misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 26 de março de 2010

Vestibular


Dicas para o vestibular
Vestibular, esssa palavra não precisa significar um bicho-de-sete cabeças na vida de ninguém. Tudo depende da maneira como se encara essa etapa. Ela pode ser muito proveitosa não só como uma ponte para a universidade, mas também como uma oportunidade de aprender a ter vontade para o resto da vida.
Lembre-se de que em meio a uma realidade globalizada, a formação e a informação são moedas concorrentes de peso incalculável.Cursar uma boa faculdade aumenta muito as chances de se ter boas oportunidades no mercado de trabalho. E neste mundo competitivo não há espaço para acomodados. Não se esqueça do dito popular: "caranguejo que dorme na areia, a a onda do mar leva."Portanto, respire profundamente, encha-se de vontade e encare a batalha. Veja alguns toques que podem ajudar você nesta empreitada:
Motivação
Motivação é a mola propulsora de qualquer ação. Pense o quanto tudo o que se aprende pode ser uma descoberta interessante e divertida. Só depende de você estar aberto para esta experiência. Lembre-se de que o caminho torna você um ser humano melhor e mais razões para se empolgar?
Desenvolver o raciocínio
Pense sobre as informações que você recebe e crie relações entre elas. O aluno, na ansiedade de assimilar tudo, acaba engolindo uma grande quantidade de fórmulas matemáticas,conceitos históricos e regras sem dirigir, sem pensá-las, sem entedê-las como parte de um todo. Elas acabam fixando vagas na mente, não se fixam. É preciso refletir sobre tudo, sua aplicabilidade no dia-a-dia, como uma disciplina pode se inter-relacionar com outra, e assim por diante. Não se limite a receber pensamentos prontos.
Leitura
A leitura informa (livros em geral, não didáticos, revistas e jornais), alimenta a criatividade, estimula o racicínio e leva uma compreensão mais ampla de mundo. Assuntos como Literatura, Gramática, Redação. Atualidades e Geografia são as maiores beneficiadas com este hábito. Além de trazer todas essas vantagens, a leitura ainda pode se converter em um enorme prazer, basta exercitá-la.
Determinação
Não espere a vontade chegar para voltar às apostials, às anotações e aos livros. Dê início que ela aparece naturalmente, quando você se der conta, já estará com toda a disposição e concentração necessárias para mais um dia de estudo.
Paradas estratégicas
Evite estudar mais de 50 minutos seguidos sem fazer um intervalo de pelo menos 10 minutos. E ao retornar, recorde o que havia visto anteriormente.
Anotações
Durante as aulas, procure anotar as observações dos professores e fazer resumos de todos os assuntos em fichas. Quando escrevemos, chegamos a reter 90% das informações em nossa memória, enquanto que ouvindo, só retemos 18%. Utilize também canetas coloridas para fazer marcações. As cores estimulam o hemisfério direito do cérebro, responsável pela criação, intuição e sensibilidade.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada