misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bolo de Cascas de Frutas Sortidas.‏

Conceito do ecologicamente correto e sustentável chega à culinária
Fundação Getúlio Vargas de São Paulo realiza a primeira edição do concurso Chef GV

Pratos nutricionalmente corretos já tiravam o sono, e muitas vezes o apetite, das pessoas. Mais um ingrediente agora passa a ser levado em conta na hora de montar aquele PF no restaurante por quilo perto do trabalho: a sustentabilidade.

Lançando tendência, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo realizou a primeira edição do concurso Chef GV. A receita campeã foi o Bolo de Cascas de Frutas Sortidas, das estudantes de economia Débora Bizarri Paro e Helena Guerra de Azevedo.

A final, este mês, aconteceu no Salão Nobre da FGV. Das 18 receitas inscritas, cinco chegaram à etapa final: além da vencedora, o Bolo de Cascas de Frutas Sortidas, Salada de Frutas da Época, Antepasto de Berinjela com Castanha do Pará, Tabule Sustentável e Rocambole de Acelga.

O prêmio da dupla vencedora foi um vale refeição de R$ 200 para cada uma e um curso de chef de cozinha com Pérola Polillo. “O maior prêmio foi ensinar e conscientizar os alunos quanto a temas ligados à sustentabilidade”, disse Luisa Ancona, uma das responsáveis pela organização do evento.

Professores da FGV, pessoas ligadas ao Centro de Sustentabilidade e Varejo, do Instituto Akatu e da Gastromotiva compuseram a banca de 12 jurados. Na etapa prática, os pratos foram degustados por 30 pessoas, incluindo professores e alunos. Na final entrou o júri especializado. O projeto vencedor foi o melhor avaliado nas duas etapas. Foram priorizadas receitas que, além de saborosas, aliem práticas sustentáveis, como o reaproveitamento integral dos ingredientes.

“Acreditamos ter atingido nosso objetivo de conscientizar os alunos de que eles podem contribuir de forma positiva para o meio ambiente por meio de suas escolhas e ações individuais, e que podem também multiplicar essa consciência dentro de casa para os familiares e amigos”, afirmou Luisa.

RECEITA:



Bolo de Cascas de Frutas Sortidas.



3 copos de cascas de frutas (goiaba, maça, banana, mamão);

2 colheres (sopa) de margarina;

2 colheres (sopa) de fermento em pó;

3 ovos;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral;

2 xícaras (chá) de leite;

2 xícaras (chá) de açúcar mascavo.

Modo de preparo

Primeiramente, bata no liquidificador todas as cascas das frutas lavadas e o leite e reserve. Em seguida, bata as claras em neve, as gemas, a margarina e o açúcar mascavo no liquidificador. Acrescente nessa mistura as cascas com o leite já batidos, a farinha de trigo integral, o fermento e misture. Leve para assar em forma untada no forno pré-aquecido.

Andrés Bruzzone Comunicação



Tomate e brócolis fazem bem


O tomate é um bom aliado para o funcionamento do coração

O tomate e o brócolis são dois tipos de alimentos que podem contribuir muito para manter a boa saúde do coração. E não importa se refogados ou crus, servidos como salada. O que vale mesmo, segundo os nutricionistas, é ingerir esses dois alimentos sempre que possível.

Um dos principais nutrientes do tomate é o licopeno, substância responsável por dar cor ao fruto, que oferece inúmeros benefícios ao sistema imunológico das pessoas, atuando inclusive na prevenção de algumas doenças. E um dos principais benefícios causados pelo licopeno é para as pessoas que sofrem com problemas no coração ou com câncer. Além disso, o tomate é rico em vitamina A, que tem ação antioxidante, e em vitamina C, que proporciona maior resistência aos vasos sanguíneos, colaborando para manter a pressão arterial em ordem.

Apesar de fazer bem à saúde, é importante estar sempre atento à escolha do tomate. Os especialistas recomendam que, ao comprar o fruto, os consumidores devem analisar principalmente a cor e o odor. Tomates bons para o consumo são aqueles mais avermelhados e que não possuem partes amolecidas.

Outro alimento que agrega vantagens para o coração é o brócolis. Integrante da família do repolho, o brócolis contém antioxidantes que colaboram com o organismo na redução do colesterol, além de ajudar a melhorar a imunidade do corpo. Essas ações previnem o indivíduo contra alguns tipos de câncer e evitam o aparecimento de doenças cardiovasculares. Uma dica para o consumo é servir o brócolis como acompanhamento e temperá-lo com azeite.




http://meioambiente.terra.com.br/interna.php?id=16&canal=5

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada