Seção : Mundo Ela - Saúde - 24/11/2010 15:16
Cuidados com o "Projeto Verão"
Com as férias se aproximando, as academias ficam cheias de interessados em perderem peso rapidamente, mas que abusam dos exercícios e esquecem a saúde
Verão, praia, biquíni - ou sunga. A combinação pode parecer ótima e inofensiva. Mas, para algumas pessoas, que não estão em forma como queriam, é sinônimo de correr atrás do prejuízo e transformar a academia na sua segunda casa. É o popular 'projeto verão', onde algumas pessoas estipulam uma meta de emagrecimento recorde, em apenas dois meses, e acreditam que basta apenas muita disposição. Mas cometem excessos e acabam prejudicando a saúde.
Veja como entrar em forma com saúde!
"Independente da época do ano, a prática de atividades físicas deve estar sempre acompanhada de uma boa alimentação para que o aluno obtenha o resultado pretendido" - Diana Coulon, nutricionista.
Veja dicas para iniciantes da academia!
"É necessário respeitar os limites do corpo e iniciar as atividades gradativamente, de preferência, com orientação de um profissional", recomenda o professor da Cia Athletica, Flávio Veronezi.
De acordo com o professor da Cia Athletica, Flávio Veronezi, o chamado 'atleta sazonal' - aqueles que procuram as academias só no verão -, se preocupam em apresentar um corpo bonito e ignoram que, para malhar, é preciso disciplina, acompanhamento, boa alimentação, hidratação e roupas adequadas. "É necessário respeitar os limites do corpo e iniciar as atividades gradativamente, de preferência, com orientação de um profissional", recomenda o professor, que sempre diz para seus alunos que "o importante não é o que você faz entre o Natal e o Réveillon, mas sim o que você faz entre o Réveillon e o Natal".
Dicas
Independentemente da modalidade escolhida e do tempo que o aluno se exercita, é imprescindível manter certos cuidados nutricionais. "A alimentação correta é fundamental para alcançar resultados. E não temos uma fórmula pronta. O ideal é procurar um nutricionista, pois cada indivíduo tem uma necessidade e um objetivo", afirma o professor Flávio Veronezi. Segundo o profissional, muitos alunos se arriscam em dietas inusitadas e acabam se enquadrando no famoso 'efeito sanfona'. "O emagrecimento deve vir paralelo a mudanças de hábitos e não com receitas sem orientação", adverte.
A nutricionista Diana Coulon reforça a importância da prática de atividades físicas com acompanhamento nutricional para que o aluno obtenha o resultado pretendido. Além disso, a profissional lembra outro item muito importante, a hidratação. "Nesta época do ano o ideal é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Para quem quer perder peso, o melhor é evitar refrigerantes e sucos industrializados e substituí-los por água de coco ou sucos naturais", indica Diana.
Depois de consultar um nutricionista e criar uma dieta de acordo com seu perfil, matricular em uma academia que proporcione acompanhamento profissional, hidratar-se bastante, é hora de colocar o pé na esteira e recuperar o tempo perdido. Para quem quer perder peso, os exercícios indicados pelo professor da Cia Athletica, Flávio Veronezi, são nadar, correr e pedalar, pois favorecem o gasto calórico.
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_38/2010/11/24/ficha_mundoela_saude/id_sessao=38&id_noticia=31477/ficha_mundoela_saude.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário