misabellC Tour

free counters

terça-feira, 1 de junho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Implicação da exaustividade e especificidade nas medidas de avaliação de eficiência de SRIs(Sistema Recuperação da Informação).
A exaustividade e a especificidade afetam duas importantes medidas de avaliação da eficiência de um sistema de recuperação da informação.Estas duas medidas - revocação e precisão - operam no estágio da busca de informação.
Se todos os documentos de uma coleção que são relevantes para satisfazer uma demanda por informação num assunto são recuperados dizemos que atingimos um nível de revocação de 100%. Teoricamente, a única forma de assegurar que todos os documentos relevantes numa coleção foram recuperados é se procurar através de todos os documentos da coleção.Isto significa que um grande número de documentos são relevantes teriam que ser procurados e recuperados.Para se recuperar os poucos documentos relevantes sobre determinado assunto.Nesta situação diriamos que a precisão foi muito baixa e, é a precisão em localizar os documentos relevantes.
Estas duas medidas de eficiência num sistema de recuperação da informação, são quantificadas como:
índice de revocação: Nº de documentos relevantes em proporção ao total de documentos relevantes na coleção. (não foram recuperados)
índice de precisão: Nº de documentos relevantes recuperados em proporção ao nº total de documentos procurados e recuperados (foram recuperados) L

Revocação - afeta a sumarização e exaustividade
Precisão - afeta a especificidade da linguagem










Por exemplo se existem 10 documentos relevantes e somente 7 são recuperadas o índice de revocação é 7/10 ou 70% , e se 35 documentos são recuperados em resposta a uma busca, mas de fato são recuperados em resposta a uma busca, mas de fato somente 7 são relevantes, o índice de precisão é 7/35 ou 20%.
Uma importante relação entre estas duas medidas é que elas tendem a variar inversamente.Quando a revocação aumenta a precisão tende a diminuir e vice-versa.
Como a especificidade e a exaustividade afetam na indexação?
Imagianremos uma biblioteca onde a política de indexação escolhe o processo de sumariar, mas os termos de indexação não são específicos.Neste caso, a indexação de documentos lidando com diferentes tipos de escolas(pré-escolar, Ensino Fundamental, Ensino Médio, etc.) por exemplo são indexadas sob o termo "escolas".Se uma demanda for feita solicitando informações sobre "escolas de Ensino Fundamental", (a espécie e não o gênero) o índice de precisão aumentará. Conclui-se que quanto maior o grau de especificidade, maior será o índice de precisão.
Com um aumento na exaustividade da indexação, e é uma mudança na política de indexação, onde em vez do processo de sumariar usaremos a indexação em profundidade.
Documentos da área de educação que incluam alguma informação sobre escolas de Ensino Fundamental serão indexadas pelo termo "escolas de Ensino Fundamental". Recuperaremos um maior nº de documentos estarão indexados sob este termo. Conclui-se que o aumento na exaustividade leva a um aumento na revocação.
Embora agora tenhamos mais documentos contendo informações sobre "escolas do ensino fundamental" do que quando usavamos o processo de sumariar, muitos desses documentos contem este conceito somente de sumariar, muitos desses documentos contem este conceito somente como um subtema.Eles conterão relativamente pouca informação sobre o assunto e é provável que muitos deles não serão relevantes para atender as necessidades do usuário.O índice de precisão então será mais baixo.
Recomenda-se portanto que na prática de análise temática vise-se limitar a exaustividade usando o processo de sumariar, mas procurando faz~^e-lo o mais específico possível.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada