misabellC Tour

free counters

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pissaladière

A pissaladière é a parente provençal da pizza italiana. A base espessa de massa de pão, enriquecida com azeite de oliva, recebe uma cobertura de tomate e cebola e é decorada com tiras de filés de anchova e azeitonas pretas. Sirva quente ou fria, cortada em pequenos quadrados para canapés.

Ingredientes:

Massa
- 450 g de farinha de trigo, um pouco mais para sovar a massa
- 1 colher de chá de sal
- 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 300 ml de água quente (que dê para manter o dedo sem queimar)

Cobertura

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 4 cebolas, cerca de 750 g no total, cortadas em fatias finas
- 2 dentes de alho, amassados
- 1 lata de tomates picados no suco de tomate, cerca de 400 g
- 2 colheres de sopa de purê de tomate
- 1 colher de sopa de orégano fresco, picado
- 2 latas de filés de anchova, escorridos e cortados ao meio
- 16 azeitonas pretas sem caroço, cerca de 55 g no total, cortadas em quartos
- Pimenta-do-reino a gosto

Porções: 67 quadradinhos
Preparo: 1 1/2 hora, mais 1 hora para o crescimento da massa
Cozimento: 40 minutos

Modo de fazer:
1 - Comece pela massa. Numa tigela, peneire a farinha de trigo e o sal, depois acrescente o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje ali o azeite e a água. Aos poucos, misture os ingredientes secos com os líquidos, primeiro com uma colher e depois com as mãos, para obter uma massa mole e ligeiramente pegajosa.

2 - Ponha a massa numa superfície levemente polvilhada com farinha de trigo e sove-a por 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Coloque-a numa tigela untada com óleo, cubra com filme de PVC e deixe a massa repousar em lugar quente para crescer, por 45 minutos ou até dobrar de volume.

3 - Enquanto isso, prepare a cobertura. Aqueça o azeite em uma caçarola grande, adicione a cebola e o alho, e cozinhe em fogo brando por 40 minutos ou até que estejam levemente dourados. Adicione os tomates com o suco, o purê de tomate, o orégano e a pimenta-do-reino, e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tire do fogo e deixe esfriar.

4 - Quando a massa tiver crescido, dê um “soco” com o punho fechado e amasse-a novamente com delicadeza. Abra-a sobre uma superfície enfarinhada num quadrado de 30 cm de lado e coloque-a num tabuleiro untado com óleo.

5 - Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe, por igual, a mistura de cebola sobre a massa, e com os filés de anchova desenhe uma grade na superfície. Ponha um pedaço de azeitona sobre cada quadrado. Deixe a pissaladière crescer em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos.

6 - Asse a pissaladière por cerca de 30 minutos ou até a crosta ficar dourada e firme. Em seguida, diminua a temperatura do forno para 190ºC e asse por mais 10 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de cortar em quadrados para servir.

(Fonte: Lanches e Petiscos da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada