Lucia Mandel
Rosácea e cuidados com a pele
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 | 4:27
Eu tenho rosácea. Minha pele é muito clara, e quando passo protetor solar há uma vermelhidão discreta na face, que se agrava após as primeiras horas. Já utilizei diversos protetores, mas não consigo me adaptar. Pergunto: mesmo possuindo rosácea devo continuar usando protetor? Qual seria o ideal?
(Eliane)
A rosácea pode trazer ansiedade e afetar a auto-estima. Como se não bastasse o problema em si, a pele ainda costuma reagir a diversos cremes de cuidados com o rosto. Mesmo cremes destinados a peles sensíveis podem deixar a pele do portador ainda mais irritada. Pessoas com rosácea têm dificuldade para encontrar filtro solar, maquiagem e cosméticos que não causem ardor ou vermelhidão.
Mesmo assim a proteção solar é fundamental. Em primeiro lugar, para diminuir risco de câncer de pele e envelhecimento precoce. Quem tem rosácea geralmente tem pele clara e a predisposição a esses problemas não deve ser desprezada. Em segundo lugar, a exposição desprotegida ao sol, além de poder deflagrar uma crise, faz com que a rosácea se agrave cada vez mais.
Assim, além de fugir do sol usando chapéu e ficando à sombra sempre que possível, use protetor solar diariamente. O protetor ideal deve ser hipoalergênico, sem perfume e destinado a peles sensíveis. Na hora da compra, observe a composição. O protetor deve conter ingredientes chamados físicos ou inorgânicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco. São os mais indicados para você. Procure também na composição ingredientes que previnem irritação. Alguns exemplos: silicone, dimeticone e ciclometicone. Também é interessante que o filtro contenha ingredientes antiinflamatórios, como bisabolol, aloe vera e vitamina E.
Aproveito sua pergunta para dar dicas sobre limpeza da pele do rosto e uso de maquiagem, questões delicadas para quem tem rosácea.
Prefira loções de limpeza para peles sensíveis. Existem vários produtos industrializados, e você pode encontrá-los facilmente em farmácias. Eles não contêm sabões ou detergentes, que ressecam e irritam ainda mais a pele sensível. Outra opção é usar um syndet, produto para limpeza da pele que também não contém detergentes agressivos. Não use adstringentes, esfoliantes ou tônicos faciais. Evite produtos que contenham fragrância em sua formulação. Evite também produtos com álcool ou hamamélis. Sei que é chato, mas você deve se habituar a ler rótulos.
Se você usa maquiagem, procure produtos fáceis de espalhar e de remover. Maquiagens à prova d´água são difíceis de limpar, e o ato de esfregar a pele e a necessidade de demaquilantes potentes aumentam o risco de irritações. Experimente usar, se necessário, um corretivo com tom esverdeado. O verde disfarça o avermelhado da pele. Passe o corretivo nos locais de vermelhidão e então uma base normal sobre toda a pele. Finalmente, procure maquiagem hipoalergênica, sem perfume e destinada a peles sensíveis.
Por Lucia Mandel
Tags: rosácea, rosto, vermelhidão
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário