misabellC Tour

free counters

terça-feira, 27 de abril de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


O Serviço de Referência

Histórico:
houve um tempo em que a biblioteca não passava de um armazém de livros e o bibliotecário de um conservador e guarda do acervo aí contido. Este conceito existiu até o Século XVIII.
A biblioteca moderna assenta, já agora, em conceito racionalmente dinâmico; é uma instituição viva e atuante como outras mais do organismo social, e o bibliotecário, pessoalmente em profissional, tornou-se um técnico, um especialista,ao mesmo tempo um guia, um educador em relação à comunidade.A referência, cuja base é Bibliografia e, que constitui precisamente uma das partes da moderna organizaçãoda biblioteca.

Lugar:
a referência está entre os diversos Serviços da biblioteca.Fundamentalmente temos: a aquisição, a preparação, a circulação e a referência.O alcance da Referência depende, em última análise, do vulto da biblioteca. Em pequena biblioteca, se resumirá numa simples estante onde as obras de informação ficarão separadas para este fim; numa biblioteca média, ocupará uma sala especial; e uma grande biblioteca, apresentará as proporções de verdadeiro departamento especializado. Acima do nº de chamada, na etiqueta, as obras de referÊncia recebem em - R - em vermelho para distingui-las das demais e só são objeto de empréstimo local.

Objetivo:
Restrito ou amplo materialmente, do ponto de vista de suas atribuições à Referência compete:
---> atender a pergunta simples sobre problemas: rotineiros novos;
---> fazer: pesquisas de identificação de informação;
---> proceder a pesquisas bibliográficas, compilando bibliografias: seletivas; exaustivas; correntes;
---> localizar material a ser utilizado em trabalhos científicos;técnicos;literários e práticos;
---> guiar o leitor no uso do catálogo e orientá-lo no aproveitamento do acervo da biblioteca;
---> realizar as tarefas de relações humanas: recepção,promoção de conferências, comemorações, exposições, no recinto e fora, publicidade, etc.

Quando o bibliotecário(produtor) serve a um usuário da biblioteca, na Referência (recebedor), está encaminhando alguma coisa ou solução(mensagem).

Conceituação:
O serviço de Referência de uma biblioteca é aquela parte do sistema que se incumbe particularmente da tarefa de guiar o leitor no uso da biblioteca e, sobretudo, no aproveitamento dos recursos que pode proporcionar o acervo no próprio local, distinguindo-se por este lado do empréstimo de obras a domicílio.


A Coleção de Referência

Obra de Referência:
do ponto de vista utilitário, podem ser de 3 grupos: de recreação, de estudo, de referência.As obras dos dois primeiros grupos foram escritas para serem lidas da primeira à última página, com a finalidade, respectivamente, umas, de passatempo (verbigrácia, um romance), e as outras, de aquisição didática de conhecimentos(verbigracia, qualquer tratado de ciência, técnica ou arte).
As obras do terceiro grupo são aquelas que, pela natureza da matéria que arrolam e de técnica em que são organizadas, não se destinam a serem lidas de começo ao fim, mas consultadas em determinados tópicos, pra proporcionar determinadas informações(referências)especifícas.
As obras de referência devem estar separada do acervo geral dentro da biblioteca e objeto só de empréstimo local, é utilizada para a realização do Serviço de Referência.

Tipos:
dada a matétia que arrolam e a técnica em que são organizadas, as obras de referência enquadram-se em certos tipos genéricos, que se subdividem, em tipos especifícos.Os principais são:
dicionários;
enciclopédias;
fontes ou repertórios biográficos;
indicadores;
ementários de legislação;
guias, etc.;
mapas, atlas, globos;
peródicos.

Critério Geral na Avaliação:
a) Qualidade extrinsecas(material): há que considerar o número de páginas ou de volumes; a dimensão ou tamanho do volume ou volumes;ao tipo de encadernação; a qualidade do papel; os tipos de imprensão; o texto; as margens; e as ilustrações.

b) Qualidades intrinsecas(conteúdo): há de examinar a autoridade do autor ou autores; a autoridade do editor ou editores; a seleção do material incluído;a história da obra; campo que abrange e limitações; e o estilo(erudito ou popular); a ideologia do autor(es).Dar ênfase ao exame do arranjo técnico da obra; a existência de índice(s); s bibliografia; e se a obra tem suplementos,(anuais, periódicos)que a atualizou.

O Bibliotecário de Referência:

Conceituação:
é a pessoa teórica e tecnicamente preparada para organizar, administrar e fazer funcionar o Serviço de Referência de uma biblioteca.Ele é um assitente do pesquisador, técnico ou leitor.

Qualidades e Aptidões:
Um bibliotecário de referência deve ter especialidade dentro de um ramo específico - exigem-se da pessoa que se propõe exercê-la determinados requisitos indispensáveis, como:
---> Qualidades inatas: físicas(saúde e boa aparência)
morais(simpatia para lidar com o público)
preserverança, espírito de cooperação
intelectuais:memória, iniciativa, método

---> Conhecimento adquiridos:gerais(cultira geral e línguas)
conhecimentos técnicos(serviços técnicos)
conhecimentos especializados(noções dos diversos recursos da moderna documentação)
A profissão é um trabalho predominantemente psíquico, abstrato-verbo espacial, determinado, perceptor reacional.Requer: bom nível intelectual, com ampla capacidade de classificação e ordenação de conteúdos conceituais. Temperamento com bom equilibrio e simetria de tendências.Caráter perseverante, ordenado, plástico e ativo. Excelente memória de nomes próprios e de títulos.Exceelnte de memória de nomes próprios e títulos.Boa precisão de movimentos.Boa capacidade discriminativa táctil.



Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada