misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Arranjo


Todos os dicionários estão organizados em ordem alfabética.As duas maneiras que se pode alfabetar uma lista de palavras, frases e/ou nomes são:
a) letra por letra ---> o espaço é ignorado e o valor da letra imediatamente depois do espaço é considerado.
b)palavra por palavra ---> ao espaço é atribuído um valor superior a letra "A".

Thesaurus:
é uma listagem de palavras indicando a relação hierárquia entre as mesmas.
Tipos de Thesaurus:
Thesaurus de língua geral, que visa facilitar a expressão escrita e/ou verbal(conhecimento para o profissional) tem sempre um arranjo classificado.
Thesaurus de vocabulário controlado para aramzenagem e recuperação de dados bibliográficos(controle de termos técnicos).O uso de vocabulário controlado possibilita uma busca bibliográfica online, de menor custo de que uma pesquisa de vocabulário livre. Vocabulário controlado também visa reunir todas as referências referentes a um assuntosob um só cabeçalho, evitando assim a dispersão de referÊncias registradas sob váriaos sinônimos.Os Thesaurus de vocabulário controlado tem sido publicado com simples listagens alfabéticas com remissivas de termos não aceitáveis(não descritores) para os termos aceitáveis(descritores).
Thesaurus alfabético: nele os termos estão arranjados em ordem alfabética com remissivas de termos não aceitáveis para termos aceitáveis.Cada verbete apresenta termos genéricos, termos mais restritos e termos relacionados.Alguns verbetes tem também notas de alcance(notas de escopo)que orientam na interpretação e aplicação do termo.
Thesaurus de estrutura númerica com índice alfabético: nele os termos estão apresentados conforme uma estrutura númerica hierarquizada.O índice alfabético remete para o número do termo, que permite ao usuário visualizar os termos relacionados e o contexto do mesmo.

Bilbiografia:
Conceituação:
é uma lista de referências bibliográficas.Pode vir como parte de uma obra, listando o material consultado e/ou indicando leitura adicional.Bibliográfia avulsa é aquela publicada independentemente de qualquer texto.

Bibliografias seriadas são publicadas periodicamente sob direção editorial.
O propósito de uma bibliografia é indicar a produção intelectual que existe dentro do alcance especificado.
Atualidade:
normalemnte incluem anos além daquele indicado na folha de rosto.Trazem referÊncias publicadas anteriormente no período do tempo pretendido.
Definições:
Bibliografia corrente: contém referÊncias com data de publicação dos últimos dois anos e/ou do ano corrente.
Bibliografia retrospectiva: contém referências anteriores aos últimos dois anos
Bibliografia seletiva: seleciona as obras incluídas por algum critério, geralmente o de qualidade.
Bibliografia exaustiva: procura incluir todas as obras pertinentes ao alcance pretendido.
Bibliografia sinalética: lista simplesmente as referÊncias, sem nenhum comentário.
Bibliografia anotada: apresenta algum comentário sobre a referência, para alguns ou todos os verbetes.
Bibliografia análitica: apresenta um resumo que relaciona o conteúdo da obra referenciada sem comentar a respeito da qualidade da mesma.
Bibliografia descritiva: apresenta uma descrição da edição do livro quanto à encadernação, composição tipográfica, tipo de papel usado, ilustrações, etc.
Bibliografia especializada: dedica-se a cobrir uma área do conhecimento.
Bibliografia Nacional: pretende listar a produção intelectual de um país.
Bibliografia comercial: é compilada com objetivo de vender material bibliográfico e não bibliográfico(catálogos de editores)
Boletim bibliográfico: é uma bibliografia que sai periodicamente, geralmente listando as novas aquisições de uma instituição.
Bibliografia de bibliografia: arrola referÊncias bibliográficas para outras bibliografias e pode ser de natureza geral ou limitar-se a um assunto.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada