misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Instrumento de Trabalho do Catalogador


O catalogador estará em condição de elaborar com segurança, uniformidade, equilíbrio e rapidez o catálogo da biblioteca, quando puder contar não apenas com seus conhecimentos e sua habilidade técnica, mas também com uma coleção de instrumentos bibliográficos apropriados e eficientes.

1- Objetivos Especiais:
As fontes de referência dão informações ao catalogador: identificam o nome dos autores e títulos das publicações, suas edições, notas tipográficas(imprenta) e série a que pertecem; auxiliam a determinar e a escolher a forma das entradas no estabelecimento dos cabeçalhos de assuntos; ajudam, ainda, a relacionar um documento com outros documentos e autores e a relacioná-los.

2- Principais Qualidades Intrínsecas:
O principal objetivo das fontes referência do catalogador, portanto, é fornecer dados e informações de interesse específico.Para isso é essencial que possuam certas qualidades, como: texto conciso e claro, ordenado, alfabético ou sistematicamente sob entradas breves, se possível. Conter glossários, listas das abreviaturas e dos sinais convencionais usados e índices adequados se for o caso.À guia de prefácio ou introdução, devem apresentar explicações detalhadas sobre particularidades da obra e sua organização para facilitar o seu uso e compreensão.

3- Seleção e Atualização:
Toda coleção de referência deve ser bem selecionada e atualizada, principalmente a do catalogador não pode caducar. Constantemente fontes especializadas - como guias de referência geral, catálogos de livreiros e editores, comerciais e oficiais, recensões em revistas especializadas, bibliografias inclusive as especializadas - devem ser consultadas com a finalidade precípua de manter em dia a coleção, seja com novas edições ou suplementos das obras já existentes, seja com a aquisição de novo material, desde que este não duplique desnecessariamente a coleção.

4- Principais tipos de Fontes de Referência do Catalogador:
A coleção deve conter, além de guias e manuais técnicos básicos, como:
normas ou códigos de catalogação;
tabelas de classificação bibliográfica;
listas de cabeçalhos de assunto;
thesauri;
normas de ordenação alfabética;
catálogos coletivos impressos ou em fichas;
manual de serviço;
arquivo de decisões;
obras de caráter geral, como: dicionários linguisticos, bilingues e técnicos; repertórios bibliográficos e geográficos; guias de instituições; bibliografias nacionais; enciclopédias; etc.
Parte dessa coleção deverá ficar na Seção de Catalogação e Classificação, enquanto, as obrs de referÊncia de interesse geral deverá permancer na Seção de Referência.

5- Catálogo Coletivo Impresso Norte-Americano:
Publicado pela LC - National Union Catalog (NUC, que registra grande parte da produção bibliográfica mundial.
O NUC originou-se na antiga publicação da LC - A Catalog Books Represented by the Library of Congress Printed Cards, em 167 volumes, referentes a 1898 - 1942.
A partir de 1948, passa a ser publicado mensalmente (9 vezes por ano)em edições acumuladas trimestrais, Congress Author Catalog. Em 1953, começa a ser publicado sob o título The Library of Congress Catalog Books Author.
A partir de 1956, a LC passa a incluir em seu Catalog Books: Author as obras de 1.100 bibliotecas norte-americanas registradas no National Union Catalog (CCN).
Em 1974, o Catálogo da LC passa a ter o título: National Union Catalog (NUC). Atualmente a NUC é publicado em microfichas.

Principais tipos e objetivos das fontes de referÊncia do catalogador:

Códigos ou normas de catalogação:
princípios que servem para orientar os catalogadores a preparar as entradas do catalogadores a preparar as entradas do catálogo da biblioteca.Visam a dar aos probemas de entrada e à descrição bibliográfica tratamento uniforme. Existem normas especifícas para monografias, periódicos, documentos audiovisuais ou outro tipo de material especial.

Tabelas de classificação:
conjunto de normas - sujeitas a constantes revisões e complementadas por índice que atribuem maior supremacia ao conteúdo do documento.Elas visam a reunir ou agrupar os documentos nas estantes, nos arquivos, etc., pelo assunto principal e no catálogo sistemático as entradas de assunto referentes aos livros e outros documentos da coleção.

Normas de ordenação alfabética
estabelecem os princípios que determina a ordem alfabética dos cabeçalhos das entradas nos catálogos, nas listas bibliográficas, nos índices, etc., de forma a dar aos mesmos um desenvolvimento, harmonioso, coerente.

Manual de serviço
em fichas ou em folhas soltas tem a finalidade de orientar os funcionários sobre a organização, os objetivos, a rotina de cada setor da biblioteca. Em alguns casos substituir o Arquivo de Decisões.

Arquivo de decisões:
de especial utilidade nos setores de catalogação e de classificação pode ser - como o anterior - em fichas ou em folhas soltas. Informa sobre os critérios adotados, as decisões tomadas, como mudanças ou abondono de algumas práticas ou outras resoluções que assegurem a uniformidade dos registros catalográficos. Indicam os manuais e códigos e tabelas que devem ser aplicadosno desenvolvimento dos trabalhos. O Arquivo de Decisões pode estar dividido, de acordo com as atividades de cada Seção.

Bibliografias Nacionais; Bibliografias Brasileiras: monografias, livros, periódicos:
baseadas no depósito legal, estas fontes tem por finalidade registrar ou inventariar a produção intelectual de um país ou em uma língua. Muitas bibliografias nacionais, incluem, além de livros, periódicos e materiais especiais. Geralmente são ordenadas por assunto e contituem ótima fonte de informação para o setor de catalogação.

Repertórios Biográficos:
são fontes que registram dados sobre personalidades: muitas vezes incluem informações bibliográficas.Sua principal finalidade e identificar autores, determinando a forma exata e completa do nome dos biografados, fatos e datas importantes da vida dos mesmos.Prestam relevantes serviços ao completar dados insuficientes de obras a catalogar.

Catálogos coletivos:
registrem em ordem alfabética as publicações existentes em mais de uma biblioteca de uma região, de um país ou países.Sua finalidade e facilitar a recuperação ou a localização das publicações neles indicadas. São verdadeiros inventários das obras em disponibilidade nas bibliotecas a que se referem.Os catálogos coletivos de livros dão informações minuciosas sobre os mesmos, através de suas fichas principais. Os de periódicos indicam o estado das coleções, dando mudança de título, periodicidade, editor comercial, local de publicação, etc.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada