misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Como organizar uma Biblioteca



Como organizar uma Biblioteca
Biblioteca:“... a Biblioteca é o espaço de conhecimento e fonte complementar de ensino...” (Garcia, 1989, p. 14)
A Biblioteca é um local importante para o estudo, onde os alunos vão pesquisar, ler e ampliar seus conhecimentos .E a biblioteca consegue desempenhar sua principal função, a de educar.
Objetivo da BibliotecaO objetivo geral da biblioteca escolar é proporcionar aos alunos e professores o uso racional de seu espaço para pesquisa e estudo, programar atividades especiais e organizar um sistema de divulgação dos serviços executados pela biblioteca.
A Importância de um Bibliotecário interagindo no meioO bibliotecário tem a função de coordenar a biblioteca para que esta consiga suprir as necessidades da escola..Para isso deve transforma– la em um espaço dinâmico articulado e agradável. Bem como estar em constante intercâmbio com os professores.Como organizar a Biblioteca:1. Localização e mobiliárioPara organizar uma Biblioteca é preciso ter local adequado, boa ventilação, iluminação, lugar silencioso. Materiais: mesa, cadeira , estantes, livros, material de escritório, computador, etc.
2. Horário de funcionamento da Biblioteca:Definir o horário de atendimento para o usuário.
4 Atividades a serem desenvolvidas:

4.1 Seleção e descarte• Seleção do acervo já existente.• Seleção por tipo de material: livros, periódicos. ( separar por classe, ex; arte., etc )

• Seleção para aquisição de obras.
Acervo O Acervo de uma biblioteca é a totalidade de material que ela possui, nos vários suportes físicos. Ex: Livros, folhetos, periódicos, fitas de vídeo, Cds, Cdrons, mapas, apostilas, recortes de jornais , etc.
4.2 AquisiçãoAs aquisições podem ser feitas de três formas:a) Comprab) Doação: c) Permuta:
4.3 CarimbagemÈ utilizada nas bibliotecas com o objetivo de identificar os livros, principalmente em caso de perda e extravio. São usados diferentes tipos de carimbos:
4.4 Tombamento ( Registro)Normalmente se usa o Livro de Atas para fazer o registro dos livros, ou num programa de computador. Sua função principal é servir de inventário para avaliação do patrimônio da Escola.
4.5 ClassificaçãoO objetivo da classificação é facilitar a recuperação dos assuntos.O sistema de classificação recomendado para Bibliotecas escolares é o CDD ( Classificação Decimal de Dewey) . Deve-se contar com o auxílio da tabela de Cutter para compor o número de chamada referente ao sobrenome do autor.
O Sistema de Classificação de Melvil Dewel (CDD) divide em 10 classes principais o conhecimento:
000 – Obras Gerais ou generalidades

100 - Filosofia

200 – Religião

300 – Ciências Sociais

400 – Lingüística

500 – Ciências Puras

600 – Ciências Aplicadas

700 – Artes- Divertimentos - Esportes

800 – Literatura

900 – Geografia – História – Biografia
Passos para classificar:
a) Procurar o assunto no índice do CDD.

b) Ir até o número indicado no índice, na tabela.

c) Observar se o assunto se encaixa.

Ao encontrar o número certo, está feita a classificação.Obs: O nº de chamada estará concluído quando juntamos os dois números ( assunto e autor) e acrescentamos a eles a inicial do sobrenome e a inicial do título.
Ex: Livro: Psicologia aplicada à educação

Autor: Kurt Muller Nº de classificação: 155.4 Nº Cutter:M923p

Para compor a notação do autor existem várias tabelas, sendo que as mais usadas são as tabelas Pha e Cutter.Por ex: o livro : Psicologia aplicada à educação, de Kurt Müller, tem o número de chamada: 155.4 _________

Número de classificação (CDD)

M923p----------------------

Primeira letra ( MAIÚSCULA) do sobrenome do autor.

------------------Número do autor ( Tabela PH, ou Cutter)

------------Primeira letra ( minúscula) do título do livro; e se tiver artigo desconsiderá-lo.
4.6 Catalogação
É a parte que se refere à elaboração das fichas do livro, que farão parte do catálogo do público, pois através destas fichas teremos as informações do material existente na biblioteca .

As bibliotecas informatizadas ,dispensam muitas vezes os catálogos, usando apenas listagens ou somente as telas dos terminais para fornecerem as necessárias informações.O sistema de catalogação mais utilizada para as bibliotecas escolares é o Código de Catalogação Anglo-Americano - AACR-2, de acordo com o nível 2, simplificada.
Modelo de Ficha Provisória:
Obs: Os dados para completar a ficha provisória são retirados sempre da folha de rosto e nunca da capa do livro. Verificar que alguns livros não trazem todos os dados na folha de rosto; deve-se olhar o verso da página de rosto, e no final do livro.
Dados importantes para a ficha:

a) Sobrenome, Nome do autor

b) Tradutor se houver

c) Título, subtítulo

d) Local da editora

e) Nome da editora

f) Ano da publicação

g) Volume, páginas, ilustrado, série.
Ficha Matriz e Desdobramentos:

a) Ficha Matriz: è a primeira ficha a ser feita no processo de catalogação. Chama –se matriz porque dá a entrada principal da obra, contém todos os dados relativos a ela e servirá de base para as demais.As fichas de entradas secundárias, isto é, as de assunto, título ou série, vêm sempre indicadas na matriz. A ficha matriz fica arquivada no catálogo topográfico.

Figura ----- - Ficha Matriz
Preparo do livro para empréstimoPara que o livro seja emprestado é necessário, além de todo o procedimento anterior se faz necessário a etiqueta que se coloca na lombada do livro com o número de chamada. Então o livro receberá um bolso com uma ficha do livro, e permanecerá na biblioteca quando for emprestado. O bolso é colado no verso da contracapa. E no verso da folha de guarda posterior, colocamos a ficha de datas, em que é registrada a data de entrega do livro.

Organização dos livros nas estantes

O arranjo dos livros nas estantes é colocado de cima para baixo e da esquerda para a direita, de acordo com o número de chamada. Ao atingirem a última prateleira inferior, os livros continuam na estante logo à direita. Os livros devem ser colocados na borda das prateleiras, em posição vertical com auxílio de bibliocantos.
Serviço de Empréstimo

O serviço de empréstimo visa proporcionar o maior uso possível dos livros e outros materiais da biblioteca. Para o bom funcionamento é necessário que siga um regulamento que deverá ser do conhecimento do leitor. E o empréstimo deve ser restrito a leitores inscritos na biblioteca. Bibliografia Consultada

AMATO, M., GARCIA, N. A. R. A biblioteca na escola. In: GARCIA, E. G. (org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989. P.11-23

NERY, A. Biblioteca escolar: um jeito de ajeitar a escola. In: GARCIA, E.G. Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989. P.51-60

SILVA, E. T. Biblioteca escolar: quem cuida?. GARCIA, E.G. Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989. P. 25-34

2 comentários:

Confraria Virtual disse...

Preciso com urgencia montar uma Biblioteca. Sou Bibliotecária (das antigas rsrsr) existe algo mais moderno para uso em computador onde eu possa ter este programa para classificar os livros ?

meu e-mail é : eliana@tamega.com.br

agradeço desde já

Elizabeth disse...

Sou bibliotecaria..e gostaria muito de poder montar uma biblioteca na escola de Portugue , para filhos de brasileiros aqui nos estados Unidos, gostaria , que isto fosse feito por algum programa de computar , para que ..as pesquiza dos livros fossem encontradas atravez do computador. caso tenha algum programa que possam me enviar ficarei muito grata.
Elizabethfaria114@hotmail.com...Muito obrigada

Elizabeth

misabellC search

Pesquisa personalizada