misabellC Tour

free counters

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dispositivo recria no mundo real sensações do mundo virtual


Dispositivo recria no mundo real sensações do mundo virtual Qua, 07 Abr - 02h15




O conjunto de sensores tem a intenção de promover uma conexão sentimental entre pessoas que se comunicam via internet.

Por Fabiana Baioni

Um pesquisador japonês lançou nesta semana, durante a primeira Conferência Anual de Realidade Aumentada, um dispositivo que pretende injetar um pouco mais de realidade nas conversas on-line.

Segundo o site Physorg.com após cinco anos de pesquisa, Dzmitry Tsetserukou, professor assistente na Universidade de Tecnologia Toyohashi, no Japão apresentou o iFeel_IM! (que em português significa algo como sinto, logo existo), um conjunto de sensores de movimento, pequenos vibradores e caixas de som que reproduzem no mundo real algumas ações feitas virtualmente.

O conjunto é semelhante a um pára-quedas. O usuário veste o colete e ajusta as tiras com os sensores nos locais específicos: um sobre o abdome, outro sobre o coração, e outro nas costas. Cada um deles é responsável por sensações específicas como arrepios, frio na barriga, coração acelerado e até a sensação de um abraço. O colete também age de forma a estimular sensações como angustia, tristeza e felicidade.

Ainda segundo o Physorg o pesquisador afirma que sua intenção é criar um novo tipo de experiência para os internautas: “nós estamos mergulhados na comunicação mediada por computador – SMS , e-mail, Twitter, Instant Messaging, mundos virtuais, tecnologias 3D -, mas muitas pessoas não se conectam emocionalmente”, disse ele em entrevista. O que eu pretendo é criar uma experiência de imersão profunda, não apenas uma vibração na roupa do usuário ao receber uma SMS . A emoção é o que dá vida a comunicação, completou.

Ainda não há previsão de quando o dispositivo, que está em fase de teste, poderá ser realmente utilizado. Também não se falou sobre a comercialização do produto.

Assista ao vídeo que explica a funcionalidade do iFeel_IM!.

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/07042010/7/tecnologia-dispositivo-recria-no-mundo-real.html

Embora o vídeo tenha sido disponibilizado na internet em novembro do ano passado, a apresentação oficial da traquitana só foi feita no início dessa semana.

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/07042010/7/tecnologia-dispositivo-recria-no-mundo-real.html

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada