misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Grávidas não devem "comer por dois", alertam especialistas

revista VEJA

Saúde

28/07/2010 - 11:33


Gravidez
Grávidas não devem "comer por dois", alertam especialistas


A obesidade em mulheres grávidas está atingindo níveis preocupantes, alertam especialistas britânicos em saúde - que já veem o problema como uma epidemia. Segundo eles, estar acima do peso durante a gestação aumenta o risco de complicações graves, como pré-eclampsia (doença ligada à hipertensão) e diabetes gestacional, e também pode elevar o risco de aborto ou natimorto.

Os resultados de um estudo conduzido pelo Instituto Nacional da Saúde e Excelência Clínica mostram que metade das mulheres grávidas da Inglaterra estão acima do peso ou obesas - 16% delas já apresentava este quadro no começo da gestação.

A orientação dos médicos é para que as futuras mães tentem chegar a um peso considerado saudável antes de dar à luz - e não durante a gravidez, porque isso pode prejudicar a criança. Segundo eles, elas devem evitar o velho ditado de que "uma grávida come por dois". Uma mulher é considerada gorda quando o índice de massa corporal (IMC) fica entre 25 e 29,9; e obesa, quando passa de 30. "Neste caso, as pacientes são orientadas a perder peso antes de engravidarem", destacou a médica Lucilla Poston à agência de notícias France-Presse.

De acordo com Mike Kelly, diretor do Centro Excelência da Saúde Pública, embora mulheres obesas possam dar à luz, existem evidências de que os riscos à vida da mãe e do bebê são maiores nestes casos. O médico enfatizou, ainda, que é contra dietas-relâmpago após a gestação. Em vez disso, a recomendação é a perda gradual de peso para se ter certeza de que não a mulher conseguirá manter a forma, sem prejudicar a produção de leite materno.


http://veja.abril.com.br/noticia/saude/gestantes-inglesas-passam-por-epidemia-de-obesidade

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada