misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um designer de produtos do Laboratório de Mídia do MIT

Um designer de produtos do Laboratório de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu três novos tipos de carteiras que prometem controlar os gastos de seus donos, dificultando o acesso ao dinheiro e aos cartões de crédito.

As carteiras Proverbial Wallets foram criadas por John Kestner e, por enquanto, se encontram no estágio de protótipo, mas ele acredita que em breve possam ser produzidas em larga escala, de acordo com o site do Daily Mail.

Kestner criou três modelos distintos mas que, em tese, servem para a mesma coisa: evitar gastos extras quando o proprietário estiver em condições delicadas na conta bancária. Todos eles possuem um computador interno que se comunica com o smartphone do usuário via Bluetooth, tendo acesso constante às condições de saldo de sua conta.

O modelo chamado de "Mother Bear" (mamãe urso, em inglês) tem uma espécie de dobradiça que torna cada vez mais difícil a abertura da carteira quanto menos dinheiro o usuário tem em sua conta. Quando o saldo chega a zero, ela simplesmente não abre mais.

O modelo "Peacock" (pavão, em inglês) aumenta e diminui seu tamanho juntamente com o saldo da conta bancária, ou seja, quanto menos dinheiro, menor a carteira. No início do mês, com a chegada do pagamento, a carteira irá se encher completamente, graças a um braço mecânico interno, conta Kestner.

O terceiro modelo é o "Bumblebee" (zangão, em inglês), que vibra a cada transação bancária, seja um pagamento ou uma compra pela internet. Como quanto maior o gasto, maior o tempo de vibração, os avisos dão conta de quanto o usuário está gastando.

Por mais que a criação pareça brincadeira, Kestner afirma que este tipo de "comunicação" entre as carteiras e seus donos pode fazer com que eles criem subconscientemente um senso financeiro mais apurado, ajudando no controle dos gastos mensais.

O próximo passo do designer é adaptar a tecnologia a dispositivos tão finos quanto um cartão de crédito, que podem ser colocados em qualquer tipo de carteira.

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4761979-EI12882,00-Empresa+japonesa+cria+cartao+de+credito+com+tela+colorida.html

29 de outubro de 2010 • 10h28 • atualizado às 10h30
Empresa japonesa cria cartão de crédito com tela colorida

A empresa japonesa Toppan Printing criou um novo tipo de cartão de crédito, que usa uma tela colorida e um tecladinho embutidos. Segundo a empresa, dessa forma não seria mais preciso usar um celular para lidar com transações comerciais móveis.

O cartão, com 3,9mm de espessura, vem com uma tela colorida de 2,2 polegadas e resolução de 320x240, mas o mais importante é que o custo de produção deve ficar em torno de US$ 25 (cerca de R$ 43), segundo o site NFC World. O site destaca ainda que este cartão poderá realizar transações bancárias por aproximação, assim como smartphones, mas sem precisar de um.

O cartão funciona com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que troca dados com outros dispositivos sem o uso de fios em distâncias muito curtas. Para suprir o consumo de energia, o cartão possui uma bateria interna, mas mesmo que ela acabe, o cartão ainda funcionará. Ele só não possibilitará verificar contas bancárias ou autorizar transações de alto valor (que necessitam do uso do teclado).

O site The Register, porém, aconselha tomar cuidado com os vestígios das teclas utilizadas no teclado, já que com algum tempo de uso elas podem indicar quais delas são mais utilizadas. Deve-se apertá-las moderadamente.

Este cartão pode ir além de apenas digitar senhas. É possível usá-lo para controlar os níveis de transações a serem autorizadas automaticamente, ou controlar quais pagamentos devem ser usados como padrão. A Toppan também diz estar trabalhando na visualização de vídeos na telinha.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada