misabellC Tour

free counters

domingo, 31 de outubro de 2010

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: 200 anos!

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: 200 anos!
Posted: 29 Oct 2010 05:19 PM PDT

Fonte: www.bn.br

A Biblioteca Nacional do Brasil comemora seus 200 anos. Considerada pela Unesco como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, neste ano, a instituição comemora, também, o centenário de fundação do prédio, localizado na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Sob sua guarda, somam-se mais de 9 milhões de obras. Centenas de pesquisadores, estudantes, turistas, passam diariamente pelo prédio. Para comemorar, vai inaugurar, no dia 3 de novembro, a exposição “Biblioteca Nacional 200 anos: Uma defesa do infinito”.

O início da trajetória da Biblioteca está ligado a um dos mais decisivos momentos da história do país: a transferência de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.

O acervo trazido para o Brasil, de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, foi inicialmente acomodado numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. Em 29 de outubro de 1810, um decreto do Príncipe Regente determinou que o lugar acomodasse a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.

Quando, em 1821, a Família Real regressou a Portugal, D. João VI levou de volta grande parte dos manuscritos do acervo. Depois da Proclamação da Independência, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi regulada, mediante a Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade celebrado entre o Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825.

O prédio atual da FBN teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905 e foi inaugurado cinco anos depois, em 29 de outubro de 1910. O prédio foi projetado pelo General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, e a construção foi dirigida pelos engenheiros Napoleão Muniz Freire e Alberto de Faria. As instalações do novo edifício correspondiam na época de sua inauguração a todas as exigências técnicas: pisos de vidro nos armazéns, armações e estantes de aço com capacidade para 400.000 volumes, amplos salões e tubos pneumáticos para transporte de livros dos armazéns para os salões de leitura. Essas instalações são eficientes e até hoje encontram-se em uso.

Exposição

A Biblioteca Nacional abre ao público, no dia 3 de novembro, a exposição Biblioteca Nacional 200 Anos: Uma Defesa do Infinito. Uma fantástica seleção de duzentas peças originais exibirá algumas das maiores preciosidades e curiosidades sob guarda da instituição. A curadoria é do escritor Marco Lucchesi.

A exposição exibe a história da Biblioteca, desde sua viagem para o Brasil, com a Corte Portuguesa, em 1808, até os dias de hoje, e faz um passeio sobre o acervo de livros, manuscritos, periódicos, pinturas, partituras musicais, entre outras peças ligadas ao acervo.

Em destaque, a Bíblia de Mogúncia (1462), impressa por ex-sócios de Gutemberg, criador da imprensa; um Livro de Horas (livro de orações) da Idade Média, com pinturas a ouro; a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões; A menina do narizinho arrebitado, de 1920, de Monteiro Lobato; peças que integram a Coleção Teresa Cristina Maria, doada à instituição por D. Pedro II; edições de periódicos como a revista Tico Tico e O Pasquim; manuscritos de Clarice Lispector, Raul Pompéia, Castro Alves, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade; a ópera O Guarani (1871), de Carlos Gomes; mapas, entre tantas outras peças do acervo.

No terceiro andar da Biblioteca, uma exposição especial conta a história do edifício, fundado em 1910.

"Biblioteca Nacional 200 anos: Uma defesa do infinito"

Biblioteca Naciona (Rua México, s/nº - Centro - Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21 3095-3879 begin_of_the_skype_highlighting 21 3095-3879 end_of_the_skype_highlighting

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Los gemelos de Mengele en Cándido Godoy - Brasil

A recente descoberta arqueológica na Grécia.

A recente descoberta arqueológica na Grécia.

Esta descoberta, completamente inesperada, é uma prova concreta da existência de "Nephilim".
Nephilim é a palavra usada para descrever o gigante encontrado na Bíblia Sagrada, Golias, contra o qual

lutou o Rei David. Sansão também é descrito na Bíblia como um homem alto, forte, de força descomunal.


Num. 13:33 - Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.


Gen. 6:04 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

Observe o incrível tamanho do crânio...

Só para mostrar que a Bíblia é verdadeira com suas lições de história que são aplicáveis tanto para o futuro como para hoje e que não é só um livro espiritual. Isto é incrível. Não que já não tenha sido demonstrado que as Escrituras são verdadeiras, são apenas mais evidências para os nossos tempos.















segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sacolinhas é a embalagem do lixo

De grão em grão a galinha enche o papo!!! A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja: Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.



Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.



Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.



Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:



Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.



Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.



Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:



Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!





É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo! Que tal?



Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!


Ondinha

713 vídeos históricos - Preciosidade!

713 Videos Históricos(de A a Z)

Adoniran Barbosa e Elis Regina, em 1978, no Bexiga
Adriana Calcanhoto - "Seu Pensamento"
Adriana Calcanhoto - "Devolva-me"
Adriana Calcanhoto - "Mais Feliz"
Al Pacino - "Scent of woman"
Al Pacino - "Scent of woman" - Woman
Al Pacino - "Scent of woman" - Ending Speech
Al Pacino - "Scent of woman" - Ferrari
Andre Rieu - "Manhã de Carnaval"
Andre Rieu - "Air on the G String" - Bach
Andre Rieu - "Plaisir D'Amour"
Andre Rieu - "Hava Nagila"
Andre Rieu and Bond Girls - "Victory"
Andrea Bocelli - "O sole mio"
Andrea Bocelli e soprano Ana Maria Martinez - "La Traviata - Brindisi - Libiamo ne' lieti calici"
Andrea Bocelli e Anna Netrebko - "Brindisi - La Traviata"
Andrea Bocelli - "Somos novios"
Andrea Bocelli - "Les Feuilles Mortes"
Andrea Bocelli - "Torna a Surriento"
Andrea Bocelli e Christina Aguilera - "Somos Novios"
Andrea Bocelli - "Caruso"
Andrea Bocelli - "La Donna e Mobile"
Andy Williams and Henry Mancini - "Moon River"
Ângela Maria - "Tango pra Tereza"
Anne-Sophie Mutter/Hebert von Karajan -"Spring"
B
Banda Eva e Ivete Sangalo - "Eva" , "Alo Paixão" , "Beleza Rara"
Banda Eva e Ivete Sangalo - "Eva"
Barbra Streisand - "What are you doing the rest of your life?"
Barbra Streisand - "The way we were"
Barry White - "Just the way you are"
Benkó Dixieland Band & Myrtill Micheller - "Misty"
Benkó Dixieland Band - "Yours Is My Heart Alone"
Bert Kaempfert - "The way we were"
Bert Kaempfert - "Medley - " - live on German TV - 26th August 1967
Beth Carvalho - "As rosas não falam"
Beto Guedes e Flávio Venturini - "Espanhola"
Beto Guedes - "Sol de Primavera"
Beto Guedes - "Quando te vi (Till there was you)"
Bill Medley e Jeniffer Warnes - "The time of my life" - Dirty Dancing
Bing Crosby & Grace Kelly - "True Love"
Bill Evans - "My foolish heart"
Bill Evans - "Summertime"
Bill Evans - "The days of wine and roses"
Billie Holiday - "The Blues Are Brewin"
Bolshoi Ballet - "The Nutcracker - Snowflakes"
.
C
Caetano Veloso - "Eu sei que vou te amar"
Caetano Veloso e Chico Buarque - "Anos Dourados"
Caetano Veloso - "Mimar Você"
Caetano Veloso - "Chega de Saudade"
Caetano Veloso e Lulu Santos - "Como uma onda"
Caetano Veloso e João Gilberto - "Garota de Ipanema"
Carlos Barbosa Lima - "Odeon"
Carlos Barbosa Lima - "Sons de Carrilhões"
Carlos Gardel - "Mi Buenos Aires querido"
Carlos Gardel - "Volver"
Carlos Gardel - "Mano a mano"
Carlos Gardel - "Yira Yira"
Carlos Kleiber - Johann Strauss Jr. "Fledermaus Overture"
Carmen Miranda - "O que é que a baiana tem?"
Carole King - "You've got a friend"
Cartola - "Peito Vazio"
Cartola - "Alvorada"
Cat Stevens - "Father and Son"
Charles Aznavour - "Sa jeunesse" e "Hier encore"
Chiclete com Banana - "100% Você"
Chiclete com Banana - "Diga que valeu"
Chiclete com Banana - "Chicleteiro eu"
Chiclete com Banana - "Amor Perfeito"
Chiclete com Banana - "A fila andou"
Chiclete com Banana - "Não vou chorar" - "Mulher amada"
Chico Buarque e Nara Leão - "Com Açúcar, Com Afeto"
Chico Buarque e Nara Leão - "A Banda" - Festival 1966
Chico Buarque e Caetano Veloso - "Tatuagem / Esse Cara"
Chico Buarque e Gilberto Gil - "Cálice"
Chico Buarque e Milton Nascimento - "Cálice"
Chico Buarque - "Trocando em Miúdos"
Chico Buarque - "Olhos nos Olhos"
Chico Buarque e Dorival Caymmi - "A vizinha do lado"
Chico Buarque e Dorival Caymmi - "Maricotinha"
Chico Buarque - "Como se fosse a primavera"
Chico Buarque e Edu Lobo - "Chega de Saudade"
Chico Buarque e Tom Jobim - "Sem Compromisso"
Chico Buarque e Zizi Possi - "Anema e Core"
Chico Buarque - "Conversa de Botequim"
Chinese Dance (1)
Chinese Dance (2) - By Sichuang Dance Academy
Chinese Dance (3) - "Yellow River Piano Concerto"
Chinese Dance (4) - "Yue Yin Ni Shang"
Chinese Dance (5) - "Nan - Mulan"
Chinese Dance (6) - "Tao Yao"
Chinese Dance (7) - "Chu Yao"
Claudette Soares - "Vivo Sonhando"
Claudio Abbado-Wiener Philharmoniker-Johann Strauss-"Radetzky March"
Claudio Arrau "Beethoven - Piano Concerto no. 5"
Claudio Arrau "Beethoven - Waldstein Sonata"
Classical 78 rpm's & Lp's from Rolf den Otter's collection (Netherlands)
.
D
Danilo Caymmi e Tom Jobim - "A Felicidade"
David Oistrakh - "Clair de Lune" - Debussy
Dean Martin & Tony Bennett
Dinah Washington - "All of me" Newport Jazz Festival
Diana Krall - "Fly me to the moon"
Dick Farney - "Copacabana"
Dick Farney - "Alguém como tu"
Djavan e Barbara Mendes - "Meu bem querer"
Domenico Modugno - "Nel blu di pinto di blu" - Volare
Domenico Modugno - "La Lontananza"
Dominguinhos e Luiz Gonzaga - "Sete Meninas"
Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Elba Ramalho - "Sanfoninha Choradeira"
Dóris Monteiro - "Mudando de Conversa"
Dorival Caymmi - "O vento"
Dorival Caymmi - "É doce morrer no mar"
Dorival Caymmi e Chico Buarque - "A vizinha do lado"
Dorival Caymmi e Chico Buarque - "Maricotinha"
Dulce Pontes - "Canção do mar"
Dulce Pontes - "Fado português"
Durval Ferreira e Leny Andrade "Batida Diferente"
E
Ed Motta - "Colombina"
Ed Motta - "Caso Sério"
Ed Motta - "Solução"
Ed Motta - "Manuel"
Edith Piaf & Charles Dumont - "Non, je ne regrette rien"
Elba Ramalho, Luiz Gonzaga e Dominguinhos - "Sanfoninha Choradeira"
Elis Regina - "Ilusão à toa"
Elis Regina - "O Bêbado e a Equilibrista"
Elis Regina e Adoniran Barbosa, em 1978, no Bexiga
Elis Regina e Tom Jobim - "Céu e Mar"
Elis Regina e Tom Jobim - "Na Batucada da Vida"
Elis Regina - "É com esse que eu vou"
Ella Fitzgerald - "The man I Love"
Enya - "Watermark"
Ennio Morricone - "Gabriel's Oboe - The Mission"
Ennio Morricone - "Deborah's Theme"
Enrico Caruso - "Torna Surriento"
Erroll Garner - "Spring is here - It might as well be spring - Lover"
Erroll Garner - "Medley"
Erroll Garner - "One note samba"
F
Fafá de Belém - "Só Nós Dois"
Fafá de Belém - "Fado Tropical"
Francoise Hardy - "Mon ami la rose"
Frank Sinatra - "New York, New York"
II Festival da MPB - TV Record 1966 - Jair Rodrigues - "Disparada"
II Festival da MPB - TV Record 1966 - Chico Buarque e Nara Leão - "A banda"
II Festival da MPB - TV Record 1966 - Chico Buarque e Nara Leão - "A banda" - Comentários de ambos
II Festival da MPB - TV Record 1966 - Elza Soares - "De amor e paz"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Chico Buarque e MPB4 - "Roda Viva"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Caetano Veloso - "Sem lenço e sem documento"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - MPB4 - "Gabriela"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Gilberto Gil - "Domingo no parque"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Gilberto Gil - "Domingo no parque"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Roberto Carlos - "Maria, carnaval e cinzas"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Roberto Carlos - "Maria, carnaval e cinzas"
III Festival da MPB - TV Record 1967 - Edu Lobo e Marília Medalha - "Ponteio"
V Festival da MPB - TV Record 1969 - Paulinho da Viola - "Sinal Fechado" (o polêmico 1° lugar)
Fred Astaire & Ginger Rogers - "Carioca" from the movie "Flying down to Rio"
Fred Astaire & Ginger Rogers - "Cheek to Cheek"
Fred Astaire & Ginger Rogers - "Smoke Gets in Your Eyes"
Fred Astaire e Eleonor Powel - "Beguin the beguine"
G
Gal Costa - "Eu vim da Bahia"
Gal Costa - "Brigas nunca mais / Discussão"
Gali Atari - "Shemesh Aduma"
Gali Atari and Milk & Honey - "Hallelujah"
Gene Kelly & Cyd Charisse from "Singin' in the rain"
Gene Kelly - Making of from "An American in Paris"
Gheoghe Zamfir - "Doda,doda" and "M-am suit in dealul Clujului" ("I was climbing the Cluj hill")
Gheorghe Zamfir - "Lonely Sheferd"
Gheorghe Zamfir - "Lonely Sheferd"
Gheorghe Zamfir - "Einsamer Hirte"
Gilbert Becaud - "L'important c'est la rose"
Gilbert Becaud - "Et maintenant"
Gino Paoli - "Sapore di sale" 2006
Gino Paoli - "Canzoni da Ricordare"
Glenn Miller - "In the Mood"
Gigliola Cinquetti - "Anema e Core"
Gonzaguinha - "E vamos à luta"
Gonzaguinha - "É" - "O que é, o que é"
Gonzaguinha - "Ponto de Interrogação"
Gonzaguinha e Maria Bethânia - "Explode Coração"
Guilherme Arantes - "Cheia de Charme"
Gustavo Naveira y Giselle Anne - "La Cumparsita"
H
Henry Mancini and Andy Williams - "Moon River"
Herbert von Karajan - "The Blue Danube Waltz"
Hildegard Knef - "Eins und Eins das macht Zwei"
Hildegard Knef - "Für mich solls rote Rosen regnen"
Hildegard Knef - "Von nun an gings bergab"
Hildegard Knef - Last tour 1 - "In dieser Stadt"
Hildegard Knef - Last tour 2 - "Die Welt war jung"
Hildegard Knef - Last tour 3 - "Ich brauch´Tapetenwechsel"
Hildegard Knef - Last tour 4 - "Berlin, dein Gesicht hat Sommersprossen"
Hildegard Knef - Last tour 5 - "Eins und Eins das macht Zwei"
Hildegard Knef - 6 Minutes About Her
Hildegard Knef - Best of/Greatest hits 1
Hildegard Knef - Best of/Greatest hits 2
I
Ivan Lins - "Lembra de mim"
Ivan Lins - "Bilhete"
Ivan Lins e Toquinho - "Amor em Paz"
Ivete Sangalo - "Eva" , "Alo Paixão" , "Beleza Rara"
Ivete Sangalo - "Eva"
Ivon Curi - "Delicadeza"
J
Jacques Brel - "Ne me quitte pas"
James Last - "Medley I
James Last - "Medley II (Romance in F - Beethoven...)
James Last live in Berlin 1982 - "Medley III"
James Taylor - "Carolina in My Mind"
James Taylor - "Help From My Friends"
James Taylor - "Long Ago And Far Away"
Janine Jansen - "Thais Meditation" - Massenet
João Bosco - "Memória da Pele"
João Bosco - "Jade"
João Bosco & Yamandu Costa - "Benzetacil"
João Bosco - "Caminhos Cruzados"
João Bosco - "Papel Machê"
João Donato - "Minha saudade"
João Gilberto - "Chega de Saudade"
João Gilberto - "Morena Boca de Ouro"
João Gilberto - "Canta Brasil"
João Gilberto e Caetano Veloso - "Garota de Ipanema"
João Gilberto e Tom Jobim - "Garota de Ipanema"
João Gilberto e Tom Jobim - "Desafinado"
John Lennon - "Woman is the nigger of the world"
Johnny Alf - "Rapaz de bem"
Johnny Alf - "The girl from Ipanema"
Johnny Mathis - "I will wait for you"
Jorge Aragão e Jorge Vercilo - "Encontro das Águas"
Jorge Aragão e Fundo de Quintal - "Lucidez"
José Carreras - "Core 'ngrato"
Joyce - "Feminina"
Julio Jaramillo - "Nuestro Juramento"
Julio Jaramillo - "Iluminas mi alma"
K
Kaoma - "Dançando Lambada "
L
Laura Pausini - Inolvidable"
Laura Pausini - La Soledad"
Laura Pausini - Se fue"
Lara Fabian - "Africa / Rio"
Lara Fabian - "Je t'aime"
Lara Fabian - "Tango"
Leila Pinheiro e Rui Veloso - "Eu não existo sem você"
Leny Andrade e Durval Ferreira - "Batida Diferente"
Leny Andrade e Pery Ribeiro - "Gemini V"
Liza Minelly & Joel Grey - "Money" from "Cabaret"
Liza Minelly - "Life is a Cabaret" from "Cabaret"
Liza Minelly - "Mein Herr" from "Cabaret"
Lorin Maazel - Wiener Philharmoniker - Blue Danube Waltz
Louis Armstrong - "What a Wonderful World"
Luciano Pavarotti - "Torna a Surriento"
Luciano Pavarotti - "Caruso"
Luciano Pavarotti - "Ave Maria" de Schubert
Luciano Pavarotti - "Nessun Dorma"
Luciano Pavarotti e Roberto Carlos - "Ave Maria" de Schubert
Luciano Pavarotti e Liza Minelli - "New York, New York"
Luis Miguel - "Sabor a mi"
Luis Miguel - "Palavra de Honor"
Luis Miguel - "Sueña"
Luiz Gonzaga e Dominguinhos - "Sete Meninas"
Luiz Gonzaga - "Boiadeiro"
Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Dominguinhos - "Sanfoninha Choradeira"
Lulu Santos - "Como uma onda"
Lulu Santos e Caetano Veloso - "Como uma onda"
Lulu Santos - "Sereia - De repente, Califórnia"
Lulu Santos - "Tão bem - Tudo bem"
M
Maria Bethânia e Gonzaguinha - "Explode Coração"
Maria Bethânia - "Um jeito estúpido de te amar"
Maria Bethânia - "O doce mistério da vida"
Mariza - "Oh Gente da Minha Terra"
Marisa Monte e Paulinho da Viola - "Carinhoso"
Martinho da Vila - "Mulheres"
Martinho da Vila e Roberto Carlos - "Aquarela do Brasil"
Maurice Jarre - "Doctor Zhivago"
Maysa - "O Barquinho"
Maysa - "Nós e o mar"
Maysa - "Eu sei que vou te amar"
Maysa - "Ouça"
Maysa - "Tema de Simone"
Maysa - "Chuvas de Verão"
Maysa e Rildo Hora - "Último Desejo"
Mercedes Sosa - "Gracias a la vida"
N
Nana Caymmi e Erasmo Carlos - "Não se esqueça de mim"
Nana Caymmi - "Sábado em Copacabana"
Nana Caymmi - "Você não sabe amar"
Nana Caymmi e Cesar Camargo Mariano - "Se queres saber"
Nara Leão - "Camisa Amarela"
Nara Leão e Chico Buarque - "Com Açúcar, Com Afeto"
Nara Leão e Chico Buarque - "A Banda" - Festival 1966
Nat King Cole - "Stardust"
Nat King Cole - "Mona Lisa"
Nat King Cole - "Let there be love"
Nat King Cole - "Love"
Neil Sedaka - "Oh! Carol"
Nelson Gonçalves - "A Volta do Boêmio"
Norah Jones - "Come away with me"
Norah Jones - "Are you lonesome tonight?"
Norah Jones - "Cold cold heart"
Norah Jones - "Drown in my own tears"
Norah Jones - "Feeling the same way"
O
Ofra Haza - "Ha'Shana InshaAlla-h"
Ofra Haza - "Tzur Menti"
Ofra Haza - "Im Nin'Alu" - 1978
Orquestra Filarmônica de Berlim - "Bolero" - Ravel
P
Paco de Lucia - "Concierto de Aranjuez"
Paul Mauriat - "Love is blue"
Paul Mauriat - "Toccata"
Paul Mauriat - "My hearth will go on"
Paulinho da Viola e Maria Bethânia - "Rosa Maria"
Paulinho da Viola e Marisa Monte - "Carinhoso"
Paulinho da Viola - "Foi um Rio que passou em minha vida"
Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela - Documentário - 1ª parte
Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela - Documentário - 2ª parte
Paulinho da Viola e Clara Nunes - "O Mar Serenou" e outros grandes sucessos
Paulinho da Viola - "Nervos de Aço"
Peppino di Capri - "Roberta"
Pery Ribeiro - "Garota de Ipanema" - 2005
Pery Ribeiro e Leny Andrade - "Gemini V"
Pery Ribeiro - "Samba do Avião / Barquinho / Garota de Ipanema"
R
Ray Charles - "Georgia on my mind"
Ray Conniff - "Besame Mucho"
Renato Russo - "Strani Amore"
Renato Russo - "Quando eu estiver cantando / Endless love"
Rildo Hora e Maysa - "Último Desejo"
Rita Hayworth as "Gilda"
Rita Lee & Milton Nascimento - "Mania de Você"
Rita Pavone - "Sapore di Sale"
Rita Pavone - "Datemi un martello"
Roberto Carlos e Martinho da Vila - "Aquarela do Brasil"
Roberto Carlos e Wanderléa - "Agora você vem dizendo adeus"
Roberto Carlos e Wanderléa - "Ternura"
Roberto Carlos - "Que sera de ti"
Roberto Carlos - "Emoções"
Roberto Carlos - "Volver"
Roberto Carlos - "Piel Canela"
Roberto Carlos - "Detalhes"
Roberto Carlos - "O Cadillac"
Roberto Carlos - "O calhambeque"
Roberto Carlos - "Pra sempre"
Roberto Carlos - "Ilegal, imoral ou engorda"
Roberto Carlos - "Um milhão de amigos"
Roberto Carlos - "Jesus Cristo"
Roberto Carlos - "Amada Amante"
Roberto Carlos - "Desahogo"
Roberto Carlos - "Café da manhã"
Roberto Carlos - "Detalhes"
Roberto Menescal e Wanda Sá - "Nós e o mar"
Rocio Durcal - "Granada - Maria Bonita - Solamente una vez"
Roger Williams - "Impossible Dream"
Rostropovich - "Haydn Cello Concerto 1981"
Rostropovich - "Allemande from Bach's Cello Suite No.1"
Rostropovich - "Prelude from Bach's Cello Suite No.5"
Rui Veloso e Leila Pinheiro - "Eu não existo sem você"
S
Sarah Brightman & Antonio Banderas - "The Phantom Of The Opera"
Sarah Chang - "Cantabile" (Paganini)
Sarah Chang - "Air on the G String" (J.S.Bach)
Sarah Chang - "Meditation (from Thais)" (Massenet)
Sarah Chang - "Mendelssohn Violin Concerto Mov 1"
Sarah Chang - "Mendelssohn Violin Concerto Mov 2"
Sarah Vaughan - "Don't blame me"
Sarah Vaughan - "You're not the kind"
Sarah Vaughan - "These things I offer you"
Sara Vaughan e Wilson Simonal
Simon & Garfunkel - "The Sound of Silence"
Stanley Jordan - "Autumn Leaves"
Stanley Jordan - "Stairway to Heaven"
Stevie Wonder - "For once in my life"
Stevie Wonder - "Yester me Yester You Yesterday"
Stevie Wonder - "I just called to say I love you"
Stevie Wonder - "You are the sunshine of my life"
Stevie Ray Vaughan & Double Trouble - "Texas Flood"
Silvio Caldas - "Chão de Estrelas"
Sinead O'Connor - "Sacrifice"
Sivuca - "Céu e Mar"
T
Tango Show from Buenos Aires, Argentina
The Beatles - "Till there was you"
The Beatles - "Help"
The Beatles - "Day Tripper"
The Beatles - "She loves you"
The Beatles - "I Wanna Hold You Hand"
The Beatles - "Please Mr. Postman"
The Beatles - "Let it be"
The Beatles - "Yesterday" (Tokio - 1966)
The Platters - "Smoke gets in your eyes"
The Platters - "Only You"
The Platters - "Twilight time"
Three Tenors singing "La donna e mobile"
Three Tenors singing "Solamente una vez"
Three Tenors singing "Te voglio tanto bene"
Three Tenors singing "O Sole Mio"
Tim Maia - "Gostava tanto de você"
Tim Maia - "Me dê motivo"
Tim Maia - "Não quero dinheiro"
Tim Maia - "Dia de Domingo"
Tom Jobim e Elis Regina - "Céu e Mar"
Tom Jobim e Elis Regina - "Na Batucada da Vida"
Tom Jobim e João Gilberto - "Garota de Ipanema"
Tom Jobim e João Gilberto - "Desafinado"
Tom Jobim e Leila Pinheiro - "Falando de Amor"
Tom Jobim - "Eu sei que vou te amar"
Tom Jobim - "Wave"
Tom Jobim - "Você e eu"
Tom Jobim - "Luiza"
Tom Jobim, Vinícius, Miucha e Toquinho - "Samba de uma nota só"
Tom Jobim, Vinícius, Miucha e Toquinho - "Samba de Orly"
Tom Jobim, Vinícius, Miucha e Toquinho - "Samba pra Vinícius"
Toquinho - "O bem do Mar, Saudade da Bahia, O mar"
Toquinho - "Este seu olhar - Se todos fossem iguais a você"
Toquinho - "Regra Três"
Toquinho - "Escravo da Alegria"
Toquinho - "Aquarela"
Toquinho e Ivan Lins - "Amor em Paz"
Tony Bennett & Stevie Wonder - "For once in my life"
Tony Bennett - "I left my heart in San Francisco"
Tony Bennett - "I left my heart in San Francisco (dance)"
Toquinho e Vanda Breder - "Tristeza / A Felicidade"
Tátrai Tibor & Sz?cs Antal Gábor - "Vidám part"
V
Vera Lynn - "We'll meet again"
Vera Lynn - "Lili Marlene"
Vera Lynn - "White Cliffs of Dover"
Vera Lynn - "Comemoração dos 50 anos do Dia D"
W
Walt Disney - "Aquarela do Brasil"
Walt Disney - "Blame it on The Samba - Apanhei-te Cavaquinho"
Walt Disney - "Donald Duck and the Gorilla"
Wanda Sá e Roberto Menescal - "Nós e o mar"
Wilhelm Kempff - "Beethoven's Moonlight Sonata mvt. 1"
Wilhelm Kempff - "Beethoven's Moonlight Sonata mvt. 2"
Wilhelm Kempff - "Beethoven's Moonlight Sonata mvt. 3"
Wilson Simonal - "Meu limão, meu limoeiro"
Wilson Simonal - "Tributo a Martin Luther King"
Wilson Simonal e Sara Vaughan
Wilson Simonal e Elis Regina
Wilson Simonal - "Ninguém sabe o duro que dei"
Wolfgang Sawallisch and Philadelphia Orchestra - "Clair de Lune"
Y
Yamandu Costa e Armandinho - "Noites Cariocas"
Yamandu Costa e Armandinho - "Apanhei-te cavaquinho"
Yamandu Costa e Armandinho - "Assanhado"
Z
Zé Keti - "Mascarada"
Zeca Pagodinho - "Maneiras"
Zeca Pagodinho - "Caviar"
Zeca Pagodinho e Almir Guineto - "Insensato Destino"
Zeca Pagodinho - "Faixa Amarela"
Zeca Pagodinho - "Beija-me"
Zeca Pagodinho - "Exaustino"
Zeca Pagodinho - "Eu não quero mais"
Zizi Possi e Chico Buarque - "Anema e Core" (Jô)
Zizi Possi - "Per Amore"

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DELÍCIA

A dieta afrodisíaca

A dieta afrodisíaca
Conheça a dieta que emagrece 4 kg em 1 mês e ainda aumenta o desejo sexual
por Roberta Cerasoli

Conteúdo do site ANAMARIA

Quer dar uma melhorada no seu relacionamento e ainda perder uns quilinhos? É possível!

Conheça a dieta que aumenta a libido e enxuga 4 quilos por mês. Ela foi criada por Francisco Trotte, endocrinologista e pós-graduado em nutrição, autor de Leia e Emagreça Definitivamente pela Alimentação do Biorritmo*.

"A tendência de uma dieta é diminuir a energia sexual da mulher. Por isso, fiz um programa que enxuga as calorias e estimula a sexualidade com frutas, temperos e nutrientes afrodisíacos", diz o especialista.

Comer bem, emagrecer e ainda esquentar sua cama? Comece uma vida nova já. E sem a ajuda do hipnotizador da novela das nove...

Pitadas de prazer
Bons afrodisíacos
- Para carnes ou arroz: Açafrão
- Para espaguete: Alecrim e orégano
- Tipos de chás: Erva-doce e gengibre

Frutas que estimulam a sexualidade
Maçã, morango e pêssego. Abuse dos sucos de abacaxi, melão e morango e das combinações de laranja com mamão, acerola, cenoura e beterraba.

Saladas cheias de charme
Salada fresh
Alface, agrião, rúcula,espinafre e repolho roxo ralado.
- O tempero da salada: Azeite extravirgem, vinagre balsâmico e azeitonas calabresas.

Salada tricolor
1 elemento da cor verde + 1 elemento da cor branca + 1 elemento da cor vermelha

Escolha entre:
- Vermelho: Cenoura, abóbora, tomate, rabanete, pimentão vermelho, beterraba, repolho roxo e berinjela.
- Verde: Chuchu, vagem, abobrinha, pepino, pimentão verde, jiló, maxixe, quiabo, brocólis e todo tipo de folhagem.
- Branco: Couve-flor, repolho, palmito, aspargos, cogumelos, cebola e nabo japonês.
- O tempero da salada: Limão, vinagre balsâmico e um fio de azeite extravirgem.

Um viagra natural
- ½ garrafa de caracu
- 1 ovo de codorna cru com casca
- 1 col. (chá) de guaraná natural
- 1 col. (chá) de catuaba vermelha em pó
- 1 pitada de noz-moscada em pó
- 1 pedacinho de gengibre

Bata tudo no liquidificador e beba na hora, sem peneirar nem coar. "A pessoa sente um calor imediato, o efeito na vida sexual é na hora!", afirma Trotte.

Fórmula mágica
Francisco Trotte, pós-graduado em medicina ortomolecular, ensina uma fórmula natural, feita em farmácias de manipulação, energética e afrodisíaca. Os componentes são:



L-arginina 50 mg
L-tirosina 100 mg
Vitamina E 200 UI
Vitamina C 100 mg
Zinco 15 mg
Selênio 30 mcg
Betacaroteno 50 mg
Iombina 5 mg
Catuaba 125 mg
Tribullus terrestris 90 mg
Guaraná 90 mg
Panax ginseng 90 mg

Faça 1 pote de 30 cápsulas em subdose de 500 mg (subdose porque o remédio fica difícil de engolir com 1000mg). Tomar 1 cápsula após o café da manhã e outra após o almoço.

"Essa fórmula deve ser usada em pessoas que dormem bem ou até em quem tem insônia leve. Mas quem tem insônia grave não deve usá-la, por ser energética", afirma Francisco Trotte.


http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/dieta-afrodisiaca-604644.shtml

Atividade física

MdeMulher
Dieta
Atividade física

Caminhada lenta: potencialize o resultado desse exercício
Confira algumas estratégias de alimentação que fazem a caminhada queimar mais calorias
por Andréa Soares e Isabela Leal

Para tornar definitiva a barriga sequinha que você conquista com a caminhada lenta, combine exercício e dieta. Aposte nestas dicas que vão ajudá-la a queimar mais calorias.

Não caminhe em jejum
Seu corpo entende que é necessário economizar energia e dificulta a perda de peso, além de provocar flacidez.

Aumente a carga energética
Duas horas antes da caminhada coma uma fatia de pão integral para ter pique. Beba água durante o treino e, ao terminar, após 45 minutos, consuma uma fruta.

Revolucione a geladeira
Prepare miniporções de alimentos que sustentam e não engordam e deixe-os à vista na geladeira, para a hora da fome. Exemplos? Corte vegetais crus e tempere com pouco sal, azeite e limão ou faça uma mistura de iogurte doce com granola.

Coma a cada três horas
Esse hábito acelera o metabolismo e favorece a queima de 10% do valor calórico total diário.

Dê um choque térmico no organismo
Antes de malhar, tome dois copos de chá verde ou preto, sem açúcar e com pedras de gelo. "A cafeína aliada à baixa temperatura acelera o gasto de calorias", diz o endocrinologista Tércio Rocha (RJ).

Coloque a boa gordura no prato
Aposte em abacate (1 col. sopa), azeite de oliva (1 col. sobrem.), nozes (2 unid.) e castanhas (3 unid.). "Ajudam a eliminar gorduras, aumentam o metabolismo e trazem saciedade, mas por serem calóricos devem ser consumidos com moderação", explica a nutróloga Regina Mestre (RJ).

Inicie a refeição pela salada
Tudo para comer menos no prato principal. Para não enjoar, varie acrescentando às folhas beterraba, tomate, cenoura, aipo, palmito, pepino, que trazem saciedade.

Matérias relacionadas

Caminhada lenta enxuga até 3 kg em 1 semana

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/atividade-fisica/caminhada-lenta-potencialize-resultado-desse-exercicio-605203.shtml

Concurseiros

Informativo em Saúde & Qualidade de Vida #18
Concurseiro: Por que você não passa?

Escrito por Dr. Ícaro Alves Alcântara


Depois de já ter atendido centenas de pessoas que estão concorrendo a vagas em concursos públicos, nestes 10 anos de prática da Medicina (em parte como médico já concursado), cheguei à conclusão que elas dividem-se em 2 tipos básicos:

- Concurseiro: é aquele que está estudando muito para passar, preocupado principalmente em conseguir ler e aprender toda a matéria que o edital cita, a tempo para a prova.

- Aventureiro: é aquele que até inscreveu-se no concurso, mas nunca se dedica suficientemente ao estudo, como que esperando alguma ajuda divina ou mesmo da sorte para ter alguma chance de passar.

Bem... apesar de a maioria dos participantes de concursos ser de aventureiros, este artigo destina-se aos concurseiros. Mas como somos todos, acima de tudo, humanos, acredito que será útil universalmente, para "gregos e troianos".

Pelo que pude observar, a maioria dos concurseiros que não consegue passar ou não foi capaz de estudar todo o conteúdo necessário ou não aprendeu direito o que foi estudado ou na pior hora possível (a hora da prova) não conseguiu resgatar adequadamente na sua memória/raciocínio o que foi estudado. Não é meu objetivo entrar no mérito da necessidade de estudar toda a matéria, mas é claro que para os 3 problemas citados, há envolvimento primário e decisivo de um "órgão" do corpo: o cérebro.

Todo concurseiro coloca seu foco em maximizar o número de horas de estudo, mas, no processo, a maioria esquece que as condições de seu cérebro de processar e assimilar o conteúdo recebido são fundamentais para o aproveitamento e armazenamento do que foi estudado. Em outras palavras, se seu cérebro não está funcionando bem, você pode até estar lendo muito, mas com certeza seu cérebro está retendo e aprendendo bem pouco, uma das explicações possíveis para você não conseguir lembrar, na hora da prova, daquele texto que você tem certeza que leu.

Os sintomas mais comuns do mau funcionamento cerebral são memória fraca, baixa capacidade de aprendizado, cansaço, dores de cabeça, tontura e sonolência diurna (tudo o que um concurseiro NÃO quer). E a maioria dos concurseiros parece esquecer que seu cérebro faz parte de todo um organismo que, se não está funcionando bem como conjunto, não vai fazê-lo bem isoladamente. E não vai funcionar bem se a pessoa bebe pouca água, diminui (ou deixa de fazer) exercícios físicos, alimenta-se muito mal, dorme pouco, cultiva stress... Por tudo isso, quando não passa logo em um concurso, vai tendo cada vez mais dificuldade em passar no futuro, menos pelo conteúdo estudado, mas principalmente pelo desgaste crescente do seu corpo e mente mal cuidados. Aí chegam ao consultório médico ou já doentes ou querendo "fórmulas milagrosas" que "dêem mais gás" ou "melhorem a memória" ou "mantenham acordado" que, realmente naturais e saudáveis, NÃO EXISTEM.

O que o cérebro precisa para funcionar direito, acima de tudo: sangue. É o sangue que traz para o cérebro oxigênio, água e nutrientes necessários para o desempenho das suas atividades, levando embora o gás carbônico, dejetos e toxinas que estas atividades produzem. Em outras palavras, sem sangue de qualidade e boa circulação deste, nenhum cérebro funciona direito.

Então, COMO garantir a boa qualidade do sangue? Algumas dicas:

# Beba água de 1 em 1 hora (cerca de 3 litros por dia, no mínimo)

* Esta é a principal dica e provavelmente a mais negligenciada *

Ø A maior parte do sangue é água, ou seja, quem toma pouca água fica com o sangue grosso demais, que assim passa a circular mal, não chegando direito a qualquer parte do corpo

Ø Os nutrientes que vão enriquecer o sangue são absorvidos pelo intestino, que depende de água e fibras para funcionar bem

Ø Intestino, fígado e rins são os principais órgãos que desintoxicam o corpo; sem água e nutrientes, não conseguem eliminar as toxinas


# Alimente-se de 3 em 3 horas, procurando ingerir alimentos de qualidade

Ø O organismo humano foi "programado" para receber alimentos no máximo de 3 em 3 horas, pois é destes que vem a energia necessária ao seu funcionamento. Longos períodos sem alimentar-se, portanto, prejudicam muito a função cerebral

Ø Alimentos gordurosos "lentificam" o metabolismo (funcionamento do organismo) e, junto ao excesso de doces e estimulantes, são alguns dos principais inimigos do bom desempenho do cérebro

Ø Procure um nutricionista, não para ter uma "dieta para emagrecer" mas uma dieta que melhore seu cérebro (ou você já esqueceu que é ele quem vai fazer a diferença ?)

Ø Consuma fibras regularmente (entre 25 e 25g por dia). Elas desintoxicam e mantêm o intestino "limpo" e atuando (lembre-se que com intestinos ruins você não absorve água ou alimentos direito e deixa de eliminar toxinas apropriadamente, retendo-as e cérebro intoxicado = cérebro deficiente)


# Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos 3x/semana por 40 minutos

Ø Caminhada, corrida, academia, ginástica, dança, natação, etc. Seja o que for, mantenha seu corpo em movimento, pois isto melhora MUITO a circulação sangüínea (que é fundamental para o bom desempenho cerebral)

Ø Sangue "parado" coagula (endurece); por isso, além de exercitar-se, levante-se periodicamente em intervalos de no máximo 40 minutos de estudo, movimentando-se por alguns minutos

Ø O sedentarismo lentifica o metabolismo, fazendo com que processos como de atenção, memória, disposição física/mental e raciocínio sejam bastante prejudicados pela diminuição da sua produtividade


# Respire direito

Ø Não conheço concurseiro que não seja (ou esteja) "estressado". E o stress faz a respiração ficar superficial, prejudicando o fornecimento de oxigênio para o sangue (e assim, conseqüentemente, para o cérebro)

Ø Várias vezes por dia, renove o ar dos seus pulmões: expire todo o ar e inspire profundamente, enchendo os pulmões de ar novo (e puro, de preferência)

Ø Desejável, se possível: reduzir o stress (SEI que é difícil...)


# Durma direito

Ø É durante o sono que seu cérebro seleciona as memórias importantes, fixando-as e melhorando seu acesso a elas. Sono ruim = memória ruim

Ø Sem o devido descanso, nenhum cérebro funciona direito


# Leia com atenção mas saiba quando mudar de foco

Ø Trabalhos científicos mostram que a capacidade de manter a concentração e atenção em uma mesma atividade cai drástica e rapidamente após 40 minutos. Por isso, dê pausas a cada 1 hora (aumentam a produtividade)

Ø Se durante o estudo outras questões/assuntos vierem à cabeça, anote-os rapidamente (para pensar neles depois) e volte ao estudo

Ø Lembre-se do óbvio: ler sem prestar atenção não estimula o cérebro a reter o conteúdo lido, mesmo que você repita esta leitura desatenta várias vezes


# Não deixe de ter e manter atividades periódicas de lazer

Ø Atividades de lazer normalmente trazem descanso ao cérebro (mesmo que às vezes às custas de algum cansaço físico) e, como já dito, sem o devido descanso, nenhum cérebro funciona direito


# Cuidado com o excesso de estimulantes como café, guaraná e energéticos

Ø Em pequenas quantidades e uso ocasional, normalmente trazem benefícios.

Ø O abuso prejudica muito a concentração, pode causar graus variados de "dependência" (de doses cada vez mais altas) e muitos efeitos colaterais desagradáveis, assim prejudicando o desempenho do cérebro.


# Quanto menos álcool e cigarros, melhor


Se você seguir estas dicas, naturalmente perceberá melhoria no desempenho do seu cérebro; isto porque todo o seu organismo terá melhores condições de funcionar. Mas mesmo assim muitos buscam auxílio em fórmulas e suplementos para melhorar a atenção, concentração, disposição e memória. A grande pergunta é: eles realmente funcionam? Para a grande maioria das pessoas, funcionam mas:

1 - Só funcionam direito e sem efeitos colaterais em quem mantém Hábitos Saudáveis de Vida (a maior parte deles foi abordada anteriormente neste artigo). Em outras palavras, tomar medicamentos ou suplementos sem fazer a sua parte (cuidando da sua própria saúde) pode fazer com que estes não tenham qualquer ação ou mesmo façam mal; por exemplo, tenho vários pacientes que não se adaptaram bem a medicamentos como ritalina e complexos de vitaminas/minerais antes de melhorarem os próprios hábitos de vida e rotinas diárias, de estudo e vida.

2 - Devem ser orientados por médico (ou nutricionista) competente, ou seja, que conhece BEM o que está prescrevendo e tem habilitação legal e científica para fazer esta orientação.


Vitaminas do complexo B, Fosfatidilserina, Piracetam, Ginseng, Huperzine A, Benfotiamina, L-arginina, L-carnosina, Sulbutiamina, Piridoxamina, L-citrulina, Coenzima Q10 e chá verde são só algumas das muitas opções disponíveis para "melhorar" o funcionamento cerebral. Mas como já dito: devem ser avaliadas individualmente, por profissional de saúde competente e somente para quem, minimamente, procura ao máximo ter hábitos de vida mais saudáveis (mais dicas na apresentação "Viver: o que é necessário").


Em resumo, concurseiro, ou você cuida da saúde do seu cérebro ou passar no concurso dos seus sonhos deixa de ser uma real possibilidade e mera questão de tempo: se acontecer, está mais para um verdadeiro milagre.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vitamina B12 pode ser eficaz na prevenção do Alzheimer

19/10/2010 - 11:43


Neurologia
Vitamina B12 pode ser eficaz na prevenção do Alzheimer, diz pesquisa
O complexo consegue reduzir índices de homocisteína no sangue, um aminoácido relacionado à demência

Espera-se que, com a descoberta, um dos tratamentos preventivos para o Alzheimer poderá ser a ingestão de complexos de vitamina B. (Thinkstock)

As vitaminas do complexo B são conhecidas há alguns anos por sua relação com o Alzheimer e com demais demências. Agora, os cientistas descobriram que, em altas concentrações, a vitamina B12 diminui os níveis do aminoácido homocisteína no sangue, uma das substâncias responsáveis por causar derrames e demências. Publicada no jornal científico Neurology, a pesquisa considera, no entanto, prematura a ingestão de complexos enriquecidos com a vitamina.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, acompanharam por sete anos pacientes entre 65 e 79 anos. Eles constataram que o “encolhimento” do cérebro – associado ao Alzheimer – teve uma redução significativa naquelas pessoas que ingeriam altas quantias de vitamina, incluindo a B12.

“A descoberta deveria ser um incentivo para o início de testes de terapias de redução da homocisteína com o uso de vitaminas do complexo B. Assim, poderíamos confirmar se um tratamento tão simples pode, de fato, retardar o desenvolvimento do Alzheimer e de outras demências”, diz Helga Refsum, da Universidade de Oslo.

Automedicação – Rebecca Wood, chefe executiva do Alzheimer´s Research Trust, afirmou à BBC britânica que, apesar dos resultados positivos, optar pela ingestão de suplementos com a vitamina ainda é muito precoce. “A evidência mais forte que encontramos é que a prevenção da demência está em uma alimentação saudável e balanceada, em fazer exercícios moderados e em manter o colesterol e a pressão sanguínea em níveis normais”, diz.


Tags: alzheimer, alzheimer's research trust, demência, helga refsum, homocisteína, instituto karolinska, neurology, rebecca wood, suécia, universidade de oslo, vitamina b12.


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vitamina-b12-pode-ser-eficaz-na-prevencao-do-alzheimer-diz-pesquisa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Formação e desenvolvimento de coleções


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Formação e desenvolvimento de coleções é uma política desenvolvida por e para bibliotecas, que visa o crescimento do acervo na área de conhecimento em que a mesmas estejam inseridas, de maneira equilibrada e racional, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção, assim como diretrizes de descarte.

Para a seleção de documentos, deve-se observar regras em todo o seu processo, para não correr o risco de incorporar ao acervo documentos que não satisfaçam as reais necessidades de informação dos usuários, ocasionando prejuízos para a qualidade do serviço de referência e para o próprio acervo.

Entre os critérios necessários para a seleção de documentos estão os que abordam a sua contribuição potencial, o qual é um aspecto adicional do documento, dentre vários outros critérios.

Contribuição potencial

O bibliotecário deve levar em consideração a que se destina especificamente o seu acervo, onde o documento a ser selecionado deverá ser um complemento ao conjunto. O material a ser selecionado deve ter alguma importância, diferença a acrescentar ao acervo, trazendo novas e relevantes abordagens do assunto em questão.

Para a verificação da relevância do documento, geralmente o bibliotecário consulta fontes de informação como bibliografias gerais e especializadas, catálogos de periódicos, CD-ROMs que informam sobre acervos de bibliotecas, o corpo docente da instituição, os alunos etc.

Por exemplo, um bibliotecário que atue na área de medicina e pretende selecionar periódicos com artigos sobre saúde coletiva. Ele irá acessar o portal da CAPES e conferir a lista dos periódicos mais importantes sobre o referido assunto, e selecionará os melhores conforme indicação dos docentes, dentro das possibilidades de poder aquisitivo da biblioteca ou da instituição.

Mas mesmo para um documento de um assunto que tenha similares na coleção, deve-se levar em consideração a frequência com que é solicitado pelos usuários e a sua quantidade. O bibliotecário deve verificar se essa quantidade supre as necessidades da demanda. Caso contrário, não há nada de errado em incorporar ao acervo tal documento. O bibliotecário deve também verificar se realmente o assunto tratado no documento é, no mínimo, tão atualizado quanto o dos demais. Em caso afirmativo, incorporá-lo à coleção.

Comissão de Seleção

A existência de uma comissão de seleção de caráter consultivo para assessoria ao bibliotecário pela seleção, proporciona ao mesmo suporte às sua decisões, indicando que o profissional atingiu um alto índice de reconhecimento no meio em que atua.

Para isso, leva-se em conta a necessidade de assessoria especializada em relação aos assuntos do acervo e às particularidades da comunidade. A comissão pode ser incentivada pelo bibliotecário, pois assim ele poderá aproximar os usuários da biblioteca e otimizar as decisões de seleção.

Essas comissões podem ser formadas apenas por bibliotecários em bibliotecas de grande porte. Os bibliotecários que mantêm contato direto com o usuário, adquirem um retrato fiel da realidade da biblioteca, fornecendo subsídios para a tomada de decisões na aquisição do acervo, pelo conhecimento das necessidades da comunidade acumulados por esse profissional.

Doações

É normal que doadores façam exigências especiais para doar suas coleções para uma biblioteca. Neste caso, o bibliotecário deve ter o cuidado de orientar e esclarecer o usuário de que a seleção da obra e o seu tratamento se realizará de acordo com a relevância do seu conteúdo e que a seleção é de competência exclusiva do bibliotecário. Se o usuário for, por exemplo, um professor da instituição onde encontra-se a biblioteca, deve-se levar em consideração a sua opinião.

Bibliografia

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB - Associação Paulista de Bibliotecários, 1989 (Coleção Palavra-Chave, 1). p.19-27.



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Forma%C3%A7%C3%A3o_e_desenvolvimento_de_cole%C3%A7%C3%B5es"

Categoria: Biblioteconomia e ciência da informação

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Oncologia

14/10/2010 - 11:42 - revista VEJA
Saúde

Oncologia

Câncer de próstata poderá ser detectado apenas com exame de urina

Pesquisadores britânicos descobriram que a urina dos homens com o câncer tem baixa concentração da proteína MSMB

Uma proteína presente na urina pode deixar os exames para câncer de próstata mais simples e menos desconfortáveis. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico PLoS ONE (Public Library of Science), a proteína MSMB se apresenta em uma quantidade irrisória na urina de homens diagnosticados com a doença. Assim, em vez dos constrangedores exames clínicos (toque retal), seria necessário apenas um descomplicado exame de urina para identificar o tumor.


O estudo foi conduzido pela médica Hayley Whitaker, do centro de pesquisas sobre o câncer do Cambridge Research Institute. “Foi emocionante descobrir que os homens com alterações genéticas para o câncer tinham concentrações diferentes da proteína. A melhor parte é que ela é facilmente detectável, um exame simples é o suficiente”, disse à BBC. Mas antes de começar a ser aplicado em larga escala, alguns aprimoramentos e estudos mais detalhadas ainda são necessários. Quando aprovado, o teste deverá custar, em média, 5,5 euros (cerca de 15 reais).


O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens britânicos, chegando a matar aproximadamente 10.000 todos os anos. Ainda assim, não existem programas preventivos e de rotinas no país. Apenas os homens com um histórico genético da doença acabam fazendo um exame sanguíneo que identifica um antígeno do câncer. Mas ele é bastante impreciso: dos 15% que acabam tendo de se submeter a uma biópsia por resultados positivos nesse exame, apenas 3% precisam realmente de tratamento.


No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2010, 52.350 homens serão diagnosticados com o câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo. Em 2008, 11.955 morreram em decorrência da doença.


Tags: câncer, câncer de próstata, msmb, proteína, tratamento.
 
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/exame-de-urina-podera-identificar-cancer-de-prostata

As árvores em Brasília

As árvores em Brasília

Manoel Cláudio da Silva Júnior



É comum encontrar nos documentos sobre a criação de Brasília o comentário que a região foi desbravada pelos pioneiros. Entretanto, nada de bravo havia por aqui! Os bravos, eles sim, chegaram para construir a nova capital. A vegetação e fauna regional, sensíveis que são, nunca haviam vivenciado tamanha destruição.

Com o pano de fundo que visava atender muitos interesses políticos e econômicos, a população humana foi convencida que a construção de Brasília foi o grande feito da nossa sociedade. Nas entrevistas e documentos da época é comum notar a referência sobre a vegetação local... Aqui não tinha nada! Só mato! Este sentimento se refletiu na construção da nova capital.

Mesmo na cidade planejada, quando se sabia onde cada edificação deveria estar, a vegetação local não foi incluída no planejamento. Os tratores dos bravos reviraram o solo e tudo que havia em cima deste para erguer um novo monumento no Planalto Central.

Hoje restam poucos remanescentes da vegetação que vicejava por aqui antes de Brasília. A humanidade, por não saber lidar com o tempo, acaba por não ter tempo! Assim desconhece os outros humanos e a vegetação que está a sua volta.

Nestes 50 anos, a arborização em Brasília aprendeu com seus próprios erros e ainda tenta oferecer aos moradores conforto ambiental. Na cidade que anualmente vivencia seis meses secos, as árvores são por demais importantes.

Em dissertação recente, Roberta Lima encontrou resultados interessantes. O censo das árvores em 39 superquadras no Plano Piloto arborizadas nas décadas de 60, 70 e 80 e 90-00 encontrou 15.187 árvores de 45 famílias e 162 espécies, bastante diversificadas se comparadas às de outros centros urbanos. As mangueiras, os cambuís, os jamelões, as saboneteiras os fícus e as sibipirunas foram as mais plantadas. Muitas espécies usadas inicialmente na década 60 foram substituídas. O número de espécies nativas foi aumentado, entretanto, as espécies exóticas ainda compõem a maioria das árvores plantadas. A arborização das quadras edificadas nas décadas 90-00 aparentemente não foi executada pelo estado (Novacap).

Observou-se que os novos prédios são construídos e arborizados pelas empreiteiras que investem pouco esforço mental e financeiro para compor o paisagismo. Assim, o número de espécies é muito baixo, monótono, o que resultou em diferenças onde superquadras arborizadas pela Novacap incluem mais de 600 árvores enquanto que superquadras arborizadas pelo setor privado incluem até o mínimo de 90 árvores.

Esta é mais uma declaração da falta de habilidade da humanidade em lidar como tempo que, por isto, tem prioridades equivocadas que não consideram a importância da arborização para o conforto ambiental em qualquer centro urbano.

Neste período de aquecimento global, quando a humanidade vivencia eventos climáticos com ventos e chuvas potencializados que vêm destruindo vidas e sonhos de tantos seres vivos, vale a pena pensar: será que vamos comemorar os 100 anos de Brasília?


ATENÇÃO
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.


Fale conosco pelo
e-mail secom@unb.br


PERFIL

Graduou-se em Engenharia Florestal e em Biologia, com mestrado em Ciência Florestal e doutorado em Ecologia Florestal pela Universidade de Edinburgo. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Conservação da Natureza. Atua principalmente nos seguintes temas: Cerrado, Árvores, Relação solo-planta, Corredores Ecológicos, Queimadas. Professor Titular do Departamento de Engenharia Florestal da UnB e Membro do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação das Áres Degradadas-CRAD/EFL/UnB.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=255

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Elis Regina com Maria Rita 1980 (TV Mulher)




Elis em 80 falando de PARTIDO ECOLÓGICO............

Elis Regina - Atras da Porta







Atrás da Porta





Elis Regina



Composição: Chico Buarque- Francis Hime



Quando olhaste bem nos olhos meus



E o teu olhar era de adeus, juro que não acreditei



Eu te estranhei, me debrucei Sobre o teu corpo e duvidei



E me arrastei, e te arranhei



E me agarrei nos teus cabelos



No teu peito, teu pijama



Nos teus pés, ao pé da cama



Sem carinho, sem coberta



No tapete atrás da porta



Reclamei baixinho



Dei prá maldizer o nosso lar



Pra sujar teu nome, te humilhar



E me vingar a qualquer preço



Te adorando pelo avesso



Pra mostrar que ainda sou tua



Até provar que ainda sou tua.



http://letras.terra.com.br/elis-regina/80745/

Elis Regina - Me deixas louca

Quando caminho pela rua lado a lado com você




Me deixas louca



quando escuto o som alegre do teu riso



Que me dá tanta alegria, me deixas louca



Me deixas louca quando vejo mais um dia



Pouco a pouco entardecer



E chega a hora de ir pro quarto escutar



As coisas lindas que começas a dizer



Me deixas louca



Quando me pedes por favor que nossa lâmpada se apague



Me deixas louca



Quando transmites o calor de tuas mãos



Pro meu corpo que te espera



Me deixas louca



E quando sinto que teus braços se cruzaram em minhas



costas



Desaparecem as palavras, outros sons enchem o espaço



Você me abraça, a noite passa



me deixas louca



Sinto os teus braços se cruzando em minhas costas



Desaparecem as palavras, outros sons enchem o espaço



Você me abraça, a noite passa



e me deixas louca







http://www.vagalume.com.br/elis-regina/me-deixas-louca.html#ixzz12HSv61cW

 



 

Eterna e maravilhosa Elis

24º Congresso Brasileiro de Cefaleia

Saúde 13/10/2010 - 09:20

24º Congresso Brasileiro de Cefaleia

Por que as mulheres sofrem mais com as enxaquecas?

Desequilíbrios hormonais da menstruação e stress da vida moderna podem aumentar os casos de crises da cefaleia feminina

Aretha Yarak, de Gramado

Segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça, mulheres sofrem três vezes mais com enxaquecas do que os homens (Getty Images/Stockbyte)

As crises agudas de enxaqueca são três vezes mais comuns nas mulheres, quando comparadas aos homens, segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça. A medicina não conseguiu desvendar o motivo exato, mas uma série de pesquisas pode estar próxima da resposta. Dados apresentados durante o 24º Congresso Brasileiro de Cefaleia, em Gramado, no Rio Grande do Sul, parecem indicar o estrogênio (hormônio feminino) como o principal vilão na diferença entre os gêneros. “A tese é válida para o grupo de mulheres que já têm enxaqueca ou uma propensão genética a ela”, afirma a neurologista americana Elizabeth Loder, chefe do Departamento de Dor de Cabeça e Dor do Brigham and Women´s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, e professora da Universidade de Harvard.

De acordo com dados do encontro, 25% das mulheres que têm enxaqueca relacionam as dores de cabeça com o período menstrual. “A queda do estrogênio é um dos gatilhos para disparar a enxaqueca. Hoje, não se conhece muito precisamente qual o papel dele no cérebro, mas já se sabe que ele tem ação na quantidade de dor que sentimos”, diz Elizabeth. As mudanças nos níveis hormonais decorrentes do ciclo menstrual têm uma grande influência na maneira como o cérebro lida com a dor. Isso significa que, quando o nível de estrogênio despenca, a tendência é que uma dor que passaria despercebida se transforme em algo muito sofrido. “Por isso, ela pode ter a enxaqueca menstrual alguns dias antes ou depois do sangramento, mas não durante a ovulação”, explica a neurologista Eliana Meire Melhado, professora na Faculdade de Medicina de Catanduva.

Mas nem tudo está dentro do corpo. Os médicos são unânimes em alertar que o estilo e a cultura ocidentais modernas têm um peso grande na dor que a mulher sente. “Existe um stress enorme sobre ela. É a casa para cuidar, os filhos para educar, a vida profissional. Hoje, a mulher tem enormes responsabilidades e menos oportunidades de descansar quando está com dor de cabeça, por exemplo”, diz Elizabeth. A rotina abarrotada, quando unida às questões hormonais, acaba virando uma bomba na saúde. “Costumo dizer que a mulher passou a sentir mais enxaqueca depois de sua emancipação, quando ela começa a engravidar menos e a menstruar mais”, diz Eliana.

Gravidez e menopausa – Durante os nove meses da gestação, o organismo feminino atinge seu ápice de produção de hormônios. Com o nível de estrogênio nas alturas, a tendência é que a dor de cabeça seja reduzida – em intensidade e freqüência. “A melhora é progressiva. No primeiro trimestre, as taxas mostram que 50% das mulheres tendem a melhorar das enxaquecas, no segundo, 55%, e, no terceiro, 63% delas melhoram”, diz Eliana. Mas, logo depois que o bebê nasce e com o restabelecimento dos níveis normais dos hormônios, as dores tendem a voltar ao padrão anterior à gravidez.

O único momento em que as dores de cabeça tendem a diminuir e se manterem assim é na menopausa. “Mas forçar uma situação de menopausa, como com a retiradas dos ovários, tem mostrado um resultado inverso: as enxaquecas tendem a piorar”, explica Elizabeth. Os motivos ainda não foram explicados, mas suspeita-se que o organismo não reaja bem ao corte repentino em sua própria produção de hormônios.

Tratamento – Quando a enxaqueca vem relacionada ao ciclo menstrual, a recomendação é que se trate apenas a dor de cabeça, logo que ela apareça. “O ideal é que se tome remédio apenas quando há dor”, explica Elizabeth. A primeira tentativa é feita com os triptanos (criados na década de 1990, são os medicamentos mais modernos para combater a dor de cabeça), mas, em casos mais severos, medicações contínuas de até cinco dias podem ser mais eficientes. Há ainda a opção de estabilizar o nível de estrogênio. “É importante ressaltar que ainda não existem medicamentos, como os adesivos corporais (patchs), que consigam reproduzir a liberação constante e contínua do organismo feminino.” Uma segunda alternativa seria, então, emendar cartelas da pílula anticoncepcional de três a quatro meses. Mas a prática ainda é polêmica. Há médicos que defendem que esse tratamento aumente o risco de derrames e coágulos sanguíneos. “Há também algumas opções não medicamentosas, que podem ajudar no quadro da paciente, como massagem e exercícios físicos”, diz Eliana.

Tags: enxaqueca, estrogênio, hormônios, menopausa.

Conteúdos relacionados

NotíciaDor de cabeça: Especialista tira dúvida sobre dor de cabeça e enxaqueca

Notícia24º Congresso Brasileiro de Cefaleia: Por que as mulheres sofrem mais com as enxaquecas?

Notícia24º Congresso Brasileiro de Cefaleia: Novos remédios para a dor de cabeça incluem até adesivo corporal com minicomputador

Notícia24º Congresso Brasileiro de Cefaleia: Pesquisa relaciona dor de cabeça e epilepsia

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/enxaqueca-e-a-mulher-por-que-elas-sofrem-mais

misabellC search

Pesquisa personalizada