misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cursos

Arquivologia

--------------------------------------------------------------------------------

Uma carta, um estatuto, uma roupa, uma fita de vídeo. Todos esses itens são documentos capazes de contar a história de pessoas e instituições. Desde um simples extrato bancário até o diário de um artista famoso, tudo o que conserva a memória diz respeito aos arquivistas. Esse profissional é responsável pela restauração, organização e manutenção de arquivos, sejam eles artesanais ou eletrônicos.

Perfil
Quem deseja ingressar no curso precisa, acima de tudo, gostar de organização. Além disso, é bom que o interessado tenha apreço pelo patrimônio, história e memória.

Mercado de Trabalho
Praticamente todos os órgãos públicos – federais, estaduais ou municipais – têm um setor responsável pelo armazenamento de atas, memorandos, decretos etc. Mas a cultura de guardar os documentos também existe na iniciativa privada. Grandes empresas costumam manter um centro de memória, onde preservam desde documentos até embalagens de produtos, por exemplo. Os arquivos podem ser sobre grupos de teatro, bandas musicais, obras de um escritor, entre outros.

O curso na UnB
Nos primeiros semestres, os estudantes têm uma série de disciplinas introdutórias da Arquivologia e da Administração. É nessa fase que os futuros arquivistas aprendem as diferentes idades dos arquivos – corrente, intermediária e permanente. A partir da metade do curso, os alunos passam por matérias que ensinam técnicas de restauração e conservação de documentos e outras que tratam das diferentes tecnologias. No último ano da graduação, os estudantes precisam fazer dois estágios obrigatórios, em arquivos corrente e permanente.

Infraestrutura
Para quem não quer esperar o término da graduação para pôr a mão na massa, a Omnidocs, empresa júnior de Arquivologia, é uma boa opção. Com uma equipe de aproximadamente 10 alunos e mais de 30 associados, a Omnidocs atende principalmente a empresas de pequeno e médio porte, organizando acervos e recuperando fisicamente documentos.

Saiba Mais
Habilitação: Bacharelado
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)
Campus: Plano Piloto
Turno: Noturno
Vagas por semestre: 40
Número de semestres: 6 (mínimo) / 10 (máximo). Recomendado: 8
Veja currículo e fluxo
Site: www.cid.unb.br
Telefones: (61) 3307 2422 / 8454






Museologia

--------------------------------------------------------------------------------

Por trás da beleza dos museus e de seus acervos, e muito além do fascínio que eles despertam, existem os museólogos. Esses profissionais realizam cotidianamente uma série de atividades especializadas que envolvem o planejamento da instituição, a aquisição e a identificação da documentação museológica, a conservação do acervo e a comunicação expositiva e de informações referentes a peças e saberes culturais.



Perfil

Gostar de artes, cultura e história é o primeiro requisito para os alunos que pretendem ser museólogos. Além disso, a curiosidade intelectual e a sensibilidade para interagir com os mais diversos campos do conhecimento são fundamentais para o aprendizado e a conquista de habilidades específicas. Raciocínio rápido e capacidade de análise, organização, observação e concentração podem, também, ser grandes aliados desse profissional.



Mercado de trabalho

A ampliação conceitual da área museológica abriu mais o campo de atuação do bacharel em Museologia. Hoje, há um leque de opções de trabalho que ultrapassam os muros dos museus e se vinculam ao reconhecimento e à salvaguarda do patrimônio cultural e natural. Assim, ao lado dos museus de história e de arte, perfilam-se os museus comunitários, os de ciência e tecnologia e os ecomuseus.
Vizinhos aos programas de memória e patrimônio, encontram-se os parques, monumentos, reservas naturais, cidades-monumento, aquários, zoológicos, jardins botânicos, planetários, arquivos, bibliotecas, centros culturais e redes de televisão.



O curso na UnB

O curso de Museologia tem natureza inter e multidisciplinar. Paralelamente à valorização de conhecimentos característicos do saber museológico, o curso buscará sintonia com o mundo contemporâneo e privilegiará formas arrojadas de formação acadêmica do novo profissional.
A graduação forma bacharéis com condições de interpretar as relações entre Homem, Natureza e Cultura, contextualizando-as temporal e espacialmente, além de compreender o museu em suas relações com sistemas de pensamento e códigos sociais variados.



Infraestrutura

Está prevista a criação de uma sala de exposição curricular e de quatro laboratórios com o objetivo de oferecer espaços e equipamentos para o desenvolvimento de projetos museológicos, museográficos, expográficos, educativos, de documentação museológica, de reserva técnica e de conservação de acervos variados. Os espaços planejados serão os seguintes:

1)Sala de Exposição Curricular

2)Laboratório de Museologia e Exposição Curricular

3)Laboratório de Museografia, Expografia e Reserva Técnica

4)Laboratório de Conservação de Bens Culturais

5)Laboratório de Multimídia

Prevê-se, também, a elaboração de projetos que busquem explorar os museus existentes no Distrito Federal e na região Centro-oeste, além de visitas técnicas a museus de outros estados.



Saiba mais

Habilitação: Bacharelado
Unidades Acadêmicas: Instituto de Artes (IdA), Departamento de História do Instituto de Humanidades (HIS/IH) e Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (CID/FACE).
Campus: Plano Piloto
Turno: Diurno
Vagas por semestre: 30
Número de semestres: 7 (mínimo)/ 10 (máximo). Recomendado: 8
Telefone: (61) 3307 2422
Site: www.cid.unb.br

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada