misabellC Tour

free counters

terça-feira, 27 de julho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

O curso de Graduação em Biblioteconomia possui uma grade curricular de disciplinas que norteiam as atividades que seram desempenhadas pelos bibliotecários, tais como: o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano), CDD (Classificação Decimal de Dewey), CDU (Classificação Decimal Universal),análise da informação, indexação,conteúdos teóricos que serão adquiridos para a prática realizada em estágios e no futuro ambiente de trabalho. Bibliotecas, laboratórios necessários nas escolas de biblioteconomia para viabilizar a prática dos conhecimentos adquiridos. As atividades desenvolvidas são os de catalogar, classificar e indexar os documentos,gerar um número de chamada, e inserção dos dados catalográficos no sistema de base de dados em redes de bibliotecas.


Dentre os objetivos das disciplinas: processar tecnicamente o acervo de uma unidade de informação,realizar o tratamento no processamento técnico do acervo; registrar os documentos; catalogar, classificar e indexar os documentos, atribuir o número de chamada dos documentos; criar registros bibliográficos em meio eletrônico; atualizar os catálogos; preparar os documentos para a circulação e empréstimo.
O tratamento baseia-se no registro, na classificação, na catalogação, na indexação, no preparo físico e na atualização da base de dados.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada