misabellC Tour

free counters

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conteúdos Biblioteconomia


Concordância:
Conceituação:
é um tipo de índice que arrola todas as palavras ou todas as páginas nas quais cada palavra é usada. Concordância tem sido compilada para obras como:
---> obras sagradas;
---> peças de teatro;
---> poemas épicos;
---> coleções completas dos poemas de um poeta destacado.

Enciclopédias:
Conceituação:
é uma obra onde se tratam metodicamente de todas as ciências e todas as artes.Estão arranjadas alfabeticamente por assunto e, apresentam artigos que dão a visão geral do material tratado e, listam uma bibliografia de leitura adicional mais profunda.
----> Encicloédias gerais ou universais tratam de todos os ramos do conhecimento;
----> Enciclopédias especializadas tratam de uma área geográfica ou de assunto especializado.Tem por função expor uma informação imediata ou oferecer uma orientação geral.É útil, apenas, como fonte orientadora inicial.
Compêndios ---> utilizados para textos básicos(1º e 2º graus - Ensino Fundamental e Ensino Médio) & Manuais ---> consulta imediata
Conceituação:
Função:
fornecem orientações gerais, dados fatuais e instruções e procedimentos práticos a respeito de alguma área de conhecimento específico.São semelhantes as enciclopédias especializadas porque fornecem informações orientadora, mais tem várias diferenças:
---> a abordagem da informação apresentada nos compêndios/manuais tem um enfoque de natureza prática e menos científicos
---> apresentam instruções práticas e roteiros de procedimentos
---> incluem tabelas e listagens de utilidade prática
---> não incluem necessariamente bibliografias de leitura recomendada.
O formato dos compêndios/ manuais é muito diferente da encicllopédia.Apresentam a informação por capítulos especializações e não por verbetes em ordem alfabética.A função deles é de fornecer informações práticas rapidamente.
Definição de terminologia:
Compêndio origina do latim, significa o ato de sintetizar ou resumir.Manual vem de Handbuch, do alemão; na época da corte real foram editados pequenos livros que cabiam na mão, estes podiam ser consultados discretamente, pois forneciam informações sobre a corte.Mais tarde publicaram manuais para muitos outros assuntos.
Aspectos de qualidade:
Reputação de autor e editor:
dada a natureza abrangente do mesmo, é difícil julgar a qualidade global da obra. Por isso, na avaliação deles conta-se com a reputação do autor, do compilador e da editora.Esses e sua equipe devem ser pessoas conhecidas nacionalmente ou altamente gabaritadas dentro de uma profissão ou especialização.

Páginas preliminares:
nela deve haver uma introdução, na qual se identifica a propósito da obra, indicando o alcance, inclusive as limitações da mesma.Deve-se descrever a organização da obra e indicar a maneira mais efetiva de consultá-la.

Fontes Estatísticas:
Conceituação:
existem compêndios estatísticos e cursos oficiais que se dedicam exclusivamente a relacionar informações estatísticas.
---> Fontes Estatísticas Primárias: obras que relacionam dados estatísticos levantados originalmente são denominados de fontes estatísticas primárias
---> Fontes de estatíscas secundárias: obras que publicam estatísticas obtidas de ourtas fontes, publicadas e distribuídas comercialmente e incluem dados estatísticos de interesse geral.
Definições:
Recenseamento ou curso: levantamento estatístico que visa prover o retrato oficial de indicadores sociais e econômicos e industriais do país.
Anuário estatístico: emitido por entidade pública ou particular, apresentando relato estatístico de alguma situação dentro das atividades da organização.Ele apresenta estatística primária.
Boletim estatístico: publicação seriada,com estatísticas recompiladas regularmente, sendo que, adicionalmente pode haver inclusão de estudos estatísticos sem continuidade.
Base de dados estatísticos: podem conter dados publicados em forma impressa, como o recenseamento ou dados recomputados em armários.
Estudo estatístico: publicação de um estudo, feito num periódo de tempo
pré-determinado com começo e fim previstos, com local ou abrangências previstas.
Relatório anual: emitido na intenção de prestar contas.
Compêndio estatístico/ recenseamento estatístico/ simples estatística: apresentam seus dados de forma suscinta.
Almanaque: apresenta grande variedade de informação e dados estatíticos a um nível geral.
Enciclopédias e Livro do Ano: as enciclopédias apresentam muitos dados estatíticos de âmbito internacional, mas a um nível geral.Esses dados são atualizados pelo Livro do Ano.

Atlas:
Conceituação: coleção de mapas ou lâminas que retratam uma estrutura física. Os mapas apresentam-se em escala reduzida.
Definições:
Mapa topológico: representa as altitudes do tema da terra;
Mapa físico: retrata o aspecto físico da terra;
Mapa histórico: apresenta uma situação existente em uma época passada;
Mapa político: representa as divisões geográficas diferenciadas politicamente;
Mapa rodoviário: representa ruas estradas de um determinada região;
Mapa temático: apresenta a distribuição, localização e/ou tamanho do algo.

Guias:
Conceituação:
pretende dar uma visão ampla, descrever sa características notáveis, e fornecer imbernação prática para uma região geográfica.Para uma classe de produtos ou para uma classe de instituições.
Tipos:
Guia turístico ou geográfico;
Guia de produtos;
Guia de intituições.

Indicadores/Cadastros:
Conceituação:
Fornecem informações sobre a estrutura e as atividades de uma organização.Os cadastros registram pessoas ou instituições com uma característica comuns, como por exemplo: profissão, habilidade especial, ou área de atuação,mas sem nenhum vinculo formal entre os cadastros não possuem dados sobre estruturas adminstrativas menu sobre a relação hierárquica entre pessoas.
Aspecto de qualidade dos diretórios(indicadores) e cadastros:
---> páginas preliminares: na parte introdutória deve aparecer uma explicação clara do alcance da organização e do uso da obra.

Verbetes: apresentação clara do nome completo de cada divisão da entidade e, indica sua posição do organograma.

Fontes Biográficas:
Conceituação:
Citam dados vitais de uma pessoa até a biografia intelectual dela.As fontes biográficas se classificam em:
---> Almanaque: dispõem de grande variedade de informações e também dados biográficas resumidos a respeito de personagens vivos ou mortos.
---> Diretórios: alguns incluem informações biográficas resumidas, geralmente enfocando os aspectos profissionais da pessoa, tal como a sua formação acadêmica a sua experiência profissional e a sua bibliografia.Indicadores só oferecem informação a respeito de pessoas vivas.
---> Enciclopédias: fornecem informações biográficas para personagens de renome internacional, dando maior cobertura às pessoas mortas, mas incluíndo as vivas mais destacadas na atualidade.
--> Bibliográfias: apresentam biografias resumidas para autores escolhidos, listando a produção bibliográfica deles, e às vezes listando, também, obras sobre a vida dos biografados, e/ou críticas do trabalho do mesmo.
---> Dicionário Biográfico: consta de verbetes que informam sobre a vida de pessoas selecionadas. Classificam-se em:
dicionários biográfico geral;
dicionários biográfico especializado;
dicionário biográfico retrospectivo;
dicionário biográfico contemporâneo;
dicionário biográfico misto.

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada