misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 30 de março de 2011

El II Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museólogos

14, 15 y 16 de Septiembre 2011
La Paz, Bolivia
Evento Organizado por:
Archivo Histórico de la Asamblea Legislativa Plurinacional (Bolivia) y el Grupo de Estudios Sociales en Bibliotecología y Documentación - GESBI (Argentina).

I. OBJETIVOS

El II Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museólogos es un foro abierto a la discusión y debate de problemáticas inherentes al desarrollo teórico y práctico de las bibliotecas, los archivos y los museos de Latinoamérica, con el propósito de enriquecer las experiencias de trabajo de los colegas latinoamericanos, fortalecer acciones colectivas regionales y formular recomendaciones y conclusiones que orienten a los operadores estatales en la formulación de políticas públicas.


II. Dinámica del II EBAM


Dirigido a todos aquellos profesionales, investigadores, estudiantes, docentes y público en general que se interesen por la Bibliotecología, las Ciencias de la Información, la Archivología, la Museología y demás áreas disciplinares relacionadas.

El evento se desarrollará con la presentación y discución de los trabajos presentados (propuestas teóricas, experiencias, testimonios y estudios de casos), en torno a diferentes ejes temáticos.

Para seguir leyendo el informe ingresar al sitio:
http://ebam.gesbi.com.ar/

domingo, 27 de março de 2011

O amor entrou mudo e saiu calado

Um casal vive há 20 anos na mais perfeita harmonia, sem trocar uma palavra. Nem um monossílabo, nem um pantim, nem um grunhido, nem um muxoxo, nem um arrulho, apenas o silêncio a lastrear o lindo amor dos pombinhos. Talvez seja a fórmula do sucesso, o Santo Graal dos relacionamentos, a chave do mistério. Assim vivem João e Maria, como aqui batizamos camufladamente a parelha evitando o som e à fúria dos urubus plantonistas.

Meu primo Zé Humberto contou a bela história ali na calçada de Tica e Dison, sábios e queridos tios que convivem com sabedoria e poucas palavras no discreto Sítio das Cobras, no mesmo município de Santana do Cariri adonde reina o casal mais calado do mundo.

João e Maria, meia dúzia de meninos, estão na faixa dos 65 de idade e deixaram de se falar por besteira e capricho. Certo dia, João a procurou, com teimosia e macheza, e Maria recusou-se a fazer os gostos sexuais do marido. Não estava a fim, pronto, queria ficar na dela.

Sem discussões
O cabra voltou a insistir por mais cinco vezes nas semanas seguintes. A católica Maria, cansada de guerras e gravidezes, manteve-se na resistência. Com o orgulho de macho ferido, ele fechou a cara. Em pouquíssimo tempo descobriram o bem que fazia aquele silêncio, passaram a conviver sem discussões ou arengas, estavam a dois passos do paraíso na terra.

Com a economia de palavras, não inventam conflitos, não brigam por miudezas, não ferem e não são feridos com o mal que sai da boca do homem. Meu primo Zé Humberto, que visita aquele lar doce lar semanalmente para a venda de carne em domicílio, assegura: não há casal mais feliz nas redondezas.

Até mesmo quando estão em dúvida se compram um talho de contrafilé ou de costela, por exemplo, eles tocam de ouvido. Num simples olhar espatifam-se as dúvidas sobre o cimento da sala como em uma mágica.

Dias desses, o homem da carne flagrou João morrendo de saudade. Maria estava passeando em São Paulo. Ele morria por dentro de tanta falta. De gozação e chiste, o visitante sugeriu um telefonema, pelo menos umas duas, três unidades de crédito no orelhão da esquina. O marido saudoso até se benzeu para evitar a tentação da proposta.

João aprecia mesmo, na mirada certeira dos seus olhos semi-áridos, é olhar a sua mulher sem que ela perceba. Admirá-la dormindo, por exemplo, a extrema beleza da calada da noite. Fica horas neste exercício, relembrando o tempo em que estragavam o amor com palavras como tapurus que botam a perder as melhores goiabas. João e Maria agoram contemplam a vida, ali nos ares da Chapada do Araripe, como um jovem casal de mãos dadas no silêncio escuro do cinema.

É calando que a gente se entende, diriam João e Maria, os meus personagens reais da semana. Os casais falam demais, intermináveis discussões de relação, as famosas dê-erres. Conviver também é cortar palavras, caro poeta itabirano. Conviver é catar o feijão sobre a mesa, como diria outro João, aquele do verso mais econômico.

Na fachada de todos os lares doces lares deveria ter inscrito, bem no alto, Silêncio!, como aquela velha placa dos hospitais. E quem tiver algo a dizer contra a advertência que fale agora. Ou cale-se para sempre.


Por Xico Sá . 27.03.11 - 16h12
O amor entrou mudo e saiu calado


http://colunistas.yahoo.net/posts/9757.html

Comissário Ronald da WebJet - Voo Curitiba / Rio de Janeiro




sábado, 26 de março de 2011

Olha que tecnologia...!!!

Olha que tecnologia...!!!

Uma foto de 26 gigapíxel,novo recorde mundial de resolução.
Primeiro deve-se deixar carregar a foto da paisagem e, depois, clicar nas fotos pequenas.



http://www.dresden-26-gigapixels.com/dresden26GP#

Antes de malhar é preciso fazer exames

Seção : Saude Plena - Fitness - 24/03/2011 17:21

Antes de malhar é preciso fazer exames
Conheça a importância de realizar o check-up antes de iniciar a pratica de exercícios físicos
Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Querendo se livrar do sedentarismo, muitas pessoas passam a praticar atividades físicas por conta própria. Mas qualquer tipo de exercício, em casa, na academia ou num futebol com os amigos, por exemplo, pode representar um sério risco à saúde, se antes não houver uma avaliação das condições do praticante.

Nesse caso, especialistas recomendam uma visita a um médico anterior ao início da prática esportiva, que irá prescrever uma série de exames que irão vasculhar o organismo. Essa análise irá traçar o perfil do metabolismo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial do indivíduo.

Além desses exames, um teste de esforço, além de identificar a capacidade física, também avalia problemas cardiovasculares. O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes e pode, inclusive, apontar com maior antecedência um problema crônico de saúde.

Também é recomendada uma visita ao ortopedista, para avaliar possíveis desvios de coluna, problemas nos joelhos e na cartilagem em geral, principalmente de ombros, braços e punhos. Muitas vezes, não se percebem problemas nessas áreas do corpo, mas quando se inicia a malhação é possível que fortes dores atrapalhem o desempenho e desanimem o praticante a continuar a treinar. Durante a consulta, o médico identifica todo o seu sistema esquelético e até o formato do seu pé, para recomendar o tipo de tênis ideal para a atividade que você for realizar. Além de passar pelo especialista, você pode descobrir se há algo de errado com você. Por exemplo: tente perceber se ocorre algum estalo entre seus ossos quando sobe escadas. Se escutar qualquer som, avise o médico.

Veja a seguir os exames que não podem faltar no check-up:

Eletrocardiograma: o exame faz uma espécie de fotografia do coração. Mas como nem sempre mostra o problema do paciente, recomenda-se acrescentar também o teste de esforço ergométrico.

Teste ergométrico: é feito na esteira e acompanhado por um cardiologista por meio de monitoração gráfica, que mostra como o coração se comporta com o esforço.

Exames de sangue: mostram a taxa de glicose no sangue, apontando a existência de diabetes e os níveis de gordura, identificados pelas taxas de colesterol e triglicerídeos.

Exame ortopédico: aponta problemas nas articulações e a resistência dos ossos à aplicação de cargas. Isso evita dores e o agravamento de lesões anteriores, tornando a atividade mais prazerosa e evitando desistências.

Além disso, o acompanhamento profissional é o mais importante. Com as facilidades à disposição, como vídeos, revistas e até a própria internet, cresce o número de atletas caseiros. Porém, exercitar-se sozinho, sem a orientação de um profissional de educação física, pode provocar sérias lesões.

Ele saberá orientar a postura e a forma corretas de levantar um peso e executar um movimento sem danificar a coluna. Na hora do exercício, é fundamental saber como se movimentar para não sacrificar as articulações.

O profissional de educação física é o único habilitado a ministrar a prática das atividades físicas. Além de ficar atento aos movimentos executados pelo aluno, ele estará atento a todos os detalhes da execução do treinamento e orientará, inclusive, a respiração correta durante o movimento.

http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_42/2011/03/24/ficha_saudeplena_fitness/id_sessao=42&id_noticia=36581/ficha_saudeplena_fitness.shtml?parceiro=correioweb

quinta-feira, 24 de março de 2011

Japoneses criam os primeiros espermatozoides em laboratório

24/03/2011 - 08h51
Japoneses criam os primeiros espermatozoides em laboratório
GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO



Cientistas do mundo inteiro tentavam há quase um século, mas só agora um grupo conseguiu: pela primeira vez na história foi possível criar espermatozoides de um mamífero em laboratório.

A experiência foi feita com camundongos, mas o objetivo é adaptar a técnica para resolver problemas de fertilidade em seres humanos.

Os espermatozoides, criados por pesquisadores japoneses da Universidade da Cidade de Yokohama, conseguiram dar origem --por meio de fertilização in vitro-- a descendentes, machos e fêmeas, saudáveis e férteis.

Isso aconteceu até quando as células colhidas haviam passado algum tempo congeladas. É um fator que tradicionalmente atrapalha o sucesso da fertilização.

Para chegar ao resultado, os cientistas retiraram, por meio de uma biópsia, células dos testículos de camundongos recém-nascidos, com dois ou três dias de vida.

Esse material tinha apenas gonócitos e espermatogônias, estágios primitivos do complexo processo de formação dos espermatozoides.

Os cientistas tentaram fornecer quase todos os componentes da formação natural das células. Para que elas se desenvolvessem totalmente, eles adicionaram KSR, produto muito usado em culturas de células-tronco.

Após cerca de um mês, eles confirmaram a produção dos espermatozoides. As culturas continuaram produzindo essas células durante cerca de dois meses.


Editoria de Arte/Folhapress



CÂNCER

O sucesso da técnica em camundongos animou os cientistas. Um dos futuros objetivos da pesquisa é oferecer uma alternativa para preservar as células reprodutivas de crianças e jovens que precisam ser submetidos a tratamentos que podem causar infertilidade, como quimioterapia e radioterapia.

Para um organismo masculino completamente desenvolvido pode ser fácil conseguir farta quantidade de espermatozoides. Em crianças, o processo de maturação não está concluído, o que torna isso mais difícil.

O novo método também poderia ser aplicado em situações em que a infertilidade masculina é causada por outras razões.

Em certos casos, os homens conseguem completar com sucesso as etapas iniciais da divisão celular que origina o espermatozoide. É na hora de completar a etapa de maturação, porém, que algo sai errado e eles não conseguem gerar espermatozoides férteis.

IN VITRO

Pesquisas anteriores sugerem transplantes de células-tronco no tratamento contra a infertilidade. Tecnicamente, isso provavelmente seria possível com os espermatozoides criados em laboratório, gerando filhos pela "maneira tradicional".

Ainda assim, seriam necessários muitos outros testes para verificar a segurança dos transplantes.

Os criadores do esperma de laboratório pretendem usar fertilização in vitro, mas não há previsão de quando o método possa chegar ao público.

De acordo com especialistas, ainda é necessário cautela e, principalmente, mais testes para verificar se os descendentes produzidos com as células de laboratório são realmente saudáveis.

"A prole ser fértil é apenas um indicador bruto de que os gametas são "normais'", dizem os geneticistas Marco Seandel e Shahin Rafii, em crítica também na "Nature".

"Pesquisas devem ser feitas para saber se os descendentes da fertilização in vitro são saudáveis em outros aspectos (envelhecimento, sistema imune e outros)."

ESTUDO COMPLEXO

Embora seja a menor célula do corpo humano, o processo que produz o espermatozoide --conhecido como espermatogênese-- é complexo e leva mais de um mês.

Seu tamanho diminuto e a complexidade de sua estrutura mantiveram muitas de suas propriedades em segredo até agora.

Na semana passada, pesquisadores finalmente anunciaram como o espermatozoide é atraído para o óvulo uma espécie de poro das células "sentiria" a presença de progesterona e dispararia o mecanismo.

O sucesso com os camundongo abre as portas para a experiência em humanos, mas ainda não há previsão disso. "Estou confiante que conseguiremos aplicá-la [a técnica] em animais maiores", disse Takehiko Ogawa, chefe do trabalho.


http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/893269-japoneses-criam-os-primeiros-espermatozoides-em-laboratorio.shtml

Ai que saudades da minha vó!!!!

Sabedoria de Avó...

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de Porto, dizer à minha neta:
- Querida, venha cá.
Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado.Tenho umas coisas pra te contar.E assim, dizer apontando o indicador para o alto: - O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões.
E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte.
Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
É preciso coragem para ser feliz. Seja valente.Siga sempre seu coração.
Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
Satisfaça seus desejos.Esse é seu direito e obrigação.
Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você.
Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim.
Aproveite sua casa, mas vá aFernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
Cuide bem dos seus dentes.Experimente, mude, corte os cabelos. Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro.
Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito...
" Vai que o carteiro ganha na loteria - tudo é possível, e o futuro é imprevisível.
Tenha uma vida rica de vida! Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor.
E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável.
Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
Se for se casar, faça por amor.Não faça por segurança, carinho ou status.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!
Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você.
Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão.
É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.
Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leia. Pinte, desenhe, escreva. E por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, o faça por mim.
Compreenda seus pais.Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.
Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso minha querida.
Agora é a sua vez.
Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: como vai você?

quinta-feira, 17 de março de 2011

Livros e Amigos

Devemos buscar amigos como buscamos livros.
Acertar na procura.
Não exija que sejam muitos, mas que sejam bons.
Não exija que sejam ricos, mas que sejam fiéis.
Não exija que tenha boa profissão, mas sim de bom coração.
É triste o homem que não pode buscar livros por não saber lê-los.
Mas é ainda mais triste o homem que não pode buscar amigos
Por não saber conquistá-los.
É triste a estante vazia por falta de livros,
Mas é ainda mais triste o homem oprimido, por falta de amigos.
Os livros nos tiram da turbulência da alma,
Nos fazem refletir sobre grandes acontecimentos,
Mas o amigo converte tormentas e tempestades
Em chuva de sentimentos.
Não podemos chamar de rico o homem que não tem livros,
Mas podemos afirmar que é mendigo
O homem que não tem amigos...

Autor: Desconhecido

quarta-feira, 16 de março de 2011

A vitória

Quer vencer os desafios? - confie em Deus!

Quer ser bom no que faz? - pratique!

Quer alcançar o objetivo? - jamais desista!

Quer crescer? - tenha raízes.

Quer ver resultados? - persevere.

Quer ser feliz? - esqueça o passado.

Quer falar bem? - escute melhor.

Quer aprender? - persista em ler.

Quer realização pessoal? - sirva!

Quer fazer diferença? - pague o preço.

Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de
vitória estão enganados.

A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que
"saem do porto".

A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto
da montanha.

autor desconhecido.

ATALHO

José Antonio Ramalho

Saiba como reduzir imagens para enviá-las por e-mail

Dificuldade: Baixa Tirar fotos na maior resolução disponível pela câmera é fundamental para que seja possível ampliá-las com qualidade posteriormente. Contudo, quando temos que enviá-las por e-mail ou fazer upload delas para um site, isso se torna um problema. Seis fotos de 10 Mpixels de resolução, por exemplo, consomem algo em torno de 25 Mbytes de tamanho.

1 Se o objetivo do envio das fotos por e-mail é que a pessoa as veja no monitor do computador, por exemplo, não é necessário enviar a imagem em alta resolução. Aqui, temos um problema: você tem que reduzir o tamanho da foto. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas existe uma extremamente prática, que não requer nenhum programa especial.

2 O que muitos usuários não sabem é que o Windows XP, oVista e o Windows 7 trazem um recurso nativo que torna esse processo muito fácil.

3 Tal recurso permite que você selecione uma ou mais fotos e as envie diretamente por e-mail, criando uma cópia de tamanho reduzido da imagem. Só para ter um ideia, seis fotos que somavam 25 Mbytes de tamanho original foram reduzidas para 1,34 Mbyte com o uso da ferramenta.

4 As fotos são reduzidas para o tamanho, em pixels, que varia de 640x480 pixels a 1.280 pixels, dependendo da versão do Windows que você tem. O procedimento é muito simples.

5 Inicialmente, abra o menu Meu computador e escolha as fotos. Selecione as que você deseja enviar usando os métodos convencionais de seleção de arquivos do Windows.

6 Em seguida, clique sobre uma delas com o botão direito do mouse. O menu rápido aparece. Entre as opções está uma chamada Enviar para. Ao selecionar essa opção, um submenu será exibido. Nele, você deve escolher a opção Destinatário de e-mail.

7 Uma nova caixa de diálogo surge pedindo detalhes sobre sua preferência de tamanho. Você pode mandar as fotos com o tamanho original ou optar por reduzi-las.

8 O tamanho 1.024x728 é perfeito para visualização das imagens no monitor do próprio computador. Pressione o botãoOK, as fotos serão reduzidas e o seu programa de e-mail padrão será ativado.

9 As fotos aparecerão como anexo e um texto padrão indicando o nome das fotos surgirá na área de texto da mensagem. Agora, é só completar o campo de destinatário e, se for o caso, alterar o conteúdo da linha assunto.

10 Outra opção é, no lugar de enviar o e-mail, selecionar todas as fotos anexadas e salvá-las numa pasta do seu computador.

11 Com as imagens menores salvas, você poderá fazer o upload delas para um site de fotos ou uma rede social. Assim, você não gasta um tempo enorme, já que os arquivos estão menores e, mesmo assim, ótimos para ser visualizados no próprio computador.

DÚVIDAS? ESCREVA PARA
atalho.tec@uol.com.br

terça-feira, 15 de março de 2011

1 Pedro 3

1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns näo obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;


2 Considerando a vossa vida casta, em temor.


3 O enfeite delas näo seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;


4 Mas o homem encoberto no coraçäo; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.


5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;


6 Como Sara obedecia a Abraäo, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e näo temendo nenhum espanto.


7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que näo sejam impedidas as vossas oraçöes.


8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassi-vos, amando os irmäos, entranha-velmente misericordiosos e afáveis.


9 Näo tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênçäo.


10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios näo falem engano.


11 Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.


12 Porque os olhos do Senhor estäo sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas oraçöes; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.


13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?


14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E näo temais com medo deles, nem vos turbeis;


15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos coraçöes; e estai sempre preparados para responder com mansidäo e temor a qualquer que vos pedir a razäo da esperança que há em vós,


16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.


17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.


18 Porque também Cristo pade-ceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;


19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisäo;


20 Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;


21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, näo do despojamento da imundícia da carne, mas da indagaçäo de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreiçäo de Jesus Cristo;


22 O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tempo de tornar-se cristão!

Quaresma é o momento forte para a administração dos sacramentos

Na Tradição da Igreja o tempo quaresmal é o momento forte para a administração dos sacramentos, o tempo de acolher novos filhos para a Igreja.

O processo de transformação não é possível ser realizado em breve momento, mas por um caminho de conversão que deve percorrer passo a passo. Com a convicção de que este caminho de renovação não acontece de uma só vez, mas abrange toda a vida do homem em um processo contínuo de ano após ano e o deve percorrer sempre.

A Quaresma quer conservar presente esse processo que, para se chegar a Deus, é preciso passar por um processo sempre novo de transformação e mudança de vida. Assim, a palavra mais forte que nos acompanha neste tempo quaresmal é uma busca sincera de conversão, a metanoia, que reorienta todo o nosso ser em direção a Deus.

Nesse sentido a Igreja abraça o tempo quaresmal como o tempo de purificação, de tornar-se cristão, a oportunidade do homem voltar-se do mau caminho em direção a Deus, como o próprio Senhor afirma em Sua Palavra: "Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que mude de conduta" (Ez 33, 11). Mas é preciso tomar consciência que o se tornar cristão é um processo diário, de ir a Cristo, renunciar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir-Lo (cf. Mc 8, 34).

Por isso, esse tempo é marcado pelo jejum, abstinência e esmola, para lutarmos contra as tentações, unindo-nos a Cristo, que enfrentou a tentação no deserto durante quarenta dias. Um tempo realmente favorável para abandonar o "homem velho" e nascer um "homem novo".

O próprio Cristo precisou passar pelo deserto, deixando-se ser tentado pelo diabo para mostrar que n'Ele fomos tentados e n'Ele vencemos o demônio. Ninguém pode vencer sem ter combatido; nem combater se não tiver inimigo e tentações.

Por isso, o apelo da Igreja ao jejum, pois, é por meio dele que nos libertamos de nós mesmos, nos libertamos para Deus, tornando-nos livres para os outros e para a oração e do domínio das paixões desordenadas.

No prefácio da Quaresma, a Igreja usa a expressão: Jejunio mentem elevas – que significa "Pelo jejum elevais os vossos sentimentos". Os quarenta dias que a Igreja nos proporciona, por intermédio da renúncia, para que encontremos uma vida nova.


By CN.

Diácono Valney

domingo, 6 de março de 2011

Trabalho em casa

A premonição sob a luz da ciência

Comportamento

| N° Edição: 2156 | 04.Mar.11 - 12:00 | Atualizado em 04.Mar.11 - 12:50


A premonição sob a luz da ciência


Publicado na edição 2156

Estudo feito por um renomado psicólogo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, reacende o debate sobre a capacidade humana de antever o futuro
Débora Rubin


OUSADIA
Um dos melhores pesquisadores de sua geração, o psicólogo Daryl J.
Bem transgrediu as regras da academia ao estudar sobre premonição


Num diálogo do livro “Alice no Outro Lado do Espelho”, de Lewis Carroll, a continuação do clássico “Alice no País das Maravilhas”, a Rainha Branca diz à Alice que tem memória nos dois sentidos, para o passado e para o futuro. Tese que a menina considera um absurdo: “Ninguém pode acreditar em coisas impossíveis”, rebate. A soberana, no entanto, explica que é somente uma questão de prática e a aconselha a imaginar ao menos seis coisas impossíveis antes mesmo do café da manhã. Menos cético que a carismática personagem, o renomado professor americano Daryl J. Bem, um dos mais proeminentes pesquisadores de psicologia de sua geração, segundo o “The New York Times”, ousou deixar de lado a regra silenciosa que paira sobre o ambiente acadêmico, segundo a qual tudo o que foge de uma explicação racional deve ser solenemente ignorado. E desobedeceu a esse hermetismo em grande estilo, ao investigar a capacidade humana de antever o futuro, popularmente conhecida como premonição. Tal qual a Rainha Branca, ele crê na memória com a seta indicando para a frente.


ESTUDO
O procurador aposentado Valter Borges montou um
instituto de pesquisa após a premonição da morte do filho

O mais recente estudo de Bem, publicado no “Journal of Personality and Social Psychology”, da Associação Americana de Psicologia, teve um efeito explosivo sobre a comunidade internacional. Menos por seu conteúdo, também bastante surpreendente, e mais pelas credenciais de seu autor, um notório professor de psicologia da Universidade de Cornell, Nova York, uma das mais prestigiosas dos Estados Unidos. Ele tem mais de 70 artigos publicados e é formado em física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Até então, os trabalhos sobre as chamadas percepções extrassensoriais, também conhecidas como ESP (sigla em inglês para extrasensory perception) eram considerados menores, pouco científicos. O de Bem e sua equipe quebraram essa escrita. Em sua pesquisa, Daryl J. Bem relata nove experimentos feitos com mais de mil universitários. Os testes, reproduções de estudos clássicos sobre percepção extrassensorial, eram extremamente simples.Neles, os participantes tinham que antever que tipo de imagem iria aparecer no computador ou em qual das duas janelas mostradas na tela iria surgir uma foto. Quando o conteúdo em questão tinha um teor erótico, os estudantes acertavam mais. “Isso entre pessoas comuns, escolhidas de forma aleatória. Meu palpite é de que se eu usar gente mais talentosa, melhor nisso, elas poderão prever qualquer foto”, disse o pesquisador, sem explicar o que quer dizer, ao certo, “gente mais talentosa”.


CHOQUE
A funcionária pública Erilene Pereira anteviu dois acidentes de carro, com o filho e o cunhado

Segundo Bem, em oito dos nove experimentos houve um índice de acerto acima do que é considerado coincidência ou obra do acaso. Também foi feito um teste no qual o aluno escolhia se queria arriscar mais nas respostas ou se desistia de tentar. “Os que aceitaram correr mais riscos foram os que tiveram mais acertos”, conta Bem. O psicólogo é cuidadoso ao tirar suas conclusões, mas acredita que todo mundo pode ter capacidades precognitivas, embora uns as tenham mais desenvolvidas do que outros. Também explica que as percepções extrassensoriais são fruto do processo evolutivo no qual antever situações de perigo ou propícias à reprodução se tornaram vantajosas ferramentas de sobrevivência. Isso ajudaria a comprovar a existência de premonições.

Outra pesquisa, feita com universitários brasileiros, mostra que pensamentos premonitórios rondam o inconsciente bem mais do que se imagina. Segundo o trabalho realizado em 2008 na Universidade de São Paulo, 71,5% relataram premonição através de sonhos. No Instituto do Sono, de São Paulo, 30% dos pacientes contam ter sonhado com algo que depois se concretizou. Apesar de ser comum e fazer parte da vida de muitos brasileiros, essa capacidade de antever o futuro ainda é encarada como um grande mistério. Poucos cientistas se dispõem a estudar o tema e, mais do que isso, se recusam a comentá-lo. Lá fora, não é diferente. O artigo produzido em Cornell foi recepcionado com duras críticas. Ray Hyman, professor de psicologia da Universidade de Oregon (EUA), disse ao jornal “The New York Times” que o trabalho é loucura pura. “É um embaraço para a categoria”, atacou. Uma das censuras recebidas foi pelo fato de o professor Bem ter avisado os estudantes de que se tratava de um teste de premonição, o que pode ter influenciado as respostas. O físico Rory Coker, da Universidade do Texas (EUA), um crítico contumaz do que chama “pseudociência”, também fez ressalvas ao colega pesquisador. “A ciência não ignora os fenômenos paranormais, o problema é que tudo o que se vê são estudos feitos para provar aquilo no que se acredita. Dificilmente há resultados significativos e poucos trabalhos são reproduzíveis”, disse à ISTOÉ.

Daryl Bem não é o único acadêmico a colocar a mão nesse vespeiro ao longo da história. Em 1934, o professor Joseph Banks Rhine lançou a primeira edição do livro “Percepção Extrassensorial” a partir de vários testes realizados na Universidade de Duke (EUA). Foi ele quem cunhou o termo “parapsicologia” como o nome da ciência que estuda tais fenômenos. Mais recentemente, em 2001, outro professor de psicologia e neurologia da Universidade do Arizona (EUA), Gary Schwartz, testou em laboratório cinco médiuns, entre eles o mais famoso da tevê americana, John Edwards. No experimento, que foi exibido no Brasil pelo canal pago History Channel, Edwards ficava separado de pessoas que queriam saber sobre seus entes falecidos. Eles não se viam, apenas se ouviam e, como no programa, Edwards apenas confirmava as informações. O índice de acertos, segundo o pesquisador, foi de 83%. Schwartz também já esteve na mira do implacável professor Hyman, de Oregon, que o acusou de forjar resultados. “Muitas vezes na história da ciência nós estávamos errados. Quando achamos que a terra era plana, quando consideramos que o sol girava em torno da terra e tantas outras vezes. Prefiro estar sempre aberto a qualquer possibilidade”, defende-se o professor do Arizona.

Para confirmar as teses dos estudiosos no tema, dezenas de relatos de premonições vêm a público diariamente, manifestados por pessoas comuns – que trabalham, estudam, têm filhos, professam uma religião ou não. Elas costumam ser atropeladas em seu inconsciente por um acontecimento, uma certeza, quase um clarão, que se impõe sobre sua lucidez e se materializa em realidade horas, dias, meses depois, deixando-as, normalmente, assustadas. Roteiro cumprido pela arquiteta Silvia Arruda, de São Paulo. Em fevereiro de 1986, ela sonhou com uma cena de quebradeira no Brasil. Gente falindo, perdendo dinheiro, corrida aos bancos e supermercados. No dia seguinte, o então ministro da Fazenda, Dílson Funaro, anunciou o Plano Cruzado, que congelou o valor de salários, bens e serviços e provocou uma das maiores crises do governo de José Sarney (1985-1990). Vinte anos depois, um novo sonho premonitório, menos, digamos assim, coletivo. A arquiteta viu o então namorado com uma dançarina ruiva de cabelos cacheados. Contou para ele como quem relata uma curiosidade e foi ridicularizada. Pouco tempo depois descobriu que ele estava saindo com uma mulher tal e qual a do sonho. Detalhe: Silvia não é mística e nem sequer acredita em premonição. Ou, ao menos, não acreditava. “Não acho que seja algo sobrenatural, mas sim uma capacidade da mente em captar pensamentos e sensações não ditos”, afirma.


VISÃO
A gerente de marketing Carolina Oliveira enxergou a separação de um
casal desconhecido, que aconteceu três meses depois

Colocar a mediunidade no mesmo pacote das experiências extrassensoriais é assunto delicado. “A parapsicologia não lida com questões transcendentais, como a comunicação entre vivos e mortos, mas sim com a aptidão humana de manifestar poderes incomuns nas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo material”, define o procurador de Justiça aposentado Valter da Rosa Borges, de Pernambuco. Nos anos 70, ele criou o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP) para tentar entender esses poderes incomuns, motivado por uma premonição que tivera anos antes. Em 1968, ele perdeu o filho Ulisses, de apenas 4 anos, vítima de um edema pulmonar agudo. “No dia em que ele faleceu, ao sair do apartamento onde eu morava, passei por uma alucinação auditiva. Uma voz me disse, por duas vezes, que meu filho ia morrer naquela tarde”, recorda.

“Não é um fenômeno religioso, não é loucura, paranoia, coincidência nem algo sobrenatural”, argumenta a parapsicóloga Márcia Cobêro, professora do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (Clap). “É uma faculdade natural que todos têm, mas poucos se dão conta.” Segundo Márcia, a primeira reação das pessoas que têm premonições é achar que possuem um dom. O segundo passo é temer esse dom. Quando começou a ter premonições, o corretor de imóveis de Santo André (SP) Robson Leiva Lazarini ficou assustado e procurou ajuda na religião – primeiro católica, depois batista. Também criou o blog Sonhos Premonitórios (www.premonitoriosonho.blogspot.com), no ano passado. “As pessoas me mandam e-mails para tirar dúvidas. Não sou especialista, mas tento ajudar contando minha experiência.” Uma das que mais o impressionaram foi com um avião que tentava levantar voo no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguia, virava para a esquerda e batia num prédio baixo. No dia seguinte, foi buscar um cliente no aeroporto e ficou com muito medo que acontecesse algo com o jatinho dele. Quando o cliente aterrissou, respirou aliviado. Minutos depois, o avião da TAM, voo 3054, colidiu com o prédio da própria empresa após tentar arremeter num dia chuvoso. Lazarini ficou arrasado. “Mas o que eu posso fazer com esses sonhos? Ligar para a Anac e avisar? Não sei o que fazer com eles, então resolvi pelo menos registrar os mais recentes no blog.”


REDE
O corretor Robson Lazarini conta suas premonições,como a de um acidente de avião, em um blog

A paulistana Carolina Oliveira, 33 anos, gerente de marketing , também foi buscar ajuda para lidar com os eventos estranhos que rondavam sua vida. Há dois anos, ela passou a se sentir parte de um roteiro de filme do além. Luzes que acendiam logo após ela ter apagado, barulhos estranhos e fortes intuições do que estava para acontecer – a tal premonição. Quando morava na Itália, uma amiga apresentou um casal e ela, na mesma hora, sem nenhuma informação, viu os dois se separando em pouco tempo. A amiga negou e disse que eles se davam muito bem. Três meses depois, aconteceu o rompimento. “No começo eu tinha muito medo”, recorda Carolina. “Por isso procurei o espiritismo.” Hoje, ela atribui todos os acontecimentos aos espíritos que a guiam e ajudam no dia a dia. E garante que a vida ficou melhor ao saber lidar com esses episódios.


REAL
A arquiteta Silvia Arruda anteviu a traição do namorado e o advento do Plano Cruzado

“Não existe, até hoje, um estudo que comprove como isso acontece biologicamente. É metafísico e não sabemos como se dá. Mas é inegável que é importante como um processo de autoconhecimento”, destaca o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono, de São Paulo. Foi essa preocupação que levou a psicóloga Fátima Regina Machado a fazer sua tese de doutorado “Experiências Anômalas na Vida Cotidiana”, defendida na Universidade de São Paulo (USP) em 2010. Segundo ela, o objetivo era justamente chamar a atenção da comunidade acadêmica e dos profissionais da saúde para a importância das percepções extrassensoriais. “Compreendê-las é auxiliar o ser humano a lidar com elas”, destaca. Afinal, argumenta a psicóloga, mesmo sendo um tema marginalizado pela academia, são eventos que “insistem em acontecer” desde que o mundo é mundo.

Na vida da funcionária pública alagoana Maria Erilene Pereira, premonições e fortes intuições insistem em acontecer há algum tempo. Como quando, relaxando em uma rede, ela teve um insight com o filho mais velho, que havia saído com o carro à noite pela primeira vez. Erilene teve uma visão de um sinal próximo de sua casa. Sentiu um aperto no peito e ficou com receio de que acontecesse algo quando o filho passasse por ali. Ligou para ele e pediu que voltasse para casa. O jovem tentou acalmá-la, dizendo que estava tudo bem. Horas depois, ligou, aflito: havia batido o carro naquele local. “Tivemos sorte, só o veículo sofreu danos sérios. Ele ficou bem”, relembra. Muito pior foi o sonho no qual um de seus cunhados recolhia pedaços de um corpo após um acidente de carro. Dois meses depois ela perdeu um outro cunhado numa batida. E aquele do sonho, que recolhia os pedaços, foi o primeiro a chegar ao local do acidente. Os eventos ajudaram Erilene a cuidar de sua espiritualidade e se sintonizar mais com sua intuição. “Isso me ajuda a me conhecer melhor.”

Rory Coker, o físico americano que se dedica a denunciar os malefícios da pseudociência, acredita que tudo não passa de probabilidades. “Se toda vez que um parente meu sofresse algo eu sentisse, aí sim seria um fenômeno a ser examinado. Mas isso acontece muito de vez em quando e, portanto, fica dentro das estatísticas”, diz. No entanto, ele admira a coragem de pesquisadores como Daryl Bem. “É saudável que existam cientistas rebeldes que estão sempre imaginando como trilhar novos caminhos, por mais ­absurdos que eles soem aos nossos ouvidos.” Não à toa, Bem termina seu trabalho citando o diálogo da Rainha Branca e de Alice que abrem esta reportagem. O professor diz que 34% dos psicólogos que estão nas universidades concordam com Alice. E finaliza: “Quem sabe esse estudo não incentive os outros 66% dos meus colegas a investigar ao menos uma coisa anormal por dia.” Afinal, premonições são como as bruxas. Você pode até não acreditar nelas, mas que elas existem, ah, existem.

http://www.istoe.com.br/reportagens/127023_A+PREMONICAO+SOB+A+LUZ+DA+CIENCIA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Oração de santa Rita.

Ó poderosa Santa Rita, chamada santa dos impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da ultima hora, refugio e abrigo da dor, arrasta para o abismo do pecado. E da desesperação, com toda a confiança no vosso poder, junto ao coração sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime meu coração, pois, sendo-me necessária a quero ser. Apresentada por vos a minha oração, o meu pedido, por vos que sois tão amada por Deus, certamente serei atendida. Peço pela saúde do meu filho.Dizei a nosso senhor que me valerei da graça para melhora a minha vida, e os meus costumes, e para cantar na terra e no céu da divina misericórdia.
Pai nosso,




ave-maria




gloria ao pai.


A vida é bela... mas você pode dar uma mãozinha!!!

1.Caminhe de 10 a 30 minutos todos os dias e sorria enquanto caminha.
2.Ore na intimidade com Deus pelo menos 10 minutos por dia, em segredo, se for necessário.
3.Escute boa música todos os dias. A música é um autêntico alimento para o espírito.
4.Ao se levantar de manhã, fale "Deus, meu Pai, Te agradeço por este novo dia".
5.Viva com os 3 "E": Energia, Entusiasmo e Empatia.
6.Participe de mais brincadeiras do que no ano passado.
7.Sorria mais vezes do que o ano passado.
8.Olhe para o céu pelo menos uma vez por dia e sinta a majestade do mundo que rodeia você.
9.Sonhe mais, estando acordado.
10.Coma mais alimentos que crescem nas árvores e nas plantas, e menos alimentos industrializados.
11.Coma nozes e frutas silvestres. Tome chá verde, muita água e um cálice de vinho ao dia. Cuide de brindar sempre por alguma das muitas coisas belas que existem em sua vida e, se possível, faça em companhia de quem você ama.
12.Faça rir pelo menos 3 pessoas por dia.
13.Elimine a desordem de sua casa, seu carro e seu escritório. Deixe que uma nova energia flua em sua vida.
14.Não gaste seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente.
15.Tome nota: a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que você aprende com eles é o que fica.
16.Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.
17.Sorria mais.
18.Não deixe passar a oportunidade de abraçar quem você ama. Um abraço!
19.A vida é muito curta para você desperdiçar o tempo odiando alguém.
20.Não se leve tão a sério. Ninguém faz isto.
21.Não precisa ganhar cada discussão. Aceite a perda e aprenda com o outro.
22.Fique em paz com o seu passado para não estragar o seu presente.
23.Não compare sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.
24.Ninguém está tomando conta da sua felicidade a não ser você mesmo.
25.Lembre que você não tem o controle dos acontecimentos, mas sim do que você faz deles.
26.Aprenda algo novo cada dia.
27.O que os outros pensam de você não é de sua conta.
28.Ajude sempre os outros. O que você semeia hoje, colherá amanhã.
29.Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.
30.O seu trabalho não cuidará de você quando você estiver doente. Seus amigos sim. Mantenha contato com seus amigos.
31.Descarte qualquer coisa que não for útil, bonita ou divertida.
32.A inveja é uma perda de tempo. Você já tem o que você precisa.
33.O melhor está ainda por vir.
34.Não importa como você se sente: levante, vista e participe.
35.Ame sempre com todo o seu ser.
36.Telefone para seus parentes frequentemente e mande emails dizendo: Oi, estou com saudades de vocês!
37.Cada noite, antes de deitar, agradeça a Deus por mais um dia vivido.
38.Lembre que você está muito abençoado para estar estressado.
39.Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito.
40.Divulgue esta mensagem a quem você gosta.
"Deus te abençoe de forma gloriosa!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

1 Coríntios 13

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Arquitetos, ambientalistas e líderes comunitários debaterão novo Pdot

Arquitetos, ambientalistas e líderes comunitários debaterão novo Pdot
Helena Mader - Correio Braziliense

Monique Renne/CB/D.A Press

03/03/2011 - Conselhos comunitários, organizações não governamentais, ambientalistas e arquitetos estão se organizando para participar das discussões sobre a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O interesse da sociedade em integrar o processo é tão grande que representantes de diversas associações criaram a Federação em Defesa do DF. O objetivo do grupo, que se reuniu ontem à tarde, é juntar sugestões e elaborar uma proposta consolidada, que será entregue ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela. Na opinião dos integrantes da nova entidade, é preciso discutir com cuidado os termos do Pdot para aprimorar os instrumentos de planejamento do DF.

Integram a federação representantes dos conselhos comunitários das asas Sul e Norte, do Sudoeste, do Park Way, dos lagos Sul e Norte, dos setores de Diversão e Comercial, além de presidentes de entidades e associações como o Instituto Histórico e Geográfico do DF e o Fórum das Organizações Não Governamentais Ambientalistas. Eles pretendem se reunir com o secretário até o fim de março, quando acaba o prazo para apresentação de ideias e sugestões.

O Pdot foi sancionado em abril de 2009, mas, no ano passado, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios julgou 60 artigos inconstitucionais. O objetivo do governo é reabrir as discussões para substituir justamente os pontos da lei suspensos pelo Judiciário e também promover outras alterações consideradas indispensáveis. O Ministério Público do DF alerta que o prazo legal para a realização de atualizações no Pdot é de 10 anos após a sanção. Antes disso, as mudanças só podem ser feitas em caso de interesse público.

Para a urbanista Tânia Batella, presidente da Comissão de Urbanismo do Instituto dos Arquitetos do Brasil, é preciso apresentar propostas de mudanças que reflitam o desejo da sociedade. “Dessa forma, não haverá questionamentos depois”, justifica. Ela defende que sejam criados outros mecanismos de planejamento urbano. “O Pdot em vigor atualmente não tem nenhum instrumento para coibir a retenção especulativa da terra. Isso fere a legislação federal e uma eventual mudança certamente vai atender ao interesse público”, argumenta a especialista. A Federação em Defesa do DF também encaminhou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação um documento com dezenas de reivindicações relacionadas à preservação de Brasília. Elas poderão ser incorporadas ao plano ou a leis elaboradas posteriormente.

O presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Arthur Benevides, elogia a iniciativa do governo de ouvir a comunidade. Segundo Benevides, o atual Plano Diretor tem muitas falhas que deveriam ser sanadas no processo de atualização. “Queremos participar do processo porque tem vários assuntos que nos interessam e nos preocupam. Um deles é a possível ocupação de áreas verdes nas entrequadras do Plano Piloto, o que seria péssimo e adensaria demais a cidade”, esclarece o líder comunitário.

Na Câmara, a oposição se mobiliza para criar uma frente parlamentar contra a criação do Setor Catetinho. O governo pretende discutir o assunto com pessoas contrárias e favoráveis ao projeto. A deputada Eliana Pedrosa (DEM), porém, vai recolher assinaturas dos parlamentares que se opõem ao bairro. “É preciso ampliar a área de preservação de mananciais, em vez de reduzi-la. A criação de um bairro colocaria em risco o abastecimento de água”, explica a distrital.


http://noticias.lugarcerto.com.br/imoveis_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=44144&id_sessoes=198/template_interna_noticias.shtml

Relacionamento com mulher mais atraente pode acabar rápido

Elas controlam a continuidade do relacionamento

Patrícia Zwipp
Os homens que querem relacionamentos longos não devem paquerar mulheres muito mais atraentes que eles. É que, de acordo com uma pesquisa do Reino Unido, namoros com parceiras de beleza superior podem estar condenados ao fracasso em pouco tempo.


Cientistas da Universidade de Stirling, na Escócia, da Universidade de Chester e da Universidade de Liverpool, ambas na Inglaterra, fotografaram mais de 100 casais e analisaram a aparência de cada um e monitoraram quanto tempo durou o relacionamente. Constataram que pessoa do sexo masculino mais atraente não se mostrou uma barreira para o envolvimento amoroso, mas o contrário sim.


O estudioso Rob Burriss disse ao jornal Daily Mail que o resultado indica que as mulheres estão no controle quando o assunto é saber se a relação continua. E as beldades sabem que podem se dar ao luxo de escolher outros companheiros e ainda ficar incomodadas com o ciúme. Já as menos fotogênicas tendem a se contentar com o que têm.
Burriss completou que o parceiro ideal é aquele que tem o mesmo nível de aparência. A publicação Personality and Social Psychology Bulletin divulgou esses dados.

Especial para Terra

http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI4971424-EI12827,00-Relacionamento+com+mulher+mais+atraente+pode+acabar+rapido.html

Bactérias atacam comida assim que ela cai no chão

03/03/2011 - 07h20 - Folha de São Paulo



C. CLAIRBORNE RAY
DO "NEW YORK TIMES"


Conhece aquela regra dos cinco segundos para quando uma comida cai no chão? Será que é seguro comer um alimento se ele passar apenas alguns segundos no chão?

"A regra dos cinco segundos deveria virar a regra do zero segundo", disse Roy M. Gulick, chefe da divisão de doenças infecciosas do Weill Cornell Medical College.

"Comer alimentos que caíram no chão representa um risco de ingestão de bactérias e subsequente doença gastrointestinal, e o tempo que a comida passa no chão não muda o risco".

Em geral, se existem bactérias no chão, elas se unem ao alimento quase imediatamente com o contato, disse Gulick. Os fatores que influenciam o risco e o índice de transferência bacteriana incluem o tipo de chão; o tipo de alimento; o tipo de bactéria; e há quanto tempo a bactéria está no chão.

Num estudo publicado em 2006 no "The Journal of Applied Microbiology", pesquisadores da Clemson University testaram salmonelas colocadas sobre madeira, azulejo e carpete, e deixaram cair bolonhesa nessas superfícies por 5, 30 e 60 segundos.

No caso da madeira e do azulejo, mais de 99% das bactérias foram transferidas quase que imediatamente, e não houve diferença com o tempo de contato. O carpete transferiu um número menor de bactérias, também sem diferença devido ao tempo de contato.

A quantidade de bactérias transferidas aumentou ao longo das horas, mas ainda houve milhares de bactérias por centímetro quadrado nas superfícies depois de 24 horas, e centenas sobreviveram nas superfícies por até quatro semanas.

Ou seja, algumas poucas bactérias de salmonela já podem causar gastrenterite.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/883402-bacterias-atacam-comida-assim-que-ela-cai-no-chao.shtml

quarta-feira, 2 de março de 2011

Goulach de Microondas

Ingredientes:
1kg de contra-filé cortado em cubos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
alho e sal a gosto
uma pitada de pimenta do reino (a ponta de uma colherinha de café)
uma colher de café cheia (ou mais) de páprica doce
3 colheres (ou mais) de sopa de molho shoyu
2 colheres de sopa de vinagre
3 colheres de sopa de açúcar
uma xícara de polpa de tomate
½ xícara de chá de água
2 cebolas cortadas em rodelas largas
Modo de fazer:
Temperar a carne com sal e alho a gosto e colocar em um saco plástico com as colheres de farinha de trigo. Agitar bem até que os cubos de carne estejam empanados.
Colocar em um refratário com tampa.
Acrescentar o vinagre, o molho shoyu, a páprica, a pimenta do reino, o açúcar, a polpa de tomate e a água. Misturar tudo.
Colocar as rodelas de cebola (desfazendo os anéis) e mistura-las levemente. Levar o refratário com tampa ao microondas por 10 minutos na potência máxima. Retirar, mexer e voltar ao microondas (sempre com a tampa) por mais 30 minutos na potência normal.
Após esse período, verificar se a carne está macia e se o molho está aveludado. Caso seja necessário, voltar ao microondas por mais 10 minutos e mais 10, até se chegar ao ponto desejado.
Servir, de preferência, com arroz e farofa de banana com bacon.

Purê Especial

2 ovos
1 kg. de batatinha
1 lata de Creme de Leite (sem o soro)
Sal á gosto
1 xícara de queijo ralado (100 gr.)

Modo de fazer:
Cozinhar e amassar as batatinhas.
Colocar sal á gosto
Colocar os ovos
Fazer Chantilly com metade do Creme de Leite e colocar o queijo ralado. Continuar batendo.
O resto do Creme de Leite colocar nas batatinhas.

Arrumação:
Untar o Pirex com margarina.
1º camada – Purê
2º camada – Chantilly
3º camada – Purê
4º camada – Chantilly

Vai ao forno em fogo médio até dourar.

BANANACHA

-12 bananas
-12 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
-2 pacotinhos de gelatinha vermelha (sem sabor)

CREME:
Bater tudo no liquidificador.
Levar ao fogo até engrossar.

NO PIREX:
1 camada de bolacha Maisena molhada no leite,
Outra camada do creme. E assim vai até acabar
o creme

Bolinho de Bacalhau

Deixar o bacalhau de molho (até sair o sal)
Limpar e tirar os espinhos

Por no liqüidificador:
Bacalhau desfiado
Leite de coco
Tempero verde (coentro e salsinha)
Cebola
Pimentão
Tomate
Cebolinha

Colocar em uma panela depois de tirar
do liqüidificador e acrescentar farinha de
rosca ou de Trigo, á vontade, que dê para
fazer as bolinhas.

Os.: De preferência Farinha de rosca.
Deixar cozinhar por alguns minutos.
Tirar do fogo.
Deixar esfriar e fazer as bolinhas.
Se ainda estiver mole, que não dê para fazer,
colocar mais farinha de rosca.
Fazer as bolinhas e melar no ovo mal batido.
Melar novamente na farinha de rosca.
Fritar.

Bolinho de Camarão

Por no liqüidificador:
Camarão
Pimentão
Salsa
Cebolinha
Tomate
Alho
Cebola
Leite
Sal á vontade

Levar ao fogo com farinha de rosca ou de trigo.
Deixar cozinhar até ficar uma pasta.
Fazer as bolinhas.
Melar no ovo mal batido.
Passar na farinha de rosca.
Fritar em óleo bem quente.

Pudim de Chocolate

1 lata de Leite Condensado
1 lata de Creme de Leite (sem soro)
1 xícara de chocolate em pó
¼ xícara de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de margarina
3 ovos

Bater tudo no liqüidificador
Untar forma com margarina
Levar ao micro-ondas, na potência alta, de 6 a 8 minutos.
Deixar uns 20 minutos dentro do micro-ondas, depois desligar.
Colocar chocolate granulado por cima

Doce de Abóbora

1 abóbora de pescoço

Cortar em cubinhos e deixar de molho, numa bacia coberta de água com 2 colheres (sopa) de cal virgem, por toda uma noite.

No outro dia, lavar bem para tirar o cal.
Fazer uma calda grossa.
Cozinhar os cubinhos com cravos até formar uma casca grossa a sua volta.

Petiscos

Pasta de Alho

4 colheres (sopa) de margarina
Maionese até virar um creme
Alho picado ou já em pasta
Orégano
Sal (se necessário)

Pãozinho
200 gr. de presunto bem picadinho
200 gr. de queijo mussarela
1 vidro de 100 gr. de maionese
1 lata de Creme de Leite (sem soro)
1 lata de milho verde
Cheiro verde ou cebolinha desidratada
Requeijão, a gosto, se quiser.
Azeitona picadinha, a gosto.

Misturar todos os ingredientes.
Passar no pão.
Embrulhar em papel alumínio com a face
brilhosa para dentro.
Deixar 15 minutos no forno quente.
Não utilizar microondas.
Saborear.

GDF quer diminuir ônibus no Plano

GDF quer diminuir ônibus no Plano, ampliar VLT e integração com o Entorno


Luísa Medeiros - Publicação: 02/03/2011 07:00 Atualização: Correio Braziliense

Com o objetivo de desafogar o tráfego nas cidades do DF, o Executivo pretende investir na construção de corredores exclusivos para coletivos

O Governo do Distrito Federal planeja fazer obras para melhorar o trânsito e facilitar a vida do usuário do sistema público de transporte utilizando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. As ações estão detalhadas no Plano Diretor de Transporte Urbano — uma espécie de roteiro que aponta possíveis intervenções viárias para os próximos 20 anos — apresentado ontem pelo secretário de Transporte, José Walter Vasquez, ao governador Agnelo Queiroz e aos deputados da base. Mas, para conseguir captar R$ 2,4 bilhões dos cofres da União, o Executivo local precisa aprovar o projeto na Câmara Legislativa até abril, período em que os técnicos do PAC apreciarão as propostas enviadas pelas cidades com mais de 3 milhões de habitantes.

O plano elaborado pelo GDF traça três eixos fundamentais de circulação nas vias do DF, cria condições de fluidez urbana e trata ainda da questão tarifária. A execução das propostas será feita a médio e longo prazos. As mudanças não pretendem apenas adequar a capital aos requisitos de mobilidade exigidos pelo comitê organizador da Copa da Mundo de Futebol de 2014. “Se nada for feito até 2020, Brasília vai parar. São medidas importantes não só para este governo como para as próximas gestões”, destaca José Valter Vasquez.

Linhas exclusivas
Cerca de um milhão de pessoas saem, todos os dias, de outras cidades do DF em direção ao Plano Piloto para trabalhar. Em horários de pico, na W3 Norte, por exemplo, circula um ônibus a cada sete segundos. “Sem a racionalização das linhas e do trânsito, será impossível possibilitar ao usuário um bom tráfego”, afirma o secretário de Transporte. Uma das alternativas para acabar com os congestionamentos e a falta de integração do atual sistema será a construção de corredores exclusivos para ônibus nas três áreas centrais de escoamento do tráfego no DF: Eixo Sul (via Santa Maria/Entorno), Eixo Norte (via Planaltina/Planaltina de Goiás) e Eixo Oeste (via Ceilândia/Samambaia/Águas Lindas).

No Plano Piloto, serão criadas linhas exclusivas para evitar que ônibus de outras cidades aumentem o fluxo na região. Os passageiros desembarcarão em terminais instalados nas asas Sul e Norte, onde tomarão outros veículos. Além disso, estão previstas as seguintes ações: conclusão das obras da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que tem apenas um terço do total executado, da Linha Amarela (sentido Gama e Santa Maria) — obra que poderá reduzir de 1h20 para 40 minutos o trajeto do Gama ao centro do Plano Piloto — e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o fim da Asa Norte.

Café da manhã
Um dos maiores desafios será o de integrar o sistema de transporte local com o do Entorno, já que essa parceria depende de uma negociação entre o governo federal e as administrações do DF e de Goiás. O Distrito Federal já possui a bilhetagem eletrônica automática, mas as cidades goianas ainda não. O plano foi elaborado para alcançar a capital e mais oito municípios do Entorno. A questão das licenças e da formatação tarifária dependerá, no entanto, de um convênio com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt).

A apresentação do Plano Diretor de Transporte ocorreu durante café da manhã na residência oficial de Águas Claras e contou com a participação de 18 deputados da base aliada. O líder do governo, Wasny de Roure (PT), defende que a proposta seja analisada com urgênciapelos parlamentares, mas afirma que é preciso um amplo debate. Segundo José Walter Vasquez, a receptividade dos distritais foi muito boa, mas está ciente de que o plano deverá ser alterado. “A questão da pressa na aprovação não está na data em si, mas na importância, em tese, de não perdermos mais dinheiro do PAC. Como o DF entrou na cota das cidades com mais de 3 milhões de habitantes, tem os R$ 2,4 bilhões disponíveis. Um dos critérios é a existência de um plano diretor”, explicou ele.

Desatualizado
O último Plano Diretor de Transporte do DF foi elaborado em 1975. Cidades planejadas precisam fazer a revisão das ações a cada 10 anos. Pela Lei Federal nº 4.011/2007, o plano deveria ter sido entregue ao Poder Legislativo em 31 de dezembro de 2009, o que não ocorreu. Pelas regras do PAC da Mobilidade Urbana, o Distrito Federal pode encaminhar quatro projetos para a área de Transporte, mas, por enquanto, o Executivo local só selecionou esse projeto.

Destaques do projeto
Elaborado para atender a demanda dos próximos 20 anos, o Plano Diretor de Transporte tem como principais pontos as seguintes ações:

» Construção de corredores exclusivos para ônibus nas três áreas centrais de escoamento do tráfego no DF: Eixo Sul (via Santa Maria/Entorno), Eixo Norte (via Planaltina/Planaltina de Goiás) e Eixo Oeste (via Ceilândia/Samambaia/Águas Lindas);

» Desenvolvimento de uma política tarifária específica para os ônibus do DF e do Entorno, além da integração dos dois sistemas;

» Instalação de linhas circulares específicas para transitar no Plano Piloto;

» Criação de terminais nas áreas sul e norte do Plano Piloto para receber os passageiros vindos das cidades do Distrito Federal e redistribuí-los em ônibus que circularão apenas na área central da capital. A ideia é evitar que muitos veículos trafeguem nas quadras da Asa Norte e da Asa Sul;

» Conclusão das obras da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Está prevista a construção de um túnel na entrada de Taguatinga e de outros dois ramais de acesso ao Setor Policial e ao Setor Gráfico. Além disso, o plano pretende viabilizar mais duas vias paralelas às avenidas Comercial e Samdu, em Taguatinga, e outra para fazer a ligação da cidade com a Ceilândia;

» Ampliação do trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que seguirá até o fim da Asa Norte;

» Construção da Linha Amarela, que atenderá passageiros do Gama e de Santa Maria;

» Expansão da rede de transporte do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/03/02/interna_cidadesdf,240527/gdf-quer-diminuir-onibus-no-plano-ampliar-vlt-e-integracao-com-o-entorno.shtml




-

Saiba quais são as despesas dedutíveis do IR 2011

Home / Seu Dinheiro / Guia do Imposto de Renda - 02/03/2011 07:00 - revista EXAME

Marcela Ayres, de

Saiba quais são as despesas dedutíveis do IR 2011


Gastos com educação só podem ser deduzidos até o limite de 2.830 reais por contribuinte ou dependente




São Paulo - Depois de preencher toda a declaração do Imposto de Renda 2011, disponível no site da Receita, o contribuinte saberá se deve algum dinheiro à União. Outra possibilidade é ter pago imposto além da conta, já que as algumas despesas podem ser deduzidas da montante sobre o qual incide o IR. Isso porque a declaração nada mais é que a materialização desse acerto de contas.

Na prática, o assalariado que vê um bocado do seu salário ser descontado todo mês pode, na verdade, receber parte daqueles recursos de volta. Desde que tenha guardado os recibos, ele deve declarar todos os gastos dedutíveis que teve ao longo do ano. Como sua renda tributável irá diminuir (pois essas despesas serão subtraídas), a alíquota de IR recairá sobre um montante menor. Logo, ele terá direito à diferença entre o que já desembolsou ao longo do ano e aquilo que realmente deveria ter pago, a chamada restituição.




Veja quais são as deduções permitidas por lei e os limites aplicados em cada uma das categorias:




Educação
Limite de 2.830 reais por contribuinte ou dependente em despesas com ensino técnico, fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado. Gastos com materiais e atividades extracurriculares, como escolas de línguas ou cursinhos preparatórios, não entram na lista.




Dependentes
Abatimento limitado a 1.808,28 reais por pessoa.




Previdência
O contribuinte pode reduzir toda a contribuição destinada ao INSS em 2010. Também é possível abater o dinheiro investido na previdência privada complementar, observado o limite de 12% da renda tributável. É importante ressaltar que neste último caso, o IR não deixará de ser cobrado: a mordida do Leão será apenas postergada para a data de resgate do plano.




Saúde
É permitido deduzir todas as despesas médicas, de qualquer valor, para o contribuinte e seus dependentes: consultas em médicos e dentistas, terapias, exames, cirurgias e até próteses dentárias e ortopédicas.




Empregado doméstico
Limitada a um empregado doméstico por contribuinte, desde que o mesmo tenha carteira assinada. O abatimento máximo é de 810,60 reais.




Incentivos fiscais
Limite de 6% sobre o imposto devido, com doações aos Fundo do Direito da Criança e do Adolescente, Incentivo à Cultura, Atividade Audiovisual e Desporto.




Aposentados
A partir do mês que tiverem completado 65 anos, os aposentados podem abater a parcela adicional de 1.499,15 reais por mês no cálculo do renda tributável.




Pensão judicial
Todo o valor estabelecido judicialmente pode ser deduzido. Contribuições informais são consideradas mesadas e não entram nos critérios de dedução.



Ao invés de receber dinheiro da Receita, o contribuinte também poderá se deparar com novos tributos pela frente. “Quem tem mais dinheiro de sobra está sempre fazendo esses recursos girarem”, afirma Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil. Com um volume maior de operações, cresce o risco de um eventual aumento no patrimônio não ter sido devidamente tributado.

Se este for o caso, o próprio programa da Receita irá acusar a discrepância e emitir um documento, o famoso Darf, com o valor do imposto pendente. A dívida pode ser paga em até oito quotas mensais, sendo que a primeira delas deve ser quitada até o dia 29 de abril.




Declaração simples ou completa

Em geral, é mais vantajoso para o contribuinte que não tem muitas despesas dedutíveis optar pela declaração simplificada. Isso porque a Receita concede um desconto de 20% sobre a renda tributável sem qualquer necessidade de comprovação de gastos. O valor é limitado a 13.317,09 reais.




Para uma renda de 60.000 reais por ano (ou 5.000 por mês), e despesas dedutíveis de 10.000 reais, por exemplo, quem optar pela declaração simplificada ganhará um desconto de 12.000 reais (20% de 60.000). Neste caso, o abatimento terá sido maior do que os próprios gastos. Vantagem, portanto, para o contribuinte.




Se, ao contrário, as despesas dedutíveis superarem o limite imposto pela Receita para a declaração simplificada, valerá sempre a pena optar pelo documento completo, em que será necessário especificar todos os dispêndios efetuados no ano anterior.




Para não se enrolar na prestação de contas, é necessário fazer a conta para ver em qual situação será possível pagar menos impostos. Neste ano, os brasileiros ganharam uma mãozinha do programa da Receita. À medida que os dados forem sendo preenchidos, o próprio aplicativo informará, a qualquer tempo, a melhor opção de tributação no canto inferior esquerdo da tela.




Envie suas dúvidas

Para ajudar o contribuinte a organizar a papelada e pagar menos impostos, EXAME.com responde os internautas em uma série de matérias no Guia de Imposto de Renda. Se você tem dúvidas sobre a entrega da declaração, envie suas perguntas para o e-mail seudinheiro_exame@abril.com.br.




As questões servirão para pautar a equipe de EXAME.com na cobertura do IR 2011. As melhores perguntas serão respondidas em profundidade em reportagens que serão publicadas ao longo das próximas semanas.


« Anterior 1 2 Próxima »


Saiba quem é obrigado a declarar IR à Receita

Siga a editoria Seu Dinheiro no Twitter

Tags:
Declaração de IR, IR 2011, Leão, Regras do IR

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imposto-de-renda/noticias/saiba-quais-sao-as-despesas-dedutiveis-do-ir-2011

GELADO DE MORANGO

2 caixas de morangos
2 latas de Creme de Leite
1 lata de Leite Condensado
1 lata de leite
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de Maisena

1º. Creme
Ferver 1 lata de leite com o Leite
Condensado e 4 gemas, a Maisena até
ponto “papa”.
2º. Moranguinhos picados
3º. Creme
Bater as claras “em neve” com 4 colheres
(sopa) de açúcar e o Creme de Leite, sem
o sôro.
4º. Moranguinhos picados e inteiros.

(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)

(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)


(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)


(♥)(♥)(♥)
(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)


(♥)(♥)(♥)(♥)(♥)

(♥)(♥)(♥)

(♥)(♥)

(♥)(♥)
(♥)(♥)


(♥)(♥)

terça-feira, 1 de março de 2011

Subterrâneos de Tóquio

Anualmente uns 25 tufões assolam o território japonês.
Desses, dois ou três atingem Tóquio em cheio, com chuvas fortíssimas durantre várias horas ou até um dia inteiro.
Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade.
Por que será? Veja as explicações abaixo.

Subterrâneos de Tóquio

O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota.

Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.

A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação.

É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas.

A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário.

Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior.

Conclusão: Não existe problema insolúvel. Basta querer enfrentá-lo.

Para esse nível de tecnologia, as "enchentezinhas" de São Paulo, Rio, etc. são tiradas de letra.

DOCINHOS DE AMENDOIM

½ kg. de amendoim com casca
250 gr. de bolacha “Maria” ou “Maizena”
1 lata de Leite Condensado

Torrar e moer o amendoim.
Moer a bolacha e misturar os dois.
Misturar ao Leite Condensado.
Amassar e fazer as bolinhas.
Passar no coco ralado.

BISCOITO DE COCO

250 gramas de manteiga
1 kg. de araruta
500 gramas açúcar
3 ovos
200 gramas de coco ralado

Bater o açúcar com a manteiga e
1 colher de Pó Royal.

Assar em forno alto.

SPULMONI

1 lata de Leite Condensado
3 medidas (lata) de leite
3 colheres (sopa) de Maizena
3 gemas batidas

Levar tudo ao fogo mexendo até engrossar.
Colocar no Pirex.
Queimar 6 colheres (sopa) de açúcar, por
1 copo de água para dissolver o açúcar
depois de queimado.
Dissolver 1 pacote de gelatina (sabor de frutas)
em ½ copo de água fria.
Despejar no açúcar queimado.
Bater 3 claras “em neve” com 3 colheres
(sopa) de açúcar e umas casquinhas de limão.
Misturar com a gelatina e depois ao creme
que deve estar frio.
Refrigerar.

SUGOLO

4 kg. Uva preta
3 conchas de açúcar

Lavar a uva e espremer com a mão
Peneirar. O suco peneirado deixar separado.
A uva esmagada (bagaço) espremer no
escorredor de massas.

O 1º suco, misturar e bater bem com um
prato fundo e bem cheio de Farinha de Trigo.
Misturar os dois sucos e colocar na panela
para cozinhar com o açúcar até dar o ponto.

BROINHAS DE GOMA

Goma seca
Leite de coco puro
Um pouco de sal
1 colher (sopa) de margarina e uma ou duas gemas
Açúcar á gosto

Por no leite de coco as gemas, o sal, açúcar e a
margarina.
Colocar goma até que dê para fazer as broinhas ou
pãezinhos.

Forma pulverizada com goma seca e peneirada.
Levar assar no forno.

PEIXE Á ESCABECHE

Cebola
Tomate
Pimentão
Coentro
Vinagre
Uma pitada de colorau
Chuchu descascado e cortado em tirinhas
Batatinha e cenoura da mesma maneira
Um pouco de óleo

Quando as verduras estiverem cozidas e tudo no
bom tempero de sal, colocar o peixe.
Pode ser inteiro ou em postas.
Deixar ferver um pouco.
Está pronto!

Fazer o Pirão:
O caldo vai ai fogo com a farinha de mandioca, mexendo para ficar pirão.

cEBOLA
250 gr. de açúcar
250 gr. De castanha (moída)
500 r. de bolacha “Maria”
1 lata de Leite Condensado feito doce (2 horas
cozinhando em banho “Maria”.
1 lata de Creme de Leite.

Bater a manteiga com o açúcar até formar um
creme.
Juntar ao Creme de Leite e arrumar no Pirex.

Arrumação do Pirex:

Camada de biscoitos molhados no leite
Camada de doce de leite
Camada do creme
Camada de castanha moída

Repetir as camadas até terminar os ingredientes.
Última camada de castanha moída.

PAVÊ BRANCO

250 gr. De manteiga
250 gr. De açúcar
250 gr. De castanha moída
500 gr. De bolacha “Maria”
1 lata de Leite Condensadofeito doce (cozinhar
por 2 horas em banho “Maria”
1 lata de Creme de Leite

Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme.
Juntar o Creme de Leite e arrumar no Pirex.

Arrumação no Pirex:

Camada de biscoitos molhados no leite
Camada do doce de leite
Camada do creme
Camada da castanha moída

Fazer camadas até terminar os ingredientes.

Ùltima camada da castanha moída.

Maionese

Colocar no liqüidificador:
-1 ovo inteiro crú
1 ½ colher (sopa) de suco de limão
ou vinagre
1 colher (chá) de açúcar
½ colher (chá) sal
Mostarda á gosto
Pimenta do reino moída

Bater até misturar bem.
Colocar óleo até conseguir a quantidade
desejada e com consistência de um creme

GELADO DE MORANGO

2 caixas de morangos
2 latas de Creme de Leite
1 lata de Leite Condensado
1 lata de leite
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de Maisena

1º. Creme
Ferver 1 lata de leite com o Leite
Condensado e 4 gemas, a Maisena até
ponto “papa”.
2º. Moranguinhos picados
3º. Creme
Bater as claras “em neve” com 4 colheres
(sopa) de açúcar e o Creme de Leite, sem
o sôro.
4º. Moranguinhos picados e inteiros.

FAROFA DE CARNE

Carne assada
Manteiga
Cebola
Sal
3 ovos
Farinha de mandioca

Picar a carne e deixar numa frigideira, com
a manteiga e os temperos.
Quando tudo estiver bem refogado, por
a carne e deixar fritar um pouco.
Bater ligeiramente os ovos e juntar a carne,
mexendo para que fiquem cozidos em pedaços.
Por a farinha, mexendo.
Servir quente.

Rosca Frita

10 colheres de açúcar
2 xícaras de leite morno
3 ovos
1 colher de Pó Royal
Farinha até dar o ponto

Fritar em gordura bem quente.
Passar em açúcar Cristal com canela

Pastéis de Forno

7 colheres de Farinha de Trigo
2 ovos (só 1 clara)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de Pó Royal
Sal á gosto
Queijo parmesão ralado
½ xícara de leite

Misturar tudo e deixar descansar por meia
hora, na geladeira.
Depois abrir a massa, por o queijo e misturar novamente.
Abrir a massa, cortar os pastéis.
Rechear.
Untar com clara.
Melar com gema, cada um.
Assar em forma untada

Gelatina Colorida

Preparar 4 sabores de gelatina:
Vermelha
Verde
Amarela
Roxa

Quando endurecidas cortar em cubinhos e
colocar num Pirex. Misturar as cores.

Fazer um creme com 1 lata de Creme de Leite,
1 lata de Leite Condensado e 1 gelatina de cor
clara (pêssego ou abacaxi)

Misturar bem e colocar em cima da gelatina
picada.

Vai a geladeira para endurecer.

misabellC search

Pesquisa personalizada