misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pesquisa sugere que sangue menstrual é fonte de células-tronco

Seção : Saude Plena - Saúde - 08/10/2010 10:16

Pesquisa sugere que sangue menstrual é fonte de células-tronco

Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena

O sangue da menstruação pode servir, no futuro, para a regeneração de tecidos e órgãos. Descartável e de fácil coleta, o material contém células-tronco mesenquimais, estruturas que podem dar origem a uma série limitada de outros tecidos. De acordo com Regina Coeli Goldenberg, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), resultados obtidos em laboratório mostram que o sangue menstrual tem capacidade de diferenciação, isto é, de assumir o papel de vários tecidos, semelhante à da medula óssea.

“O sangue menstrual é uma fonte excelente porque é eficaz e não invasivo. Isso o diferencia de outros métodos alternativos, como a retirada do tecido de gordura”, explica a pesquisadora. Ela informa que a coleta é muito semelhante ao de um exame de urina. No dia de maior fluxo menstrual, as voluntárias colhem o sangue, usando um potinho redondo com antibióticos e anticoagulantes.

Ainda segundo a cientista, as mulheres têm sido bastante receptivas, e o projeto já tem 12 voluntárias regulares. O estudo contempla todos os tipos sanguíneos. A única restrição é quanto às boas condições de saúde. Ela assegura que os resultados do trabalho, que começou há quase três anos, são promissores. “As células já se mostraram capazes de substituir os fibroblastos de camundongos, células que hoje são a cama de cultivo de outras células-troco”, ressaltou.

O que são células-tronco?

Célula-tronco é uma denominação para todas as células que apresentam capacidade de se diferenciar em diversos tecidos do corpo.

Elas podem ser encontradas em dois estágios: embrionárias, presentes naturalmente no embrião humano e que têm máxima potencialidade, sendo capazes de formar qualquer tipo tecido; e adultas – encontradas, por exemplo, na medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, líquido amniótico e placenta –, que apresentam diferenciação limitada. As mesenquimais estão entre elas.

Devido a essa característica, as células-tronco são alvo de muitos estudos pelo mundo. Elas são testadas na recuperação de órgãos frequentemente danificados por doenças degenerativas e traumas, incluindo as cardiovasculares, as hepáticas, as hematológicas, as neurodegenerativas, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais e traumas na medula espinhal.

Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são frequentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças, incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide.

http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_45/2010/10/08/ficha_saudeplena_saude/id_sessao=45&id_noticia=29471/ficha_saudeplena_saude.shtml

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada