Bibliotecas:
Conceito:
Permitir ao leitor concluir que há mais de uma solução para o seu problema e, auxiliá-lo a verificar suas emoções, em paralelo às dos outros são alguns dos objetivos da Biblioterapia. Biblioterapia
A biblioterapia pode ser conceituada como a prescrição de materiais de leitura com função terapêutica. A prática biblioterapêutica pode ser utilizada como um importante instrumento no restabelecimento psíquico de indivíduos com transtornos emocionais. Ela admite a possibilidade de terapia por meio da leitura, contemplando não apenas a leitura de histórias, mas também os comentários adicionais a ela, e propõe práticas de leitura que proporcionem a interpretação do texto.
A biblioterapia exige o acompanhamento terapêutico, seja de um bibliotecário com formação terapêutica, ou de psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, ou mesmo de um bibliotecário com apoio destes profissionais.
A fundação, no Brasil, da Sociedade Brasileira de Biblioterapia Clínica pretende formar profissionais específicos para que possam exercer a função, com conhecimento de diversas áreas ligadas ao tema. Busca também, desenvolver pesquisas e ações voltadas para este tema, agregando conceitos das áreas médicas e educacionais.
Entre as funções da biblioteca temos:
- atuar como memória coletiva de um grupo e, por estensão da própria humanidade;
- fornecer informações necessárias ao exercício de atividades profissionais;
- propiciar o acesso à informação que contribui para o pleno exercício da cidadania.
Um exemplo de biblioteca do Brasil:
Fundação Biblioteca Nacional
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: 22°54'34.82"S 43°10'31.63"W
Biblioteca Nacional
Vista aérea da Biblioteca.
País Brasil
Estabelecida 1810
Localização Rio de Janeiro, RJ
Coordenadas 22°54'34.82"S 43°10'31.63"W
Acervo
Tamanho 9.000.000 itens
Acesso e uso
População servida Aberta ao público
Website www.bn.br
A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina[1]. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.
Para permitir o acesso a artigos de revistas especializadas, seja por autor, título ou assunto, uma biblioteca que possua uma grande quantidade de periódicos internacionais recorrerá aos índices, resumos ou abstracts e outros instrumentos bibliográficos similares.
A Internet usando as redes interligadas permite o acesso às informações por meio de servidores espalhados em todo o mundo. No entanto, sua organização e recuperação são feitas de forma ineficiente, levando a buscas mal sucedidas com resultados ineficazes ao usuário.Deve-se procurar uma indexação capaz de recuperar,tratar,organizar e formalizar informações utilizando abordagens baseadas em
recursos da Web semântica como metadados, ontologias e repositórios digitais. Com a criação de uma ferramenta de geração de índices partindo de um conjunto de metadados, usado por um módulo de busca que facilita a busca de informações e a concepção de uma biblioteca que simplifique o acesso a ontologias.Quando o bibliotecário promove em conjunto com os informatas a eficácia da recuperação das informações via web,trará a cidadania por meio do acesso às informações e estas farão o verdadeiro papel de geração de conhecimentos, que hoje é a riqueza mundial.
O Sistema de Bibliotecas se define como um conjunto de bibliotecas que obedecem a um plano comum, com o mesmo objetivo.
As bibliotecas universitárias devem ser organizações que interagem cotidianemente com o meio, fazendo com que os seus bibliotecários possuam conhecimentos e habilidades específicas, que os permitam atuar com eficiência neste ambiente. Como tal deve ser uma organização sem fins lucrativos.Dentre as suas características semelhantes às das empresas privadas, possuirá uma visão das teorias administrativas, como por exemplo a Teoria Contingencial, objetivando informar as tendências gerenciais para as organizações contemporâneas.
Assim sendo, promoverá o acompanhamento nas suas demandas informacionais e visará a resolução destas para os seus usuários. Na abordagem clássica para as funções gerenciais, percebemos a existência de outras abordagens, especialmente a dos papéis gerenciais.No contingencialismo encontramos possibilidades que podem ser usadas pelas unidades de informação.Para o contingencialismo, as organizações são moldadas pelo ambiente externo. Para se manterem, elas precisariam ser capazes de determinar e dirigir sua evolução e, para isso, teriam de identificar as tendências de evolução deste ambiente externo (causa) para estarem aptas a se modificar e a acompanhar as mudanças. Já o desenvolvimento organizacional propõe a mudança planejada para que as organizações possam se adaptar às circunstâncias específicas diante das quais se encontrem.
TEORIA DA CONTINGÊNCIA: Onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações.Essa teoria é um passo além da teoria de sistemas em Administração. Ela procura compreender como operam outras organizações.
Tipos de bibliotecas:
As bibliotecas são fontes de informação importantíssimas. Lá se encontra uma variedade extraordinária de informação: livros, revistas, CD-ROMs e acesso à Internet. Antes de consultar uma biblioteca, assegure-se que é adequada aos fins que tem em vista.
Existem três tipos de bibliotecas:
- públicas (nacionais e municipais),
- académicas (escolares, universitárias e de institutos)
- e particulares (pertencentes a associações ou a empresas).
A escolha de uma biblioteca depende daquilo que se procura: informação muito específica ou apenas algo genérico sobre um dado tema. Pode começar pela biblioteca da sua escola ou do seu município.
Na biblioteca escolar a incoporação de obras ao acervo pode ser feita por meio de compra, doação e permuta, portanto as campanhas junto à comunidade de usuários são sempre bem-vindas.Um dos objetivos da biblioteca escolar é criar e manter nas crianças o prazer do uso desta.Possibilitar a pesquisa bibliográfica mais adequada à resposta das necessidades informacionais; estimular a formação intelectual de um leitor mais consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário