misabellC Tour

free counters

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fazer as unhas


De olho na manicure
terça-feira, 13 de abril de 2010 | 13:01


Nem todos sabem que fazer as unhas, por mais simples que seja, pode trazer riscos à saúde e à beleza das suas unhas. Preparei para esse post algumas dicas sobre o assunto.

Evite o ressecamento

Unhas ressecadas ficam quebradiças, opacas e com manchas brancas. Muita gente acredita que a causa disso seja o uso contínuo do esmalte. Mas nesse caso o esmalte não é o vilão. O que resseca as unhas é o removedor de esmalte. Por isso, cada vez que você troca o esmalte, sua unha sofre um pouco. Para prevenir, evite os eficientes removedores à base de acetona. Se suas unhas já estão ressecadas, passe um tempo sem esmalte e use cremes hidratantes específicos, como os à base de uréia.

A hora de cortar

Use lixa ao invés de cortar sua unha. Isso previne que ela lasque ou quebre. Essa dica é particularmente importante no caso de unhas ressecadas. Mas se você prefere cortar, faça isso após o banho ou depois de hidratá-las com algodão embebido em água morna. Quando a unha está hidratada, o risco de quebrar diminui.

Não remova completamente as cutículas

Elas têm uma função importante. Protegem unhas e dedos contra inflamações e contra infecções causadas por fungos ou bactérias. Por isso, o ideal é não mexer nas cutículas. Se isso não for uma opção para você, então afaste-as com uma espátula e remova apenas o excesso com um alicate. Assim, você mantém pelo menos em parte essa proteção do seu dedo.

O formato ideal para as unhas dos pés

É, isso existe. Por aguentarem a pressão do peso do corpo e por sofrerem constantes traumas nos sapatos, unhas cortadas em formato arredondado correm risco de encravar. É o que acontece frequentemente nos polegares. Unhas dos pés devem ter formato quadrado, e os cantos das unhas devem ultrapassar um pouco o limite do dedo.

A importância de ter uma material individual

Todo material usado para fazer mão e pé deve ser de uso pessoal. Ou então deve ser limpo e esterilizado. Isso vale para o alicate de cortar unha, para o alicate de cutículas, para a espátula que afasta as cutículas. E também vale para itens descartáveis, como o pauzinho de laranjeira, a lixa de unha e a lixa de pés. Não aceite itens reutilizados, eles podem estar contaminados com fungos, vírus ou bactérias. E daí você corre o risco de pegar uma micose ou ganhar uma verruga. Existe também risco de pegar doenças mais sérias, como hepatites virais.

Por Lucia Mandel

Tags: cutículas, Doenças, esmaltes, unhas

http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/beleza/de-olho-na-manicure

Nenhum comentário:

misabellC search

Pesquisa personalizada