infecção que ocorre em um ou nos dois pulmões. O tecido pulmonar fica inflamado e os microscópicos sacos de ar (alvéolos), ficam cheios de líquido. A combinação de inchaço e líquido pode impedir a passagem do oxigênio para a corrente sangüínea. Os sintomas variam de leves a graves dependendo do tipo de pneumonia contraída, mas os sintomas básicos são tosse intensa, febre, calafrios e fadiga. Alguns tipos de pneumonia se assemelham a resfriados e apresentam sintomas como dor muscular, dor de garganta e cefaléia. Em casos mais graves, a pneumonia pode causar dor no peito, pulso acelerado e dispnéia.

Até 70% das pessoas, a qualquer momento, pode ter na garganta as bactérias que causam a pneumonia, mas seu sistema imunológico saudável as combate antes que elas cheguem aos pulmões. Entretanto, quando o sistema imunológico de uma pessoa está com problemas, o corpo pode não ser capaz de impedir que o causador de pneumonia chegue aos pulmões.

Os vírus geralmente causam formas mais leves de pneumonia do que as bactérias. Uma pneumonia viral fará você se sentir incomodado, mas deverá desaparecer no prazo de uma a duas semanas. Entretanto, como a pneumonia afeta os pulmões, nenhum caso deve ser ignorado. O ideal é tomar as mesmas medidas de uma gripe: repousar, beber bastante líquido e tomar banhos com muito vapor para soltar o muco dos pulmões. Você também pode controlar a febre, a dor e a tosse com medicamentos vendidos sem receita médica. As pneumonias bacterianas podem ser muito mais graves e levar a complicações prolongadas, mas, normalmente, podem ser tratadas de maneira eficaz com antibióticos.

Independente da causa, a pneumonia é uma infecção grave, mesmo com tratamento médico imediato. De acordo com o National Center for Health Statistics (Centro Nacional das Estatísticas de Saúde) do CDC, a pneumonia matou quase 65 mil pessoas nos Estados Unidos em 2002 (último ano em que as estatísticas estavam disponíveis).

Quem corre risco de ter pneumonia?

Pessoas com problemas no sistema imunológico têm um risco maior de contrair pneumonia, o que inclui crianças com menos de 2 anos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúde crônicos, como doença pulmonar ou cardíaca, anemia falciforme e diabetes. As pessoas que lutam contra o câncer ou a AIDS também correm risco. Pessoas hospitalizadas, especialmente na unidade de tratamento intensivo e/ou que estejam usando respirador e as que vivem em casas de repouso são mais suscetíveis a desenvolver a pneumonia adquirida no hospital. Fumantes também têm um risco maior de desenvolver a pneumonia.

Medidas de defesa

Manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de prevenir a pneumonia. Isso inclui tomar vacina contra a gripe anualmente, pois a gripe é um precursor comum da pneumonia, assim como não fumar, fazer uma dieta saudável, exercitar-se e repousar. Esses bons hábitos preservam o sistema imunológico e impedem que o resfriado ou a gripe se transforme em algo muito mais grave.

Existe uma vacina disponível que combate a pneumonia pneumocócica. Ela é eficaz em 80% dos adultos saudáveis e certamente ajuda os grupos de alto risco a diminuírem as chances de desenvolver a pneumonia. Se você corre esse risco ou se tem um bebê com menos de 2 anos, fale com o médico sobre essa vacina e sobre a nova vacina pneumocócica para as crianças.


Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.


http://saude.hsw.uol.com.br/prevenir-infeccoes-respiratorias3.htm



Para combater a pneumonia

Aplicar cataplasmas das folhas cozidas do quiabo e tomar o chá das folhas e frutos. É excelente.

http://www.aboaterra.com.br/bomsaber/?id=86


Tratamento da pneumonia

Select ratingFracoRegularBomÓtimoIncrívelFracoRegularBomÓtimoIncrível
Sua classificação: Nenhum Média: 4.3 (45 votos)

O tratamento da pneumonia depende do tipo de microorganismo (germe) causador da inflamação e infecção dos pulmões, da gravidade dos sintomas, da presença de outras doenças associadas, local de contaminação (comunidade ou hospital) e grau de comprometimento dos pulmões.

É importante lembrar que quanto mais rápido se fizer o diagnóstico e iniciar o tratamento, melhores serão as chances de cura. Além disso, o paciente deve seguir as orientações médicas e completar todo o tempo de tratamento previsto para o uso das medicações (antibióticos). Desse modo, evita-se uma recidiva da pneumonia ou uma resistência aos antibióticos utilizados.

As pneumonias mais freqüentes são as bacterianas. Nestes casos é necessário o uso de antibióticos para combater a infecção. Após o início do tratamento, espera-se uma melhora dos sintomas dentro de 48 a 72 horas. Caso essa melhora não ocorra, ou haja piora dos sintomas, o paciente deverá retornar ao médico para reavaliação.

Para as pneumonias virais, geralmente não existe tratamento específico. Em alguns casos são utilizados remédios antivirais. Mas na maioria das vezes, as recomendações de tratamento são relacionadas ao repouso, dieta adequada e a ingesta de líquidos para melhor recuperação.

Para as pneumonias causadas por fungos, é necessário o uso de remédios antifúngicos. Já para as pneumonias causadas por parasitas ou outros tipos de microorganismos (germes), é necessário o uso de alguns tipos de antibióticos ou outras medicações.

Em todos os casos, o paciente sempre deve seguir as recomendações e orientações médicas. Muitas vezes há a necessidade de retorno ambulatorial ou hospitalar para realização de exames (radiografia ou raio-X de tórax) de controle, mesmo que o paciente esteja se sentindo bem.

Quem irá decidir se o tratamento poderá ser feito em casa ou se será feito dentro do hospital (com paciente internado) sempre será o médico. Em casos mais graves pode ser necessária uma internação em unidade de terapia intensiva (UTI).


http://www.bancodesaude.com.br/pneumonia/tratamento-pneumonia






Agrião: ingerido cru, tem efeito tônico nos brônquios e pulmões, além de auxiliar no combate a faringite e processos infecciosos da boca e garganta. Cozido, ajuda a desintoxicar. O suco combate a tuberculose, anemia, pneumonia e as bronquites em geral.

http://www2.uol.com.br/topbaby/conteudo/secoes/bebe/alimentacao/945.html





Anvisa aprova vacina mais eficaz contra Pneumonia e Meningite
10, junho, 2010 Sem comentários A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na semana passada a vacina que promete proteger o organismo humano de todos os tipos de micro-organismos presentes na pneumonia e meningite. A vacina, denominada pneumocócica conjugada 13-Valente, é produzida pelo Laboratório Pfizer e tem maior eficácia em relação à vacina utilizada hoje no Brasil.

O imunizante produzido pela Pfizer é indicado para pessoas lactentes e crianças de seis semanas até 6 anos de vida. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças ligadas aos micro-organismos matam até um milhão de crianças anualmente.

A vacina adotada pelo Ministério da Saúde brasileiro para combater as doenças pneumocócicas em 2010 é a 10-valente. A nova vacina (13) será distribuída ainda neste ano para a rede privada, mas não há data prevista para que ela seja distribuída para a população.

Os pais que quiserem imunizar seus filhos com a nova vacina podem utilizá-la mesmo que a primeira dose aplicada tenha sido da vacina antiga.




http://www.dietalight.net/dieta/pneumonia/

Um comentário:

Tamara Padilha disse...

Olá, usei um dos seus textos para fazer meu trabalho academico. Gostaria de saber seu nome para poder referencia-la no trabalho. Se puder mandar para meu e-mail: tamarasp_@hotmail.com

misabellC search

Pesquisa personalizada