misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Como se bronzear sem tomar sol

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 | 12:47


Na música, o Alceu Valença canta “Morena Tropicana, eu quero o teu sabor.”
E as mulheres respondem em coro: “Ai, ai, ai, ai.”

Vai ver que o choro dessas mulheres é por causa da pele ardendo, depois de pegar horas de sol, tentando ficar com cor de jabuticaba.

Lá vou eu de novo lembrar, como em um refrão insistente: não é saudável se bronzear. O sol aumenta a predisposição a câncer de pele e causa envelhecimento precoce, acentuando rugas e manchas. Ai, ai, ai, ai.

Mas se você já tem consciência de tudo isso e nem assim resiste à tentação de pegar a corzinha tropical, eis aqui um assunto que pode interessar: os autobronzeadores, produtos de uso tópico que dão um tom bronzeado sem prejudicar a saúde.

O que é autobronzeador?

É um produto que, através de uma reação química, muda a cor da nossa pele. O resultado é um tom parecido com o do bronzeado. Seria como se a gente tingisse a pele, com a vantagem do tingimento não sair no banho, na piscina, no mar e nem com o suor. A cor só sai conforme a pele se renova e descama naturalmente.

O autobronzeador, seja em creme, loção, spray, ou até em toalhinhas úmidas, funciona à base de dihidroxiacetona, ou DHA. Quanto maior a concentração de DHA, maior a potência. Assim, um autobronzeador mais concentrado escurece mais a pele. O tom final do bronzeado vai depender de uma combinação entre o seu tom de pele e a ação do produto. Peles muito claras não se adaptam bem a um creme muito concentrado: o tom final fica alaranjado. Peles morenas podem usar um produto mais potente. O mesmo princípio vale na hora de decidir a frequência de uso. Quanto mais dias seguidos você usar, mais a cor se intensifica, e o tom da pele acaba ficando alaranjado. Como não existe música enaltecendo mulheres cor de laranja, uma boa regra é aplicar um creme adequado ao seu tom de pele por dois ou três dias seguidos e depois fazer uma manutenção, usando uma ou duas vezes na semana.

A camada córnea

Nossa pele tem na superfície uma camada protetora, formada de células mortas endurecidas e impermeáveis à água. Chama-se camada córnea, e é ela que vai mudar de cor com o autobronzeador. Como a pele tem áreas onde a camada córnea é mais grossa, existe a chance de essas áreas ficarem com cor mais forte. Assim, palma das mãos, cotovelos, joelhos, nós dos dedos e calcanhares podem ficar mais escurecidos. Essa variação de cor pode resultar numa aparência manchada. Se isso acontecer, esfregue delicadamente a área com uma toalha úmida. Unhas, cabelos e sobrancelhas também mudam de cor com o autobronzeador. Evite o contato dele com essas áreas. Parece complicado, mas depois de algumas aplicações você pega o jeito.

O falso bronzeado não protege a pele contra o sol. Sendo assim, continue a usar seu filtro solar habitual, como se a pele estivesse no tom original.

Aí vão algumas dicas para uma aplicação mais uniforme:

Aplicação no corpo:

-Use o autobronzeador depois do banho, com a pele seca.
-Esfolie a pele no banho antes de aplicar o creme. Isso uniformiza a pele, e o resultado fica mais homogêneo. A esfoliação pode ser feita no dia da aplicação ou no dia anterior. Mas atenção: esfoliações corporais devem ser feitas até duas vezes por semana. Não ultrapasse esse número se você for usar o creme com maior freqüência.
-Use luva durante a aplicação. Depois, retire-a e espalhe o creme no dorso das mãos e dos dedos. Não aplique o creme nas unhas.
-Não se depile enquanto estiver sob efeito do auto-bronzeador. Tanto cera quanto lâmina removem parte da camada córnea, e a cor acaba saindo junto. E aí, a pele fica manchada. Espere uma semana após sua última aplicação para fazer a depilação.

Aplicação no rosto:
As orientações para o rosto são muito parecidas com as do resto do corpo, mas existem algumas particularidades:
-Se você estiver usando autobronzeador no rosto, suspenda o uso de ácidos para tratamento da pele.
-Depois da aplicação, limpe as sobrancelhas com um cotonete.

E se a pele ficar manchada?
-Basta esperar uma semana e tudo voltará ao normal. Para encurtar esse tempo, esfregue delicadamente a área escura com uma toalha úmida. Ou então use um esfoliante. Todas as manchas escurecidas causadas pelo autobronzeador desaparecem, porque conforme a pele se renova, o efeito passa.

Se você achou que passar autobronzeador dá muito trabalho, existem locais que fazem isso por você: é o chamado bronzeamento a jato. Toma-se um jato de ar com a loção bronzeadora, e a cor fica uniforme.

Achou que é muita mão de obra assim mesmo? Então, fique sabendo que do mesmo jeito que pele bronzeada está na moda, pele não bronzeada, saudável e bem cuidada também está.
Branquinha Tropicana também é sucesso nacional.

Por Lucia Mandel

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada