misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!!!..

Aconteceram muitos, mas muitos momentos em que eu:

Perturbei!!!

Causei problemas!!!

Chateei!!!!

Irritei!!!

Baguncei!!!

Falei abobrinhas!!!

Impliquei!!!

Fiz vc rir com e-mails idiotas!!!!

Superlotei sua caixa!!!!

Sumi!!!

Apareci!!!!

Então hoje venho através deste só para dizer que...

EU PRETENDO CONTINUAR COM ISSO EM 2011!!!



PORQUE ADORO VOCÊ!!!!

UM ABRAÇO SUPER APERTADO E MILHÕES DE BEIJOS

Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas,

que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.

Que o amor, a paz e a sabedoria, estejam em nossas vidas, durante o ano vindouro...

Feliz 2011!!!..

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sete Dicas Para Abrir O Astral Para 2.011:

1- Em casa e no trabalho retire a poeira de livros, janelas, cortinas, lustres, móveis, papéis velhos, etc.

2- Desbloqueie o Fluxo Energético doando ou vendendo objetos inúteis ou quebrados que estão parados.

3- Conserte vazamentos e problemas de iluminação, faça uma pintura ou retire todo mofo e sujeira.

4- Cuide dos jardins retire folhas velhas e plantas mortas ou com parasitas, faça uma reposição e adubação.

5- Antes da chegada de 2.011, abra todas as janelas e incense toda a casa. Pegue uma sineta e toque em cada canto e nas janelas para que a energia possa fluir. Se tem uma fonte, lave-a.

6- Pegue seus cristais e traga-os no Consultório Esotérico para lavá-los e reenergizá-los na Corrente de São Francisco de Assis.

7- Adquira o Talismã de Proteção 2.011, que irá afastar a inveja, olho grande e todo mal de você.



Rituais Típicos Para A Passagem Do Ano 2.010 Para 2.011



Ao preparar as lentilhas adicione 2 folhas de louro, para potencializar seu poder de prosperidade.

Adicione açafrão ao arroz, sua cor amarela esta associada à prosperidade.

Procure colocar na mesa uma cesta de pães com algumas espigas de trigo seco (atraem prosperidade).

Ilumine a mesa com velas brancas com detalhes em prata e ouro (as velas simbolizam a luz).

Arrume uma fruteira com frutas variadas (o açúcar natural das frutas traz alegria)

Flores brancas simbolizam a paz e renovam as energias.

Não se esqueça de fazer uma oração agradecendo as coisas boas conquistadas no ano e pedindo ao Anjo Protetor do Ano Novo tudo que você deseja alcançar em 2011.

Quer Saber Qual A Cor Da Sorte Para A Passagem De Ano?




Somando todos os dígitos do Dia e do Mês de nascimento mais a soma dos dígitos do ano você obtém um número que na Numerologia de Pitágoras é associado a uma cor para ser usada na Passagem do Ano.

Quando o resultado for maior que 9, você soma os dígitos. Por exemplo: 2010 =2+0+1+0=3 è 2+1=3

Por exemplo: Mariana nasceu em 11 de agosto, ficará assim: (Dia)1+1 +(Mês)8+(Ano Novo)3 ==>1+3=4

Basta procurar na lista abaixo a cor determinada pelo número encontrado:

1 = Vermelho: é a cor da vitalidade, estimulante da sensualidade, das paixões. Ativa a circulação e o metabolismo e é também a cor das pessoas autoconfiantes, firmes, cheias de auto-estima e coragem.

2 = Laranja: é a prosperidade, o estímulo às energias vitais do corpo. A cor ativa a digestão e a fertilidade, além de simbolizar a alegria de viver, a simpatia, a comunicação e o otimismo.

3 = Amarelo: símbolo da criatividade, pois estimula a capacidade mental. Também elimina as impurezas físicas e mentais. Por essas características é a cor do intelecto e do estudo.

4 = Verde: conhecida mundialmente como a cor da esperança, o verde estimula e equilibra as emoções. É um ativador do poder de cura e do crescimento. Representa também o amor altruísta, a jovialidade e a regeneração.

5 = Azul: é a harmonia e o estímulo da compreensão. O azul neutraliza as energias negativas e diminui a ansiedade. Simboliza a confiança e o equilíbrio.

6 = Anil: é a cor da sabedoria e que estimula as faculdades psíquicas. É um poderoso ativador da imaginação e intuição. É a representação da inspiração, concentração e discernimento.

7 = Violeta: representa a espiritualidade, a expansão da consciência. Sua ação purifica a aura e elimina as impurezas astrais. É a cor da intuição, devoção e contemplação.

8 = Rosa: representa a emotividade, o amor e a fidelidade. Sua ação harmoniza a aura, equilibra o chakra cardíaco e elimina as impurezas do sangue.

9 = Branco: representa a paz, a purificação, a calma e a virtude. É a união de todas as cores. Sua ação clareia os pensamentos e equilibra a mente.

10 dicas de SAÚDE para o Ano Novo

Atendendo a pedidos, minhas 10 sugestões de resoluções para o Ano Novo em SAÚDE: postadas no meu Twitter @qualidade_vida. Repetidas aqui.

1 - Mude, melhore seu HÁBITOS DE VIDA, tornando-os mais SAUDÁVEIS. Pouco adianta excelentes remédios/tratamentos se você não faz a sua parte.

Para isso, recomendo a todos que assistam esta breve apresentação que mostra quais são estes hábitos de vida tão FUNDAMENTAIS: http://bit.ly/eEEase

2 - PLANEJE-SE. Na vida, só quem tem sucesso sem planejamento, em qualquer coisa, é quem tem ou teve MUITA sorte (ou alguma herança).

Mesmo quem teve muita sorte (ou herança), se não PLANEJAR bem como gastar seu TEMPO/ENERGIAS, acaba perdendo o que tem/ganhou. ORGANIZE-SE!



3 - Tenha um pouco de PACIÊNCIA e não espere resultados "da noite para o dia": a maioria dos resultados naturais e saudáveis, leva um tempinho.

Afinal, o que você levou anos p/construir (bom ou ruim), possivelmente seu corpo e mente também levarão bom tempo para adaptar-se ou consertar.

4 - Tenha força de vontade e perseverança: mudar hábitos de vida em Saúde não é algo fácil que se consiga totalmente de uma hora pra outra.

Mas se você nem tentar, não insistir e não acreditar no seu potencial, que vai conseguir, a "batalha" pela sua melhoria já começa "perdida".

5 - Reduza açúcares, café, álcool, cigarros, refrigerantes, gorduras saturadas, Sol excessivo e tudo mais que possa intoxicar seu organismo.


6 - Não confie sua SAÚDE exclusivamente a remédios/tratamentos em geral: assim que acabarem, se a causa não foi tratada, voltarão as doenças.

7 - Procure médicos, nutricionistas, psicólogos, etc (enfim,profissionais de saúde) para acompanhá-lo que entendam do que fazem e te escutem.

Não se esqueça que há muitos "picaretas bons de lábia" e muitos "experts" que sequer tiram tempo para ouvir o paciente ou mesmo olhar p/ele.

Em todas as áreas na saúde, há muitos que têm muito conhecimento mas pouca real HUMANIDADE: como tratar sem legítimo cuidado com o SER HUMANO?

8 - Coma bem mais alimentos funcionais, ou seja, aqueles que não só nutrem mas também ajudam a prevenir e mesmo curar doenças.

EXCELENTES alimentos funcionais: Aveia, Linhaça, maçã, açafrão, alecrim, orégano, peixes, azeite de oliva extra-virgem, quinua, soja, castanhas, folhas verse-escuras.

9 - NUNCA tome suplementos ou medicamentos sem orientação médica: muitos deles e suas associações, quando inadequados, podem fazer muito MAL.

10 - Dinheiro gasto com a sua SAÚDE, para prevenção (principalmente), exames e tratamentos (quando necessários) não está sendo "jogado fora".

Confúcio já dizia que há homens que gastam sua saúde para terem dinheiro e depois, DOENTES, gastam MUITO mais para tentarem recuperar a SAÚDE.

Pense bem se não é o seu caso... Você economiza p/viagens, carros, acessórios, diversão, etc. E como age com gastos para ter e manter saúde?

Enfim, Boas Festas e que 2011 venha com sucesso em todas as áreas para você e sua família; especialmente em SAÚDE.



Um abraço



Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

Feliz 2011‏

Feliz Natal - Merry Christmas - Joyeux Noël - Feliz Navidad - Buon Natale - Frohe Weihnachten - С Рождеством – Hyvää Joulua - Glædelig jul - Καλά Χριστούγεννα - Boldog Karácsonyt - Շնորհավոր Սուրբ Ծնունդ: - Geseënde Kersfees – Bon Nadal!!!!


Comemoremos a vida, a família, os amigos e os nossos ideais.
Ah ! Como seria bom se nesse natal pudéssemos realizar todos nossos sonhos


Beijos

E por que não realizar nossos sonhos basta acreditar, se DEUS lhe da sonhos é porque você esta viva, peça visão pois a visão torna realidade os sonhos, tudo de bom para você e sua família.

Ainda há tempo para realizá-los amiga. Um grande beijo e que 2011 seja a concretização de todos os seus sonhos,


OBRIGADO
E QUE REALIZES TUDO QUE TE PROPUSERES EM 2011


Que em 2011 a PAZ tão esperada faça parte de nossas vidas!!!

Bom Ano Novo!


Obrigada pela mensagem.

Que 2011 lhe traga bons sonhos,novos ideais, e realizações.

PAZ, SAÚDE, FELICIDADES, ...

TIM..TIM!

Forte abraço,


Obrigadoooo!!!

Pra vc paz e amor!

Abraco!


Graça e Paz,



Un felice nuovo anno anche per te. Un bacio

Muchas gracias guapita, y espero que estes muy bien hace mucho tiempo que no se nada de ti donde está?Temos muito o que falar, e lembre-se você tem um amiga que te ama muito e FELIZ ANO NOVO maio deste ano será de grande prosperidade, felicidades para você e sua família, muitos beijos .."

canções são como conselhos para o bem viver e com elas quero desejar a todos, um 2011 com o melhor que vida tem!! FELIZ 2011.......

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Por que no Brasil a gente come "pão francês"?

Respostas

Por que no Brasil a gente come "pão francês"?
Da imitação do que se fazia na França surgiu a tradição brasileira
por Raquel Lima
Não querendo estragar a viagem de ninguém, mas quem entrar em uma padaria de Paris e pedir "un pain français, s’il vous plaît" ("um pão francês, por favor") vai encontrar dificuldades. Mesmo após muita gesticulação, deve sair apenas com um pedaço de baguete. Acontece que o pãozinho também conhecido como "pão de sal" e "cacetinho", e que a maior parte do Brasil chama de "francês", não existe na França.

Os encontros e desencontros de tradução começaram no início do século 19. Naquela época, o pão popular da França era curto, cilíndrico, com miolo duro e a casca dourada - um precursor da baguete, que só consolidou a forma comprida no século 20. Enquanto isso, no Brasil, o pão comum era um com miolo e casca escuros, uma versão tropical do pão italiano.

Acontece que, quando a elite do Brasil recém-independente viajava para Paris, voltava descrevendo o pãozinho para seus padeiros, que faziam o possível para reproduzir a receita pela descrição. Dessa gastronomia oral saiu o "pão francês brasileiro", que difere de sua fonte de inspiração europeia, sobretudo por poder levar até açúcar e gordura na massa. Assim como o arroz à grega e o café carioca, a homenagem é alheia ao homenageado.


http://super.abril.com.br/alimentacao/brasil-gente-come-pao-frances-610959.shtml

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Simpatias

Nestes tempos de crise casamenteira, quem não se atreve a fazer simpatias das mais diversas para arranjar um amor? Nossa dica para os encalhadas de plantão é: se concentre, tome um banho de sal grosso e faça as simpatias!

Namoro

Acalmar namorada

Afastar o ciúme

Amarrar namorado

Apimente o sexo

Dominar a pessoa amada

Manter o fogo da paixão

Melhore o apetite sexual

Namorado dar no couro

Não roubarem seu amor

Para afastar o(a) amante

Para manter o amor

Para trazer felicidade

Perfeita harmonia

Ter namorado fiel

Ter namorado sincero



Conquista

Água na bacia

Atraia paixões

Casar-se depois dos 40

Comida no prato

Conquistar sua amada

Conquistar um rapaz

Conquiste um viúvo

Doze badaladas

Ele(a) pensa em você?

Ele se apaixonar

Na fogueira de São João

Namorar um(a) virgem

O fio da virgem

Pingo de vela

Saiba se você é correspondido

Santo amarrado

Ter sorte no amor



Dinheiro

Consiga bons negócios

Ganhar lucros e dinheiro

Jamais faltará dinheiro (1)

Jamais faltará dinheiro (2)

Manter Emprego

Multiplicar seu dinheiro

Receber dívidas complicadas



Outras

Afastar quem você não ama

Cuide do seu bebê

Parar de brigar

Tornar-se atraente



http://vidaeestilo.terra.com.br/esoterico/interna/0,,OI4063242-EI14329,00-Simpatias+capa.html

15 frases para lembrar os 30 anos da morte de Nelson Rodrigues

15 frases para lembrar os 30 anos da morte de Nelson Rodrigues

8:00
seg , 20/12/2010

Laura Lopes

livros, memória Tags: crônicas, frases, literatura, nelson rodrigues, romance, teatro


No dia dia 21 de dezembro fará 30 anos que Nelson Rodrigues morreu. O jornalista e escritor que criticava a hipocrisia e os pudores da sociedade deixou frases que ficaram na memória – de quem o leu após sua morte e de quem pôde conhecer seu trabalho quentinho, assim que era publicado. Aqui estão 15 frases das mais criativas – e picantes, ou ácidas.

Mas, como todo mestre da literatura, muitas das frases atribuídas a ele não são, realmente, dele. Você conhece alguma assim, ou outra que queira compartilhar com os leitores? Comente.

1. Ou a mulher é fria ou morde. Sem dentada não há amor possível.

2. Toda unanimidade é burra.

3. Toda mulher bonita tem um pouco de namorada lésbica em si mesmo.

4. Está se deteriorando a bondade brasileira. De quinze em quinze minutos, aumenta o desgaste da nossa delicadeza.

5. Um povo que ri da própria desgraça pode ser miserável. Mas jamais derrotado.

6. Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém.

7. Nem toda mulher gosta de apanhar. Só as normais.

8. A liberdade é mais importante do que o pão.

9. Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de ouro.

10. O dinheiro compra tudo, até o amor verdadeiro.

11. Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas.

12. Só o inimigo não trai nunca.

13. Invejo a burrice, porque é eterna.

14. O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes.

15. Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu.

http://colunas.epoca.globo.com/menteaberta

sábado, 18 de dezembro de 2010

Bibliotecas públicas do Brasil : passado, presente e futuro

Resgata a história da Biblioteca Pública no Brasil, interpretando sua evolução e estabelecendo comparativos entre suas diferentes fases, a partir de fontes documentais. Constrói um mapa da Biblioteca Pública no Brasil, a partir de informações obtidas junto à instituições que fazem parte do seu cotidiano, mídia virtual e através das próprias bibliotecas cadastradas como públicas nos sistemas de bibliotecas públicas brasileiros, com e-mail válido, através de um questionário composto por 32 questões dissertativas (abertas) e 31 questões objetivas (fechadas). Apresenta os resultados da pesquisa com 271 bibliotecas públicas, cruzando respostas entre questões para mostrar aspectos que uma visão superficial não permitiria observar. Relaciona informações antigas com atuais, para entender o presente e possibilitar sugestões para reversão das adversidades encontradas. Conclui que as Bibliotecas públicas do Brasil evoluíram desigualmente e, hoje, encontram-se mal distribuídas no País, tanto em níveis geográficos, como em níveis populacionais; também possuindo recursos humanos, estruturais, materiais e financeiros insuficientes para o bom desempenho de suas atividade, permitindo a avaliação de que sua situação é ruim.




Abstract It focuses the history of Public Libraries in Brazil, interpreting their development and establishing comparisons between their different stages of existence, based on documentary sources. It outlines a map of the Public Library in Brazil, backed by information obtained from the institutions they are related to, virtual media and from the libraries themselves, registered as public in the Brazilian public library systems. Those that have a valid e-mail address, were questioned via a questionnaire of 32 open questions and 31 objective questions. It presents the results of the research conducted with 271 public libraries, crossing answers to show aspects that a superficial view would not make possible to observe. It links old with current information, to understand the present and suggest possible ways to reverse the adversities encountered. It concludes that the Public Libraries in Brazil evolved unevenly and, today, are poorly distributed in the country, both on geographical and population levels; they also have insufficient human, structural, financial and material resources to meet the expected performance of their activities, leading to a still negative evaluation of their situation.


http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17857

O aumento nos salários do presidente da República, ministros e parlamentares

Abaixo-assinado contra o aumento nos salários do presidente da República, ministros e parlamentares!!
Abaixo-assinado online:


«contra o aumento nos salários do presidente da República, ministros e parlamentares. Dezembro/2010»


http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4596

Farra dos salários

BRASIL - 15/12/2010 - 21:25 - revista VEJA


Farra dos salários
O salário dos políticos parece alto. É muito maior
Valor do contra-cheque corresponde a cerca de um quarto de tudo o que recebem senadores e deputados por meio de inúmeras verbas e auxílios extraordinários
Branca Nunes, Bruno Abbud e Domitila Becker

A Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira: plenário cheio no dia de votar, em tempo recorde, o aumento de 61% nos próprios salários (João Batista/Agência Câmara)




Na tarde desta quarta-feira, o salário dos senadores e deputados federais subiu de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais. Parece alto. É muito maior. Engordado por truques legais e filigranas jurídicas, o valor que os parlamentares brasileiros embolsam mensalmente ultrapassa com folga a faixa dos 100 mil reais. 0

Além do registrado na folha de pagamento, os 81 senadores, por exemplo, têm direito à verba indenizatória de 15 mil reais, verba para transporte aéreo de até 27 mil reais, cota de telefone fixo (1.000 reais), celular (ilimitado), auxílio-moradia (3.800 reais), combustível (520 reais), entre outros benefícios. Os números foram extraídos de um levantamento do site Congresso em Foco divulgado em julho deste ano, com base em informações da Câmara, do Senado e da Ong Transparência Brasil.

“O valor ainda pode aumentar com a incorporação de serviços e cotas difíceis de mensurar”, ressalva o Congresso em Foco lembrando que os 513 deputados recebem ainda 14º e 15º salários (com o codinome de “ajuda de custo”). Também há o chamado “cotão” mensal, de até 35.512,09 reais, que pode ser desperdiçado com fretamento de aeronaves, combustível, assinatura de publicações e outras miudezas.

Plano de saúde – A farra com dinheiro público não para por aí. Congressistas, ex-congressistas (mediante o pagamento mensal de 200 reais), cônjuges e dependentes tem direito a um plano de saúde que reembolsas despesas médicas e odontológicas ilimitadas. De acordo com a ONG Contas Abertas, os gastos com serviços médico-hospitalares, odontológicos e laboratoriais do Senado quase duplicaram neste ano, em relação a 2009. O benefício inclui o pagamento de cirurgias e tratamento médico no exterior.

Até o dia 11 de novembro, a despesa havia alcançado 40,6 milhões de reais. Para ficar num exemplo de como os beneficiários do plano gastam com saúde, a apresentadora de TV Paula Lobão, mulher do suplente de senador Lobão Filho, herdeiro do ex-ministro Edison Lobão, gastou 26 mil reais num tratamento odontológico no começo deste ano.

Presidente, vice-presidente e ministros de Estado - Inflado pelo reajuste superior a 130%, o salário do presidente da República e do vice-presidente também atingiu o teto de 26.723,13 reais. Parece alto. É muito maior, se forem incluídas as despesas bancadas pelo estado com moradia, alimentação, transporte, serviços médicos segurança, escritórios regionais. Em 2010, o cartão corporativo da Secretaria de Administração da Presidência da República, que responde por todos os gastos envolvendo o presidente e a primeira-dama, consumiu 5.570.316,80 reais – só para ficar com os valores protegidos por sigilo. Os gastos secretos da vice-presidência foram de 555.053,47 reais.

Os ministros de Estado, cujos salários serão equiparados ao teto, continuarão a aumentar a remuneração mensal com a participação em conselhos de empresas estatais. A lei 9.292, de julho de 1996, ressalva apenas que o valor “não excederá, em nenhuma hipótese, a dez por cento da remuneração mensal média dos diretores das respectivas empresas”.

Quando chefiava a Casa Civil, por exemplo, Dilma Rousseff elevava o salário de 11.400 reais para 23 mil reais por participar dos conselhos da Petrobras e da BR Distribuidora. Os gastos com moradia, serviços médicos e odontológicos (incluindo dependentes), passagens e deslocamentos, entre outros, são integralmente cobertos com dinheiro público.

Ministros do STF - A legislação estabelece que o maior salário é sempre o dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Até o momento, eles recebem 26.723,13 reais. Parece alto. É muito maior. Cada um dos 11 ministros do STF pode gastar 614 reais por dia em viagens dentro do território nacional e 485 dólares por dia em viagens internacionais. Se o magistrado não morar em apartamentos funcionais, o auxílio-moradia é de 2.750 reais.

Os ministros também têm direito a um carro oficial com motorista – os gastos com combustível são ilimitados – e oito cargos comissionados. Em troca de um valor que não ultrapassa os 211,49 reais, os ministros e seus dependentes têm um plano de saúde que abrange cobertura médica e odontológica integrais.

Depois de aposentados compulsoriamente (quando completam 70 anos), os ministros continuam a receber o salário integral. Em caso de aposentadoria antecipada, o valor do subsídio é proporcional ao tempo de serviço.

Efeito cascata - Essas despesas não incluem os gastos com os quase 36 mil funcionários públicos do Legislativo, 1.106 servidores do STF, 23.172 da Justiça Federal, 33.503 da Justiça do Trabalho e tantos outros cargos comissionados – população superior à de centenas de cidades brasileiras.

“O maior problema do aumento do salário de deputados e senadores é que ele pode contagiar a máquina estatal e se estender para todos os setores do governo”, adverte Raul Velloso, especialista em contas públicas. “Os sindicatos, por exemplo, têm um balcão de negociação permanente no Ministério do Planejamento. O aumento nos salários dos parlamentares abre o precedente para o aumento nos salários do funcionalismo público”.

O último reajuste do Legislativo, que catapultou o salário de R$ 12 mil para R$ 16.512,09 por mês, ocorreu em 2007. Nos últimos três anos, a inflação não chegou a 20%. Para os congressistas, o salto desta quarta-feira foi de 61,8%. Presidente, vice-presidente e ministros quase triplicaram a arrecadação mensal. O salário mínimo está em 510 reais. Com sorte, chegará a 540 reais em 2011.

O tamanho da conta

Passe o mouse sobre a figura e confira as verbas que os parlamentares recebem como complemento ao salário

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-salario-dos-politicos-parece-alto-e-muito-maior


Tags: congresso, reajuste salarial.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Em causa própria

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 - revista VEJA

Lauro Jardim
Radar on-line
com Fernando Exman, Ricardo Brito e Thiago Prado


14:22 \ Brasil
Em causa própria
O desembargador Vladimir Carvalho, responsável conceder liminar permitindo um candidato reprovado na prova da OAB a se inscrever na ordem, pode ter aberto uma porta familiar. O filho do magistrado do TRF da 5ª Região, Helder Carvalho, foi reprovado quatro vezes entre 2008 e 2009 no exame da OAB. Helder queria o registro de advogado por Sergipe.

Em um dos exames, ele conseguiu anular na Justiça questões da prova objetiva na tentativa de ir mais longe do que a primeira fase. Ficou pelo caminho.

Em agosto, o desembargador, que atua em Recife, escreveu um artigo publicado na imprensa sergipana em que faz uma série de criticas ao exame da OAB. No final do artigo, Vladimir diz:

– Se há algo de podre no reino da Dinamarca, há algo de estranho, de profundamente estranho, nas provas da OAB, algo que precisa ser revisto, porque, da mesma forma que os marinheiros se forjam no mar, como diria Machado de Assis, o advogado se forja é no foro, na atuação nos feitos, e não na resposta a perguntas de bolso, formuladas por quem nunca pisou no foro, nem nunca viu um processo ou participou de uma audiência.

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, anunciou que tentará afastar o desembargador do processo. Afirmou Ophir:

– É lamentável que uma pessoa que tenha esse envolvimento familiar tome esse tipo de decisão. Por uma questão ética, o juiz jamais deveria ter decidido o processo. E estamos adotando as providencias para pedir a suspeição dele.

Por Lauro Jardim
Tags: exame da OAB, Ophir Cavalcante, Vladimir Carvalho


http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/liminar-em-causa-propria/

Arroz de Forno

Arroz de Forno


Mistura milho, ervilha, pepino, palmito,
queijo, presunto, cenoura, pimentão e
tudo que tiver em casa, com arroz já
cozido.

Coloca tudo no Pirex, cobre com uma
camada de queijo prato, e por último
batata palha.

Põe no forno por 15 a 20 minutos.
Quando o queijo estiver derretido,
Pode servir.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lula sobre aumento salarial: 'Para o Lulinha aqui, nada'

Redação SRZD | Nacional | 15/12/2010 20h14


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que não será beneficiado com o aumento salarial de políticos aprovado na Câmara e no Senado nesta quarta-feira. Com a aprovação, o salário do presidente da República aumenta em 113,9% e sobe de R$ 11,4 mil para R$ 26,7 mil.

"O Paulinho (deputado Paulo Pereira da Silva do PDT) me avisou que o Congresso Nacional acabou de aprovar o reajuste para o presidente e para os ministros, mas para o Lulinha aqui, nada. O Lulinha não recebe porque é só para a próxima legislatura", brincou.

Os parlamentares, que atualmente recebem R$ 16,5 mil, terão aumento de 61,8%.


Câmara aprova aumento de salário para deputados, senadores e presidente
Redação SRZD | Nacional | 15/12/2010 15h31

A Câmara conseguiu aprovar nesta quarta-feira o aumento de salário dos deputados, senadores, presidente, vice-presidente e ministros. Agora, eles irão ter ganhos de R$ 26,7 mil. O acordo é que as votações sejam finalizadas ainda nesta quarta-feira e o texto deve seguir para análise do Senado.

Os deputados e senadores, que ganhavam R$ 16,5 mil e benefícios, terão um reajuste de 61,8%. O presidente da República e vice, que recebem atualmente R$ 11,4 mil, terão reajuste de 133,9%. O aumento dos ministros será maior ainda, já que eles recebem R$ 10,7 mil.

O PSOL foi o único partido que se opôs a matéria. O partido diss que é incompreensível que a Câmara aprove um aumento desses para eles enquanto discutem o congelamento do salário mínimo em R$ 500.

Depois da Câmara, Senado aprova aumento salarial de políticos nesta quarta
Redação SRZD | Nacional | 15/12/2010 18h54

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, o reajuste salarial que aumenta o salário de deputados, senadores, presidente, vice-presidente e ministros para R$ 26.723,13. A questão foi votada mais cedo na Câmara dos Deputados e ao chegar no Senado foi logo votada.

Com isso, agora só falta o presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB), promulgar o projeto de decreto legislativo apresentado pela Mesa Diretora da Câmara.

Atualmente, deputados e senadores recebem R$ 16,5 mil e terão um reajuste de 61,8% a partir de fevereiro e mais as vantagens que recebem além dos salários. O reajuste para o salário de presidente da República será de 133,9%, já que hoje o salário do chefe do Executivo é de R$ 11,4 mil. Para os ministros de Estado, que recebem R$ 10,7 mil, o percentual do reajuste será ainda maior.






http://www.sidneyrezende.com/noticia/113521+lula+sobre+aumento+salarial+para+o+lulinha+aqui+nada

CALDO DE COSTELA COM MANDIOCA

CALDO DE COSTELA COM MANDIOCA

Refogar;
Cebola, alho, pimentão, cebolinha, salsa, coentro e um pouco de colorau.

Colocar a costela para cozinhar na panela de pressão,com água cobrindo e sal,por uns 40 minutos até ficar bem molinha.
Quando pronta, desfiar tirando a pele/gordura.
Pegar o caldo que cozinhou a carne e passar no liquidificador.

Cozinhar a mandioca em outra panela. Quando estiver bem mole, tirar o talo e reservar.

Quando esfriar, passar no liquidificador com a própria água que cozinhou.

Refogar a costela desfiada com pedaços de gordura da sobra. Acrescentar o caldo da carne e água.

Quando ferver, colocar pimenta do reino moída e a mandioca que passou no liquidificador, com a própria água que foi cozida.
Servir com salsinha, cebolinha e coentro picados, queijo ralado e torradinhas.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ESPUMA DE TOMATE

ESPUMA DE TOMATE


4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (média) de sal
3 colheres (pequena) de açúcar
1 colher (sopa) de Pó Royal
½ kg de tomate
1 xícara de cebolinha e salsa picadinhos
1 xícara de óleo

Passa no liquidificador
Mistura um pouco de salsa e cebolinha sem liquidificar
Vai ao forno em foma untada

Bater tudo no liquidificador, menos o tomate e o cheiro-verde.
Esses, misturar num recipiente à parte e depois adicionar ao que
bateu, e misturar levemente até ficar tudo agregado. Untar e
enfarinhar uma forma retangular, despejar o que misturou e levar
para assar em forno pré-aquecido por 45 a 50 minutos.

A força da imaginação pode ajudar você a emagrecer

SAÚDE - 10/12/2010 - 09:34 - revista VEJA -
Dieta
A força da imaginação pode ajudar você a emagrecer
Pesquisa mostra que pensar em algum alimento diminui a vontade de comê-lo
Quer comer uma barra de chocolate ou aquele prato de batata frita sem sair da sua dieta? Basta imaginar-se comendo tudo isso que a vontade passa. Pelo menos é isso que garante uma nova pesquisa da universidade americana Carnegie Mellon, na Pensilvânia.
Os estudiosos testaram em voluntários os impactos do pensamento na vida real e constataram que imaginar-se consumindo determinado alimento pode reduzir significativamente a vontade de comê-lo de verdade. Até então, acreditava-se que pensar em comida aumentava o apetite. Os resultados mostraram ainda que apenas pensar sobre o alimento ou imaginar o consumo de outra comida diferente da que lhes foi oferecida não surte nenhum efeito significativo.

“Os resultados sugerem que a tentativa de suprimir pensamentos sobre alimentos apetitosos com o objetivo de reduzir o desejo por ele é uma estratégia fundamentalmente falha”, enfatizou Carey Morewedge, autor do estudo. “Acreditamos que esses achados vão ajudar a desenvolver futuras intervenções para reduzir o desejo de consumir alimentos não saudáveis, drogas e cigarros. Espero que nos faça aprender a ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis.” A pesquisa foi publicada na revista Science.

Tags: comida, dieta, fome, regime.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/a-forca-da-imaginacao-pode-ajudar-voce-a-emagrecer

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Amanteigados

Amanteigados


1 kg. farinha de trigo com fermento
1/2 kg. açúcar União
2 tabletes de manteiga sem sal
2 ovos inteiros

Sabor:
Laranja (suco ou casca ralada)
Coco (leite de coco e o coco ralado)
Limão (um pouco de suco de limão
ou casca ralada)
Canela
Chocolate
Amendoim (passa no liqüidificador)

Junte a margarina, o açúcar e a farinha de trigo, misture bem até obter uma massa lisa. Acrescente o restante dos ingredientes e amasse até obter uma massa homogênea .Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa sobre o filme na espessura de 0,5 cm, corte no formato de sua preferência, distribua em forma untada.Faça uma leve pressão no centro de cada um com o cabo do garfo. Asse em forno à 180°, por 10 minutos. Retire do forno espere amornar, preencha o centro com geléia ou glacê espere esfriar.

Substâncias do suco de romã podem impedir que câncer de próstata cause novos focos de tumor

13/12/2010 - 03h30 - folha de São Paulo
Substâncias do suco de romã podem impedir que câncer de próstata cause novos focos de tumor
DE SÃO PAULO

Pesquisadores da Universidade da Califórnia identificaram substâncias no suco de romã que parecem inibir o movimento das células cancerosas e impedir que o câncer de próstata cause novos focos de tumor (metástases) nos ossos.

A descoberta foi apresentada ontem no 50º encontro anual da Sociedade Americana de Biologia Celular, na Filadélfia (EUA).

Os efeitos foram constatados em testes de laboratório. Agora, os pesquisadores da Universidade da Califórnia planejam fazer testes em homens com câncer de próstata para determinar doses eficazes e identificar efeitos colaterais das substâncias.

Os efeitos do suco de romã no câncer de próstata têm sido estudado há tempos, mas ainda são controversos.

Em 2006, uma pesquisa da mesma universidade norte-americana detectou uma diminuição dos níveis de PSA (marcador do câncer de próstata) em homens com a doença que tomavam o suco da fruta. Isso sugeriu que, potencialmente, a bebida poderia retardar o desenvolvimento do câncer.

Estudos anteriores foram feitos com células cancerosas cultivadas em laboratório que eram resistentes à testosterona.

A resistência ao hormônio sinaliza maior risco de metástase. Nas pesquisas, o suco de romã conseguiu matar um maior número dessas células cancerosas e diminuir sua migração para células sadias.

Para o trabalho apresentado no encontro da sociedade de biologia celular, os pesquisadores identificaram as substâncias ativas que tinham impacto na migração das células cancerosas.

Segundo Manuela Martins-Green, coordenadora do laboratório onde foi realizada a pesquisa, os genes e proteínas envolvidos no movimento das células do câncer de próstata são essencialmente os mesmos que agem nos outros tipos de células cancerosas. Por isso, ela acredita que as substâncias do suco de romã poderão ser usadas no tratamento de vários tipos de câncer, além do de próstata.



+ notícias relacionadas

Suco de romã reduz risco de inflamação após hemodiálise

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/844628-substancias-do-suco-de-roma-podem-impedir-que-cancer-de-prostata-cause-novos-focos-de-tumor.shtml

Saúde bucal

SAÚDE - 10/12/2010 - 12:22 - revista VEJA


Saúde bucal
As cáries dentárias podem estar com os dias contados
Pesquisadores identificam enzima que funciona como 'cola' da placa bacteriana



Um estudo recente decifrou o segredo da placa dentária (ou bacteriana), o que pode determinar o fim da cárie dentária definitivamente. Os pesquisadores Bauke Dijkstra e Lubbert Dijkhuizen identificaram uma enzima chamada glucansucrase, que é essencial para que a placa se fixe aos dentes. Sabendo disso, eles pretendem inserir nas pastas de dentes, ou até mesmo nos doces, alguma substância que iniba a ação dessa substância.

Observando uma bactéria presente na boca e no aparelho digestivo humano, a Lactobacillus reuteri, os estudiosos perceberam que ela usava a glucansucrase - que ela mesma produz - para converter o açúcar dos alimentos em uma espécie de “cola açucarada”. Assim, ela adere aos dentes, formando a placa e, com algum tempo, a gengivite.

A pesquisa pode trazer, ainda, um ganho duplo. A bactéria Streptococcus mutans, principal culpada pela queda dos dentes, também usa a glansucrase para se agarrar aos dentes. Estabelecida, ela começa a fermentar os açúcares ingeridos e, como subproduto dessa fermentação, libera ácidos. É assim que surgem as cáries.

Dijkhuizen espera que inibidores da enzima glucansucrase possam impedir a fixação das bactérias ao esmalte do dente. Mas, até agora, essa solução ainda não foi descoberta. "As várias substâncias tentadas não apenas bloquearam a glucansucrase, mas também a enzima digestiva amilase da nossa saliva, que é necessária para degradar amido”, explicou. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Tags: cárie, cura, enzima, gengivite, pasta de dente, placa bacteriana.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/descoberta-pode-dar-fim-as-caries

domingo, 12 de dezembro de 2010

Conheça as propriedades nutricionais do Abacaxi

Seção : Saude Plena - Nutrição - 09/12/2010 10:44


Conheça as propriedades nutricionais do Abacaxi

Adelson Canudo - Redação Saúde Plena

Este fruto, cuja polpa é deliciosamente ácida, possui propriedades benéficas e ajuda na manutenção da saúde.

O abacaxi contém, principalmente, potássio, além de magnésio e cálcio. As vitaminas presentes são numerosas. Considera-se o suco de abacaxi uma fonte de vitaminas: A (0,3mg em 100g de suco), vitamina B1 e uma fonte aceitável de vitamina C (8,5mg em 100g em média), e outros minerais: magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

Digestão: A presença do abacaxi nos churrascos não é a toa, já que possui características que auxiliam no processo digestivo, devido a presença da bromelina, uma mistura de enzimas proteolíticas (que desdobram proteínas), que em meio ácido ou alcalino ou neutro transforma as matérias albuminóides em proteases e peptonas (fragmentos resultantes da destruição enzimática da proteína). Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes.

NOVIDADE:

Nova Variedade: O Instituto Agrônomo de Campinas apresentou um novo cultivar do abacaxi que não possui espinhos nas folhas e é resistente à fusariose, principal doença da cultura no Brasil. A fruta contém polpa doce de tamanho mediano com baixa acidez, servindo tanto ao consumo in natura como à indústria de alimentos.


http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_43/2010/12/09/ficha_saudeplena_nutricao/id_sessao=43&id_noticia=32158/ficha_saudeplena_nutricao.shtml?parceiro=correioweb

Como evitar os exageros nas festas de fim de ano

Seção : Saude Plena - Nutrição - 08/12/2010 15:37

Como evitar os exageros nas festas de fim de ano
Estratégias importantes para não cometer o pecado da gula

Adelson Canudo - Redação Saúde Plena

Sempre que pensamos em festejar, qualquer que seja o motivo, a primeira coisa que vem na nossa mente é o que vamos comer e beber? Isto porque, a alimentação não é apenas uma necessidade fisiológica, envolve também elementos sensoriais (olfato, paladar, e visão), que por sua vez estão relacionados à sensação de prazer e satisfação. Daí a explicação para a ligação da alimentação aos hábitos culturais e datas comemorativas, como é o caso do Natal e do Ano Novo.

Neste período do ano ocorre um exagero na ingestão de alimentos, principalmente os ricos em gorduras, e bebidas alcoólicas, pensando nisto a nutricionista Adriana Lopes Peixoto, sugere algumas dicas.

Segundo Adriana, a relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Não devemos enxergar a mesa farta como algo perigoso e muito menos cometer exageros pensando em compensar com dietas restritivas. Não devemos ser tão rígidos, privando - se, enquanto todos a nossa volta festejam o prazer de comer. Isto acarretará numa insatisfação, deixando-nos deprimidos e tristes. A preocupação deve ser, sim, com hábitos cotidianos saudáveis, praticados durante todo o ano e não com eventuais exageros cometidos durante o Natal ou Ano Novo, pois, o equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim, por hábitos diários inadequados, como a ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio, acrescenta a nutricionista.

O que preferir?

Carnes de aves (peru, frango, chester), peixes magros, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos, sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone - com moderação). Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã), podem ser consumidas desde que haja moderação.

O que evitar?

Carnes gordurosas (tender, leitão, costela etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, parmesão, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.
Para auxiliar na escolha dos alimentos, a nutricionista, sugere outras dicas importantes:


Faça pequenas e leves refeições durante o dia e beba bastante líquido;
Não "belisque" os alimentos enquanto estiver preparando a ceia;
Entre todas as opções de carnes - pernil, peru, frango, tender - prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele, pois, é rica em gorduras, portanto, calórica;
Não esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras e dão a sensação de saciedade;
Prefira as folhas verdes, pois o famoso salpicão ou a maionese são muito calóricos;
Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;
Deixe de lado o arroz branco e prefira o integral, acrescente nozes, amêndoas e/ou passas para deixá-lo mais gostoso e mais nutritivo,
Se possível fuja do pernil, opte por carnes mais magras como chester ou peru, além de serem super tradicionais, são carnes muito saborosas,
Para quem gosta de um delicioso bacalhau na ceia, ele está liberado, mas prefira ter como acompanhamento os legumes, ao invés de batatas ou molhos pesados,
Se puder, troque as sobremesas feitas com leite condensado ou muita quantidade de açúcar refinado, por frutas como o figo, o pêssego, a uva vermelha e a cereja. Caso não resista, vale tentar as sobremesas com grãos integrais e frutas secas, como o panetone, ou doces feitos com frutas e açúcar natural.

Dicas para combater e evitar a ressaca

Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;

Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pela ressaca;
No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca;
Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação.


Lembre-se, exagerar em bebidas alcoólicas nunca é bom, para o tradicional e emocionante brinde, a melhor opção é o vinho tinto.

http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_43/2010/12/08/ficha_saudeplena_nutricao/id_sessao=43&id_noticia=32133/ficha_saudeplena_nutricao.shtml?parceiro=correioweb

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TORTA DE CAMARÃO

Recebi um caderno de receitas de presente de Natal antecipado, então resolvi publicá-las aqui, para o deleite dos que apreciam uma boa mesa.


Meus votos de um final de ano maravilhoso pra todos



TORTA DE CAMARÃO


½ kg de farinha de trigo
50 ml de água
2 ovos
10 gr de sal
200 gr de margarina
½ colher (sopa) Pó Royal

Misturar farinha de trigo, sal, margarina e Pó Royal fazendo uma farofa
Acrescentar os ovos e a água aos poucos para formar a massa
Deixar a massa descansar por 20 minutos
Abrir a massa com o rolo (expessura de 3 mm.) e colocar o recheio
Cobrir com o resto da massa
Passar gema de ovo por cima


RECHEIO

Camarão

250 gr de camarão
Temperar com sal, limão e pimenta-do-reino
Picar cebola, alho, pimentão, tomate, cheiro-verde e refogar
Acrescentar 1 colher (sopa) de massa de tomate e os camarões
Adicionar ½ garrafinha de leite de côco
Quando ferver, retirar a panela do fogo

Molho Branco

1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher de margarina
1 copo de leite
Temperar com ½ tablete de caldo de galinha, noz-moscada, cebola e alho
Cozinhar até o ponto
Misturar ao camarão

Legumes

Cozinhar batata, chuchu e cenoura picadinhos
Misturar ao camarão

Com carinho
Anjinha

A ciência da sedução

Comportamento


N°Edição:2140 - 12.Nov.10 - 21:00- Atualizado em 06.Dez.10 - 12:08

revista ISTOÉ

A ciência da sedução - Parte 1
Uma avalanche de estudos do mundo inteiro tenta desvendar
os mistérios da atração e da conquista - e suas conclusões podem ser surpreendentes
Débora Rubin


Assista ao vídeo em que Homens e mulheres contam à repórter Izadora Rodrigues o que os atrai na hora da conquista do sexo oposto:

UNIDOS NA BELEZA
Pesquisas dizem que os belos se atraem:
como Rafael e Raquel, juntos há sete anos


Para qual parte do corpo da mulher o homem olha primeiro? Qual é o biótipo mais sexy? Que rosto beira a perfeição? As respostas dependem da pesquisa científica consultada. O meio acadêmico tem teses em profusão sobre o tema. Todos os meses, universidades do mundo inteiro despejam em revistas especializadas dezenas de trabalhos que tentam desvendar o intrincado processo da atração física. Ao longo das últimas duas décadas, o corpo humano foi destrinchado e analisado com todas as ferramentas existentes – da simples observação às tomografias mais avançadas –, com o intuito de entender como, quando e por que os pares se formam. Hoje, se estuda à minúcia o poder de um olhar, a influência de um perfume e até o simples caminhar. As conclusões são tão óbvias quanto inusitadas. Todas, no entanto, têm o mesmo objetivo: tentar desvendar os mistérios da sedução.

Recentemente, três universidades divulgaram estudos, no mínimo, curiosos. Um grupo da australiana Universidade de New South Wales, por exemplo, queria saber qual era o tipo de mulher mais atraente. Levaram a melhor as altas de braços longos. Para as desprovidas de estatura que acham que um salto dez centímetros seria a solução, mais um balde de água fria. Outra pesquisa, dessa vez britânica, garante que os homens nem sequer percebem quando uma mulher está com um deles. “Apesar de elas acharem que ficam mais altas e com o bumbum empinado, eles não notam muita diferença”, concluiu Nick Neave, psicólogo evolucionista da Universidade de Northumbria. O americano Paul Dobransky, psicólogo pop que é habitué de programas de tevê dos EUA, aconselha: esqueça a altura, os homens olham mesmo é para o cabelo. Afinal, madeixas saudáveis e brilhantes são um sinal de saúde e cuidado. E pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova York, Estados Unidos, garantem que mulheres de vermelho atraem mais olhares, uma vez que, no mundo animal, essa cor é sinal de fertilidade.


CONTEÚDO
Para Larissa, inteligência e bom humor
são mais afrodisíacos que beleza


Divergências à parte, a grande maioria dos estudiosos do sex appeal concorda que ambos os sexos se voltam primeiro para o rosto. “Eu sempre soube que ele era bonitão, pois todas as mulheres o olhavam na faculdade”, conta a relações-públicas carioca Marcela Vasconcelos, 28 anos, sobre seu marido, o bancário Rodrigo Magalhães, 29. “Mas eu não ligava para ele porque achava que jamais olharia para mim.” Uma troca de olhares e um sorriso mudou o curso da história. “Eu me apaixonei no mesmo instante”, confessa. Depois do encantamento inicial, Marcela resolveu analisar com mais afinco seu objeto de desejo. Só nesse segundo momento reparou que ele também tinha um corpo bonito, em especial, o peitoral. Já para Rodrigo foi o conjunto da obra que chamou a atenção. “Uma morena linda, com olhos arrasadores e um belo cabelo, não tinha como não olhar.” Quando finalmente se conheceram, o bancário também a achou bem-humorada e inteligente.

É pensando no fascínio de um encontro como o de Rodrigo e Marcela que tantos cientistas suam seus jalecos. Afinal, como uma troca de olhares pode se transformar em um sólido casamento de nove anos e uma filha? O que os pesquisadores buscam entender é o que se passa no cérebro de uma pessoa quando ela olha ou é observada por alguém (leia quadro à pág. 79). Para ir mais fundo nos detalhes, cada grupo de estudo busca se especializar em uma parte específica do corpo. A Universidade de Aberdeen, na Escócia, por exemplo, tem um laboratório referência em rostos. A professora Lisa DeBruine e sua equipe passam dias analisando como uma fisionomia é percebida por homens e mulheres e quais as preferências de acordo com gênero, nacionalidade, idade e outras variáveis. O trabalho mais conhecido é o que define faces mais atraentes. Nas mulheres, contorno e queixo fino, somados a sobrancelhas arqueadas. Nos homens, face quadrada, queixo reto e sobrancelhas grossas, o famoso “rosto másculo”. Esse é o padrão geral. Lisa e sua equipe, no entanto, já detectaram preferências fora da curva. Nos países desenvolvidos, por exemplo, homens com fisionomia “feminina” fazem sucesso, pois as mulheres associam traços suaves com pessoas confiáveis e inteligentes.


À PRIMEIRA VISTA
Uma troca de olhares e um sorriso selaram
o destino de Marcela e Rodrigo


A ciência da sedução - Parte 2


Do outro lado do Atlântico, uma americana se dedica aos mistérios da face de forma mais cartesiana. Ph.D. em estatística, Kendra Schmid, da Universidade de Nebraska, criou um software que calcula o grau de atratividade de um rosto a partir de 29 medidas, com base num conceito matemático. Kendra comprovou por a + b que é tudo uma questão de simetria. Quanto mais perfeitas as medidas – distância entre os olhos, tamanho do nariz comparado à boca, largura do rosto –, mais atraente se é. Após mensurar centenas de voluntários, a pesquisadora chegou à média 6 para ser considerado belo e sensual. A grande maioria dos indivíduos, no entanto, fica mesmo entre 4 e 6. “Olhos e lábios são as coisas que as pessoas mais reparam”, afirma Kendra, que promete disponibilizar o teste na internet em breve para quem tiver coragem de saber sua própria nota.




Se captar a mente humana durante o processo de sedução é um desafio para cientistas de renome, entender a cabeça feminina é ainda mais complexo. Isso porque os hormônios variam conforme o ciclo menstrual e interferem no desejo. Lisa percebeu que as mulheres ganham um brilho natural quando estão ovulando. O período fértil também faz com que elas notem os homens mais bonitos com uma perspicácia maior. Foi o que concluiu um grupo da Universidade do Arizona (EUA), comandado por Doug Kenrick, outro especialista no tema. Os pesquisadores americanos pediram que dezenas de mulheres olhassem fotos de homens com belezas variadas. Depois, testaram a capacidade de memorização das voluntárias e, por fim, perguntaram em que período do ciclo elas estavam. Perceberam que elas olham muito mais depressa para um homem considerado atraente quando estão ovulando. Mas isso não quer dizer que se lembrem do rosto dos bonitões mais tarde. Uma das conclusões da equipe é que a mulher, apesar de também sentir atração física, precisa de mais subsídios para fazer valer a memória. A arquiteta potiguar Larissa Marinho é um exemplo. Aos 24 anos, já definiu seu tipo ideal. Ele é moreno, alto, bonito e sensual – tal e qual o hit dos anos 80. Mas essa equação pode cair por terra a qualquer instante; basta o discurso do tal ser inconsistente. Seu lema é: “beleza atrai, conteúdo convence”. “Inteligência e bom humor são bem mais afrodisíacos que ombros largos”, diz a arquiteta. Larissa acredita na “teoria do equilíbrio”, segundo a qual um homem tem que ser um pouco de tudo. “Aquele que quer chamar a atenção só pela beleza é tão chato quanto o que só quer se mostrar superinteligente, ou rico, ou engraçado. Tudo o que é demais cansa.”

Além das ferramentas que a natureza dá, a atração física também acontece por meio dos códigos de comportamento. O jeito que uma pessoa caminha, como ela mexe nos cabelos e até como dança pode atrair mais olhares. O inglês Nick Neave, o mesmo que estudou a questão do salto alto, divulgou recentemente um estudo no qual mostra o jeito mais sexy de um homem dançar. Ele colocou 32 voluntários rebolando numa sala e depois criou avatares deles, assexuados, para apresentar para as mulheres. Os mais apreciados foram aqueles que mesclavam movimentos curtos e longos, expandindo os braços e mexendo bem o tronco, ao melhor estilo John Travolta em “Os Embalos de Sábado à Noite”. Para Neave, esses são os homens que demonstram mais autoconfiança e virilidade.

No Brasil, quem sabe dançar coladinho também ganha pontos no processo de sedução. É o caso do gerente de marketing Felipe Critis Secol, aplicado aluno de uma escola de dança paulistana. “Tinha acabado de me separar e confesso que nem sabia muito bem como voltar a conhecer mulheres”, conta. “A dança foi um caminho.” O professor André Toffani garante que grande parte dos homens que procura sua escola quer ganhar pontos com o público feminino. “É uma ferramenta pronta de sedução. Sem precisar falar nada, o homem tem argumento para abraçar, passar a mão na cintura e criar a proximidade.”


ESTRATÉGIA
Após se separar, Felipe aprendeu a dançar para reaprender a seduzir


A ciência da atração física também revela muito sobre o ser humano. Uma das descobertas mais surpreendentes foi feita por Doug Kenrick, da Universidade do Arizona. Num experimento, ele colocou dez homens e dez mulheres vestidos com roupas iguais, que escondiam ao máximo seus corpos, e toucas na cabeça. Na touca, cada um levava um número de acordo com seu grau de “atratividade”. Sem saber qual algarismo levavam na testa, o psicólogo pedia que cada um buscasse um par com qual se identificasse mais. Ao final, percebeu que os que tinham números similares terminaram juntos – o dois com o três, o nove com o dez e assim por diante. A conclusão do pesquisador é que, mesmo no quesito beleza, a tendência é buscar alguém similar a si próprio.

O casal de modelos Rafael Leite Patrício, 29 anos, e Raquel Tolardo, 28, confirma a tese. “Como a gente circula em um meio com muita gente bonita, é até difícil achar alguém que seja superinteressante, acima da média”, diz Raquel. “E o primeiro impacto é visual, não tem jeito”, complementa Rafael. Ambos, no entanto, são a prova de que, mesmo com toda a beleza que a natureza lhes deu, são necessários outros atributos para fazer valer um relacionamento. Juntos há sete anos, começaram a namorar quando já se conheciam fazia quatro. “Primeiro ficamos amigos, só depois o cupido flechou”, conta a modelo catarinense.

Outras pistas sobre as escolhas amorosas dadas pelas pesquisas remontam aos nossos antepassados. No geral, quase todas levam à conclusão de que as artimanhas da atração física, inconscientes ou não, têm como pano de fundo o imperativo biológico. Homens olham o rosto, o cabelo e a proporção entre cintura e quadril com o intuito de achar uma parceira saudável o suficiente para parir e cuidar de seus filhos. As mulheres, por sua vez, preferem os que transpiram testosterona – altos, ombros largos e traços fortes –, em busca dos genes perfeitos para suas crias.




“Achar que tudo é pela reprodução e evolução da espécie é uma grande bobagem”, critica o psicólogo e antropólogo Christopher Ryan, que escreveu o livro “Sex at Dawn” (Sexo ao Alvorecer) com sua mulher, Cacilda Jethá. “Isso não é científico, é moralismo.” Para o pesquisador americano, se o imperativo biológico explicasse a química da atração, não haveria casais homossexuais e nem desejo nas idades mais avançadas, quando as mulheres já não podem mais engravidar. “Os pesquisadores que focam somente nessa explicação se esquecem de uma das razões que mais movem o ser humano em relação ao outro: o prazer.” E entenda por prazer a simples descarga elétrica composta por dopamina, serotonina e outras substâncias que desaguam no corpo quando uma pessoa se sente atraída pela outra. “Somos, com os bonobos, a única espécie que faz sexo face a face, olhos nos olhos.” Ou seja, buscamos, ou deveríamos buscar, o prazer antes de tudo.

Ter em mente que a atração tem mais a ver com a busca pelo prazer do que pela reprodução é uma informação decisiva na hora de escolher parceiros. Afinal, a famosa química que nasce entre duas pessoas num primeiro encontro pode ser traiçoeira. Nesse caso, sai de cena a biologia e entra a psicologia. “O desejo é um termômetro para investir em um relacionamento”, explica o psicólogo Thiago de Almeida. “O problema é que, dependendo de como está a autoestima, a pessoa pode rebaixar seu crivo de seletividade na busca desesperada por alguém.” Para o psicólogo Ailton Amélio, da Universidade de São Paulo, autor do livro “O Mapa do Amor”, a maior prova de que a atração não leva necessariamente a uma relação são os números levantados durante pesquisas feitas com alunos e pacientes desde a década de 90. Cerca de 80% dos casais que ele entrevistou não foram formados com base no irresistível amor à primeira vista. Eles já se conheciam ou foram apresentados por alguém em comum. Resta saber quais armas esses entrevistados utilizaram para atrair seus parceiros. Afinal, nunca é demais exercer o poder de sedução. Na pior das hipóteses, será um grande prazer.


http://www.istoe.com.br/reportagens/110663_A+CIENCIA+DA+SEDUCAO+PARTE+1

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Frutas roxas previnem contra Alzheimer e até câncer

08/12/2010 - 11:15 - revista VEJA


Alimentação

Frutas roxas previnem contra Alzheimer e até câncer
Uma ou duas porções já ajudam na correta absorção de ferro pelo organismo


Cientistas britânicos desvendaram o poder das frutas roxas. Uma ou duas porções por dia de amoras pretas (blackberry), ameixas, uvas e mirtilos (blueberry) podem ajudar no combate a doenças graves, como problemas cardíacos, Alzheimer, Parkinson e até câncer. A conclusão faz parte de um estudo feito na Universidade de Machester.

Segundo os pesquisadores, a substância polifenol, presente nestas frutas, é que ajuda na absorção correta de ferro pelo organismo. "Nós normalmente pensamos no ferro como algo que é bom para nós. E, na forma correta, ele é. Mas, na forma errada, não, porque ele passa a reagir com substâncias que estão livres no corpo, para gerar outras substâncias nada agradáveis para o organismo", explica Douglas Kell, coordenador da pesquisa.

De acordo com ele, se o ferro entra no organismo sem interagir com o polifenol antes, ele pode se tornar um veneno para as células. E uma grande quantidade de ferro solto no organismo impede a vitamina C, por exemplo, de combater algumas doenças importantes. Outros alimentos, como chá verde, chocolate e curcumina, contêm a mesma substância e também podem ajudar. O estudo foi publicado na revista Archives of Toxicology.


Tags: alzheimer, ameixa, amora, blueberry, coração, parkinson.



http://veja.abril.com.br/noticia/saude/frutas-roxas-previnem-contra-alzheimer-e-ate-cancer

Música reduz stress de quem respira por aparelhos

SAÚDE - 08/12/2010 - 10:42 - revista VEJA

Pesquisa

Música reduz stress de quem respira por aparelhos

Pacientes ficam mais relaxados e têm menos risco de complicações
Pacientes que precisam de aparelhos para respirar podem ter uma recuperação melhor se ouvirem música, apontou um estudo publicado pela The Cochrane Library nesta quarta-feira. As canções deixam os doentes mais relaxados e, assim, há um risco bem menos de ocorrerem complicações no estado de saúde deles.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores revisaram dados de oito ensaios clínicos. No total, foram estudados 213 pacientes com problemas desde doença pulmonar ou cardíaca até traumas. Todos haviam recebido suporte de respiração mecânica pela boca, pelo nariz ou por meio de traqueostomia (perfuração artificial no pescoço). Constatou-se então que escutar música reduziu mais a ansiedade deles do que o tratamento padrão. O som agradável também foi responsável por diminuir a frequência cardíaca e a respiração, exceto a pressão arterial.

“Com todos esses fatores que fazem a ventilação mecânica uma experiência estressante, é animador saber que a música pode proporcionar a redução de ansiedade sem custos e efeitos colaterais”, destacou Joke Bradt, coordenadora da pesquisa, da Drexel University, na Filadélfia. Fatores como falta de ar, incerteza sobre o estado de saúde, desconforto e isolamento de outras pessoas contribuem diretamente para o aumento dos níveis de ansiedade nos pacientes. E administrar medicamentos tradicionais para reverter esse quadro pode manter a pessoa por mais tempo no hospital, além de aumentar os custos do tratamento.


Tags: mecânica, música, pesquisa, respiracao, stress.


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/musica-reduz-stress-de-quem-respira-por-aparelhos

Aprenda a montar um cardápio nutritivo e equilibrado

Seção : Saude Plena - Nutrição - 01/12/2010 11:44


Aprenda a montar um cardápio nutritivo e equilibrado

Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena


Consumir açúcar em excesso pode causar obesidade e, até mesmo, diabetes. Quando o sal é o exagero da lista de problemas, a pessoa pode sofrer com a pressão alta. A questão é: como evitar esses dois males tão comuns na alimentação? Veja então como montar uma pirâmide alimentar com quatro andares, desenvolvida pela nutricionista Renata Rodrigues:

1º) Carboidratos: alimentos energéticos ricos em carboidratos – cereais, pães, raízes e tubérculos;

2º) Hortaliças e frutas – alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Eles hidratam a pele, ajudam o organismo a se desintoxicar;

3º) Leite e carnes: alimentos ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Não é correto substituir a carne pelo leite, nem por ovo. Mesmo estando no mesmo degrau da pirâmide. O leite não tem ferro. Muita gente não gosta ou tem restrições;

4º) Óleos, gorduras, açúcares.

Mulheres

De tanto desempenhar várias funções, as mulheres precisam de muita disposição. Por isso, manter um cardápio equilibrado e recheado de alimentos que dão energia extra e muita saúde é fundamental.

Você já deve saber que seu cardápio deve conter cereais integrais, frutas e verduras. A nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, dá dicas para quem evita cereais integrais:

- Massas e arroz podem ser consumidos de forma alternada: um dia pode ser integral e no outro podem ser comuns (farinha refinada). A nutricionista conta que o excesso de fibras pode ser prejudicial, pois atrapalha a absorção de ferro, principalmente em mulheres na idade fértil. Por isso é bom alterná-los;

- Se uma mulher com tendência a anemia comer todos os dias arroz integral com feijão, pode ser que a absorção do ferro do feijão fique reduzida. Já para quem não gosta da soja, alimento que fornece inúmeros benefícios, há uma saída: algumas leguminosas podem substituir os valores nutricionais da soja, como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico.


http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_43/2010/12/01/ficha_saudeplena_nutricao/id_sessao=43&id_noticia=31740/ficha_saudeplena_nutricao.shtml?parceiro=correioweb

Um designer de produtos do Laboratório de Mídia do MIT

Um designer de produtos do Laboratório de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu três novos tipos de carteiras que prometem controlar os gastos de seus donos, dificultando o acesso ao dinheiro e aos cartões de crédito.

As carteiras Proverbial Wallets foram criadas por John Kestner e, por enquanto, se encontram no estágio de protótipo, mas ele acredita que em breve possam ser produzidas em larga escala, de acordo com o site do Daily Mail.

Kestner criou três modelos distintos mas que, em tese, servem para a mesma coisa: evitar gastos extras quando o proprietário estiver em condições delicadas na conta bancária. Todos eles possuem um computador interno que se comunica com o smartphone do usuário via Bluetooth, tendo acesso constante às condições de saldo de sua conta.

O modelo chamado de "Mother Bear" (mamãe urso, em inglês) tem uma espécie de dobradiça que torna cada vez mais difícil a abertura da carteira quanto menos dinheiro o usuário tem em sua conta. Quando o saldo chega a zero, ela simplesmente não abre mais.

O modelo "Peacock" (pavão, em inglês) aumenta e diminui seu tamanho juntamente com o saldo da conta bancária, ou seja, quanto menos dinheiro, menor a carteira. No início do mês, com a chegada do pagamento, a carteira irá se encher completamente, graças a um braço mecânico interno, conta Kestner.

O terceiro modelo é o "Bumblebee" (zangão, em inglês), que vibra a cada transação bancária, seja um pagamento ou uma compra pela internet. Como quanto maior o gasto, maior o tempo de vibração, os avisos dão conta de quanto o usuário está gastando.

Por mais que a criação pareça brincadeira, Kestner afirma que este tipo de "comunicação" entre as carteiras e seus donos pode fazer com que eles criem subconscientemente um senso financeiro mais apurado, ajudando no controle dos gastos mensais.

O próximo passo do designer é adaptar a tecnologia a dispositivos tão finos quanto um cartão de crédito, que podem ser colocados em qualquer tipo de carteira.

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4761979-EI12882,00-Empresa+japonesa+cria+cartao+de+credito+com+tela+colorida.html

29 de outubro de 2010 • 10h28 • atualizado às 10h30
Empresa japonesa cria cartão de crédito com tela colorida

A empresa japonesa Toppan Printing criou um novo tipo de cartão de crédito, que usa uma tela colorida e um tecladinho embutidos. Segundo a empresa, dessa forma não seria mais preciso usar um celular para lidar com transações comerciais móveis.

O cartão, com 3,9mm de espessura, vem com uma tela colorida de 2,2 polegadas e resolução de 320x240, mas o mais importante é que o custo de produção deve ficar em torno de US$ 25 (cerca de R$ 43), segundo o site NFC World. O site destaca ainda que este cartão poderá realizar transações bancárias por aproximação, assim como smartphones, mas sem precisar de um.

O cartão funciona com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que troca dados com outros dispositivos sem o uso de fios em distâncias muito curtas. Para suprir o consumo de energia, o cartão possui uma bateria interna, mas mesmo que ela acabe, o cartão ainda funcionará. Ele só não possibilitará verificar contas bancárias ou autorizar transações de alto valor (que necessitam do uso do teclado).

O site The Register, porém, aconselha tomar cuidado com os vestígios das teclas utilizadas no teclado, já que com algum tempo de uso elas podem indicar quais delas são mais utilizadas. Deve-se apertá-las moderadamente.

Este cartão pode ir além de apenas digitar senhas. É possível usá-lo para controlar os níveis de transações a serem autorizadas automaticamente, ou controlar quais pagamentos devem ser usados como padrão. A Toppan também diz estar trabalhando na visualização de vídeos na telinha.

Camisinhas ao alcance

Carta na Escola - 3.12.2010 - 16:25h - Carta Capital
Camisinhas ao alcance

Projeto de distribuição gratuita de preservativos na rede pública de ensino gera polêmica
Tory Oliveira

Instalada no pátio, no corredor, no banheiro ou mesmo na enfermaria da escola, uma máquina semelhante às utilizadas para vender refrigerantes e salgadinhos pode ser a fonte em que alunos do Ensino Médio da rede pública poderão conseguir pacotes de preservativos. Este cenário será realidade caso vingue o projeto piloto para instalar máquinas automáticas de distribuição de camisinhas nas escolas. Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, a iniciativa faz parte do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que conta com o apoio de órgãos como a Unesco e o Unicef.

“A escola é mais um espaço para o jovem ter acesso aos insumos de prevenção e à informação também”, explica Nara Vieira, do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, órgão ligado ao Ministério da Saúde. Trazer a camisinha para dentro da escola é apenas uma das ações do SPE, cujo objetivo global é promover a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, ao articular políticas públicas que tornem os jovens menos vulneráveis a doenças sexualmente transmissíveis e à Aids. Contribuir para a redução dos índices de evasão escolar causados pela gravidez na adolescência também é uma das metas do programa. “A partir do momento em que há uma máquina dispensadora de preservativos na escola, sem dúvida ela vai despertar interesse para discutir sobre o tema da prevenção.”

O projeto prevê a instalação das máquinas apenas em estabelecimentos de ensino que façam parte do SPE, ou seja, que já realizem ações educativas e discussões sobre prevenção e sexualidade com a comunidade escolar. De acordo com o Censo Escolar de 2008, cerca de 60 mil escolas de Ensino Básico participam do programa e 11 mil distribuem de alguma forma o preservativo para seus alunos. “A máquina vai ser apenas um facilitador, não vai implicar mudança alguma dentro da escola”, esclarece Ellen Zita, assessora técnica do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais. Segundo Ellen, um dos objetivos da ideia é harmonizar as formas de distribuição do preservativo. Assim, a máquina não funcionaria como um elemento isolado, mas, sim, como um complemento de um projeto pedagógico maior.

Aluno do terceiro ano do Ensino Médio, Renan Souza Meira, 18 anos, faz coro com uma pesquisa realizada em 2005, na qual foi constatado que 89,5% dos estudantes consideram a disponibilização de camisinhas no ambiente escolar “uma ideia legal”. “Acho ótimo. Vai evitar o constrangimento de precisar ir até uma farmácia para comprar”, defende. A mesma pesquisa, feita com 102 mil estudantes em 14 estados, revela ainda que o principal motivo alegado por 42,7% dos estudantes para não usar o preservativo é não tê-lo na hora H – cerca de 10% deles declararam ainda que não têm dinheiro para comprá-lo.

Seis escolas públicas do Ensino Médio em Santa Catarina, na Paraíba e no Distrito Federal receberão as 40 primeiras máquinas para ser testadas dentro do ambiente escolar. Os protótipos são de tecnologia 100% nacional e foram desenvolvidos a partir de um concurso (Prêmio de Inovação Tecnológica) lançado em 2007 para todos os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) do Brasil. Foi de Santa Catarina que saiu o protótipo de máquina mais bem avaliado, escolhido para ser usado no projeto.

As máquinas oferecerão preservativos masculinos de dois tamanhos aos alunos, mediante a apresentação de uma senha e do número de matrícula. O número de preservativos disponíveis para cada aluno ainda não foi estabelecido e será decidido de acordo com os resultados dessa primeira experiência, prevista para durar seis meses. “O contexto de cada escola vai modificar o projeto inicial. Não existe fórmula mágica”, explica Ellen Zita.

MUDANÇA DE PARADIGMA
Além de ser uma forma de sistematizar as diferentes formas de distribuição do preservativo nas escolas, oferecer camisinhas gratuitamente, por meio de uma máquina automática, facilita o acesso do jovem ao preservativo, uma vez que evita que ele deixe de adquirir o produto por falta de dinheiro ou embaraço de precisar pedir para terceiros ou ir até um posto de saúde retirar a camisinha.

No terceiro ano do Ensino Médio, Verônica Nogueira, 17 anos, acha que a instalação da máquina em escolas pode contribuir também para iniciar um debate em torno do assunto. A estudante acredita que, apesar do estranhamento inicial de pegar camisinhas “na frente de todo mundo”, a máquina poderia tornar o processo de aquisição do produto mais fácil. Aluna de um colégio particular em São Paulo, Verônica não tem aulas de educação sexual. “Eu sinto muita falta, acho que eles deveriam tirar mais dúvidas da gente.” De acordo com a estudante, o assunto “sexo” só é abordado na aula de Biologia, mesmo assim “muito por cima”.

Para a sexóloga Maria Cláudia de Oliveira Lordello, o adolescente em geral tem acesso ao conhecimento de que é preciso usar camisinha e outros métodos anticoncepcionais, a fim de evitar a gravidez e a contaminação por DSTs. Ainda assim, os anos de campanhas massivas a respeito da importância do uso do preservativo parecem não ter sido capazes de modificar alguns comportamentos típicos da adolescência. Talvez seja por isso que, quando o assunto é camisinha, a prática acaba se provando muito diferente da teoria. Um dos motivos, de acordo com a especialista, é o pensamento do “comigo não acontece”. “Trata-se de um olhar bem típico dessa fase. O adolescente sente-se protegido, onipotente, e não tem muita consciência das consequências de seus atos”, explica. Ainda assim, a maior presença do preservativo no cotidiano do adolescente ajuda a contornar esse tipo de caso.

Outro problema constatado é a resistência de certos setores da sociedade, alimentada pelo pensamento, equivocado, na opinião da sexóloga, de que falar sobre sexo com os jovens estimularia de alguma forma um comportamento sexual mais precoce. “Isto não é real. Muito pelo contrário. Quanto mais se fala, menos curioso e proibido o assunto se torna.” Apesar da impressão de que hoje o sexo é encarado com mais naturalidade pela maioria, Maria Cláudia lembra que ainda é complicado para muitas pessoas entender o sexo como algo prazeroso – e não só como uma forma de reprodução. A origem de tal pensamento estaria na repressão sexual experimentada durante séculos pela sociedade ocidental, que só começou a ensaiar uma abertura a partir da revolução sexual dos anos 60. “A mudança de conceito do sexo reprodutivo para o sexo prazeroso está sendo difícil. Esta ainda é a principal dificuldade que os pais encontram na hora de falar com seus filhos sobre sexo”, explica. Apesar desse tipo de reação, a realidade apontada por pesquisas é de que a população brasileira inicia sua vida sexual por volta dos 15 anos. Outro dado apontado é que praticamente a metade – 44,7% – dos estudantes já possui vida sexual ativa. “A existência da máquina de camisinha atesta justamente isso, que os jovens fazem sexo por prazer e não só para se reproduzir”, afirma a sexóloga.

http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/camisinhas-ao-alcance


Carta na Escola - 3.12.2010 - 16:25h - Carta Capital
Camisinhas ao alcance


Tory Oliveira

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Terceira idade

Saúde 07/12/2010 - 10:25 - revista VEJA

Terceira idade
Os idosos querem ter uma vida sexual mais ativa
Em pesquisa, 43% dos homens disseram fazer menos sexo do que gostariam
Muitos homens com idade entre 75 e 95 anos gostariam de ter relações sexuais com mais frequência. Eles mesmos admitiram isso em um estudo australiano recente. Apesar de a maioria (56,5%) se dizer satisfeita com a vida sexual, 43,5% deles afirmaram fazer menos sexo do que gostariam.

A medicina já constatou que a atividade sexual é um componente importante para o bem-estar das pessoas. O objetivo da pesquisa foi saber se os homens continuavam sexualmente ativos na terceira idade. Para chegar aos resultados, foram entrevistados 3.274 voluntários três vezes ao longo de 13 anos, dos quais 2.783 deram informações sobre sua atividade sexual. Um terço dos que responderam à pesquisa disseram ter feito sexo pelo menos uma vez no último ano.

A pesquisa mostrou ainda que quanto mais a idade avança, menor fica a atividade sexual. Isso acontece porque, à medida que os homens envelhecem, os níveis de testosterona diminuem e podem ocorrer desinteresse ou limitações físicas do parceiro, além de doenças como osteoporose, câncer de próstata, diabetes que afetam o desempenho deles. Efeitos colaterais de remédios contra depressão e para o coração também podem resultar na diminuição do apetite sexual.

O estudo foi publicado no Annals of Internal Medicine.

Tags: idosos, pesquisa, relação sexual, sexo, terceira idade.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/homens-na-terceira-idade-gostariam-de-ter-mais-relacoes-sexuais

Brasilienses enfrentam diariamente um transporte caro, ruim e demorado‏

Publicação: 07/12/2010 07:43 Atualização: 07/12/2010 08:17 - Correio Braziliense
Brasilienses enfrentam diariamente um transporte caro, ruim e demorado

Helena Mader



A rotina dos 1,5 milhão de brasilienses que dependem dos transportes públicos é semelhante. Os usuários do metrô e dos ônibus enfrentam diariamente a superlotação, o preço alto das passagens e filas para conseguir embarcar. Os passageiros precisam fazer longas viagens em pé, dentro de veículos velhos e sem manutenção. A renovação parcial da frota não resolveu problemas como esse e os transportes públicos são hoje uma das principais reclamações dos moradores da capital federal.

Além de o serviço prestado pelas empresas de ônibus estar muito longe do ideal, as passagens de Brasília estão entre as mais caras do Brasil. A tarifa média, de R$ 2,50, é bem superior ao preço máximo cobrado em Goiânia, que é de R$ 2,25, e em Belo Horizonte, onde o bilhete mais caro sai por R$ 2,30. Para piorar, as empresas negociam com o governo um reajuste que pode chegar a até 42,5% no ano que vem.

O copeiro Gilmar Monteiro dos Reis, 45 anos, percorre todos os dias o trajeto entre a QNQ de Ceilândia e a Rodoviária do Plano Piloto. Na maioria das vezes, faz o percurso de uma hora em pé. Para entrar no veículo na volta para casa, às vezes espera mais de 40 minutos. “O maior problema é a falta de ônibus. Eles demoram muito para passar e, quando vêm, estão completamente lotados. É muito ruim ter que trabalhar o dia inteiro e ainda voltar em um ônibus cheio”, reclama o copeiro.

De acordo com a Secretaria de Transportes, 1,1 mil veículos de transporte coletivo foram substituídos por modelos novos nos últimos quatro anos. Mas o estado de conservação ainda gera reclamações. Pelas ruas do Distrito Federal, é comum encontrar ônibus quebrados e passageiros esperando a chegada de um novo coletivo. O descumprimento dos horários e a ausência de informações nas paradas de ônibus também estão entre os motivos de queixas dos passageiros.

Para a secretária Joelma Lopes, 29 anos, a falta de conforto incomoda. “Acho um absurdo pagar R$ 3 pela passagem e nem sequer poder sentar dentro do ônibus. A fila da minha linha, que vai para Brazlândia, é a maior de toda a Rodoviária. Se eu chegar depois das 18h, tenho que esperar por quase uma hora”, conta Joelma, usuária da linha 400.2.

Especialistas em transportes públicos recomendam uma mudança radical na gestão do sistema da capital federal para que a população possa ter acesso a serviços de melhor qualidade. Para o professor da Universidade de Brasília e especialista em engenharia de tráfego Paulo César Marques, é preciso fortalecer os órgãos públicos de gestão.

“O sistema não pode funcionar unicamente baseado na lógica de mercado, como vem acontecendo. Hoje, quem manda e decide são os operadores, que são os empresários da área. Há muitos anos, não são feitas licitações e o órgão gestor é extremamente frágil”, explica Paulo César.

O professor também afirma que um dos maiores gargalos atualmente é a falta de integração entre os diferentes meios de transporte. Quem precisa fazer uma parte do trajeto de ônibus e outra de metrô precisa pagar duas passagens. Anunciado há pelo menos quatro anos, o bilhete único ainda não saiu do papel. “Uma das necessidades mais urgentes é a integração global do transporte público, que envolva também o sistema do Entorno.

Ao contrário do que foi divulgado, não há
necessidade de grandes obras para implantar isso. Basta implantar a bilhetagem eletrônica”, explica o professor Paulo César Marques.

Entorno
Quem mora no Entorno e trabalha no DF sofre ainda mais. Para vir de Águas Lindas (GO) até o centro de Brasília, o jardineiro Odair José da Silva, 37 anos, gasta diariamente R$ 4,25 em cada trecho. As reclamações são semelhantes às dos moradores do DF. “Os ônibus estão sempre lotados e as passagens são muito caras. Acho que o governo de Brasília também deveria pensar em quem mora no Entorno”, defende o jardineiro.

Para o doutor em engenharia de transportes pela Universidade de Brasília José Leles de Souza, o novo governo terá que reestruturar o transporte coletivo de forma global. “É preciso fazer um estudo de viabilidade de faixas preferenciais ou exclusivas e rever o sistema de concessões para garantir critérios maiores de qualidade, conforto e cumprimento de horários. Essas devem ser algumas das prioridades”, explica o especialista.

Segundo ele, também é necessário fazer ajustes no sistema viário que privilegiem, por exemplo, a circulação de bicicletas. “Foram feitas várias reformulações das rodovias do Distrito Federal, mas, em muito poucas delas, vemos ciclovias ou ciclofaixas. Só o automóvel é privilegiado e esse conceito precisa mudar”, alerta José Leles de Souza.

Semiurbano
As linhas que ligam cidades do Entorno ao Distrito Federal estão entre as mais movimentadas entre todas as de transporte interestadual semiurbano do Brasil (que conectam dois estados, mas têm distâncias inferiores a 75km). O gerenciamento desse sistema cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/12/07/interna_cidadesdf,226480/brasilienses-enfrentam-diariamente-um-transporte-caro-ruim-e-demorado.shtml

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MERCADO DA CANTAREIRA - São Paulo

MERCADO DA CANTAREIRA


(Mercadão)

Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro”


(autor desconhecido)


O mercado municipal da Cantareira, o popular “mercadão”, situado na rua homônima, centro de São Paulo, foi planejado e construído pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo, entre 1926 e 1932, sendo inaugurado em 25 de janeiro de 1933, pelo então prefeito Teodoro Ramos. Foi construído em substituição ao antigo “mercado dos caipiras”, situado na esquina das ruas 25 de Março com General Carneiro.


Com 12.600 m² de construção, tem 1.600 funcionários, movimentando cerca de 350 t de alimentos diariamente, para um total de 14.000 visitantes.

Ali é possível se encontrar produtos de todo o Brasil, assim como frutas, enlatados e alimentos, dos mais distantes países.

O antigo “mercado dos caipiras” (c. 1870) em foto tomada do Pátio do Colégio, vendo-se ao fundo, a várzea do Carmo, onde seria construído o atual mercado.

OS BELOS VITRAIS QUE ENCIMAM AS PORTAS, FORAM CONFECCIONADOS PELO RUSSO CONRADO SORGENICHT, E FAZEM ALUSÃO AOS PRINCIPAIS SEGMENTOS DE PRODUTOS ALI COMERCIALIZADOS.

Real Salsa Dancing Dog

domingo, 5 de dezembro de 2010

Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo

Descubra as diferenças entre hipotireoidismo e o hipertireoidismo
Problemas na tireoide afetam mais de 15% dos brasileiros, e muitos deles não sabem
Por Fernando Menezes


Cerca de 15% da população sofre com problemas na tireoide, o que coloca essas doenças entre as que mais atingem os brasileiros, principalmente o sexo feminino, de acordo com o censo do IBGE, Outro dado da instituição afirma que cinco milhões de mulheres não sabem que tem algum tipo de disfunção na tireoide por falta de conhecimento dos sintomas.

"Os maus que mais acometem a tireoide são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e a aparição de nódulos benignos nessa glândula. Todas essas alterações podem ser tratadas sem maiores problemas se diagnosticadas rapidamente. Contudo, como os sintomas são difíceis de detectar, uma grande parte das pessoas que sofre com problemas na tireoide não consegue identificar o problema", explica Pedro Saddi, endocrinologista da Unifesp.


A tireoide, que se localiza no pescoço, libera dois hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo, o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina). Eles regulam a velocidade do metabolismo e interferem no desempenho de órgãos importantes, como o coração, rins e também no ciclo menstrual. Por isso, qualquer disfunção na tireoide afeta várias funções vitais do nosso corpo. É importante, portanto, conhecer as principais diferenças entre as duas doenças mais comuns na tireoide: o hipotoreoidismo e o hipertireoidismo. Confira aqui.

O hipotireoidismo

O hipotireoidismo pode ser classificado como a baixa produção dos hormônios produzidos pela tireoide. O sexo feminino é mais afetado com essa falha na produção no T3 e T4. Estimativas feitas pelo IBGE dizem que atinja cerca de 10 vezes mais as mulheres do que os homens. Isso acontece principalmente no climatério, última menstruação antes da menopausa, quando o tipo mais comum de hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto, se mostra mais comum.

"Os sintomas de hipotireoidismo podem ser resumidos em todos aqueles sinais de que o metabolismo está desacelerado" O hipotireoidismo pode ser causado por uma série de motivos, embora o mais frequente seja uma variação autoimune, quando o próprio corpo começa a atacar a tireoide. Esse tipo de hipotireoidismo é classificado como Tiroidite de Hashimoto. "A doença de Hashimoto corresponde a 95% dos casos de hipotireoidismo. Ela acontece quando os próprios anticorpos do organismo encaram a glândula tireoide como um corpo estranho no organismo", diz a endocrinologista e metabologista Gláucia Duarte, da USP.

Outro fator que pode causar o hipotireoidismo é a quantidade de iodo no organismo. Tanto altas doses como baixos níveis dessa substância no organismo podem afetar a produção dos hormônios T3 e T4.

Sintomas

Os sintomas podem ser resumidos em todos aqueles sinais de que o metabolismo está desacelerado, como menor número de batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo e dores musculares.

Outros sintomas como pele seca, queda de cabelo, ganho de peso, aumento de colesterol no sangue e alterações no humor - que normalmente leva à depressão-, também são observados em pessoas que têm hipotireoidismo. "Esses sintomas não aparecem repentinamente, ou em conjunto, e podem variar de pessoa para pessoa", diz Glaucia Duarte. Por isso, é difícil fazer o diagnóstico precocemente.


Alimentação

Segundo Glaucia Duarte, a alimentação não determina o surgimento da doença. Como fator de proteção, os alimentos ricos em selênio são uma boa opção."O selênio parece contribuir para o bom funcionamento tireoidiano. Além disso, este mineral tem um papel antioxidante, que também age no controle de radicais livres que podem causar danos às células saudáveis do corpo. As melhores fontes de selênio encontradas na natureza são peixes, alho, cebola, pepino e cogumelo", explica Gláucia Duarte.

Outro nutriente que pode fazer bem a tireoide é o iodo. "Os fabricantes de sal de são obrigados por lei a colocar uma quantidade de iodo que possa prevenir doenças na tireoide. A ingestão de frutos do mar e algas, também ajuda a aumentar os níveis de iodo no organismo", explica o endocrinologista Pedro Saddi. Não é preciso salgar demais a comida, já que ingerir mais do que seis gramas de sal e de iodo pode até ser prejudicial à saúde da tireoide.


Mas, de acordo com Gláucia Duarte, existem alimentos conhecidamente bociogênicos (causadores do aumento do volume da tireoide), e seu consumo não deve ser exagerado, já que, somados com outros fatores como pré-disposição genética e falta de iodo no organismo, podem causar problemas na tireoide. Entre esses alimentos estão o repolho, couve-de-bruxela, brócolis, espinafre e couve-flor.

Tratamento

O tratamento consiste na reposição hormonal, em geral, à base de levotiroxina (L-T4). "O comprimido é tomado uma vez ao dia, cedo, em jejum. Solicita-se que a alimentação ocorra somente após 30 minutos da ingestão da medicação, pois os alimentos aumentam o pH estômago, diminuindo a absorção da levotiroxina", explica Glaucia.


O hipertireoidismo

O hipertiroidismo, mesmo sendo um pouco menos comum que o hipotireoidismo, ainda afeta milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE. Assim como o hipotireoidismo, o hipertireoidismo é mais comum nas mulheres. "O sexo feminino está mais propenso a ter essa doença. Os números da Organização Mundial da Saúde estimam que as mulheres sofrem até cinco vezes mais com o hipertireoidismo do que os homens", diz Gláucia Duarte.

Causas

A causa mais comum de hipertiroidismo é quando a glândula da tireoide encontra-se exageradamente ativa, produzindo uma excessiva quantidade de hormônios, condição denominada também de bócio difuso tóxico ou Doença de Graves.

Outros problemas, como tumores e excesso de iodo no organismo também podem fazer com que a tireoide passe a produzir uma quantidade maior de T3 e T4, causando assim mudanças em todo o corpo.

Sintomas

Os principais sintomas do hipertireoidismo são o oposto do hipotireoidismo, ou seja, irregularidade e aceleração nos batimentos cardíacos, geralmente acima de 100 batimentos por minuto, nervosismo, mãos trêmulas e sudoreicas, ondas de calor repentinas, intestino solto, perda de peso acentuada sem intenção.

Alguns sintomas, no entanto, são os mesmos como enfraquecimento e queda de cabelos, fraqueza e dores musculares e alterações no ciclo menstrual. Ela também aumenta as chances de aborto e acelera a perda de cálcio dos ossos, com aumento do risco de osteoporose e fraturas. "A semelhança entre os sintomas é um fator que dificulta o diagnóstico do tipo de doença na tireoide. Por isso que os exames TSH sérico e ultrassom da tireoide são essenciais para fazer o diagnóstico", comenta Perdo Saddi.


Os principais sintomas do hipertireoidismo são o oposto do hipotireoidismo, ou seja, irregularidade e aceleração no metabolismoAlimentação

O excesso de ingestão de iodo (alimentos ricos em iodo: ostras, moluscos e outros mariscos e peixes de água salgada, algas, consumo excessivo de sal iodado) pode, em indivíduos predispostos, levar ao quadro de hipertiroidismo e suas complicações (arritmias cardíacas, por exemplo), principalmente em idosos.

Tratamento

De acordo com a endocrinologista Glaucia Duarte, o tratamento com medicamentos específicos, como Tapazol ou Propiltiouracil, que reduzem a função tireoidiana e controlam a produção hormonal pela tireoide, é o mais comum. Esses dois medicamentos são administrados pela via oral, e devem ser receitados por um médico.

Outro tratamento bastante comum é com iodo radioativo, mais conhecido como radiodoterapia. Durante esse tratamento, a glândula tireoide absorve o iodo da circulação e quando ele penetra na glândula, começa a destruí-la lentamente. Esse processo pode durar meses, mas tem efeito definitivo.

Nos casos em que a glândula foi afetada por um tumor, existe a opção da cirurgia para a retirada da tireoide, após isso deve haver o tratamento com medicamentos para a reposição hormonal.

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/12463-Descubra-as-diferencas-entre-hipotireoidismo-e-o-hipertireoidismo.htm

misabellC search

Pesquisa personalizada