misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Tipos de conceitos:
Na análise temática de documentos lidamos com vários tipos de conceitos que são extraídos dos documentos e identificados como representativos de seus conteúdos. Lidamos num momentocom a análise conceitual propriamente dita.Por exemplo, num documento cujo tpitulo seja: "Dicionário Médico de Doenças" pode te como declaração do assunto:
MEDICINA/DOENÇAS/DICIONÁRIO

Estes três conceitos representam cada um deles, um tipo de conceito.O reconhecimento de distituições entre tipos de conceitos e o papel deles na declaração de assunto é de importÂncia fundamental na indexação.
O primeiro tipo de conceito a ser considerado é a disciplina.Disciplina é área ou ramo do conhecimento.Química, Zoologia e Direito, por exemplo são disciplinas ou áreas do conhecimento humano.
Podemos reconhecer dois tipos de disciplinas: disciplinas fundamentais e sub-disciplinas.As disciplinas fundamentais constituem a primeira e maior divisão do conhecimento que por sua vez podem ser diferenciados de suas sub-disciplinas.
Podemos pensar em sub-disciplinas como áreas de especialização dentro do conhecimento. Elas representam a alicação de uma ou mais disciplinas fundamentais a um conjunto particular de coisas a serem estudadas.Exemplos de sub-disciplinas dentro das Ciências Físicas são a Biologia, Zoologia, Botânica e Física.As sub-disciplinas são em nº maior que as disciplinas fundamentais e são conceitos mais frequentemente usados nas declarações de assunto de documentos.
É preciso se fazer distinção entre as disciplinas e fenômenos(ou coisas) estudadas pelas disciplinas.Esta distinção é de primordial importância.Ao estabelecermos a declaração de assunto do documento: "Psicologia da Adolescência", precebemos que existem dois conceitos presentes: Psicologia/ Adolescente. Psicologia é o conceito disciplina e adolescente é o fenômeno estudado pela disciplina.
O fenômeno adolescente pode ser estudado por várias disciplinas como: Educação, Medicina, Socilogia,Psicologia, Economia, e pode ser substantivo concreto( adolescente, carro, etc...)ou uma idéia abstrata(amor, beleza,ódio).Os fenômenos estudados por disciplina representam o Conceito assunto nas declarações de assunto.O conceito assunto nos diz a que o documento se refere.
O conceito forma diz como o documento é.Existem diferentes tipos de conceitos de forma. Os mais óbvios são os conceitos de forma física. Referem-se à natureza física dodocumento e dizem-nos se o documento é uma monografia, um folheto, uma gravação, etc.
A forma física não exerce influência no assunto do documento.Se um documento é sobre corrida de cavalos não altera seu conteúdo temático se ele é um filme ou um livro. Podemos notar que os mesmos termos podem representar tanto conceito forma física do documento ou o conceito de assunto. Por exemplo, um documento sobre comercialização de discos, o conceito disco refere-se ao assunto do documento e não à sua forma. Todos os documentos possuem sua forma física, mas nem sempre é necessário estabelecê-la na análise do assunto. Sua importância é principalmente administrativa, pois certas formas físicas requerem armazenamento especial.
A forma de apresentação refere-se à organização do conteúdo temático de um documento dentro da forma física.Diferentes tipos de conceitos de forma de apresentação podem ser reconhecidos.Dependendo dos símbolos usados identificamos formas como língua, apresentação matemática, apresentação pictográfica, etc. Dependendo do arranjo, disposição ou seleção identificamos outros tipos de formas como dicionários, formas literárias, resumos, sinopses, coletâneas de textos, bibliografias, índices, códigos, etc.Por exemplo: em um documento sobre técnicas para elaboração de sinopses, o conceito "sinopses" indica o assunto do documento e não sua forma.
A aprsentação para leitores especiais e o nível de apresentação de um assunto são também tipos de formas de apresentação.Documentos como "Estatística para geógrafos" ou "Psicologia para professores" são documentos sobre Estatística e Psicologia.Os termos "para geógrafos" e "para professores" apenas indicam que os documentos se destinam especialmente a este tipo de leitores.É comum também pensar em títulos de documentos indicação do nível de apresentação do assunto através do uso de termoscomo "Introdução", "Popular", "Avançado".O nível de apresentação está muito associado com a idéia de forma de apresentação para uma clientela especial de leitores. Geralmente não é identificado na análise de assunto.
As disciplinas fundamentais são do tipo de conhecimentos distintos, mas podemos também ser identificados como forma intelectual. Estas formas nos dizem mais o que o documento é, do que sobre o que ele trata.Mesmos termos podem representar a forma intelectual ou o assunto.Por exemplo no documento "História da Arte", arte é o assunto, o fenômeno estudado, e história é sua forma intelectual.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada