misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Depilação exige cuidados na época da seca

Domingo, 05 de setembro de 2010 12:38 pm




A depilação é uma prática muito comum no Brasil. Os métodos são os mais variados, entre os mais comuns estão: ceras diversas, cremes depilatórios, lâminas de barbear e mais recentemente a linha.



Muitas vezes as pessoas ao se livrarem dos pelos ganham manchas, foliculites ou irritações na pele. Para evitar o problema, é necessário escolher o método certo de depilação e aplicá-lo corretamente. Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica no Distrito Federal, entre as várias opções existem prós e contras, que também vão depender do tipo de pele da pessoa e sua sensibilidade a cada método.



E ressalta: “Cuidado redobrado nessa época do ano, na qual a pele naturalmente está mais seca e conseqüentemente pode ficar mais propensa a irritações. O ideal é manter a hidratação em dia não só com a utilização de cremes, mas principalmente com a ingestão de líquidos”.



A limpeza da pele antes do procedimento também é recomendada, seja com água e sabão neutro ou algum gel anti-séptico. Os cremes depilatórios precisam ser testados antes de serem utilizados, pois podem causar alergias e mais irritações.



Lâminas de barbear



As lâminas causam uma raspagem na pele. Para se depilar é preciso que a pessoa use um sabonete neutro ou um bom creme de barbear, isso vale tanto para as mulheres como para os homens. Nunca se deve passar uma lâmina em uma pele seca.



“Outra dica é passar a lâmina no sentido em que cresce o pêlo e não ao contrário, como a maioria faz. Passar Lâmina no sentido contrário ao do crescimento do pêlo causa uma maior irritação na pele e mais inflamações ou foliculites, os famosos pêlos encravados. Se possível dar um intervalo de 15 dias entre uma depilação e outra”, explica Erasmo.



Antes de se depilar, recomenda-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e depois enxaguar com água fria.



Cera



A depilação com cera não é indicada para quem está fazendo tratamentos com ácidos ou que fizeram esfoliação há menos de três dias, pois a pele fica mais sensível. Ao puxar a cera, pequenos pedaços da pele podem ser arrancados causando lesões. A cera quente facilita a saída do pêlo, pois dilata os poros, o que para algumas pessoas vai significar menos dor.



O dermatologista alerta, neste caso, para que as ceras não sejam reutilizadas. “Existem muitas bactérias na pele e muitas vezes podem sair gotículas de sangue. Nesse caso, pode provar micoses e contaminação por fungos”.



Pelos encravados



Independente do método utilizado, o aparecimento das foliculites ou pêlos encravados vai depender da tendência individual. Quem tem pele mais espessa, pêlos encaracolados são mais propensos ao encravamento. O atrito com roupas também pode causar foliculite.



O processo ocorre quando o pêlo cresce enrolado ou torto, crescendo dentro da pele e inflamando. Se a inflamação for intensa, formam-se nódulos maiores, doloridos e forma-se o pus. O recomendado é que o pêlo seja retirado em sua totalidade, até a raiz, caso isso não ocorra só vai piorar o problema.



Em alguns casos são indicados a aplicação de alguns antiflamatórios, e em casos mais graves antibióticos via oral, mas só depois de uma avaliação médica.



Dúvidas freqüentes

1. A depilação pode engrossa ou afinar os pelos?

Os métodos que eliminam o pêlo pela raiz, como as ceras depilatórias, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pêlo ou provocar falhas na região depilada. Mas é um mito afirmar que depilação com gilete engrossa o pêlo. O que ocorre é que o pêlo é cortado pela base. Então a parte que cresce depois, é a base que foi cortada, que é realmente mais grossa do que a ponta, dando a sensação de que o pêlo está mais grosso.

2. A depilação pode manchar a pele?

Sim, se ocorrer uma infecção na pele vai ocorrer uma maior produção de pigmentos no local. Para eliminar essas manchas existem alguns cremes clareadores a base de ácidos, mas que devem ser receitados por um dermatologista.

3. Como preparar a pele para depilação?

Não é recomendado esfoliar pele, pois ela ficará mais sensível. Fazer a limpeza do local com água e sabão neutro ou algum gel anti-séptico.

4. Depois da depilação como cuidar da pele?

É aconselhável passar cremes calmantes à base de cânfora ou mentol para aquelas pessoas que têm mais tendência a irritação da pele. E a utilização do hidratante habitual




http://www.dzai.com.br/sadio/blog/saudeparatodos?tv_pos_id=66457

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada