misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 23 de abril de 2010

o transplante total de face

Operação inédita, realizada no mês passado, demorou 22 horas.
Os 11 transplantes anteriores foram parciais, segundo cirurgião plástico.


O Hospital Vall d'Hebron de Barcelona divulgou nesta sexta-feira imagens mostrando detalhes de uma cirurgia inédita no mundo: o transplante total de face. A operação mobilizou trinta pessoas durante 22 horas, no mês passado. O paciente, cuja identidade não foi revelada, teve transplantada toda a pele e músculos do rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital.

Ontem (22), o chefe da cirurgia plástica do hospital, Joan Pere Barret, anunciara que o paciente já está se comunicando. Ele tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois de sofrer um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente.

Trata-se do primeiro trasplante total de rosto do mundo, segundo os cirurgiões espanhóis. Os onze transplantes anteriores foram parciais.





http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/veja-como-foi-feito-o-transplante-total-de-rosto-em-hospital-de-barcelona.html


Apresentação do Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, detalha etapas da cirurgia, que demorou 22 horas (Foto: Hospital Vall d'Hebron / AP - 23-04-2010)

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada