misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 17 de março de 2010


O brilho e a sensação de rosto "sujo" são as principais queixas de quem sofre com a oleosidade. Porém, as soluções aparentemente certeiras (exagerar na lavagem!) para livrar-se dela causam justamente o efeito oposto. Veja como lidar de maneira correta com o problema. O dermatologista Adilson Costa, coordenador do Ambulatório de Acne da PUC de Campinas explica os detalhes
Por Luciana Hruby



Por que algumas mulheres têm a pele mais oleosa?
Todo mundo possui glândulas sebáceas sob a pele. Mas o tamanho delas e a quantidade de sebo que elas produzem são determinados geneticamente. Ou seja, varia de pessoa para pessoa. As áreas do rosto mais comprometidas são aquelas da zona T - testa, nariz e queixo -, onde as glândulas sebáceas aparecem em maior número.

A oleosidade piora no verão?
Sim. Aumentar a produção de sebo é uma das primeiras respostas do organismo contra os danos da radiação solar. Entre outras funções, o sebo atua como um fotoprotetor leve e também impede a evaporação de água pela pele - mais intensa no calor -, mantendo-a íntegra, saudável e hidratada.

Esfoliar o rosto faz bem?
A esfoliação ajuda na hora de deixar a textura da pele mais uniforme e lisinha, pois remove impurezas, como células mortas e cravinhos superficiais que podem deixar o rosto com um toque áspero. Só que o ritual não deixa de ser um tipo de agressão, o que leva o organismo a produzir mais sebo para recuperar a barreira de proteção da pele. Por isso, ao contrário do que muita gente pensa, quem tem a pele oleosa deve esfoliar o rosto no máximo uma vez por semana e com produtos de ação menos abrasiva - dê preferência àqueles com grânulos maiores e bem redondos, como os de polietileno (e não os naturais), e em menor concentração.

Lavar o rosto várias vezes por dia ajuda?
Muito pelo contrário! Exagerar na limpeza pode causar o que se chama de efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor aquela que foi removida. Lavar o rosto com sabonete duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, é o suficiente para retirar o excesso de óleo. Mas se você ficar incomodada, prefira remover a oleosidade apenas com água. Os lenços de papel antibrilho também ajudam nessa tarefa.

Mesmo com a pele oleosa preciso passar hidratante facial?
Sim. O fato de a pele ser oleosa não significa, necessariamente, que o rosto esteja hidratado. Apesar de o excesso de sebo formar uma película protetora sobre a pele (o que já ajuda), a hidratação deve se estender às camadas mais profundas. Isso é possível com ativos que garantem a quantidade certa de água dentro das células. Para não piorar a sensação de oleosidade, procure por cosméticos com textura gel-creme e que tenham efeito matificante - que absorvem o excesso de oleosidade, deixando-o sequinho por mais tempo.

A alimentação pode agravar o problema?
Sim. De acordo com estudos recentes, os carboidratos, principalmente os derivados de farinha branca (pão, massa, biscoitos e doces em geral) e o leite desnatado, quando ingeridos, formam no organismo uma substância semelhante à insulina, que, por sua vez, estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Resultado: mais oleosidade na pele. Controlar o consumo desses alimentos é mais uma medida que colabora para quem sofre com pele oleosa.

Descubra qual seu tipo de pele

Uma pele perfeita começa com uma boa limpeza


Estudo revela que consumir agrião afasta o risco de câncer





Comer agrião previne o câncer. Pelo menos é o que diz o resultado de uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. O estudo foi feito com 80 homens e mulheres, alguns deles fumantes, que consumiram 85 gramas de agrião diariamente durante dois meses.

O trabalho identifica uma propriedade deste alimento em diminuir o DNA de glóbulos brancos, considerado como um importante fator que pode gerar o desenvolvimento do câncer. O agrião poderia elevar os níveis de antioxidantes no sangue, o que auxiliariam a combater os elementos prejudiciais ao equilíbrio celular.

(Por Monique dos Anjos)



http://boaforma.abril.com.br/beleza/rosto/pele-oleosa-gente-responde-suas-duvidas-538537.shtml

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada