misabellC Tour

free counters

terça-feira, 23 de março de 2010

Programa Mala do Livro


Mala do Livro - Núcleo de Bibliotecas Domiciliar Neusa Dourado
Programa Mala do Livro



A Mala do Livro coordena ações que promovem a leitura em comunidades de pouco ou nenhum acesso a bibliotecas públicas e tem como base mini-bibliotecas residenciais instaladas em caixas-estantes de madeira que comportam até 200 livros, entre volumes literários, material didático, revistas, dicionários, enciclopédias e gramáticas.



O programa está inserido no conjunto de políticas públicas promovidas pelo Governo do Distrito Federal para democratizar o livro e aprimorar o índice de leitura do DF, visto que a popularização da leitura e do uso do livro é um processo fundamental da construção da cidadania e do desenvolvimento sócio cultural das comunidades.



Mala do Livro, a biblioteca para todas as comunidades no DF



A Mala do Livro é um programa voltado à criança, ao adolescente e ao adulto, visando facilitar o acesso à informação e à leitura. É coordenado pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria de Cultura do GDF e surgiu no formato de biblioteca domiciliar em 1990, como atividade de extensão da Biblioteca Pública de Brasília.



O primeiro núcleo, coordenado pela bibliotecária Neusa Dourado, foi implantado em Samambaia, sendo mais tarde expandido para outras cidades do DF.



Começou com apenas duas cestas. Em 1993 já eram utilizadas dez malas e em 1995, quinze. Atualmente, mais de 502 malas atendem a cerca de 602,4 mil usuários, totalizando mais de 1,8 milhão de empréstimos em 2008, em todas as regiões administrativas, além da zona rural e Entorno. Com razão, muitos afirmam ser a Mala do Livro a maior biblioteca comunitária do DF.



Os agentes da Mala são fundamentais no processo, assim como a participação da comunidade e de instituições, doando livros e material de trabalho. O programa sempre precisa de doações e voluntários. Para mais informações, ligue para o telefone 3325 6231.



Comprometimento e voluntariado



O programa Mala do Livro é embasado no envolvimento e comprometimento das comunidades, em especial dos Agentes Comunitários da Leitura, que participam voluntariamente mantendo as Malas em sua residência, emprestando livros e desenvolvendo atividades como o acompanhamento de estudantes nas tarefas escolares.



O programa tem parceiros como o laboratório Sabin, que nos últimos três anos doou aproximadamente 19 mil livros por meio do Projeto Conte essa História, baseado em campanhas anuais de arrecadação entre clientes, colaboradores e fornecedores do laboratório. Em 2005, as obras foram entregues no dia 24 abril, no lançamento do projeto "Tenda da Leitura - Venha Ler no Parque", da Secretaria de Cultura.



Para garantir o cumprimento das metas, a coordenação da Mala do Livro renova os acervos de acordo com as necessidades de cada comunidade, promove cursos de capacitação dos Agentes Comunitários da Leitura e organiza atividades culturais para estreitar as formas de interação com o livro e com outras manifestações culturais como teatro, música, artesanato, debates, torneios e mostra de vídeos.



O empréstimo de livros tem validade de sete dias e pode ser renovado caso o volume não tenha sido reservado por outra pessoa. Para se cadastrar como leitor, basta preencher ficha de inscrição na Biblioteca Domiciliar mais próxima. Já o cadastramento dos agentes deve ser feito na Diretoria de Bibliotecas Públicas, localizada na Secretaria de Cultura do Distrito Federal.



Serviço:



Interessados em doar títulos ao Programa de Biblioteca Domiciliar Neusa Dourado – Mala do Livro podem contatar a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria de Cultura pelo telefone (61) 3325-6223. As kombis do programa buscam as doações.



Informações:
Diretoria de Bibliotecas: (61) 3325-6223





O Cordel da Mala



A Mala do Livro é hoje
Uma extensão da cultura
Que tem na Secretaria
Sua total cobertura

**
Incentivando as pessoas
A praticarem a leitura
A nossa Literatura
Passou a ser divulgada
Depois que a Mala do Livro
Chegou perto da morada
Dos que, antes do projeto,
Não sabiam quase nada

**
A mala é organizada
De modo a contribuir
Com aqueles que não podem
Os livros adquirir
E quem participa uma vez
Nunca mais quer desistir

**
Seu objetivo é ir
Aos lugares mais distantes
Levar o conhecimento
Para os nossos estudantes
Transformando-os de objetos
Em sujeitos atuantes
Os benefícios constantes
Que dela podemos ter
São as oportunidades
Do nosso povo aprender
Despertando em nossos jovens
O gosto pelo saber

**
Quem faz do ato de ler
Seu maior divertimento
Acha na Mala do Livro
Um ótimo entretenimento
E uma maneira infalível
De ganhar conhecimento.

Messias de Oliveira
Agosto de 2002

http://www.sc.df.gov.br/?sessao=materia&idMateria=243&titulo=MALA-DO-LIVRO---NUCLEO-DE-BIBLIOTECAS-DOMICILIAR-NEUSA-DOURADO

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada