misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A arte da troca


A arte da troca, Empreendedorismo e Economia Solidária presentes na II Feira de Troca de Águas Lindas de Goiás
A Incubadora Social e Solidária do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília nem bem terminou de colher os bons frutos de sua segunda participação no Capital Fashion Week 2009 e já está apoiando mais um evento fundamentado na prática da economia solidária (forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano - e não do capital), é a II Feira de Troca Solidária e o Fórum Municipal de Economia Solidária de Águas Lindas de Goiás, que serão realizados em conjunto.

O evento acontecerá no próximo dia 16 de maio (sábado), no Colégio Municipal Mansões Coimbra e será realizado pela Prefeitura de Águas Lindas e pela Associação de Moradores dos Setores Bela Vista e Coimbra (ASCOBEL/GO). O objetivo é disseminar a cultura do empreendimento solidário para toda comunidade e discutir políticas públicas junto com os gestores e entidades de apoio à pratica.

A Feira acontece por meio de donativos e as doações de objetos de cozinha, de decoração, bijuterias, roupas de cama e banho, brinquedos, bolsas, sapatos e diversos outros utensílios serão aceitas até o dia 11 de maio e a população poderá usufruir durante todo o evento de atendimento especial para a saúde bucal e saúde das mulheres, oficina de bonecos, palestras, esportes, além de apresentações de artistas locais que levarão informação e entretenimento aos moradores locais.

A primeira edição da feira aconteceu em abril de 2008 e fez parte de um projeto de inserção de economia solidária na comunidade. Na feira de troca, os moradores do bairro praticam o escambo (primeira e mais solidária forma de comércio que consiste na transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber de volta o favor ou benefício que a outra lhe entrega ou lhe presta, sem que um dos bens seja moeda com aplicação monetária), na feira é utilizada uma moeda social – a COIMBRA, criada pela comunidade para adquirir as mercadorias.

Curiosidade: A palavra escambo significa a troca de mercadorias por trabalho. Ela é muito utilizada no contexto da exploração do pau-brasil (início do século XVI). Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas. Atualmente, como a economia é baseada em moedas com valor monetário, o escambo é pouco utilizado. Sobrevive ainda apenas em regiões pouco desenvolvidas.
Quem desejar fazer sua doação pode deixá-la na Gerência de Desenvolvimento Empresarial na sede do CDT/UnB, ou ainda quem quiser conhecer a instituição ou fazer as doações pessoalmente, o contato é ASCOBEL – Gleba A Lote n°6 B, Setor Coimbra, Águas Lindas/GO.
Mais informações: pedropc@cdt.unb.br
isolde.lando@gmail.com

Fontes: Núcleo de Comunicação do CDT/UnB
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/escambo.htm

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada