misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

A disseminação de informação em bibliotecas virtuais de universidades faz parte do processo documental pelo qual a biblioteca universitária promove ao usuário a informação ou o conjunto de informações, mediante distintos produtos e serviços,em função dos interesses e demandas de seus usuários.As tecnologias fazem surgir as alterações na maneira de disseminar a informação como extensão universitária.


O desenvolvimento das tecnologias gera uma forma de comunicação que quebra as barreiras de tempo e espaço.Uma onda de fundo tecnológico promotora de conhecimentos que facilitam os caminhos dos que necessitam realizar atividades mais ágil e rapidamente.Dados, textos, imagens, sons, mensagens são digitalizados.As redes digitais de transmissão do ciberespaço mundial da informação virtual.
Bibliotecas universitárias usam tecnologia no armazenamento, como na recuperação e disseminação da informação.A criação da biblioteca virtual trabalha o gerenciamento da informação como extensão à comunidade por meio da disseminação da informação.
As bibliotecas,tradicionais ou virtuais universitárias, são parte das universidades com a missão do ensino, a pesquisa e a extensão.
A biblioteca virtual segundo levacov (1999) uma das primeiras coisas que alteram, quando se comparam as características de uma biblioteca tradicional com uma virtual, é a tecnologia das telecomunicações em rede. o lugar onde o documento reside não é mais importante.O conceito de espaço passa a um plano secundário, tanto para bibliotecários quanto para usuários. o mais importante é o acesso à informação em um novo meio de comunicação - o ciberespaço, que segundo levy ( 1998 ) é uma palavra de origem americana e designa o universo das redes digitais.Na visão de castells (2000) as novas tecnologias da informação integram o mundo em rede por meio de uma dinâmica econômica e social da nova era da informação.Informação a nova moeda corrente da atualidade.
Em marchiori (1997), as várias formas para o gerenciamento de recursos de informação estão sendo discutidas. essa reflexão mostra uma quebra no paradigma de tratamento e disseminação de informações representado pelos recursos, atividades e serviços da biblioteca denominada de tradicional.Gomes (2000) preocupada com o conceito de biblioteca virtual, observa que no tesauro da american society for information science – asis de 1998, ela tem duplo movimento e potencializa ações de informação e de comunicação. nesse sentido remete-nos da rede para entidades físicas.
Pereira(1995) não há consenso na literatura profissional a respeito do significado de biblioteca virtual.


Referências:
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4.ed. Tradução: Roneide Venâncio Majer
com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e terra, 2000. 617p. (A
Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, v. 1)
GOMES, Sandra Lúcia Rebel . Bibliotecas virtuais: informação e comunicação para a
geração de conhecimentos.
LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais. In: MARTINS, Francisco Menezes, SILVA,
Juremir Machado (orgs). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e
cibercultura. Porto Alegre: EDIPUCRS/ Sulina, 1999. 288p.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução
Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 1998. 212p.
MARCHIORI, Patrícia Zeni. “Ciberteca” ou biblioteca virtual: uma perspectiva de
gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2,
1997. Disponível em < http://www. Ibict.br> acesso em 17 jun. 2002.
PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas. Bibliotecas virtuais: realidade, possibilidade ou alvo
de sonho. Ciência da Informação, Brasília, v.24,n.1, p.101-109, jan./abril, 1995 .




Manuel Castells
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel Castells (Hellín, 1942) é um sociólogo espanhol. Entre 1967 e 1979 lecionou na Universidade de Paris, primeiro no campus de Nanterre e, em 1970, na "École des Hautes Études en Sciences Sociales".

Foi nomeado em 1979 professor de Sociologia e Planejamento Regional na Universidade de Berkeley, Califórnia. Em 2001, tornou-se pesquisador da Universidade Aberta da Catalunha em Barcelona. Em 2003, juntou-se à Universidade da Califórnia do Sul, como professor de Comunicação.

Segundo o Social Sciences Citation Index Castells foi o quarto cientista social mais citado no mundo no período 2000-2006 e o mais citado acadêmico da área de comunicação, no mesmo período [1][2].

Atualmente Castells reside em Barcelona e Santa Monica, junto com a esposa Emma Kiselyova.

Teoria
Durante a década de 70, Castells teve um importante papel no desenvolvimento da sociologia urbana Marxista. Enfatizou o papel dos movimentos sociais na transformação conflitiva da paisagem urbana.

Introduziu o conceito de "consumo coletivo" para compor um amplo alcance dos esforços sociais, deslocado do campo econômico para o campo político pela intervenção do Estado. Ao abandonar as estruturas Marxistas no início da década de 80, começou a se concentrar no papel das novas tecnologias de informação e comunicação na reestruturação econômica.

Nos meados da década de 90, juntou os lados de sua pesquisa em um sólido estudo, chamado "A Era da Informação", publicado como uma trilogia entre 1996 e 1998.

Sociedade em Rede
O primeiro volume da Trilogia, "Sociedade em Rede - A Era da informação: Economia, sociedade e cultura", mapeia um cenário mediado pelas novas tecnlogias de informação e comunicação - TICs - e como estas interferem nas estruturas sociais. O autor constrói seu raciocínio partindo da história do forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 70 e seus impactos nos diversos campos das relações humanas. Demonstra como tecnologias, inicialmente impulsionadas pelas pesquisas militares, foram amplamente utilizadas pelo setor financeiro, justamente em um momento de necessidade de reestruturação do capitalismo. Aproveitando-se do processo de desregulamentação promovido pelos Estados Unidos e organismos internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, o capital financeiro multiplicou sua circulação entre os diversos mercados mundiais, em movimentos cada vez menos vinculados ao processo produtivo. As tecnologias também tiveram papel fundamental na reestruturação das empresas, que puderam horizontalizar suas estruturas e, por meio de TICs de baixo custo, transnacionalizar a produção. Ao analisar a questão da produtividade, Castells ressalta que a introdução das novas tecnologias somente começou a ter efeito a partir do final da década de 1990, o que justificaria a ausência de aumento de produtividade no período 1970-80. Ressalta, também, o impacto dessa reestruturação do capital financeiro e da nova sociedade organizada em rede em relação ao trabalho. Argumenta que, mais do que as novas tecnologias, as políticas empresariais e governamentais, bem como aspectos institucionais e culturais é que determinam os impactos na questão do emprego. Sustenta, ainda, que há um processo tendente à dualização do trabalho, com aumento substancial dos trabalhadores de alto nível e também de nível de menor qualificação, havendo um claro achatamento dos empregados de padrão intermediário de conhecimento e rendimento. Castells, igualmente, apresenta sua formulação teórica do que intitula "a cultura da virtualidade real", lembrando que as culturas consistem processos de comunicação e que, uma vez sendo a comunicação baseada em sinais, não há separação entre "realidade" e representação simbólica. Isso é importante para destacar que as relações humanas, cada vez mais, se darão em um ambiente multimídia, cujos impactos ainda estão por serem estudados.
Ligações externas
Política e Democracia nas Sociedades da Informação e do Conhecimento - Blog de pesquisa
Website da produção científica do professor Manuel Castells.
"O poder tem medo da Internet", diz o sociólogo Manuel Castells. El País 10/01/2008



Biblioteca virtual: um novo território para a pesquisa científica no Brasil
Virtual library: a new place for scientific research in Brazil
por Sandra Lúcia Rebel Gomes


Resumo: A biblioteca virtual é estudada como um objeto científico-técnico e informacional e seu papel para a pesquisa científica é investigado mediante a escuta das falas de pesquisadores brasileiros, usuários de bibliotecas virtuais. A ação empírica que deu origem a este estudo, associada à investigação teórica de cunho interdisciplinar, consistiu na aplicação de questionário junto aos atores mencionados. Este instrumento permitiu conhecer o juízo que fazem do uso dos recursos da Internet, com ênfase na biblioteca virtual. Partiu-se do pressuposto que sua eficácia resulta da oferta de recursos de informação conjugados a dispositivos de comunicação, para maior integração entre pares. Os resultados comprovam a importância que a comunidade de pesquisa no Brasil confere a esse serviço especializado de informação.
Palavras-chave: “Biblioteca Virtual; Biblioteca Digital; Pesquisa científica no Brasil; Comunicação científica; Internet.

http://dgz.org.br/dez04/Art_05.htm


O Tesauro Eletrônico do Mundo do Trabalho: produto de um esforço interdisciplinar
Electronic Thesaurus of the Labor World: an interdisciplinary development
por Marília Levacov, Nadia Vanti, Júlio César Zancan e Maria Lizete Gomes Mendes


Resumo: O presente artigo relata a implementação, de uma ferramenta para o gerenciamento do Tesauro Eletrônico do Mundo do Trabalho, criado para a Unitrabalho, uma fundação voltada a pesquisas acadêmicas sobre o trabalho, agregando 84 universidades brasileiras. A ferramenta é constituída de duas interfaces: uma para consulta e navegação e outra para gerenciamento. Esta atividade foi realizada por uma equipe interdisciplinar, do ponto de vista da Interação Humano-Computador, buscando alternativas para o diálogo entre dois universos: o dos profissionais da Ciência da Informação e o dos profissionais da Ciência da Computação.

Palavras-chave: Tesauro Eletrônico; Mundo do Trabalho; Recuperação da Informação; Interface de Consulta; Sistema de Informação; Interdisciplinaridade; Interação Humano-Computador (IHC)

http://dgz.org.br/ago02/Art_01.htm

http://www.levacov.eng.br/marilia/



Pierre Lévy
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segundo o filósofo Pierre Levy, os computadores interligados em redes mundiais podem favorecer o surgimento da Inteligência Coletiva.Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.


Vida
Pierre Lévy nasceu numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).

Em seu livro A Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, Lévy faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação.

Obras
Em português
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. 263 p.
As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995. 188 p. (em co-autoria com Michel Authier)
O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160 p.
A ideografia dinâmica: para uma imaginação artificial? Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 226 p.
A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Loyola, 1998. 228 p.
A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. São Paulo: ARTMED, 1998. 173 p.
Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.
A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212 p.
Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p.
A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.
Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 249 p.
Em francês
La machine univers, Paris: La Découverte, 1987
Les technologies de l'intelligence. Paris: La Découverte, 1990.
L'idéographie dynamique. Vers une imagination artificielle ?. Paris: La Découverte, 1992.
De la programmation considérée comme un des beaux-arts. Paris: La Découverte, 1992.
Les arbres de connaissances, Paris: La Découverte. 1993
L'intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberespace. Paris: La Découverte, 1994.
L'universel sans totalité. In: Magazine Littéraire. 1966-1996. La passion des idées, 1996.
Cyberculture. Paris: Odile Jacob, 1997.
Qu'est-ce que le virtuel ?. Paris: La Découverte, 1998.
World Philosophie (le marché, le cyberespace, la conscience) . Paris: Odile Jacob, 2000.
Cyberdémocratie (Essai de philosophie politique). Paris: Odile Jacob, 2002.

Pierre Levy no Twitter
Information Economy Meta Language Projeto de Pierre Lévy na Web
Revista Nova Escola. "Estamos todos conectados: o filósofo francês diz que a Internet vai nos permitir construir uma Inteligência Coletiva"
Centro de Referência em Educação Mário Covas. "Pierre Lévy, o defensor da Inteligência Coletiva"
"A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade"
"O novo mundo da cibercultura"
"A cibercultura como culpa"
Recensão do livro "O que é o virtual?"
Textos francês e português
Vídeos e áudios on line
Luca Corchia, La teoria degli spazi antropologici di Pierre Lévy. Verso una filosofia politica dell’intelligenza collettiva, in The Lab's Quarterly/Il Trimestrale del Laboratorio, 3, 2007, ss. 22.



Ciência da Informação
Print version ISSN 0100-1965
Ci. Inf. v. 26 n. 2 Brasilia May/Aug. 1997
doi: 10.1590/S0100-19651997000200002
ARTIGOS

"Ciberteca" ou biblioteca virtual:
uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação



Patricia Zeni Marchiori





Resumo
As modificações tecnológicas e as recentes concepções de gerenciamento de recursos de informação têm causado uma quebra no paradigma dos modelos tradicionais de bibliotecas. O conceito de biblioteca virtual se apresenta como uma alternativa para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de maneira globalizada, qualitativa, pertinente e racional, aliando o acesso local ao acesso remoto, com base nas redes de telecomunicação disponíveis. Embora o conceito de biblioteca virtual esteja ainda em construção, um cuidadoso planejamento deve ser elaborado, tendo em vista a transição do modelo tradicional de bibliotecas para o modelo de biblioteca virtual. Alguns passos desta avaliação são apresentados, em especial para bibliotecas especializadas, bem como algumas experiências já em funcionamento em países do Primeiro Mundo. Novos papéis são também exigidos para os profissionais bibliotecários e para o pessoal da biblioteca, visando a um reposicionamento de atitudes e atividades.
Palavras-chave
Biblioteca virtual- conceitos; Biblioteca virtual- planejamento; Biblioteca virtual-modelo; Bibliotecário- perfil profissional.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651997000200002&script=sci_arttext



Modelo de estratégia de prospecção de setores intensivos em P&D: sinergias entre Inteligência Competitiva (IC), Gestão do Conhecimento (GC), e Foresight (F)[*]
Strategic model of prospection in R&D intensive sectors: synergies between Competitive Intelligence (CI),
Knowledge Management (KM) and Foresight (F)
por Claudia Canongia, Maria de Nazaré Freitas Pereira e Adelaide Antunes





Resumo: Inteligência Competitiva (IC), Gestão do Conhecimento (GC) e Foresight (F) são ferramentas de gestão discutidos na literatura como metodologias catalisadoras de crescimento e de construção de visão de futuro. Este artigo identifica sinergias entre essas metodologias (IC, GC e F) e propõe modelo de estratégia de prospecção de setores intensivos em P&D, considerando os níveis: sistêmico (macro) e estrutural e/ou setorial (meso). O estudo aborda três questões relevantes, na concepção do modelo: (i) fatores críticos como fio condutor de estratégia de prospecção de setores intensivos em P&D; (ii) conceitos e técnicas de IC, GC e F; (iii) potencial da estratégia de prospecção baseada em artigos especializados e patentes, aplicando-se metodologia de data e text mining , gerando mapas de conhecimento que juntamente com o levantamento de opiniões, apreciações e novos inputs de stakeholders, servem de insumos para geração de informação estratégica de apoio à decisão, aplicando-se as metodologias de análise de conteúdo e Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). Como resultados identificam-se tendências que podem subsidiar decisões em P&D e inovação, levando-se em conta aspectos econômicos, sociais e tecnológicos, e a necessidade de priorização de ações de curto, médio e longo prazo.
Palavras-chave: Modelo de Estratégia de Prospecção; Inteligência Competitiva; Gestão do Conhecimento; Foresight; Setores intensivos em P&D.

http://dgz.org.br/fev06/Art_04.htm

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada