Seção : Saude Plena - Fitness - 19/11/2010 09:54
Musculação: ganho ou perda de peso?
Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena
Ao subirem na balança, muitos alunos de academias comentam que, após iniciarem um programa de treinamento na musculação, o peso corporal aumentou ou manteve-se inalterado. Com isso, quem buscava perder peso leva um susto e corre para reclamar com o instrutor. Para evitar esse tipo de problema, o profissional de Educação Física deve explicar como ocorre o processo de ganha e perda de peso quando o aluno inicia as atividades físicas.
O corpo humano é constituído de ossos, músculos, gorduras e tecidos. Ao estimular os músculos por meio de exercícios de musculação, o organismo restaura as fibras musculares desgastadas durante o treinamento, fortalecendo os músculos e deixando-o com o diâmetro aumentado. Esse ganho de massa muscular (aumento no diâmetro do músculo) é o responsável pelo ganho de peso corporal.
A vantagem é que, quanto maior for o peso magro (massa muscular), mais acelerado ficará o metabolismo, facilitando a queima de calorias, assim como diminuindo a reserva de gordura corporal. Mas o que é metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, ou seja, é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. Quem prática musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino, e até 15 horas depois a taxa continua 7% mais alta, o que significa que a pessoa adepta à musculação consome mais energia, mesmo quando em repouso. Assim, a musculação se torna uma eficiente atividade para o emagrecimento.
Por isso, realize avaliações físicas frequentemente e fique atento ao percentual de gordura corporal, este dado indicará se você está realmente atingindo o seu objetivo ou não. Então, se você teve ganho de peso corporal, mas diminuiu percentual de gordura, parabéns! Você está no caminho certo. No entanto, se aumentou o peso e o percentual de gordura corporal, procure o professor e peça para que reavalie o seu treino.
Vale lembrar que alimentação e descanso são fatores essenciais para conseguir os resultados esperados, seja para o emagrecimento, seja para a hipertrofia. Esqueça a balança e atente-se para o percentual de gordura.
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_42/2010/11/19/ficha_saudeplena_fitness/id_sessao=42&id_noticia=31242/ficha_saudeplena_fitness.shtml?parceiro=correioweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário