misabellC Tour

free counters

sábado, 19 de junho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Muitas definições levando ao mesmo foco da biblioteca:

Na Biblioteca Universitária é possível exercer ação cultural através de atividades técnicas quando usa instrumentos técnicos de forma simplificada tornando o acervo da biblioteca acessível a todos.
A missão da Biblioteca Universitária é promover o acesso, a recuperação e a transferência da Informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.
A Biblioteca Universitária tem como missão dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da instituição, contribuindo para elevar o nível socioeconômico e cultural da sociedade em geral.Prestar serviços de informação às atividades de ensino, pesquisa, extensão e à administração, contribuindo com a melhoria da qualidade da vida.
A missão da biblioteca universitária é prover e disseminar informação e gerar conhecimentos, promovendo intercâmbio entre alunos e professores de forma a contribuir para a capacitação pessoal, implementação de pesquisa e extensão, oportunizando a aquisição de conhecimentos.
A Biblioteca Universitária é órgão suplementar da Universidade, tendo por missão o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.Aberta à comunidade acadêmica e local assim, a função social de prover a infra-estrutura documental e promover a disseminação da informação, em prol do desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura. Sendo assim, a biblioteca universitária tem papel destacado na produção e difusão de conhecimento na universidade, pois é em seu âmbito que o processo começa e termina.
Atender aos diversos segmentos da Universidade em suas necessidades de documentação e informação nas áreas do conhecimento específico de sua atuação, tendo como propósito contribuir para a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão.
A missão da biblioteca é promover o acesso às fontes de informação, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e profissionais responsáveis.
Para agilizar o processo de tratamento da informação, a utilização de software é um instrumento de apoio na reunião, organização e recuperação das informações em um banco de dados, ou seja, é a informação sendo modelada e transformada em produtos e serviços. Para Morigi e Pavan (2004, p.121):
no mundo contemporâneo, as bibliotecas passaram a utilizar técnicas e processos automatizados e, amparadas pelo conhecimento científico, começaram a dar um tratamento diferente em relação ao armazenamento, registro, disseminação e recuperação da informação.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada