misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Categorias conceituais:
Qualquer fenômeno estudado pode ser objeto de estudo de algumas disciplinas ou de diversas disciplinas.Inicialmente consideraremos estes fenômenos como conceitos individuais, dissociados de qualquer disciplina ou contexto de estudo.Seu número é ilimitado e podem ser divididos em amplos grupos de categorias.O termo categoria tem sido indiscriminadamente na literatura sobre indexação.Usaremos o termo para significar o agrupamento de fenômenos definidos por sua natureza intríseca e não pelo papel que desempenham em determinadas áreas de estudo.
O bibliotecário indiano e classificacionista Raganathan Identification - cinco categorias de fenômenos: Personalidade, Matéria , Energia, Espaço ou Tempo.Estas categorias podem ser aplicadas a todas áreas do conhecimento.
Chamou-as de "Categorias Fundamentais".
As categorias de Espaço e TEmpo contém conceitos que denotam literalmente espeço e tempo respectivamente.Já a personalidade, matéria e energia não são tão óbvias.Neste aspecto a terminologia usada pelo "Classification Research Group - CRG" é mais aceitável. As categorias do CRG: "Entidade", "Propriedade" e "Atividade" são profundamente relacionadas às categorias reconhecidas por Ranganathan.
As categorias podem ser aplicadas a classificação de fenômenos em toas as áreas do conhecimento.As categorias formam um valioso esquema para a análise de assunto das relações entre fenômenos analisados.Quando os fenômenos são considerados dentro do contexto de uma determinada disiciplina, podem ser agrupadas em grupos definidos que são chamados facetas.Para ilustrar uma faceta de uma disciplina, vamos tomar a área da Medicina.Dentro dela, encontramos fenômenos como coração, pulmão, fígado e cérebro.No nível geral das categorias estes fenômenos podem ser tomados como manifestações da categoria entidade.No contexto particular da Medicina, eles constituem partes de uma faceta da Medicina que podemos chamar de facetas do corpo. Coração, pulmões, fígado e cérebro tem característica comum de serem partes do corpo.Concluímos então que faceta de uma área de estudos consiste de vários fenômenos daquele assunto que tem uma caractérística em comum.Se tomarmos os fenômenos estudados por uma determinada disciplina e os dividirmos em grupos ou classes, tomando por base as caracterísitcas comuns, os grupos resultantes constituem facetas daquela disciplina.A característica empregada na definição de uma faceta é consequentemente chamada de característica de divisão e a faceta recebe o seu nome.
No exemplo de Medicina usamos a característica de divisão "partes do corpo" para definir e nominar a Faceta - Partes do Corpo. Podemos identificar outras facetas dentro da Medicina - por exemplo: influenza, catapora, todas tem a característica comum de serem doenças.É importante frisar que somente uma característica de divisão é aplicada na definição de qualquer faceta.
Quanto a Biblioteconomia podemos distinguir as três seguintes facetas:"tipos de documentos", "processos técnicos". Em adição a estas três facetas existem as facetas espaço e tempo, que são comuns a todas áreas do conhecimento.
Ranganathan chamou os conceitos que formam uma faceta de uma área de estudos de focos, mas esses mesmos conceitos quando considerados isoladamente, sem relação com nenhuma disciplina são chamados isolados.Por exemplo: livros, indexação, coração, etc., são todos isolados e é; são capazes de serem considerados para o contexto de uma área de estudos, eles formam os focos das facetas daquele assunto.Por exemplo, coração é um foco da faceta do corpo dentro da disciplina Medicina.Por terem características comuns, os focos de uma faceta mantem a mesma relação com sua disciplina ou classe.
No mesmo momento em que reconhecemos a existência de categorias e facetas, estamos também reconhecendo as várias relações existentes entre conceitos.Essas relações podem ser divididas em relação: gênero/espécie - relação esta que existe entre os focos da mesma faceta e o tipo de conceito que define a faceta; o conceito empregado como característica de divisão.Por exemplo: todos os focos da faceta doenças em Medicina - tuberculose, derrame, etc.; são espécies ou tipos de doenças.Todos os focos dentro da faceta bibliotecas são espécies ou tipos de bibliotecas.A relação entre bibliotecas e seus tipos de coisas.Em segundo lugar está o grupo variado de relações existentes entre os focos de facetas diferentes.Um exemplo destas relações entre uma coisa e uma atividade ou processo, como entre índices e indexação.

Acrescento contéudo pertinente à Indexação do Periódico DataGramaZero:

A Leitura Documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto
The Documentary Reading in the perspective of its variables: reader-text-context
por Mariângela Spotti Lopes Fujita
Resumo: A leitura é o processo que permite a análise de assunto de textos, causando influência no resultado da indexação. O estudo da leitura por meio da interação de suas variáveis - o texto, o leitor e o contexto – visa compreender as dificuldades de análise de assunto de textos e reunir subsídios para a elaboração de orientação à formação do indexador em leitura documentária que contribua para o aprimoramento da capacidade de leitura do indexador. O estudo desenvolveu-se mediante revisão de literatura, entrevistas com indexadores e diagnóstico de sistemas de informação brasileiros. Na variável texto o conhecimento prévio da estrutura textual permite ao indexador identificar o conteúdo informacional; na variável leitor, a análise de sua atuação profissional revela que apesar de experiência em indexação possui dificuldades na identificação de conceitos, momento em que interage com o texto por meio da leitura e a análise de sua formação profissional indica que foi preparado para uma análise de assuntos orientada pelo uso de linguagens documentária; na variável contexto, o conhecimento da situação comunicativa e de suas regras permitiu o conhecimento do contexto de trabalho desenvolvido por indexadores em sistemas de informação: os objetivos da indexação, a política de indexação, as regras e procedimentos do manual de indexação, a linguagem documentária e os interesses de busca do usuário.

Palavras-chave: Leitura Documentária; Indexador; Indexação, Texto Científico, Leitor Profissional.

Abstract: Reading is the process that permits the analysis of the texts’subjects, influencing the indexing result. The reading study by the interaction of its variables – text, reader and context – aims to comprehend the difficulties of subject analysis of texts and to put together subsidies to the elaboration of orientation to indexer’s education in documentary reading that contributes to the improving of the indexer’s reading capacity. The study was developed by literature review, interviews with indexers and diagnosis of Brazilian information systems. In the variable text, the previous knowledge of the textual structure permits to the indexer to identify the informational context; in the variable reader, the analysis of his professional performance reveals that, in spite of his experience in indexing, he has difficulties identifying concepts, moment that he interacts with the text reading and the analysis of his professional education indicates that he was prepared to a subject analysis oriented by the use of documentary language; in the variable context, the knowledge of the communicative situation and its rules permit the knowledge of the work context developed by indexers in information systems: the aims of indexing, the policy of indexing, the rules and proceeding of indexing manual, the documentary language and the interests of the user’s search.

Keywords: Documentary Reading; Indexer; Indexing; Textual Structure; Professional Reader.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada