misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 18 de maio de 2009

o Dia Mundial da Internet

"A internet é a grande via da comunicação moderna, livre e independente", afirma Kátya Chamma, poeta brasileira.

No próximo dia 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Internet, a data da comemoração foi definida por um decreto da Organização das Nações Unidas - ONU, do dia 19 de janeiro de 2006. E de fato a tecnologia merece uma homenagem, já que representou uma grande revolução na história da humanidade. A internet diminui as fronteiras terrestres, fusos horários e transformou o acesso e a construção do conhecimento.

O governo também se utiliza deste recurso para acelerar e aprimorar o relacionamento com o cidadão. O Brasil é referência mundial, quando se trata de programas de governo eletrônico. O início da entrega da declaração do imposto de renda pela internet, data de 1997, e até hoje configura-se um desafio para países desenvolvidos.

Histórico
A Internet nasceu em meio a Guerra Fria, sendo consequência de um projeto da Agência Norte-Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency), com o objetivo de criar um canal de comunicação que não fosse centralizado e vulnerável no caso de um ataque nuclear. O projeto Arpanet começou a crescer e atender, também, universidades e instituições científicas. Descobertas, inovações e personalidades são os responsáveis pela estruturação da Internet, como é conhecida hoje.

Já no Brasil, a Internet teve seu passo inicial em 1989, com a criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A RNP tinha o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional de âmbito acadêmico e disseminar o uso de redes no país. Em 1995, iniciou-se a abertura da Internet comercial nacionalmente e a RNP estendeu seus serviços de acesso a todos os setores da sociedade, oferecendo apoio à consolidação da Internet comercial no Brasil.

Estatísticas no Brasil
O número de computadores nos domicílios cresceu nos últimos quatro anos em média 18%. A conexão à internet cresceu 16%, sendo que a conexão discada ainda supera o acesso por banda larga. Atualmente, existem 11 milhões de conexões de banda larga no país e 12 milhões de conexões discadas.

Do total de usuários brasileiros que acessam a internet, 21% possuem mais de 10 anos de idade. Segundo o IBGE, os internautas têm em média 28 anos, rendimento médio mensal domiciliar per capita de R$ 1.000 e escolaridade de 10,7 anos. Os acessos variam de ambientes como: casa (25,5 milhões), trabalho ou centros públicos ou privados. Cada internauta residencial permanece conectado 26 horas e 15 minutos no mês.

Hoje, o Brasil é o 6º país do mundo com o maior número de domínios, somando 1,6 milhão de registros com o final .br. O forte dos brasileiros no mundo virtual é a participação em redes sociais de relaciomento, o Orkut indica que 49% de seus usuários são brasileiros. Dos 54 milhões de internautas no país, estima-se que 76% deles possuem perfil no Orkut.

Deafios
O Brasil está colocado em 59º no ranking dos países mais conectados à rede. Embora, seja um bom resultado para um país em desenvolvimento, o Brasil ainda precisa acelerar o processo de inclusão digital das comunidades carentes e das mais distantes dos centros urbanos.

O governo federal aposta nas iniciativas de inclusão digital das instituições públicas, como a instalação de telecentros, para amenizar o abismo social e digital que existe entre as classes mais abastadas e mais humildes. Porém, ainda pesquisa estratégias para iluminar pontos mais remotos do país, os quais não dispõem de infra-estrutura necessária para oferecer o acesso à Internet, seja por banda larga ou conexão discada.

O governo, inclusive, discutirá em Audiência Pública, o Projeto Nacional de Apoio a Telecentros, que será realizada no dia 19 de maio de 2009, em todo o país. Confira as instruções para participar do evento e locais de realização.

Brasília - 15/5/2009

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada