misabellC Tour

free counters

terça-feira, 6 de abril de 2010

Conceitos Fundamentais - Biblioteconomia


1- Classificar:
É dividir em grupos ou classes, segundo as diferenças e semelhanças.
É um processo mental e habitual do homem.
Nenhuma teoria do conhecimento - e, consequentemente, nenhuma ordenção de conceitos - é possível, sem levar em conta essa habilidade fundamental do espírito humano, de formar conceitos e de perceber, além deles, as categorias fundamentais que impregnam um número quase infinito de conceitos específicos possíveis.

2- características:
A qualidade ou atributo escolhido para servir de base à classificação ou à divisão chama-se característica ou princípio da classificação ou princípio da divisão.
Existem tantas classificações quantas forem as características possíveis de ser empregadas como base da divisão.
A característica pode ser natural quando é inerente ou inseparável do objeto a classificar, ou artificial quando é ocasional, acidental e variável.
Se dividirmos os "Animais Racionais" em "Homens" e "Mulheres", teremos tomado a característica "Sexo", que é uma característica natural, pois é imutável, inseparável, dos objetos a classificar.
Se dividirmos "Mulheres" em Pesadas e Leves, teremos tomado por características (artificial) o Peso, no caso, é ocasional e variável.
Pode-se classificar utilizando várias caracteríticas,mas empregando uma de cada vez e aplicando-a a todos os membros da classe.
Devemos estabelecer as várias características úteis à subdivisão de um assunto é necessário determinar a ordem em que serão empregadas.

3- Classe:
Éum conjunto de coisas ou idéias que possuem um ou vários atributos, predicação ou qualidades em comum.

4- Categorias:
São as maiores classes de fenômenos, as classes mais gerais que podem ser formadas.
Ranganathan¹ estabeleceu cinco categorias fundamentais: Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo (PMEST.
Personalidade engloba, por exemplo, bibliotecas, organismos, colheitas, religiões, estilos, línguas, literaturas, grupos sociais, etc...
Energia abrabge as ações, as reações, as atividades, as operações, os problemas, etc. Na Biblioteconomia, serão a catalogação, a classificação, a referência, o empréstimo, etc.
Matéria consiste em todos os tipos de materiais e substâncias de que são feitas as coisas. Na Biblioteconomia serão manuscritos, os livros, os discos, etc.
Espaço corresponde às divisões geográficas.
Tempo corresponde às divisões cronológicas.

5- Gênero e Espécie:
Porfírio, filosófo grego do Século IV, apresentou na sua obra Isogoge ou Introdução às Categorias princípios para regerem as subdivisões das classificações, denominados predicáveis ou categoremas, que são: Gênero, Espécie, Diferemça, Propriedade e Acidente. Os predicáveis estudados na Lógica orientam as classificações científicas e, em parte, as classificações bibliográficas.
Gênero é um conjunto de coisas ou idéias que podem ser divididas em dois ou mais grupos ou espécies.
Espécies: são os vários grupos resultantes da divisão de um gênero por determinada característica.
Os animais são seres vivos dotados de sensibilidade e movimento. Dividem-se em vertebrados e invertrebrados são espécies.
As Espécies também podem se subdividir, funcionando então como gênero, em relação às suas subdivisões ou às suas espécies.
Gênero é uma classe maior e espécie é uma classe menor, incluída na maior, é uma subclasse ou subgênero.
Diferença é a qualidade que distingue as espécies, qualidade ou atributo que,somando aos próprios ao gênero, que distingue as espécies.
Propriedade ou próprio é a qualidade comum a todos os membros de um gênero, porém que não lhes é exclusiva.Todos os animais respiram, mas não só os animais o fazem, pois os vegetais também respiram. Respiração é portanto uma propriedade dos animais.
Acidente é uma qualidade que pode ou não se manifestar nos vários membros de um mesmo gênero e aparece acidentalmente.Dados os animais racionais possuem olhos, mas alguns os tem azuis. Olhos azuis é um acidente.

6- Facetas, Focos e Isolados:
Ao examinar um assunto, devemos começar por estabelcer os conceitos que encerra. "Os conceitos, nesta forma desorganizada, são frequentemente, chamados isolados. A soma total ddos isolados resultantes da divisão de um assunto por uma característica chama-se faceta. Denominam-se focos os isolados que compõem uma faceta, para distinguí-los dos conceitos desorganizados chamados isolados."
Facetas são manisfestações das categorias fundamentais em cada campo do conhecimento, reunindo conceitos que tem determinada característica em comum.
Verifica-se que Às vezes a palavra faceta é empregada no sentido aristotélico de categoria para designar as categorias fundamentais, as classes gerais de fenômenos ou os grandes grupos de fatos que podem ser constatados no exame de um assunto.São facetas, neste sentido, os componentes do PMEST de Ranganatham, quando empregadas nas expressões : Faceta Personalidade, Faceta Energia, etc.
Encontramos o termo com esta acepção em Classification and Indexing in Science de B. C. Vickery², quando afirma que a "Classificação de Dois Pontos" apresenta, desde o princípio, uma divisão em facetas ou categorias, ou na seguinte frase de Lancaster³. Na base desta análise são determinadas as categorias principais ou "facetas do assunto".
Faceta é empregada com o sentido de gênero, quando usada para representar o conjunto de membros de uma mesma classe, como, por exemplo, a Faceta Transporte,compreendendo Transporte Áreo, Tranporte Mar´timo e Transporte Terrestre.
Com sentido, termos a definição da faceta apresentada por A.C. Brown - "uma faceta é um grupo de isolados que tem alguma caracterítica em comum".
A palvra faceta é empregada indiretamente com o sentido de característica, porque a base do agrupamento em classes resulta da divisão por determinada qualidade ou característica e, muitas vezes, o nome desta qualidade é usado para designar a faceta.
Usa-se Categoria quando se refere À estrutura geral de um sistema de classificação: faceta, quando se refere às manifestações das categorias nas diferentes classes, e o princípio usado para definir uma faceta é conhecido como característica da divisão.
Isolados são os vários conceitos presentes nos assuntos antes de serem remidos em facetas.
Emprega-se a palavra isolado quando se refere isoladamente a um conceito, mas, ai se tratar das subclasses de uma faceta, prefere-se a palavra Foco.
Os isolados, após serem agrupados em facetas, são denominados focos. Os focos são, pois as subdivisões de uma faceta e correspondem às espécies de um gênero.

7- Divisão em Cadeia
Uma série de classes, na qual uma é subdivisão da precedente, denomina-se cadeia. Cadeia é uma linha de classes, geradas por subdivisões sucessivas, que se movem passo a passo de um assunto geral para um assunto específico. É uma série de divisões formadas pelos gêneros e espécies, partindo do sumarium genes até a infima espécie.

8- Divisão em Fileira:
É um conjunto de classes resultante da aplicação de uma única característica.
É uma fileira de tópicos ou focos coordenados em importância e mesma ordem ou hierarquia.

9- Extensão e Compreensão:
Extensão é o conjunto de gêneros ou espécies possuidores das mesmas qualidades.
A extensão de um g~enero é a soma de todos os membros que fazem parte de todas as suas espécies. A extensão de uma classe é o conjunto dos mebros que possui.
Compreensão ou complexidade e o número de qualidades que distinguem as espécies, a soma de todas as propriedades comuns aos mebros da classe.
Quanto maior é a compreensão, menor é a extensão de uma classe e vice-versa.

10- Modulação:
Na divisão de uma classe subdivisões menores e sucessivas, nenhum nivel deve ser omitido, nenhuma característica importante deve ser esquecida de ser tomada para base de subdivisão.
Entende-se por modulação a apresentação gradativa dos vários níveis de subdivisão.

11- Termo:
É a palavra ou palavras que expressam as idéias num sistema de classificação.

12- Sistemas de Classificação:
É o mapa completo de qualquer área do conhecimento, mostrando todos os seus conceitos e suas relações.
Sistema de classificação ou Tabela de classificação é um conjunto de classes apresentado em ordem sitemática.É uma distribuição de um conjunto de idéias por um certo número de conjuntos parciais, coordenados e subordinados.
Um sistema de classificação inclui disciplinas e fenômenos.
As disciplinas são os ramos do conhecimento ou formas de conhecimentos que estudam um conjunto de fenômenos relacioandos ou correlatos. As disciplinas podem ser disciplinas fundamentais ou subdisciplinas.
As disciplinas fundamentais constituem as mais importantes e inclusivas divisões do conhecimento como: Religião, História, etc.
As subdisciplinas são áreas de especialização das disciplinas fundamentais, representando aplicações desras a grupos de fenômenos.
Fenômenos são tudo que é percebido pelos sentidos ou pelaconsciÊncia, tudo que se observa.
Os fenômenos podem ser entidades concretas, tais como: Homem, Mar, Erosão ou entidades tais como: Amor,Ódio.
Os sistemas de classificação bibliográfica se baseiam em três conceitos básicos: categorias, divisão lógica (gênero/ esp[ecie) e relacionamento.
Os sistemas tradicionais foram elaborados segundo o processo da divisão lógica, incluindo neste desdobramento todos os tipos de relacionamento com poucas previsões, possibilitando ligações entre conceitos de diferentes hierarquias, como propiciadas pela CDU, com os Dois Pontos.
Os modernos (em facetas), são elaborados à base de conceitos simples e dão grande preponderância aos relacionamentos, atribuindo ao ato de classificar a tarefa de construir os símbolos de classificação pelo relacionamento de conceitos originários de diversas facetas.
Um sistema de classificação pode ser criado dedutica ou indutivamente.
O método dedutivo parte do asssunto geral , do todo e vai se subdividindo nas partes componentes. Parte-se de Animais para chegar aos vertebrados e invertebrados.



¹Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em biblioteconomia
que cursou na Inglaterra.Autor do livro "The Five Laws of Library Science"(1931), formado na Inglaterra, aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis.
²Vickery, Brian Campbell (* 1918). Literatura:
A full list of Vickery's publications up to 1987 can be found in: "Essays presented to BC Vickery", Journal of documentation , vol.44, pp.199-283, 1988. A lista completa das publicações de Vickery até 1987 podem ser encontradas em: "Ensaios apresentado ao BC Vickery", Jornal da documentação, vol.44, pp.199-283, 1988. This is supplemented in A long search for information , Occasional Paper 213, Graduate School of Library and Information Science, University of Illinois at Urbana-Champaign, 2004. Esta é completado em uma longa procura por informações, Occasional Paper 213, Graduate School of Biblioteconomia e Ciência da Informação, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, 2004.
Vickery, BC (1960). Faceted Classification. Vickery, BC (1960). Classificação facetada. A Guide to the Construction and Use of Special Schemes . Um guia para a construção e utilização de regimes especiais. London: ASLIB. London: Aslib.
Vickery, BC (1973), Information systems , London: Butterworths. Vickery, BC (1973), Sistemas de Informação, London: Butterworths.
Vickery, BC and Vickert, A. (2004), Information science in theory and practice , 3rd edition. Vickery, BC e Vickert, A. (2004), Ciência da Informação na teoria e na prática, 3 ª edição. Munich: Saur. Munique: Saur. (1st ed.:1987; 2nd ed: 1992). (1 ª ed.: 1987, 2 ª ed: 1992).
Vickery, BC (2005). Vickery, BC (2005). Information science methodology. Metodologia para a ciência. [About Hjørland's criticism of Information science methodology]. http://www.lucis.me.uk/method.htm#start (Also: Vickery_texts ) [Sobre a crítica da metodologia Hjørland] Ciência da Informação. http://www.lucis.me.uk/method.htm # iniciar (também: Vickery_texts )
See also: Facet and facet analysis (Lifeboat for KO); Veja também: Facet e análise de faceta (salvamento por KO);
Generic group: Information science, biography Genérico do grupo: Ciência da Informação, biografia.
³ Lancaster, Wilfrid Frederick (1933 -)
American information scientist. cientista da informação norte-americana. Immigrated to the USA in 1959; Worked as information specialist by the National Library of Medicine , Bethesda, Md., 1965-68; professor, U. Ill., Urbana, 1972-92 prof. Imigrou para o E.U.A. em 1959, trabalhou como especialista de informação pela National Library of Medicine, Bethesda, Md., 1965-68; professor, U. mal., Urbana, 1972-92 prof. emeritus, U. Ill., Urbana, 1992-. emérito, U. mal., Urbana, 1992 -.
FW Lancaster is in particular known for his work on online retrieval including evaluation studies of the MEDLARS-system. FW Lancaster é particularmente conhecido por seu trabalho na recuperação on-line incluindo estudos de avaliação das MEDLARS sistema. He has, however, an unusual broad and comprehensive authorship in Library and Information Science (LIS). Ele tem, no entanto, um amplo e abrangente de autoria incomum em Biblioteconomia e Ciência da Informação (LIS).

Literature: Literatura:

Baker, SL & Lancaster, FW (1977/1991). The Measurement and Evaluation of Library Services. 2nd ed. Arlington, Va.: Information Resources Press. (1st ed.1977; 2nd edit. 1991). Baker, SL & Lancaster, FW (1977/1991). Mensuração e Avaliação de Serviços de Biblioteca. 2nd ed. Arlington, Va.: Information Resources Press. (1 ª ed.1977; editar 2. 1991).
Lancaster, FW (1968a). Evaluation of the MEDLARS demand search service. [Washington] US Dept. of Health, Education, and Welfare, Public Health Service. Lancaster, FW (1968a). Avaliação da MEDLARS serviço de pesquisa de demanda. [Washington] E.U. Departamento de Saúde, Educação e Segurança Social, Serviço de Saúde Pública.
Lancaster, FW (1968b). Information retrieval systems; characteristics, testing, and evaluation. Lancaster, FW (1968b). Information sistemas de recuperação, características, teste e avaliação. New York, Wiley. New York, Wiley.
Lancaster, FW (1978). Toward Paperless Information Systems . New York : Academic Press. Lancaster, FW (1978). Direção de Sistemas de Informação Paperless. New York: Academic Press.
Lancaster, FW (1982). Libraries and Librarians in an Age of Electronics. Arlington, Va.: Information Resources Press. Lancaster, FW (1982). Bibliotecas e bibliotecários em um Age of Electronics. Arlington, Va.: Recursos para a imprensa de informação.
Lancaster, FW (1985). Thesaurus construction and use; a condensed course. Lancaster, FW (1985). Thesaurus construção e utilização, um curso condensado. Paris: General Information Programme and Unisist, Unesco. Paris: Programa Geral de Informação e UNISIST, Unesco.
Lancaster, FW (1986). Vocabulary control for information retrieval. Lancaster, FW (1986). Controle de vocabulário para a recuperação de informações. 2nd. 2. ed . ed. Arlington, Va.: Information Resources Press. Arlington, Virgínia: Recursos para a imprensa de informação.
Lancaster, FW (1988/1993). If You Want to Evaluate Your Library . Champaign: University of Illinois, Graduate School of Library and Information Science. Lancaster, FW (1988/1993). Se você quiser avaliar sua biblioteca. Champaign: University of Illinois, Escola de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. ( 1st ed. 1988, 2rd ed. 1993). (1 ª ed. 1988, 2rd ed. 1993).
Lancaster, FW (1991/1998/2003). Indexing and abstracting in theory and practice . Lancaster, FW (1991/1998/2003). Indexação e abstração na teoria e na prática. London: Library Association. (1st ed. 1991; 2nd ed. 1998; 3rd. ed. 2003). London: Library Association. (1 ª ed. 1991, 2 ª ed. 1998; 3. Ed. 2003).
Lancaster, FW (Ed.). (1993). Libraries and the future; essays on the library in the twenty-first century. Lancaster, FW (Ed.). (1993). Bibliotecas e do futuro; ensaios sobre a biblioteca no primeiro século vinte. New York : Haworth Press. New York: Imprensa Haworth.
Lancaster, FW & Fayen, EG Lancaster, FW & Fayen, EG (1973). Information Retrieval On-Line . Los Angeles: Melville Pub. (1973). Recuperação da Informação On-Line. Los Angeles: Pub Melville. Co. Co.
Lancaster, FW & Smith, LC (1983). Lancaster, FW & Smith, LC (1983). Compatibility issues affecting information systems and services. Problemas de compatibilidade que afetam os sistemas de informação e serviços. P repared for the General Information Programme and UNISIST . Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. P reparado para o Programa Geral de Informação e UNISIST. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.
Martyn, J. & Lancaster, FW (1981). Investigative methods in library and information science; an introduction. Arlington, Va.: Information Resources Press. Martyn, J. & Lancaster, FW (1981). Métodos de Investigação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, uma introdução. Arlington, Va.: Information Resources Press.
Generic group: Information science, biography Genérico do grupo: Ciência da Informação, biografia

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada