quinta-feira, 8 de abril de 2010
Cientistas explicam experiência de 'quase-morte'
Pesquisa
Cientistas explicam experiência de 'quase-morte'
8 de abril de 2010
Cientistas podem ter descoberto o segredo por trás das chamadas "experiências de quase- morte". Em um estudo publicado na revista Critical Care, sobreviventes descreveram o momento como se tivessem visto a vida passar diante dos olhos e citaram uma extrema sensação de paz.
Ao invés de uma experiência religiosa, como muitos acreditam, os pesquisadores afirmaram que o fenômeno pode ser considerado um truque da mente, causado por uma reação química no corpo.
Pessoas com altos níveis de dióxido de carbono (CO2) no sangue são mais propensas a ter visões, disseram os especialistas. Estudos anteriores associaram altos níveis de gás a alucinações.
Muitas pessoas que dizem ter passado pela experiência de quase-morte citam luzes brilhantes e túneis. Os sobreviventes costumam lembrar também de contatos com entes queridos já falecidos.
"Nosso estudo traz à tona importantes informações sobre o fenômeno de quase- morte", disse Zalika Klemenc-Ketis, da Universidade de Maribor, na Eslovênia.
Levantamento - A pesquisa analisou 52 pacientes vitímas de parada cardíaca. Cerca de 11 pessoas disseram ter passado pela mesma experiência. O estudo afirmou ainda que as sensações não estão relacionadas a crença religiosa, educação, medicamentos administrados durante o processo de ressuscitação, medo da morte, sexo ou idade.
Ainda de acordo com os especialistas, o CO2 é utilizado pelo organismo no auxílio do bom funcionamento da corrente sanguínea.
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/altos-niveis-co2-sangue-podem-causar-experiencia-quase-morte-547277.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
misabellC search
Pesquisa personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário