misabellC Tour

free counters

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conteúdos Biblioteconomia

Área do Título e da Indicação de Responsabilidade:
Regras Preliminares:
Pontuação:
Uso de espaços
Anteponha um ponto ao título de um suplemento ou seção
DGM colocar entre colchetes

Anteponha um sinal de igualdade a cada título equivalente.
Anteponha dois pontos a cada unidade de outras informções sobre o título.
Anteponha uma barra oblíqua À primeira indicação de responsabilidade.
Anteponha ponto vírgula a cada indicação subsequente de responsabilidade.
Para a pontuação desta área no que se refere a itens sem título coletivo.

Fontes de Informação:
Deve ser retirada informações da área da fonte principal o material a que pertence o item que está sendo descrito.
Informações de outra fonte coloca entre colchetes.
Registrar os elementos na ordem prescrita, exceto quando afetar as flexões, prejudicar a construção gramatical ou quando em elemento estiver inseparavelmente ligado à outro.Nestes casos transcreva os dados como aparecem.

Título Principal:
Transcrever o título igual aparece, ordem e grafia, mas não necessariamente a pontuação e ao uso de maiúscula.
Título alternativo, ver glossário.Apêndice D.Coloque vírgula depois da 1[ parte do título e da palavra ou e inicie com letra maiúscula a primeira palavra do título alternativo.
Quando no título principal aparecer sinais de pontuação(...) ou [], substitua-os por travessão e parenteses.
Se o título principal incluir símbolos que não possam ser reproduzidos, substituí-los por descrição redigida pelo catalogador entre []. Fazer esta explicativa se necessário.
Quando incluir uma indicação de responsabilidade ou o nome de um editor, distribuidor, etc., e se fizer parte do título principal(ligados por uma flexãoou outra construção gramatical), transcreva-os como tal.
Se constituir só o nome de uma pessoa ou entidade registre o nome como título.
Abrevie o título extenso com reticências, quando não houver perda de informação essencial. nunca omitir as 5 primeiras palavras.
Se uma letra ou palavra aparecer somente uma vez, mas a forma de apresentação da fonte principal não deixar dúvidas de que ela foi planejada para ser lida mais de uma vez , repita a letra ou letra ou sem fazer uso de [].
Se for usado o 1º nível de descrição.
Registrar sem espaço se o título incluir letras ou iniciais separadas sem pontos entre elas.
Caso tenha pontos registre-as com os pontos sem espaço.
Qaundo não houver fonte principal ou subtítulo, extrair do restante do item de uma fonte de referência, etc.Não sendo possível redija em título e coloque-o entre [].
Títulos em uma ou mais línguas ou alfabetos, registre o que aparecer na língua do conteúdo escrito.Caso não seja possível escolha o título principal de acordo com a ordem ou sua disposição na fonte principal.Registre os outros títulos como equivalentes.
Se o título principal de um item, que é suplemento, ou seção de outro item, aparecer em duas ou mais partes não ligadas gramaticalmente, registre 1º o título da obra principal, seguido do(s)título(s), do(s) item(ns) partes do título principal usando pontos.

Acréscimo Opcional:
Designação Geral do Material - DGM

Escolha a lista recomendada para uso na Grã-Bretanha e na América do Norte.






*Use os termos da lista em todas as descrições sempre que se optar pelo uso da DGM.
Se um item consistir de material pertencente a uma das categorias da lista escolhida acrescente a designação apropriada logo ápós o título principal.
Ex.: British masters of the albumen print [microforma]

Em se tratando de itens sem título coletivo, acrescente a designaçãoaprorpiada logo em seguida no último título de um grupo de títulos do mesmo autor. Com vários autores, acrescente a designação depois da última indicação de responsabilidade correspondente a um grupo de títulos de diferentes autores.

Se o item for uma reporodução de uma obra originalmente apresentada em outro tipo de material, dê a DGM apropriada ao material que está sendo descrito.

Se um item contiver partes constituídas de materiais que preteçam a duas ou mais categorias da lista escolhida e se nenhuma delas for elemento predominante do item, use a designação "multimeios ou conjunto de peças".

Ex.: Changing África[multimeios]
ou Changing África[conjunto de peças]

Complementando dados de "conteúdos de biblioteconomia"
Manual MARC21 - disponível em: http://manualmarc21.wikidot.com/245-indicacao-de-titulo

Campo não repetível (NR)
O campo contém os elementos da zona 1 das ISBDs.
Inclui:

título próprio;
descrição genérica de material;
"resto do título": títulos que seguem o primeiro (em obras sem título colectivo), sub-títulos, ante-títulos, títulos paralelos;
indicações de responsabilidade.
Indicadores:
1º indicador: entrada secundária 2º indicador: Alfabetação/caracteres vazios
0 Sem entrada secundária* 0/9 Número de caracteres vazios
1 Entrada secundária

*Utilizado quando não existem etiquetas 1XX, i.e., quando o título é entrada principal, ou quando se registam títulos com grafia desactualizada.

Subcampos:
|a Título (NR)
Contém o título próprio e o título alternativo, bem como o primeiro título de uma obra incluindo vários títulos (de um ou de vários autores) mas sem título colectivo. Inclui a informação introduzida até um dos seguintes sinais de pontuação: parêntesis recto [ ], vírgula(,), sinal de igual (=) , dois pontos (:), ponto e vírgula (;) ou barra oblíqua (/).
|b Resto do título (NR)
Inclui outros títulos além do primeiro (em obras sem título colectivo), títulos paralelos e informação de outro título (subtítulos, antetítulos). Inclui a informação introduzida depois do primeiro sinal de pontuação ISBD até ao sinal de pontuação que precede a 1ª indicação de responsabilidade (/), ou o número/nome da parte (|n, |p). Se existir mais do que um título paralelo, mais do que um subtítulo ou outros títulos subsequentes, repete-se a pontuação prescrita pela ISBD, mas não o subcampo.
|c Indicação de responsabilidade, etc. (NR)
Inclui os dados introduzidos depois da barra oblíqua (/) relativos à(s) indicação(ões) de responsabilidade. Após a utilização da barra oblíqua (/) e depois de inscrita a 1ª indicação de responsabilidade, as outras indicações são registadas, utilizando a pontuação prescrita nas ISBDs, ou seja, ponto e vírgula (;).
|h Designação genérica de material (R)
Inclui os dados introduzidos após |a |n ou |p e precede o 'resto do título' e/ou indicações de responsabilidade. Escreve-se em minúsculas e entre parênteses rectos [ ]
|n Número da parte/secção (R)
Inclui o número da parte/secção e é precedido de ponto final (.).
|p Nome da parte/secção (R)
Inclui a designação da parte/secção. É precedido de vírgula (,) quando se apresenta depois de |n e de ponto final (.) quando segue |a, |b ou outro subcampo |p.
Nota:


Os subcampos |n e |p podem repetir-se quando seguem os subcampos |a, |b, |n ou |p.

Porém, se a indicação de número e nome da parte/secção integra os subcampos |b e |c, o número e nome da parte/secção será apenas precedido da respectiva pontuação.

Pontuação:
O campo termina com ponto final (.), ainda que esteja presente outro sinal de pontuação. Exceptuam-se os casos em que a última palavra do campo é uma abreviatura, inicial/letra, ou outros dados que já incluam a pontuação final.

Espaços:
Iniciais no título, separadas ou não por ponto final, não levam espaços entre si.
Ao contrário, quando uma das iniciais de uma abreviatura integra mais do que uma letra introduz-se um espaço entre as iniciais.
As reticências são precedidas e seguidas de espaço, excepto se, depois delas, existir vírgula (,), ponto (.), ponto de exclamação (!) ou ponto de interrogação (?).

Exemplo:

245.10|aParis já está a arder?

Exemplos:
Obras individuais do mesmo autor
Obras individuais de autores diferentes
Títulos paralelos
Informação de outro título
Outros exemplos

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada